Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o deputado federal Coronel Meira (PL), clique no link abaixo e confira. Está imperdível!
Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o deputado federal Coronel Meira (PL), clique no link abaixo e confira. Está imperdível!
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) concluiu, hoje, o primeiro dia da capacitação “Transferegov do Zero, módulos A e B”, a formação que busca capacitar técnicos e técnicas municipais e ampliar o acesso dos municípios pernambucanos a recursos federais. O momento aconteceu na sede da Associação, no Recife.
Durante todo o dia, o técnico em captação de recursos da Amupe, Rodrigo Moreira apresentou os fundamentos da plataforma, boas práticas com o uso efetivo, bem como uma navegação guiada aplicando tudo aquilo que os participantes estudaram. O Transferegov.br é uma ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Governo Federal a estados, municípios, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.
Leia maisJá no segundo dia, amanhã, a capacitação terá como foco à operacionalização das transferências. O gerente técnico do Consórcio dos Municípios de Pernambuco (Comupe) Felipe Moura vai abordar a parte de execução da plataforma, como pagamento, relatório de entregas, cadastro de licitação, fornecedor e prestação de contas.
Para o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, a Associação vem em uma crescente na disponibilização de cursos que fortalecem a gestão. “A Amupe acredita que ao promover capacitações quem vai sentir os efeitos é a população. Teremos melhoria na oferta dos serviços e, consequentemente, melhoria na qualidade de vida de quem vive nos municípios”, frisou. A expectativa da Amupe é que, ao longo dos meses, mais capacitações deste porte sejam realizadas de maneira descentralizada, atingindo todas as regiões do estado de Pernambuco.
Leia menos
De olho no fortalecimento da segurança cidadã do Cabo de Santo Agostinho, o prefeito Lula Cabral, entregou, nesta manhã, um conjunto de novos equipamentos para as equipes que atuam no salvamento aquático nas praias da cidade. A ação faz parte de um amplo cronograma de preparação da cidade para o aumento do fluxo de banhistas, entre moradores e visitantes, por causa da proximidade das festas de final de ano e da chegada do verão.
No pacote de entregas estão: 1 novo bote para salvamento aquático; 1 caminhonete L 200; 2 quadriciclos totalmente reformados; 1 buggy; novos kits de primeiros socorros para todos os postos de atendimento, uniformes novos para as equipes e itens de proteção solar para os profissionais que atuam sob sol forte (bermudas, camisas regatas, camisas de manga longa, bonés com aba e australiano, protetor solar para o corpo, rosto e lábios).
“O trabalho desenvolvido pelas equipes de salvamento aquático é de extrema importância e faz toda a diferença para garantir a segurança dos banhistas. Garantir boas condições de trabalho e equipamentos de qualidade é uma prioridade. Temos praias lindíssimas e queremos que os moradores e os visitantes tenham certeza de que serão bem cuidados”, afirmou o prefeito.
A Comunidade Quilombola Santa Cruz e os familiares do jovem Anderson Gabriel dos Santos, de 15 anos, enviaram, hoje, ao Blog, uma nota denunciando a ação policial realizada no último dia 9, que resultou na morte de dois homens e no desaparecimento do adolescente citado. A abordagem aconteceu no município de Macururé, na Bahia, e foi considerada extremamente violenta, como relatada no vídeo abaixo.
Ação policial violenta e fraudulenta na Comunidade Quilombola Santa Cruz
A Comunidade Quilombola Santa Cruz, localizada no povoado Areias, Zona Rural do município de Macururé, na Bahia, vem, por meio deste documento, denunciar uma grave ação policial violenta e marcada por irregularidades, ocorrida na noite do dia 09 de novembro de 2025.
Leia maisNa ocasião, os moradores realizavam uma confraternização em celebração ao aniversário do filho de uma moradora, onde havia crianças, idosos, mulheres e inclusive uma gestante. Segundo os relatos da comunidade, policiais chegaram ao local já efetuando disparos, causando imediato desespero e pânico entre todos que estavam presentes.
Moradores afirmam que, mesmo diante do choro das crianças e dos apelos dos mais velhos para que cessassem o ataque, os policiais empurraram mulheres, proferiram ofensas, atiraram próximos aos pés de uma moradora e negaram ajuda à gestante, que passou mal durante a ação. O episódio, descrito como uma verdadeira noite de terror, resultou na morte de dois homens, atingidos por disparos de fuzil, e na apreensão de outros dois, além da suposta plantação de objetos, como drogas e armas, para incriminar moradores da comunidade.
Outro fato gravíssimo denunciado é o desaparecimento de um adolescente de 15 anos, Anderson, que, segundo testemunhas, correu em direção ao mato para tentar se proteger. No local onde ele foi visto pela última vez, moradores afirmam ter encontrado sangue e o chinelo que o adolescente usava, levantando a suspeita de que ele tenha sido alvejado. Até o momento, seu corpo não foi localizado.
Os moradores contestam a versão apresentada pela polícia, que afirma ter recebido denúncia de que homens armados envolvidos com tráfico estariam atirando em via pública e guarnição de Rodelas-BA pediu reforços a guarnição de Paulo Afonso-BA. Tal narrativa é considerada fraudulenta e sem fundamento, uma vez que a comunidade Santa Cruz está localizada em outro município, a quilômetros de Rodelas, e que há fotos e registros comprovando a realização da festa familiar no local, em total contraste com a versão divulgada.
Após o desaparecimento de Anderson, sua mãe registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Macururé-BA. Diante da brutalidade dos fatos, a Comunidade Quilombola Santa Cruz exige justiça!
Leia menos
Durante o Fórum de Sustentabilidade em Cooperativismo e Seguros, realizado ontem, na Casa do Seguro, dentro da COP30, o deputado federal Fernando Monteiro defendeu maior previsibilidade orçamentária e modernização institucional para fortalecer o seguro rural no Brasil. O evento, promovido pela CNseg e OCB, reuniu especialistas para discutir a integração entre cooperativas e o setor de seguros como estratégia para ampliar a resiliência do país diante dos desastres climáticos.
A fala de Fernando ganhou destaque ao reforçar que o Brasil precisa aprender a conviver com a seca, colocando o seguro rural como instrumento essencial para garantir segurança alimentar e dar estabilidade à produção agropecuária. “No Brasil, discutimos combater a seca quando, na verdade, precisamos aprender a conviver com ela. O seguro rural faz parte dessa convivência e é essencial para garantir a segurança alimentar”, pontuou.
O painel foi mediado por Clara Maffia, gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, e reuniu também Andres Elola (ICMIF Américas), Matheus Marino (Coopercitrus) e Leonardo Botelho (BNDES). Os debatedores defenderam o fortalecimento das redes de cooperação, a ampliação do acesso ao seguro rural e investimentos em tecnologias de monitoramento climático. Para eles, integrar cooperativismo, mercado segurador e instituições financeiras é decisivo para preparar o Brasil para os desafios presentes e futuros impostos pelas mudanças climáticas.
O deputado federal Coronel Meira (PL) participa, daqui a pouco, do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’. Na pauta, o parlamentar vai falar sobre a PEC da segurança pública e o polêmico outdoor que ele espalhou pelo Estado, sugerindo que “bandido bom é bandido morto”.
O Direto de Brasília vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, e também em cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste. Retransmitem o programa pela Gazeta News (Grupo Collor) em Alagoas; pela Rede Mais Rádios, com 25 emissoras na Paraíba; pela Mais-TV, sob o comando do jornalista Heron Cid; ainda pela Rede ANC, no Ceará, com mais de 50 emissoras; e pela LW TV, de Arcoverde.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) se reuniram, ontem, e conversaram sobre a indicação à vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso na Corte – que se aposentou mês passado.
Na ocasião, Lula descartou o nome de Pacheco para a vaga e reforçou sua preferência para que o senador disputasse o governo de Minas Gerais nas eleições de 2026. O encontrou durou cerca de 40 minutos e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não participou. As informações são do blog do Valdo Cruz.
Leia mais“Tenho uma excelente relação com o presidente Lula. Lutamos juntos pela democracia e respeitamos essa trajetória”, disse. Depois, deu detalhes da reunião. Segundo ele, os dois conversaram a sós. “O encontro foi somente nós dois, no Palácio do Planalto, ontem [segunda-feira] por volta das 18h30. Ninguém mais participou. O próprio presidente disse que já tinha uma decisão em relação ao STF e eu respeitei, disse que respeitava qualquer decisão que ele tomasse”, afirmou ao blog.
“E ele insistiu que gostaria de que eu disputasse o governo de Minas, só que eu falei que, já há bastante tempo, minha intenção é deixar a vida pública, por isso não pretendo disputar a eleição no ano que vem. Minha decisão final tomarei juntamente com meus amigos do Senado e de Minas, por deferência a pessoas que sempre estiveram ao meu lado”, prosseguiu.
Segundo relatos de quem está a par da conversa, Lula de fato disse que já tinha a escolha dele para a vaga de ministro do STF e mencionou a candidatura de Pacheco ao governo de Minas. Interlocutores também confirmaram que, diante da negativa de Lula, Pacheco respondeu que não pretendia continuar na política. Rodrigo Pacheco já havia se manifestado publicamente no sentido de deixar a vida pública sem disputar novas eleições após o fim do mandato no Senado.
Leia menos
O nome da pré-candidata a deputada estadual Regina da Saúde, ex-prefeita de Itaíba, tem ganhado força em Petrolândia, no Sertão de Itaparica. Em agenda no município, ontem (17), Regina visitou amigos e formalizou apoio de figuras influentes, como o advogado criminalista, Jonhnatan Almeida.
Com mais de 11 anos de atuação na região em mais de 1.500 processos judiciais e administrativos, Jonhnatan é reconhecido não só pelo sucesso na profissão, como também por ser irmão do vereador Nego Almeida, que exerce o segundo mandato em Petrolândia. “Fico encantado pela sua história de vida, história política, pelas vitórias improváveis que a senhora tornou realidade. Parabéns pelo trabalho em Itaíba”, destacou o advogado
A Caravana da Inovação da Advocacia-Geral da União (AGU) aporta no Recife, na próxima segunda-feira, para uma imersão de três dias com o objetivo de capacitar, conectar e impulsionar a modernização da advocacia pública brasileira.
A etapa pernambucana do projeto, que roda o país fomentando inovação e transformação digital, é realizada em parceria com a Prefeitura do Recife e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco (Sebrae/PE).
Leia maisO encontro presencial será no auditório do Sebrae, no bairro da Ilha do Retiro e ainda é possível se inscrever gratuitamente no site da AGU (https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=etN5TU4eOUqf3vFjHLYH1FzGS8zuyXdJi7w2i9-OQcBUN1daSVFVWlVURkpBWkpPTUk3NzgzTUIxTiQlQCN0PWcu&route=shorturl).
Conduzida pelo Laboratório de Inovação da AGU (Labori), a maior iniciativa de inovação aberta da advocacia pública brasileira chega a Pernambuco depois de passar pelo Ceará, Paraná e Mato Grosso do Sul. As Caravanas ocorrem em duas fases: virtual e presencial. A fase virtual da etapa pernambucana começou em 29 de outubro e está na reta final, com o quarto e último encontro online amanhã, às 15h, focando em experiências com uso de inteligência artificial, ciências de dados e central de conciliação.
“Concluída a fase virtual, partimos para o encontro presencial de três dias, de 24 a 26 de novembro. Será uma jornada de palestras, oficinas temáticas e grupos de desafios sobre temas que estão no dia a dia da advocacia e gestão pública. O último dia é dedicado à apresentação das soluções inovadoras criadas pelos grupos participantes para desafios reais da administração pública”, informa o procurador federal Bruno Portella, coordenador do Labori/AGU.
Para a Prefeitura do Recife, a chegada das Caravanas reafirma o protagonismo da cidade na agenda de governo digital. O secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha, destaca que o Recife se tornou uma referência nacional no tema, possuindo um dos maiores programas de inovação aberta do país.
Segundo ele, a gestão municipal irá compartilhar seu case de sucesso, que já rendeu três ciclos concluídos com 15 desafios lançados e 17 contratos de soluções inovadoras assinados. “Vamos compartilhar como construímos esse programa e apresentar nossos resultados. Receber a Caravana amplia essa articulação com o ecossistema e fortalece projetos que tornam os serviços públicos mais eficientes”, pontua.
Leia menos
O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito, esteve presente, na noite de ontem, na Escola Técnica Estadual Célia Siqueira para a entrega de títulos de propriedade a moradores do Conjunto Habitacional Júnior Valadares, dentro do programa Moradia Legal, desenvolvido em parceria entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Prefeitura Municipal.
Nesta etapa, foram abertas 84 matrículas e 60 títulos foram oficialmente entregues, garantindo segurança jurídica, dignidade e tranquilidade para dezenas de famílias que aguardavam há anos pela documentação definitiva de seus imóveis.
O prefeito celebrou o momento e destacou a relevância do trabalho técnico realizado pela Secretaria Municipal de Obras, e o REURB. “Esse é um avanço que nos enche de orgulho. A Secretaria de Obras, junto com o REURB, fez todo o trabalho que cabia ao município, e continuará fazendo, porque nosso compromisso é garantir segurança jurídica para as famílias e fazer São José do Egito crescer com responsabilidade e respeito”, afirmou o prefeito.
O diretório municipal do Cidadania em Petrolina, no Sertão, divulgou, hoje, um edital convocando os seus filiados para o Congresso Municipal, que será realizado no próximo dia 27, das 19h às 22h, no Plenarinho da Câmara dos Vereadores. De acordo com o edital, o encontro discutirá o documento inicial do XXI Congresso, além de eleger, por voto direto e aberto, o novo Diretório Municipal, composto por 12 membros e seis suplentes, bem como os cinco delegados e suplentes que representarão o município no Congresso Estadual. Também serão escolhidos a Comissão Executiva e seus suplentes. Confira o edital na íntegra abaixo:
Em entrevista ao Blog, o prefeito de Bom Jardim, Janjão (UB), anunciou a ordem de serviço que a governadora Raquel Lyra (PSD) vai assinar, no próximo domingo, no município. A obra municipal em parceria com o governo do Estado inclui a requalificação da PE-088, que liga o Parque Municipal Pedra do Navio ao centro da cidade. Confira!
A Sala de Reboco, no Recife, sediará, no dia 7 de dezembro, véspera de feriado, a partir das 16h, o festival ‘Forró de Tacaratu’, reunindo alguns dos principais nomes do gênero em uma celebração cultural. O evento, promovido em parceria com o município de Tacaratu, contará com apresentações de Irah Caldeira, Cezzinha, Cristina Amaral, Silvinho Cavalcanti, Beto Hórtis, Simone Arantes, Josildo Sá e o Quinteto Sala de Reboco. A abertura ficará por conta do grupo Xamegões do Forró.
Com caráter solidário, a iniciativa terá renda destinada à construção do Centro Oftalmológico Nossa Senhora da Saúde, reforçando o compromisso social do festival. Os ingressos custam R$ 30, com valor promocional de R$ 20 para mulheres até às 18h. A programação destaca a força do forró tradicional e promete uma noite de celebração da cultura nordestina ao som de artistas consagrados.
Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã
Ontem, comentávamos aqui como a direita vai se enrolando por falta de unidade nas suas escolhas. Mostramos o exemplo do Distrito Federal. Outro exemplo parecido acontece em Santa Catarina. E tem como foco principal o movimento para levar o vereador Carlos Bolsonaro do Rio de Janeiro para o estado para tentar por lá uma vaga de senador pelo PL.
Essa movimentação está gerando riscos para o projeto do governador Jorginho Mello (PL) de tentar a reeleição. Especialmente pela briga na direita pelas duas vagas ao Senado. O movimento em favor de Carlos Bolsonaro pode prejudicar a deputada Caroline de Toni (PL), que também almeja a vaga. Por conta disso, ela cogita mudar de partido: pode ir para o Novo.
Leia maisO problema para Jorginho Mello: ela pode formar uma chapa alternativa rachando a direita. Uma pesquisa de um instituto local, o Neokemp, divulgada nesta segunda, dá um sinal de como essa divisão pode enrolar um jogo que parecia ganho em Santa Catarina.
A pesquisa resolveu testar o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), como candidato ao governo. Embora Mello lidere com certa folga, 39,5%, Adriano Silva aparece com 8,3%. É um cenário que indica segundo turno na disputa pelo governo catarinense.
Com a filiação de Caroline de Toni, o Novo poderia acabar formando uma chapa forte em Santa Catarina. Não custa lembrar que Joinville é a maior cidade do estado – não é a capital, Florianópolis. Há quem avalie, portanto, que poderia se repetir quadro semelhante ao que fez Luiz Henrique (MDB) sair da mesma Joinville e se eleger governador em uma eleição em que parecia ser favorito o hoje senador Esperidião Amin (PP). Aliás, Amin é outro dos fatores a rachar a direita. Há um acordo com Jorginho Mello no sentido de que uma das vagas na sua chapa fique com o PP. Ou seja, um candidato a senador seria do PL, e o outro Amin.
As pesquisas hoje mostram preferência para o Senado de Caroline de Toni e Carlos Bolsonaro. Mas mostram também o filho 02 de Jair Bolsonaro com a rejeição mais alta: 35%. Parece pesar contra ele o fato de ser um candidato “importado” de outro estado.
Todo esse racha vem sendo observado de perto pela esquerda. Na pesquisa Neokemp, o petista Décio Lima aparece em terceiro para governador, com 13,2%, atrás do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que tem 19,2%. E se Décio sair para o Senado?
Na esquerda, faz-se a leitura de que toda essa briga, envolvendo Carlos, Caroline de Toni e Esperidião Amin, dividindo votos, poderia levar Décio Lima a pelo menos obter a segunda vaga, tirando um dos senadores da direita da conservadora Santa Catarina.
Outra briga envolve a deputada Julia Zanata (PL) e o senador Jorge Seif (PL). Os dois tiveram um desentendimento. A deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PL) fez uma “live” para tentar acalmar Zanata. Seif resolveu entrar na conversa. Zanata saiu da “live”.
Leia menos
O deputado federal Coronel Meira (PL) é o convidado de hoje do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o ‘Direto de Brasília’. Na pauta, o parlamentar vai falar sobre a PEC da segurança pública e o polêmico outdoor que ele espalhou pelo Estado, sugerindo que “bandido bom é bandido morto”.
Membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, recentemente o deputado propôs um debate sobre mudanças na Lei Antiterrorismo, visando o enfrentamento do crime organizado. Os participantes foram unânimes em apontar a gravidade do avanço das facções criminosas. Elas já atuam como grupos organizados que desafiam a soberania do Estado por meio do controle de comunidades, táticas de guerrilha e poder bélico.
Leia maisCoronel da reserva da Polícia Militar de Pernambuco, Meira entrou para a vida política em 2022, quando foi eleito deputado federal pelo PL com 78.941 votos. Desde então, o parlamentar se destaca como um fiel seguidor e apoiador do bolsonarismo no Estado. O ‘Direto de Brasília’ vai ao ar das 18h às 19h, com transmissão pelo YouTube da Folha de Pernambuco e do meu blog, e também em cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste.
Retransmitem ainda o programa a Gazeta News (Grupo Collor) em Alagoas; a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras na Paraíba; a Mais-TV, sob o comando do jornalista Heron Cid; e ainda a Rede ANC, no Ceará, com mais de 50 emissoras, além TV LW, de Arcoverde.
Entram como parceiros na mídia institucional o Grupo Ferreira, de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana, a Faculdade Vale do Pajeú e o grupo Grau Técnico.
Leia menos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na noite de ontem, com o senador Rodrigo Pacheco em meio às negociações para a indicação de um nome para assumir a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). A aposentadoria antecipada de Barroso abriu mais uma vaga no STF – a terceira indicação de Lula desde o início do atual mandato.
Entre os nomes cotados, estão:
Lula já sinalizou que o advogado-geral da União, Jorge Messias, segue como favorito para ser indicado para a vaga. No entanto, o nome de Messias enfrenta resistência no Senado.
Após a indicação pelo presidente da República, o escolhido é sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), composta por 27 senadores, e precisa ser aprovado na comissão e em votação no Plenário. Desde o início do ano o presidente já afirmava a vontade de ver Pacheco como candidato ao governo de Minas Gerais.
Leia menos
Estadão
O relator do projeto de lei antifacção, Guilherme Derrite (PP-SP), apresentou a quinta versão do texto substitutivo à proposição, em reunião com lideranças do Centrão, na manhã de hoje. O texto tem alterações com novos acenos ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Presentes no encontro relatam que Derrite apresentou duas principais mudanças: a preservação de recursos da Polícia Federal e outras medidas que afetariam a Receita Federal.
Leia maisNeste último caso, no último relatório protocolado na Câmara, na semana passada, Derrite diz que a alienação de bens do crime organizado só pode ser feita após o trânsito em julgado de decisão judicial. Além disso, trechos do texto, retirariam da Receita a capacidade de aprender mercadorias e de declarar o perdimento de contrabandos. O relator recuou. Agora quer propor que o perdimento de bens ocorra de forma imediata. O perdimento já poderia ocorrer durante a fase de inquérito policial.
O encontro ocorreu na Residência Oficial da Câmara dos Deputados, onde fica o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), com representantes de legendas como MDB, PP, Republicanos, União Brasil e Podemos. Não houve representantes do governo neste encontro.
Como mostrou a reportagem, delegados, auditores e empresários do setor de combustível apontam no relatório de Derrite ataque à Receita Federal, inviabilizando o combate ao contrabando, a Operação Carbono Oculto e até ações como a das joias do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Até o momento, o governo Lula mantém a posição contrária às quatro minutas já protocoladas por Derrite.
Ontem, o líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), disse que Derrite “perdeu as condições” para ser o relator do projeto de lei antifacção. Há ainda a previsão de que Hugo Motta se reúna com os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) para tratar com o governo do novo texto do projeto antifacção.
Mais cedo, em sessão da CPI do Crime Organizado desta terça-feira, 18, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues criticou a celeridade na discussão do PL Antifacção na Câmara, o conflito entre legislações e o que chamou de “descapitalização” da corporação prevista no relatório.
“Outro (ponto) afeta a PF, que é a questão dos recursos. Estamos falando de descapitalizar o crime organizado, não podemos fazer uma proposta que descapitalize a PF. Há ali a retirada de recursos dos fundos federais (Funapol, Fundo Nacional de Segurança Pública, fundo antidrogas), e isso traria prejuízo, redução de recursos para a PF. A gente busca o contrário, a ampliação do orçamento da PF”, afirmou.
Leia menos