O gesto de aceno do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao presidente Lula (PT), na Assembleia da ONU, foi celebrado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, apresentado por este blogueiro, auxiliar do petista ressaltou que o governo brasileiro sempre apostou no diálogo, e que olha a sinalização do americano com “otimismo e alegria”.
“A gente sempre apostou no diálogo. É uma sinalização de quem está disposto a conversar. Não só a pesca brasileira, mas a fruticultura no Vale do São Francisco e muitos outros setores foram atingidos pelo tarifaço, por isso é evidente que olhamos com muita alegria e otimismo esse gesto, que foi muito importante”, afirmou André.
Leia maisO ministro elencou uma série de prejuízos registrados com exportações. Itens como peixe e atum têm o mercado norte-americano como destino de quase 100% da produção, o que afetou bastante, mas também gerou o desafio de abrir novos mercados.
“Você teve um impacto do conjunto das exportações, que não é tão grande quando você fala em café ou soja, por exemplo. Mas é um impacto muito localizado, que tem forte consequência econômica em alguns estados e regiões, entre eles o Norte e o Nordeste”, analisou.
“Não falo desde o tarifaço, mas do início do governo Lula para cá, já abrimos cerca de 30 novos mercados para o pescado, inclusive a China para o pescado extrativista. O nosso grande objetivo já era e segue sendo, com empenho ainda maior, reabrir o mercado de pescados da Europa. Desde 2017 não exportamos para lá. Temos o objetivo de fornecer pescado para o Reino Unido, que é uma porta de entrada para o mercado europeu, porque o rigor sanitário é o mesmo. Já foram feitas auditorias, fizemos um apelo para acelerar o processo para fazer os acompanhamentos e voltar a liberar esse mercado”, completou André.
Apesar da situação, segundo o ministro, os empregos no setor não foram afetados. “Até aqui não. O governo formou um comitê, com vários ministérios, liderados pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Evidente que preocupa muito, são 20 mil postos de emprego na área da pesca. O governo anunciou medidas de crédito para empresas que vivem da exportação e foram impactadas, também anunciou o incremento das compras públicas de peixes como tilápia para programas sociais, uma parceria. Seguimos conversando, estou otimista de que possamos reverter esse quadro”, concluiu.
Leia menos