Jaboatão dos Guararapes - Carnaval 2026

Planalto orienta ministros a evitar gestos políticos em desfile de escola de samba com enredo sobre Lula

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que rejeitou liminares contra o enredo da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que prestará uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Carnaval deste ano, foi interpretada no Palácio do Planalto como um sinal de alerta. As informações são do blog do Valdo Cruz.

Segundo assessores presidenciais, embora o TSE tenha afastado, por ora, a aplicação de multa por campanha antecipada, a Corte deixou claro que o mérito da questão ainda não foi julgado. A presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, afirmou que o caso pode se transformar em “areia movediça” para quem se arriscar. E que a decisão de ontem não significa que no futuro, os ministros não possam vir a analisar a conduta dos citados.

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, inaugurou, hoje, oito ruas pavimentadas no distrito de Varzinha. As obras receberam um investimento total de mais de R$ 900 mil reais. “Cada rua entregue representa mais qualidade de vida para quem mora aqui. Quando a gente pavimenta uma via que dá acesso ao posto de saúde, estamos garantindo mais dignidade para as pessoas, facilitando o deslocamento dos moradores e o trabalho dos profissionais que atendem a população”, afirmou a prefeita.

As obras integram o conjunto de ações de infraestrutura realizadas pela gestão municipal no distrito. No ano passado, a Prefeitura de Serra Talhada já havia inaugurado nove ruas pavimentadas em Varzinha, além de executar a manutenção asfáltica da principal via de acesso ao distrito, ampliando as condições de mobilidade para os moradores.

Segundo a secretária municipal de Obras, Gabriela Pereira, os serviços seguiram critérios técnicos definidos no projeto. “Todas as etapas foram acompanhadas pela equipe da secretaria, desde a preparação da base até a finalização da pavimentação, garantindo a qualidade da obra e o atendimento às necessidades da população”, destacou.

Ipojuca - No Zap

O advogado e conselheiro administrativo Fernando Santos Jr. cumpre, nesta semana, uma agenda de alta qualificação técnica na capital paulista. Ex-presidente da OAB Caruaru e atual conselheiro da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), ele participa da formação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) – sendo o único representante da turma oriundo das regiões Norte e Nordeste – e, simultaneamente, realiza especialização em Gerenciamento de Crise pela PUC-PR.

A iniciativa acompanha uma tendência global de fortalecimento da atuação estratégica de lideranças em ambientes de alta complexidade. A busca por formação complementar em governança e gestão de crises amplia a capacidade técnica do profissional para atuação integrada entre Direito, gestão e tomada de decisão. “É preciso estar atento e atuar em várias frentes. Não basta apenas conhecer a lei; é preciso entender de gestão, antecipar riscos e saber conduzir crises para oferecer o melhor suporte aos clientes e à sociedade”, afirma.

Caruaru - IPTU 2026

Ontem, na abertura do Carnaval do Recife, uma foto que parece simbólica. O prefeito do Recife e pré-candidato a governador, João Campos (PSB), ao lado de Humberto Costa (PT) e Miguel Coelho (UB), dois nomes para o Senado.

Antes de irem ao Marco Zero, Miguel e Humberto tiveram reunião no escritório do petista. Falaram sobre composição e montagem de chapas, não apenas em Pernambuco. João, Humberto e Miguel contam com a simpatia de Lula, que chega a Pernambuco no final da tarde e estará no Galo da Madrugada amanhã.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Rudolfo Lago – Correio da Manhã

Foi Montesquieu quem, em 1748, no seu livro “O Espírito das Leis”, propôs a ideia do sistema de freios e contrapesos que precisariam ser acionados para manter em equilíbrio os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Por esse mecanismo, quando um desses poderes extrapola, um outro precisa entrar em ação para que o equilíbrio se mantenha.

Quando o ex-presidente Jair Bolsonaro ensaiou dar um golpe de Estado e atiçou seus apoiadores, o Supremo Tribunal Federal (STF), representante maior do Judiciário, acionou os seus gatilhos para interferir. O problema é que, ao agir assim, admitiu-se que por um tempo o STF extrapolasse. O problema: a ação desequilibrou também os poderes.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deflagrou, ontem, uma ação de repressão a crimes ambientais no município de Rodelas/BA, após troca de informações de inteligência entre as instituições.

A ação resultou na identificação e na interrupção de um ponto utilizado para o beneficiamento e armazenamento ilegal de barbatanas de tubarão, atividade proibida pela legislação ambiental brasileira. Imagens aéreas confirmaram a presença de sete pessoas atuando no interior do local suspeito.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A partir das 18 horas desta sexta-feira gorda do carnaval, este blog dá um timing na atualização do seu noticiário. A paradinha carnavalesca acontece desde o primeiro reinado momesco de 2006, ano de nossa fundação. Somos pioneiros no Nordeste: 20 anos de sucesso e liderança.

Voltamos na quarta-feira de meia-noite, com a coluna do dia. Minha equipe e eu aproveitamos os quatro dias de folia para dar uma relaxada. O programa Frente a Frente, exibido pela Rede Nordeste de Rádio, também entra em recesso a partir de hoje. Após a exibição do Sextou, às 18h, com o Coral Edgard Moraes, vamos par uma pausa e voltamos na próxima quarta-feira.

2026 é ano de eleição, de muito trabalho e tensão. Por isso, nada melhor do que essa pausa estratégica durante a folia.

A dois dias da abertura oficial do “Carnaval Camará 2026 – Nossa Raiz, Nosso Ritmo”, a Prefeitura de Camaragibe assinou, ontem, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que define as regras legais da festa junto ao Ministério Público (MP). Estiveram presentes o secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Marcilio Rossini, o controlador-geral, Gabriel Andrade, a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rosa Santana, e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Inspetor Clóvis Gomes. Pelo MP, assinou o promotor Leandro Guedes Matos.

Entre outras determinações está pactuado que as músicas tocadas deverão não estimular a violência ou o uso de entorpecentes; que serão fechados os bares e restaurantes num raio de 4 quilômetros da área dos polos culturais, até as 2h da madrugada; que deve ser evitada a permanência de crianças e adolescentes que não estejam acompanhadas por um responsável no horário do evento, e que não será permitida a utilização de vasilhames, copos ou garrafas de vidros no evento, devendo ser providenciados recipientes de plásticos pelos organizadores dos eventos.

Após o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixar a relatoria do caso Master, um novo magistrado foi sorteado. Agora, quem assume o processo é o ministro André Mendonça.

A distribuição ocorreu durante a noite de ontem, depois que os 10 ministros da Corte assinaram nota conjunta, na qual disseram que, “considerados os altos interesses institucionais”, ficou acolhida a comunicação de Toffoli para deixar o caso.

A presidência do STF ainda adota as providências processuais para extinguir a arguição de suspeição aberta após envio de relatório da PF que apresentou “menções” a Dias Toffoli em materiais extraídos do celular do empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. O material foi apreendido na segunda fase da Operação Compliance Zero.

Lula começa tour da folia pelo Galo

Para não ser criticado pelo uso da máquina no carnaval, o presidente Lula (PT) antecipou em um dia a sua agenda em Pernambuco para fazer uma visita protocolar ao canteiro de obras de expansão do Aché Laboratórios Farmacêuticos, no Cabo, Região Metropolitana do Recife. Amanhã, sua agenda carnavalesca começa de fato no Desfile do Galo da Madrugada, que conhecerá convidado pelo prefeito João Campos (PSB).

Lula, na verdade, fará um verdadeiro tour carnavalesco pelas três principais capitais que comemoram a tradicional festa popular brasileira. O roteiro começa pelo Recife, depois no Rio de Janeiro e encerra em Salvador. Em ano eleitoral, quando disputará a reeleição, o petista se curvou às pressões de aliados para mostrar a sua cara no reinado do momo.

Do G1

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou, há pouco, após deliberação dos demais ministros da Corte, a relatoria do caso do Banco Master. Mais cedo, ele havia confirmado que integra o quadro de sócios da Maridt Participações, empresa familiar dirigida pelos irmãos do magistrado e que fez negócios com um fundo gerido pela empresa Reag, ligada ao Banco Master.

A relação entre a Maridt e a Reag tem como ponto-chave o resort de luxo Tayayá, em Ribeirão Claro (PR). A empresa da família Toffoli era uma das donas do empreendimento até fevereiro do ano passado. João Carlos Mansur, fundador e ex-executivo da Reag Investimentos, está entre os investigados na segunda fase da Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de fraudes financeiras no Banco Master.

O ministro Dias Toffoli deixou a relatoria do caso Master no STF. A decisão ocorre após relatório da Polícia Federal (PF) apontar menções ao nome do magistrado no celular de Daniel Vorcaro, dono do banco Master. O material foi entregue pessoalmente pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, ao presidente do STF, Edson Fachin, na segunda-feira (9/2). O movimento aumentou a pressão pela saída de Toffoli da relatoria do processo.

A decisão de saída de Toffoli do caso Master foi tomada após reunião entre ele e os demais nove ministros em exercício na Corte, na tarde de hoje, para discutir o assunto. As informações são do portal Metrópoles.

Estadão

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) indicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aceitará o convite para ser candidato ao governo de Minas Gerais. O acordo está praticamente fechado e Pacheco somente recuará se houver algum imprevisto em relação à sua mudança de partido.

Em reunião realizada ontem, no Palácio do Planalto, Lula disse ao senador que precisava dele em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do País. Candidato a novo mandato, o presidente não conseguiu até agora montar um palanque forte em Minas, onde o PT está isolado. Desde a redemocratização, o postulante ao Planalto que consegue mais votos em Minas vence a disputa presidencial.

Integrantes do governo Lula avaliam que a crise envolvendo Dias Toffoli e o Banco Master já contaminou a imagem do Supremo Tribunal Federal (STF) e sugerem, nos bastidores, que o ministro tire uma licença e se afaste temporariamente da Corte para tentar conter o desgaste institucional.

O discurso oficial é o de que o governo não vai se meter em assuntos internos do STF, mas há preocupação real de que julgamentos e decisões do tribunal passem a ser alvo de revisões e ataques, sobretudo em casos sensíveis, como os processos ligados aos atos golpistas de 8 de janeiro. As informações são do blog da Andréia Sadi.

O ex-ministro Gilson Machado Neto filiou-se, hoje, ao Podemos, em solenidade prestigiada pela direção nacional do partido. No ato, Gilson confirmou a sua pré-candidatura a deputado federal e afirmou que escolheu a legenda pela “carta branca” concedida pelo presidente estadual do Podemos, Marcelo Gouveia.

“O partido me deixou à vontade para formar uma bancada de direita. Há divergências, mas a grande maioria vai apoiar Flávio Bolsonaro. Estamos construindo um apoio nacional. Quanto a Raquel Lyra, a direita até agora não lançou candidato a governador. Se lançar, terei carta branca. Se não lançar, vai acontecer o que ocorreu em 2022, quando a direita votou em peso em Raquel”, ressaltou Gilson.

Durante a solenidade, a presidente nacional do partido, Renata Abreu, afirmou que também está articulando uma aliança com um presidenciável de direita. “Eu mudo de partido, mas não mudo de camisa. Aqui, construirei novos caminhos que nos ajudarão a unir forças para apoiar o nosso líder para o pleito de 2026, Flávio Bolsonaro. Meu maior propósito é trabalhar por Pernambuco e pelo Brasil, e isso farei no Podemos, que me deu total liberdade para atuar como sempre fiz”, disse o pré-candidato.

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), criou um Projeto de Lei fixando o pagamento dos artistas no período de até 30 dias úteis após o Carnaval para aqueles que receberão os recursos vindos de convênios e patrocinadores. Já para a verba vinda dos cofres públicos, a gestão realizará o procedimento no período máximo de 60 dias. A proposta foi aprovada pela Câmara Municipal, hoje.

O projeto altera a Lei Municipal nº 5.306, de 30 de outubro de 2001, a conhecida Lei do Carnaval. A medida foi criada contemplando o devido cumprimento da ordem cronológica estabelecida pela Lei Federal que estabelece isonomia e impessoalidade.

A prefeita vetou o projeto criado pela vereadora Eugênia devido a várias irregularidades que tornavam inconstitucional a proposição anterior. O veto foi acatado pela Câmara. Com a previsão específica das fontes de recursos priorizadas, o projeto garante adequação orçamentária e financeira, respeito à ordem cronológica de pagamentos, além de assegurar previsibilidade e segurança tanto para os contratados quanto para a Administração Pública.

A Bandeirantes Mídia instalou um outdoor no povoado de Santo Antônio da Cobra, no interior do Rio Grande do Norte, em homenagem a Dona Tânia Maria, personagem do filme Agente Secreto, a pedido do Burger King. A ação surpreendeu a homenageada ao levar a campanha para a cidade onde ela mora. A iniciativa repercutiu positivamente entre os moradores e movimentou a comunidade com a ação publicitária inusitada.