Do G1/PE
O carnaval do Recife em 2026 já tem sua programação definida, com data e local. A partir do dia 11 de fevereiro, o palco do Marco Zero, principal polo da festa na cidade, recebe cortejos tradicionais, como o Ubuntu e o Tumaraca, e nomes consagrados da música nacional que incluem João Gomes, Vanessa da Mata, Iza, Ludmilla, Sorriso Maroto, Seu Jorge e Alok.
Detalhes da programação foram divulgados hoje, em uma coletiva de imprensa realizada no Cais do Sertão, no Bairro do Recife. A abertura será marcada pela 7ª edição do Ubuntu, que celebra a ancestralidade negra com a participação de 29 grupos de afoxé e um cortejo pela Avenida Rio Branco. O projeto é idealizado por Dona Carmem Virgínia, uma das homenageadas do carnaval deste ano, pela prefeitura do Recife.
Leia maisNa quinta (12), o Tumaraca reúne Nações de Maracatu de Baque Virado no Marco Zero com participações de Luedji Luna, Karynna Spinelli e Gabi do Carmo. Depois, Lenine sobe ao palco com convidados, seguido pelo espetáculo “Dominguinho”, que reúne João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho. A noite termina com Priscila Senna.
A sexta (13) será dedicada a grandes vozes da música brasileira e à força feminina. Depois da abertura com Maestro Spok, Chico César, Orum, Bongar e Fabiana Cozza, se apresentam Vanessa da Mata, Iza e Raphaela Santos. No sábado (14), a Orquestra Popular do Recife leva ao palco um show inédito na cidade, seguido por Bloco do Silva, Liniker, Ludmilla, Anderson Neiff e Recife Capital do Brega.
O domingo (15) celebra o samba, com shows de Karynna Spinelli, Mariene de Castro, Pixote e Sorriso Maroto. Já a segunda (16) traz Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Nação Zumbi com Devotos, Seu Jorge e Alok. A terça (17) encerra a festa com uma noite voltada à música pernambucana: Nena Queiroga, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Alceu Valença e, para fechar, Spok e Orquestrão.
Além do Marco Zero, polos como Arsenal, Pátio de São Pedro, Samba, Graças, QG do Frevo e espaços infantis espalhados pela cidade também recebem atrações durante os dias de folia.
Programação do Marco Zero
Quarta-feira (11 de fevereiro)
- 17h – Clarins de Momo de Pernambuco – Recife Matriz de Cultura Popular, Ubuntu: cortejo com 29 grupos de afoxé, participações de Dona Carmen Virgínia, Marcos Silva, Zezé Motta e Altay Veloso
Quinta-feira (12 de fevereiro)
- 17h30 – Tumaraca
- 19h30 – Lenine e convidados
- 22h – “Dominguinho”: João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho
- 0h – Priscila Senna
Sexta-feira (13 de fevereiro)
- 16h – Desfile das agremiações campeãs
- 18h30 – Maestro Spok
- 20h – Vanessa da Mata
- 22h – Iza
- 0h – Raphaela Santos
Sábado (14 de fevereiro)
- 16h – Desfile das vice‑campeãs
- 18h – Orquestra Popular do Recife
- 19h30 – Bloco do Silva
- 21h – Liniker (Caju, com participação de Amaro Freitas e Priscila Senna)
- 22h50 – Ludmilla
- 0h30 – Anderson Neiff
- 1h10 – Recife Capital do Brega
Domingo (15 de fevereiro)
- 17h15 – Encontro de blocos e escolas de samba
- 19h30 – Karynna Spinelli
- 21h – Mariene de Castro
- 22h50 – Pixote
- 0h40 – Sorriso Maroto
Segunda-feira (16 de fevereiro)
- 16h – Encontro de blocos líricos
- 20h – Maestro Forró e OPBH
- 21h30 – Nação Zumbi com Devotos
- 23h15 – Seu Jorge
- 1h – Alok
Terça-feira (17 de fevereiro)
- 16h – Encontro de Maracatus de Baque Solto
- 19h – Nena Queiroga
- 20h30 – Geraldo Azevedo
- 22h – Elba Ramalho
- 0h – Alceu Valença
- 2h – Spok e Orquestrão
Neste ano, “carnaval do futuro” é o tema da festa. Segundo a secretária de Cultura, Milu Megale, a identidade visual do evento foi criada com o auxílio de Inteligência Artificial (IA).
“Mostrando a reciclagem, a sustentabilidade. Tudo isso foi criado em IA. Traz um pouco da nossa cultura, das crianças no carnaval, o maracatu atômico”, disse.
O prefeito João Campos começou a fala citando o filme “O Agente Secreto”, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, que foi indicado ao Oscar em quatro categorias nesta quinta-feira.
“Eu pedi para a gente começar fazendo essa referência ao Agente Secreto. A gente acabou de ver quatro indicações. Eu fico literalmente arrepiado porque a gente tenta ser humilde, mas o Recife não deixa. Viva a cultura recifense, viva ‘O Agente Secreto’, o cinema, os Guerreiros do Passo. É uma alegria estarmos aqui hoje, esse dia especial”, disse.
Leia menos























