Portos brasileiros registram novo recorde de movimentação no 3º trimestre

Jaboatão dos Guararapes - Novembro Azul
Toritama - Tem ritmo na saúde
Caruaru - Super Refis
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Palmares - Festival do Livro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, há pouco, contra os recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro no julgamento da tentativa de golpe de Estado. A prisão, no entanto, não é imediata. O julgamento dos recursos está ocorrendo desde a manhã desta sexta no plenário virtual do STF – o ambiente virtual onde os ministros depositam seus votos. As informações são do portal G1.

O julgamento no plenário virtual vai até a sexta-feira da semana que vem. Só então é considerado concluído. Em tese, ministros podem rever o voto antes do fim do prazo. Bolsonaro já está preso em casa, preventivamente, por tentar atrapalhar o processo do golpe de Estado, segundo a Justiça. Mas a prisão decorrente da condenação no caso ainda não começou. De acordo com a sentença, essa prisão terá que ser cumprida em cadeia.

O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, em julgamento em setembro, por 4 votos a 1. Nessa etapa dos recursos, o ministro Luiz Fux – que tinha votado para absolver Bolsonaro – não participa, porque mudou para a Segunda Turma. Votaram contra os recursos os ministros: Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cristiano Zanin.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Prefeitura de João Pessoa, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), garantiu Passe Livre nos coletivos urbanos aos candidatos que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (9) e no próximo dia 16 de novembro. A medida visa mais acessibilidade e economia.

De acordo com o superintendente da Mobilidade Urbana, Marcílio do HBE, nos dois domingos de provas, as equipes de monitoramento do fluxo viário iniciarão as atividades às 6h. “Nossa operação de ônibus será reforçada e os candidatos contarão com Passe Livre, apresentando os documentos necessários ao entrar no coletivo. Assim como nos anos anteriores, estaremos novamente empenhados em assegurar os deslocamentos com tranquilidade e agilidade, garantindo que os candidatos acessem os locais de prova da melhor forma possível”, declarou.

Passe Livre – Para ter acesso ao benefício nos dias das provas, os passageiros devem apresentar o cartão de confirmação do Enem 2025, carteira de estudante, documento que comprova a inscrição no Exame e que contém informações pessoais, como nome, CPF e número de inscrição, juntamente com um documento oficial com foto. Quem tem o cartão eletrônico de passagem estudante/Nubus não será tarifado, bastando apenas apresentar. Sem esses documentos, não será possível ter acesso ao Passe Livre.

Ipojuca - Acerte as contas

A Capital do Xaxado se prepara para viver mais um grande momento de celebração da cultura popular. Entre os dias 26 e 30 de novembro de 2025, Serra Talhada será palco do 17º Encontro Nordestino de Xaxado, evento que reúne grupos de danças, companhias folclóricas e artistas de várias regiões do Brasil e de outros países da América Latina.

Com apresentações no Polo Estação do Forró, escolas, distritos e no Museu do Cangaço, o encontro contará com a presença de grupos do México, Argentina, Colômbia, Equador e de diversos estados brasileiros, fortalecendo o intercâmbio cultural e a valorização das tradições nordestinas.

Durante cinco dias, o público poderá acompanhar mais de 40 apresentações culturais, oficinas de formação, vivências de saberes, palestras e feiras de artesanato, livros e gastronomia regional. O evento também contará com shows musicais, como o de Assisão (Serra Talhada/PE) e do Forrozão Bom Que Só (João Pessoa/PB), além de ações educativas e turísticas, como a tradicional Rota nas Pegadas de Lampião, que leva os visitantes ao Sítio Passagem das Pedras, local de nascimento de Virgulino Ferreira da Silva (Lampião).

Dados da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) apontam que o deputado estadual Aglaílson Victor (PSB) figura entre os parlamentares que mais recebem diárias custeadas com recursos públicos, ao mesmo tempo em que também se destaca pelo elevado número de faltas nas sessões legislativas. As informações são do blog Vitória News.

A discrepância entre a remuneração adicional e a baixa participação no plenário tem chamado atenção e gerado críticas quanto ao compromisso do parlamentar com o mandato que exerce. A situação reforça o debate sobre transparência e responsabilidade no uso do dinheiro público, além de levantar questionamentos sobre a efetiva contribuição do parlamentar às demandas de Pernambuco. Com a palavra, o deputado.

EXCLUSIVO

O Ministério Público do Estado (MPPE) precisou atuar, após o Sassepe admitir que não realiza exames essenciais para segurados do órgão. O Sassepe, plano de saúde dos servidores do Estado, está em grave crise desde que a governadora Raquel Lyra (PSD) assumiu o Governo, em 2023. Apesar de várias promessas da governadora, a situação só vem piorando. Os servidores reclamam, pois pagam contribuições descontadas no contracheque ao plano e não têm atendimento. “Melhor tentar no SUS”, falam vários servidores.

A vítima mais recente foi uma criança de 9 anos com autismo. O Sassepe informou aos responsáveis que não faz o exame “Processamento Auditivo Central”, essencial para a criança. Diante da inércia do SASSEPE, os promotores do MPPE precisaram cobrar o atendimento. “Diante da falta de solução e da ausência de alternativas viáveis, o responsável procurou o Ministério Público de Pernambuco para que adote as medidas cabíveis e assegure a realização do exame necessário à criança”, admite o Sassepe, sobre a falha grave. Agora, o problema está na assessoria jurídica do Sassepe para um posicionamento. O MPPE cobrou resposta em 48 horas.