Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog
Maior emergência do Norte e Nordeste, o Hospital da Restauração (HR) continua sem oferecer infraestrutura para pacientes, inclusive os quadros mais graves. Vários doentes intubados estão submetidos ao calor na unidade. Este blog fez essa mesma denúncia no último dia 15. Mas, dias depois, a situação não mudou (VEJA AQUI).
A secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, chegou a visitar o local, após a reportagem, informaram nossas fontes, porém, as providências tomadas não atendem às necessidades dos internados nem dos profissionais que atuam no HR.
Leia mais
A sala vermelha do hospital, onde ficam os casos mais graves, está interditada e os pacientes foram transferidos para as áreas vizinhas, as salas laranja 1 e laranja 2, onde não há refrigeração. A transferência ocorreu de maneira improvisada. De acordo com as novas denúncias enviadas ao blog, foram colocados cerca de quatro climatizadores portáteis. São aparelhos que ficam no chão e não refrigeram o lugar, apenas ventilam.
Além da ineficiência dos aparelhos para gelar o espaço, os denunciantes relatam que há mais de 30 pacientes nas salas laranja 1 e laranja 2, ou seja, a quantidade de climatizadores é insuficiente para tantas pessoas. “Esses equipamentos são inadequados para uma instituição hospitalar, porque não têm filtro e limpeza, podendo contribuir com a proliferação de bactérias”, lamentou uma especialista em saúde, sob anonimato.

Pacientes sem banho e medo do surto de influenza
Outra denúncia diz respeito à higienização dos doentes. Segundo as informações obtidas por este blog, aos pacientes que ficam no corredor não estão sendo disponibilizadas condições para banho, o que pode contribuir para a piora no quadro clínico.
“Nunca vi um desgoverno como o dessa mulher (governadora Raquel Lyra, do PSD). Se você não esconde o problema, você é ruim para essa gestão, você passa a ser perseguido”, desabafou uma pessoa que faz parte da área da saúde, acrescentando: “cadê a Comissão de Infecção Hospitalar, que não observa a proliferação de bactérias? Estamos em época de surto de influenza fora do país. Quando isso chegar a Pernambuco, vai ser um caos”, alertou.

Reforma só muda a cor das paredes
Os denunciantes ainda informaram que a prometida reforma do HR tem sido apenas a pintura de paredes. Poucas mudanças foram observadas na sala vermelha, após a publicação da primeira matéria, mas os pacientes remanejados para as salas laranja 1 e 2 seguem sem previsão de quando poderão voltar para o local.
“As pessoas que estão atuando na diretoria-geral de Assistência Integral à Saúde nunca foram ligadas a serviços de alta complexidade, como os do HR. Vieram de pequenas prefeituras, não fazem ideia do que estão fazendo. Tanto não sabem, que essa reforma na unidade está sendo feita com os doentes dentro. Essas pessoas não têm o entendimento do manejo desse tipo de doente”, relatou um profissional de saúde.
Além disso, as denúncias enviadas ao blog também apontam que as responsáveis pela superintendência e coordenações de enfermagem do HR permanecem sem comparecer à emergência.
“O comando da enfermagem aborda a equipe de forma autoritária. As ouvidorias não fazem efeito e as decisões tomadas são equivocadas. Por exemplo, há apenas dois maqueiros por plantão, equipe insuficiente para a quantidade de pacientes, a demanda da emergência e dos andares”, destacou uma das fontes. O espaço está aberto para manifestações do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde.
Leia menos




















