Serviços automotivos: que tal montar uma franquia?

O setor de serviços automotivos no Brasil cresce impulsionado pela frota cada vez maior e pela busca por serviços de manutenção e reparação. Essa curva ascendente também é vista no franchising. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias de serviços automotivos fechou 2024 com faturamento de R$ 8,5 bilhões — um crescimento de 11,1% em relação ao ano anterior.
Um mercado cada vez mais promissor. Hoje, muitas marcas atuam no sistema de franchising, oferecendo várias opções para quem quer empreender. São empresas de reparos, estética automotiva, vendas de veículos, vistorias, entre outras. Todas prontas para atender a frota brasileira que atinge o número de 124 milhões de veículos, segundo dados da Veloe em parceria com a Fipe e a Senatran.
A rede Super Visão, que atua na área de vistorias automotivas, por exemplo, tem visto seu negócio escalar de forma muito sustentável. A marca cresceu 24,4%, comparada com o ano anterior. Setenta e quatro por cento das unidades bateram suas metas de faturamento e 73% dos franqueados superaram as metas de produção. Hoje, a rede tem 200 unidades e trabalha para fechar o ano com 240 lojas.
Leia maisEsse cenário mostra como os empreendedores buscam cada vez mais o franchising para realizar o sonho do negócio próprio. A franquia tem se mostrado uma alternativa promissora para empreender, com modelos testados, suporte especializado e uma marca forte. Por isso, separamos algumas redes que atuam nesse setor e que são boas oportunidades de negócios.
Super Visão – A rede de franquias especializada em vistorias automotivas é uma das maiores marcas dentro do seu segmento no país. Com mais de 200 unidades distribuídas nas principais cidades brasileiras, produz mensalmente mais de 90 mil laudos, que são solicitados por empresas e clientes. A marca oferece uma rentabilidade próxima a 30% ao mês.
Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 40 mil
Faturamento médio mensal: R$ 25 mil a R$ 80 mil
Prazo de retorno: até 18 meses
Vaapty – Líder do franchising no segmento de intermediação de venda de veículos do Brasil, a Vaapty foi fundada em 2020 e busca inovar, tornando a negociação de carros mais segura, sem burocracia e em 40 minutos. Em 2021 virou a chave com franquias, em 2024 chegou a 350 unidades vendidas pelo país e agora é líder de mercado. Para 2025 o objetivo é vender mais de 500 unidades e faturar R$ 2,2 bilhões. A marca foi chancelada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o selo de excelência 2024.
Investimento inicial: a partir de R$ 129.990 mil (incluso taxa de franquia e box)
Faturamento médio mensal: cerca de R$ 160 mil
Prazo de retorno: de 6 a 12 meses
DryWash – É pioneira em lavagem a seco no Brasil e referência em serviços automotivos sustentáveis. Com mais de 30 anos de mercado, oferece um modelo de franquia com baixo investimento, retorno rápido e amplo suporte ao franqueado. Atua com estética automotiva, funilaria express, películas e outros serviços especializados. Economiza até 320 litros de água por lavagem, unindo tecnologia e responsabilidade ambiental.
Investimento inicial: a partir de R$ 110 mil
Taxa de franquia : a partir de R$ 20 mil
Faturamento médio mensal: depende do modelo da loja – entre R$ 15.000 e R$ 30.000 (loja P) e acima de R$ 100 mil (Loja Extra Grande)
Prazo de retorno: cerca de 16 a 24 meses
Acquazero – É uma empresa de estética automotiva que oferece serviços de limpeza, higienização, polimento e cristalização. A marca, que nasceu em 2009, também atua em ambientes, como estofados residenciais, entre outros 30 serviços. A empresa que utiliza produtos biodegradáveis e sustentável, soma cerca de 200 unidades, tem como carro-chefe a lavagem ecológica automotiva ao usar apenas 300 ml de água, e possui dois modelos de negócios: Standart (sem estrutura física) e Prime (loja).
Investimento inicial total: (tx franquia + cap. de giro + tx instalação): entre R$ 25 mil a R$ 135 mil
Faturamento médio mensal: entre R$ 40 mil a R$ 100 mil
Prazo de retorno: entre 8 a 24 meses
Só Multas – Criada em 2015, a Só Multas é a maior franquia especializada em soluções de trânsito, buscando auxiliar os motoristas brasileiros com relação às infrações nas rodovias e estradas brasileiras. A marca tem o objetivo de permitir que os clientes estejam totalmente a par da situação de seus processos sem que realizem outros esforços. Em suma: a empresa cuida integralmente de cada situação, o que não é comum dentro do mercado. Com percentual de sucesso de 90% nos casos e pensando em otimizar a experiência dos motoristas.
Investimento: a partir de R$ 29.990 (com taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo de retorno: entre 6 e 10 meses
Laav – Fundada em 2014 pela empresária Sirlene Ueta e seu marido, Rogério Ueta, a Laav é uma franquia de serviços de funilaria e estética automotiva. O diferencial da marca está na sua abordagem descomplicada e eficiente, que visa não apenas atender as necessidades do automóvel, mas proporcionar uma experiência única para o cliente. Atualmente, conta com mais de 30 unidades em diversos estados brasileiros.
Investimento Inicial: R$ 189.000
Faturamento médio mensal: R$ 100.000
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

Attack mais segura – A versão Attack da picape Frontier ganhou novos itens de segurança na linha 2026. Eles estão relacionados aos sistemas semi autônomos de assistência ao motorista. Estão no pacote, por exemplo, alerta avançado de colisão frontal (que avisa o motorista sobre a possibilidade de uma colisão) e o assistente inteligente de frenagem (que atua para evitar ou mitigar os danos de uma colisão). Outra novidade é o alerta inteligente de atenção ao motorista, que ajuda a prevenir acidentes causados por fadiga. Para todas as versões agora é oferecida a possibilidade de o motorista desligar o airbag do passageiro quando estiver sozinho no carro ou transportando uma criança. A ação é feita pela chave do carro e a informação se o equipamento está ativado ou desativado fica à mostra no painel, por acendimento de LED localizado entre as saídas de ar centrais. A Nissan Frontier é vendida em três versões – Attack, Pro-4X e Platinum – para atender diferentes perfis de consumidores. De acordo com a versão, o modelo pode vir Visão 360º Inteligente (a primeira a dispor desse equipamento no segmento); detector inteligente de objetos em movimento; teto solar (também a primeira entre os concorrentes); multimídia com tela de oito polegadas; seis airbags e sistema Isofix para cadeiras infantis. Sob o capô, em todas as versões, o motor é um 2.3 16V biturbo a diesel. A picape Nissan Frontier é atualmente vendida nas versões Attack (R$ 277.590), Pro-4X (R$ 317.990) e Platinum (R$ 317.990).

Omoda 5: carregamento mais potente da indústria – Prestes a desembarcar no Brasil, o novo Omoda 5 promete trazer um novo sistema de carregamento sem fio de 50W para smartphones, o mais potente da indústria automotiva atualmente. A tecnologia garante recargas rápidas, seguras e inteligentes. Com esse recurso, é possível carregar até 50% da bateria em apenas meia hora. Os mais comumente utilizados hoje em dia são de 15W e levam cerca de 1h30 para completar a mesma carga. O sistema ainda conta com um ventilador de resfriamento integrado, que acelera a circulação de ar e reduz a temperatura do dispositivo durante o processo, garantindo eficiência sem comprometer a vida útil do smartphone. Outro diferencial é um alerta de voz caso o condutor deixe o veículo sem retirar o celular do carregador. O lançamento oficial do novo Omoda 5 100% híbrido será no último trimestre deste ano, junto com o Omoda 7 SHS, SUV híbrido plug-in.

Denza, marca de luxo da BYD, chega ao Brasil – A marca de luxo controlada pela BYD será lançada em outubro. Criada em 2010 como parceria entre a BYD e a Mercedes-Benz, e que lançou seu primeiro veículo somente em 2014, será uma operação à parte da BYD no país. Já constituída a Denza Brasil e está prevista a formação de uma rede de concessionárias exclusiva da marca, cuja linha inicial de produtos terá o modelo elétrico Z9GT, e o B5, utilitário esportivo. O híbrido B5 já está no Brasil. As primeiras unidades começaram a desembarcar aqui ainda no começo deste ano. O Z9, um cupê, tem porte grande: são 5,23 metros de comprimento e 3,13 m de entre-eixos. A Denza promete revelar conteúdos de conforto e tecnológicos escolhidos para o Brasil, além de todos os detalhes técnicos dos dois veículos, nos próximos dias.
Jeep atualiza plataforma de serviços conectados – A Jeep atualizou os pacotes de serviços conectados da plataforma “Adventure Intelligence”. A gratuidade tem duração inicial de 6 meses, extensíveis por mais 6, mediante a associação do cartão de crédito à conta do usuário e contratação do pacote Premium + Wi-Fi (cuja cobrança ocorrerá somente após os primeiros 12 meses). Além disso, as funcionalidades essenciais ficam disponíveis por 5 anos, com serviços que incluem a atualização remota de software, informações e status de saúde do veículo, modo privado e notificações na tela do multimídia.
Strada: 2,5 milhões de unidades produzidas – A picape compacta da Fiat nasceu do Pálio, há 25 anos. De lá para cá, passou por várias evoluções. Em 1999, por exemplo, ganhou a versão com cabine estendida. Dez anos depois, a opção de cabine dupla. Em 2013, estreou a terceira porta lateral, recurso inédito no segmento. Sempre vendendo bem, vale frisar. Há quatro anos, por exemplo, lidera o mercado geral de automóveis. Desenvolvida e produzida no Polo Automotivo Stellantis em Betim (MG), ela acaba de alcançar a marca histórica de 2,5 milhões de unidades produzidas no Brasil – sendo 700 mil apenas da geração atual, introduzida em 2020. O leque de versões é bem amplo: vai da Endurance 1.3 manual com cabine simples, por R$ 111.990, até as topo de linha Ranch e Ultra, de motor 1.0 turbo, câmbio automático CVT e preço de R$ 146.990.


Linha 2026 da Yamaha TT-R 230 – O modelo TT-R 230 chegou à Linha 2026 por R$ 20 mil, sem frete ou seguro. Agora, com visual inspirado nas motos YZ e WR, lendas do motocross e rally, respectivamente – e novos grafismos. A moto é equipada com o motor de 223cc e câmbio de seis marchas, ideal para quem está iniciando no mundo off-road. Por isso, vale destacar a posição de pilotagem desta Yamaha, que privilegia a agilidade e a facilidade de condução, com o banco que se estende pelo tanque para melhor mobilidade do condutor.

Pré-venda do novo Q5 – A Audi do Brasil começou o processo de pré-venda do novo Q5 no país, nas carrocerias SUV e Sportback. A terceira geração do modelo está mais potente e eficiente, com equipamentos inéditos e a nova identidade visual global da marca. A nova geração do veículo estará disponível a partir de outubro na versão Advanced quattro, na rede com mais de 40 concessionárias da fabricante em todo o território nacional. O primeiro lote exclusivo, com quantidade limitada, terá condição especial somente até o fim de setembro para a carroceria SUV com valor de R$ 400 mil, enquanto a carroceria Sportback terá preço a partir de R$ 430 mil. O novo Audi Q5 na versão Advanced oferece 272 cavalos (ante 265 cavalos da antiga geração) 40,9kgmf de torque.
Elétrico e a combustão: valor do quilômetro rodado – O Brasil registrou, em agosto, deflação de 0,11%. O principal responsável por essa queda foi a energia elétrica residencial, que registrou queda de 4,21%. Bem, o valor médio do kWh é de R$ 0,80, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O custo médio do litro da gasolina é de R$ 6,17. O que isso significa para o bolso do consumidor? Se levarmos em conta o tanque de combustível de 55 litros do carro a combustão líder de vendas no Brasil, este ano, até o momento, seria necessário R$ 339,35. Em contrapartida, para carregar totalmente a bateria de um EX30, carro elétrico premium mais vendido do país, em 2025, com 2.526 veículos emplacados (até o dia 10 de setembro), o cliente desembolsa R$ 55,20. Considerando que o modelo a combustão rode 10km/l, chegaria a uma autonomia de 550 quilômetros – que dá um custo médio de R$ 0,617 por quilômetro. O EX30, por sua vez, tem autonomia aferida oficialmente pelo Inmetro de 338 km, que representa R$ 0,163 para cada quilômetro rodado. Resumindo: o custo do quilômetro rodado do EX30 é 73,6% mais barato do que o modelo a combustão líder de vendas no Brasil. Formado em economia e com boa parte da carreira realizada em finanças, Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, faz uma análise fria desta realidade. “Temos muitos clientes que chegam até a gente com inúmeras dúvidas relacionadas a carros elétricos. E sempre que me mostrarem uma opção com a qual eu possa ter uma economia de 73,6%, eu vou me interessar”, comenta Godoy.
Veículos próprios são 12% do orçamento familiar – O setor automotivo brasileiro movimentará mais de R$ 885,8 bilhões até o final de 2025, ou 11,8% a mais que os R$ 792,2 bilhões que circularam ao longo do ano passado. Tal cenário indica que as despesas com veículo próprio chegam a comprometer 11,7% do orçamento familiar. Os dados são da Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo nacional há mais de 30 anos, com base em fontes oficiais. Esse crescente volume de gastos na categoria vem se repetindo nos últimos cinco anos, chegando a superar, inclusive, segmentos como alimentação e bebidas no domicílio, que representam R$ 780,5 bilhões ou 10,3% do orçamento doméstico. Segundo Marcos Pazzini, responsável pelo estudo, esse comportamento pode ser explicado pela alta demanda, desde o início da Covid-19, por transportes via aplicativos e deliverys, tanto pelo consumidor quanto pelos trabalhadores. Neste cálculo, são levadas em conta os desembolsos da população referentes à gasolina, álcool, consertos de veículos, estacionamentos, óleos, acessórios/peças, pneus, câmaras de ar e lubrificações/lavagens, além da aquisição de veículos. Na liderança do ranking nacional, o estado de São Paulo responderá por R$ 236,8 bilhões das despesas; seguido por Minas Gerais com R$ 90,1 bilhões; Paraná e seus R$ 73,1 bilhões; e Rio de Janeiro, na quarta posição, totalizando R$ 62,4 bilhões nos gastos das famílias com veículos próprios.

Do consumo à estabilidade: como os pneus impactam na condução do veículo – Os pneus são o único ponto de contato entre o veículo e o solo, e, por isso, exercem papel essencial na segurança e na performance de todo automóvel. Por isso, a Bridgestone, líder global em pneus premium, fez uma pequena cartilha para reforçar a importância e os benefícios da manutenção preventiva e do conhecimento básico sobre esses equipamentos. Confira:
Segurança em primeiro lugar – Pneus desgastados ou com pressão inadequada comprometem a aderência, especialmente em pisos molhados, aumentando o risco de acidentes. A manutenção correta reduz a chance de furos, estouros e falhas de frenagem.
Menor consumo de combustível – Manter a pressão adequada dos pneus contribui para a eficiência do consumo de combustível, ajudando também na redução da emissão de poluentes. É uma medida simples que tem impacto direto no bolso e no meio ambiente.
Mais conforto e controle ao dirigir – Pneus em boas condições garantem maior estabilidade, melhor dirigibilidade e menos vibrações durante a condução, resultando em uma experiência mais suave e segura.
Maior durabilidade – Com cuidados regulares — como a calibragem correta, o rodízio a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses e inspeções visuais frequentes — os pneus tendem a durar mais, o que representa economia e maior previsibilidade na manutenção.
Além disso, é importante escolher pneus compatíveis com o modelo e o uso do veículo. A recomendação é sempre consultar o manual do fabricante ou um mecânico de confiança para verificar o tamanho, o índice de carga e a classificação de velocidade corretos.
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