FMO - 99% dos Professores com mestrado

Marília Arraes defende barragens e combate à violência contra a mulher durante plenária na Mata Sul

A pré-candidata ao Senado Marília Arraes (PDT) participou, neste domingo (28), de mais uma plenária regional do movimento de escuta popular Chega Junto Pernambuco, realizada em Palmares, na Mata Sul. O evento reuniu o pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), o pré-candidato a vice-governador, Carlos Costa (Republicanos), além de parlamentares, prefeitos, vereadores, representantes de movimentos sociais e moradores da região.

Em seu discurso, Marília dedicou atenção especial à realidade da Mata Sul, ressaltando a dívida histórica do país com a região, marcada pelo trabalho de gerações de homens e mulheres da cana-de-açúcar. Para ela, chegou o momento de transformar esse reconhecimento em políticas públicas que promovam desenvolvimento, geração de oportunidades e segurança para quem vive na região.

Jaboatão dos Guararapes - Refis 2026

Durante o evento do programa de escuta popular Chega Junto, realizado neste domingo (28), em Palmares, na Mata Sul, o pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) apresentou a proposta de criar um programa para zerar o IPVA de motocicletas utilizadas por moradores da zona rural. Segundo João, a ideia é custear integralmente a inscrição e o curso para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da entrega de capacetes aos condutores.

“Eu vou lançar um programa chamado Moto Rural, Moto Legal. A ideia não fui eu que tive. Quem teve foi o povo me contando no meio da rua, nessa tribuna do Anota Aí. Qual é a bronca? O camarada está com o IPVA da moto atrasado. Moto de agricultor da zona rural não vai pagar IPVA. Segundo ponto: a pessoa não tem carteira. O Governo de Pernambuco, na nossa gestão, vai bancar a formação e dar a carteira dos agricultores. Terceiro ponto: em vez de apreender a moto, a gente vai dar o capacete”, afirmou.

A proposta é voltada a motociclistas da zona rural, que utilizam o veículo no trabalho agrícola e no transporte da produção. “Sabe por que a gente vai fazer isso? Porque eu não estou aqui para cuidar de quem é grande, mas para cuidar de quem é pequeno”, declarou João Campos.

Petrolina - São João 2026

No tradicional almoço domingueiro com meus filhos, hoje um motivo muito especial: a comemoração do aniversário dos 13 anos de João Pedro, meu ponta de rama, com seu irmão Magno Filho.

Ipojuca - Na palma da sua mão

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) participou, neste domingo (28), das comemorações pelos 127 anos de emancipação política de Altinho, no Agreste. A programação incluiu a entrega de 103 títulos de propriedade, além de veículos e equipamentos destinados ao município. O ato foi conduzido pelo prefeito Marivaldo Pena (PSB) e reuniu prefeitos, parlamentares e outras autoridades da região.

Durante o evento, João Campos destacou investimentos federais anunciados para Altinho, entre eles R$ 14 milhões para a construção de uma creche, uma escola e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), além do aumento de recursos destinados ao hospital municipal. Em seu discurso, o socialista afirmou que novas ações poderão ser viabilizadas caso haja alinhamento entre os governos federal e estadual a partir de 2027.

Caruaru - São João que o mundo reconhece

Imagens impressionantes registradas na Barragem de Serro Azul mostram a força da água passando pelas comportas do reservatório, localizado no município de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco.

A barragem foi construída no leito do Rio Una após a grande enchente que atingiu a região em 2010, causando destruição em diversas cidades da Mata Sul. As obras começaram em 2012 e foram concluídas em 2017, com investimento de aproximadamente R$ 500 milhões através de recursos do Governo Federal e do Governo de Pernambuco. As informações são do Agreste News.

A estrutura tem capacidade para armazenar cerca de 303 milhões de metros cúbicos de água e desempenha papel fundamental na contenção de enchentes, beneficiando diretamente municípios como Palmares, Água Preta e Barreiros.

Olinda - Trabalhando para superar desafios

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB) participa, neste domingo (28), de mais uma edição do Chega Junto Pernambuco, em Palmares, na Mata Sul. O encontro integra uma série de agendas promovidas pelo pessebista em diferentes regiões do estado para ouvir a população e lideranças locais na elaboração de seu programa de governo.

A movimentação de participantes provocou congestionamento na entrada do Una Hotel, local onde ocorre o evento. A agenda reúne representantes políticos da Mata Sul que apoiam a pré-candidatura de João Campos. Com informações do Blog do Silvinho.

Palmares - 147 anos

Batendo recorde de investimento em festas, o Governo Raquel Lyra atingiu a marca de R$ 111 milhões em eventos e festas nos últimos seis meses. Além do Festival Pernambuco Meu País, a governadora apostou em artistas de fora do Estado com cachês elevados, a exemplo do que houve no São João deste ano. Em contrapartida, Pernambuco só investiu R$ 81 milhões em obras nos morros ao longo de todo o governo, mostrando o descompasso entre as prioridades.

Diante do inverno mais rigoroso dos últimos quatro anos, com cheias recentes na Zona da Mata Sul e deslizamentos de barreiras na Região Metropolitana do Recife, as ações do Governo de Pernambuco se resumiram a construção de novas barreiras em Milagres, em Jaboatão dos Guararapes, área que faz divisa com a capital pernambucana e que também conta com obras da Prefeitura do Recife na região.

A governadora tem preferido o investimento em shows e festas como forma de alavancar a sua popularidade em ano pré-eleitoral. Mesmo que por pouco tempo, a ida de artistas consagrados do universo sertanejo e do forró eletrônico para cidades pernambucanas mobiliza milhares pessoas por uma noite. Já as obras de contenção de encostas têm o seu efeito permanente na vida de centenas de famílias, ajudando a salvar vidas.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Muciolo Ferreira*

Fátima Bahia estreia hoje mais um ano de vida. Amiga de “priscas eras” e de quem aprendi dicas profissionais no início da carreira, quando trabalhei com ela no saudoso Diário da Noite.

Fafá inovou o colunismo social local por onde passou, seja nos jornais e revistas, assim como nos programas de entrevistas televisivos. Com textos diferenciados, ela usava uma linguagem personalíssima, atemporal, futurista e única para identificar os personagens da notícia.

Sabia priorizar o fato, colocando a notícia sempre em primeiro lugar, acima dos egos pessoais de quem vai dar o “furo” como reza e deve fazer quem exerce a liturgia do cargo que ocupa, seja no jornalismo impresso, nas plataformas digitais ou como âncora de algum telejornal.

*Jornalista

Camaragibe - Forró da Vila

Por Silvino Teles Filho*

O luto é uma resposta natural à perda de alguém significativo. É um processo individual, sem prazo definido, que pode envolver tristeza intensa, saudade, culpa, raiva, dificuldade de concentração, alterações do sono e do apetite. Sentir essa dor não significa, por si só, estar doente.

Na maioria das vezes, o luto evolui de forma espontânea, permitindo que a pessoa, gradualmente, encontre novas formas de conviver com a ausência. Entretanto, em alguns casos, a intensidade e a persistência dos sintomas podem comprometer profundamente a vida pessoal, familiar, social e profissional, caracterizando um quadro que merece avaliação psiquiátrica.

Da Folha de S.Paulo

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deixou de votar em 43% das deliberações nominais do Senado neste ano, de acordo com levantamento da Folha nos registros da Casa. O pré-candidato à Presidência é o quinto parlamentar, empatado com outros quatro, que mais deixou de registrar seu voto nas 49 matérias analisadas até o dia 22 de junho.

Votações nominais ocorrem quando os senadores precisam registrar seu voto sobre uma proposta. Foram descartadas as votações simbólicas, em que não é possível checar o voto de cada senador ou mesmo se ele efetivamente estava no plenário ou online (em sessões semipresenciais) durante a sessão.

O prefeito Zeca Cavalcanti (Podemos) recebeu, na noite de ontem (27), a governadora Raquel Lyra (PSD) durante a 15ª noite do São João de Arcoverde. A agenda contou ainda com a presença da primeira-dama e secretária de Turismo, Nerianny Cavalcanti, do vice-prefeito Siqueirinha (Republicanos), da vice-governadora Priscila Krause (PSD), do senador Fernando Dueire (PSD), além de vereadores, secretários municipais e lideranças políticas. A visita reforçou a parceria entre a Prefeitura de Arcoverde e o Governo de Pernambuco.

Durante coletiva, o prefeito comemorou o sucesso do São João. “Estamos no 15º dia de festa e nem a chuva diminuiu o entusiasmo do público. Recebemos visitantes de várias regiões do Estado e do Brasil, com uma programação organizada e segura. Esse reconhecimento como o São João mais seguro do Nordeste nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

Este garotão banguelinho, que amo, o meu ponta de rama João Pedro, apaga hoje 13 velinhas. Implacável, o tempo anda em velocidade cruzeiro. Nesta foto, com apenas dois aninhos, já era travesso, inquieto por natureza e extremamente precoce na visão das coisas e do mundo.

Na escola, virou um pré-adolescente extremamente estudioso. Suas notas, sempre no topo, seja em qualquer matéria, me fazem um pai mais coruja ainda. Fala em cursar Medicina, com especialização em pediatria. Que benção!

O prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), não poupou críticas ao cantor Gusttavo Lima após o artista cancelar, pela segunda vez, a apresentação que faria no São João do município. Em vídeo filmado durante a festa, o gestor chamou o cantor de “ladrão da consciência” e cobrou a devolução do cachê já pago pela Prefeitura. “Gusttavo, para tu ser um homem, devolve esse dinheiro para a Prefeitura de Surubim, que tu não precisa”, afirmou.

O cancelamento ocorreu poucas horas antes do show previsto para a noite de ontem (27), encerramento da programação do São João. Esta foi a segunda desistência do artista, que inicialmente se apresentaria em 18 de junho, mas teve o espetáculo remarcado. Até o momento, a equipe de Gusttavo Lima não informou oficialmente o motivo dos cancelamentos.

A Prefeitura de Surubim já havia efetuado o pagamento previsto em contrato. Um comprovante de transferência de R$ 1,353 milhão para a empresa responsável pela apresentação passou a circular nas redes sociais após o cancelamento.

A ausência do cantor gerou frustração entre fãs e também impactou comerciantes, ambulantes e trabalhadores que contavam com o movimento da última noite da festa. A expectativa aumentou porque Gusttavo Lima manteve a apresentação realizada em Caruaru na mesma noite.

Do jornal O Globo

Dentro do Brasil que se polariza nas intenções de voto, há espaço para 27% que não se consideram antipetistas nem antibolsonaristas. Aberto a votar em quem fizer a campanha mais alinhada com seus anseios, sem rejeições intransigentes ou movido por paixões, esse eleitor, resignado com a falta de opção, se esforça para ouvir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e demais candidatos ao Palácio do Planalto.

A tendência, segundo relatos, é que definam seu voto pela percepção sobre economia e a capacidade que presidenciáveis têm para apresentar soluções concretas em áreas como criação de emprego e redução de impostos.

Na belíssima e emocionante canção “Estrada de Canindé”, que Luiz Gonzaga compôs em parceria com Humberto Teixeira em 1951, há um trecho que não me sai da memória como perfeito retrato do sertão de vidas secas: “Lá, quem é rico anda em burrico, quem é pobre anda a pé”.

Meu pai Gastão Cerquinha, que Deus chamou em 2022 aos 100 anos, era um animal político por natureza, mas sempre chegado ao cheiro da terra, um sítio para criar gado e caprinos. Um deles ficava na região chamada Gangorra, no prumo de Iguaracy, terra de Maciel Melo.

Leapmotor B10: o que esse SUV tem de atrativo?

O consumidor tem no Brasil pelo menos 10 opções de SUVs compactos e médios na faixa de R$ 150 mil a R$ 200 mil. São perfis variados: topo de linha, com motor turbo, híbrido, elétrico e por aí vai. Do recém-renovado Nissan Kicks ao Hyundai Creta, do Volkswagen T-Cross ao Jeep Renegade e, claro, passando pelos chineses como o BYD Yuan Plus. No geral, somando todas as subcategorias, os SUVs já são donos de 60% do mercado de veículos leves.

Agora essa turma ganha mais um integrante: o Leapmotor B10, testado por uma semana por este colunista. Apesar de ser de uma marca ainda pouco conhecida, a Leapmotor tem para abrir alas no mercado brasileiro a Stellantis, dona da Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën etc. Por isso, o modelo é tanto uma aposta no segmento eletrificado para consumidores de SUVs que o grupo vai nacionalizá-lo, produzindo-o na planta de Goiana, em Pernambuco. E quais são seus pontos fortes, que a turma das concessionárias apelidaram de chamarizes de venda?

A primeira vantagem é o pacote de equipamentos de segurança, até caprichado para um carro de R$ 183 mil. Destaque para o conjunto de assistências à condução (o ainda pouco popular Adas). A marca optou pelo nível 2, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, manutenção em faixa, frenagem automática de emergência e alertas de ponto cego. O B10 tem sete airbags, incluindo uma bolsa central entre os bancos dianteiros para evitar o choque entre os ocupantes em colisões. Sem falar nos controles de estabilidade e de tração e da distribuição eletrônica de frenagem.

O São João de Petrolina tem sido alvo de críticas por parte da imprensa local, que aponta problemas na organização do evento, reclamações de barraqueiros e tratamento diferenciado entre profissionais da imprensa e influenciadores convidados.

O jornalista Carlos Britto, do Blog do Carlos Britto, afirmou que o evento “coleciona insucessos e uma sequência de erros que não dá para ignorar”, citando os cachês milionários pagos a artistas de fora, a concentração de atrações em uma mesma noite e falhas na estrutura que, segundo ele, teriam contribuído para um público menor no Pátio Ana das Carrancas. O comunicador também exibe imagens que mostram áreas do espaço de shows com baixa ocupação e relata prejuízos enfrentados por comerciantes.

Além das críticas de Britto, jornalistas que cobriram o evento também reclamaram das credenciais disponibilizadas à imprensa local. Segundo relatos, os profissionais receberam pulseiras com acesso restrito, enquanto influenciadores convidados tiveram acesso ampliado a diferentes áreas da festa. “Uma pulseira simples que não dá acesso a nada, que só dá acesso com um supervisor do evento até para acessarmos a sala de imprensa”, disse um dos jornalistas. Outro questionou: “A imprensa de fora teve todas as pulseiras possíveis para eles. Por que isso? Eles são mais profissionais que nós?”.

Britto também mencionou nomes como Virginia Fonseca e Léo Dias ao criticar o tratamento diferenciado dado a influenciadores. Até o momento, a Prefeitura de Petrolina não se pronunciou. O espaço segue aberto para manifestação.