A missão de Baleia Rossi: “agradar a dois senhores” para organizar o MDB de Pernambuco
Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog
O presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP), tem pela frente uma difícil missão: organizar a legenda em Pernambuco sem desagradar os dois grupos internos que se tornaram adversários, após vários desgastes públicos.
Não por coincidência, os dois lados do MDB no Estado também estão alinhados com dois palanques opostos que disputarão a cadeira de chefe do Poder Executivo, em 2026. O senador Fernando Dueire e o deputado estadual Jarbas Filho estão com a governadora Raquel Lyra (PSD), que buscará à reeleição.
Leia maisJá o secretário de Relações Institucionais do Recife, Raul Henry, está com o prefeito da capital, João Campos (PSB), que vai tentar derrotar Raquel. Na noite da última quarta-feira (5), Baleia Rossi esteve reunido com um dos grupos. Recebeu Dueire e Jarbinhas, como são conhecidos.
O objetivo do encontro foi tratar da nomeação de uma executiva estadual provisória que teria como líder Fernando Dueire e a participação de Jarbinhas, após a decisão judicial que anulou a eleição do diretório do partido em Pernambuco, por falta de participação dos diretórios municipais no processo.
Em favor de Fernando Dueire, de acordo com fontes ouvidas por este blog, estão vários senadores do MDB, sobretudo o líder da sigla na Casa Alta, o senador Eduardo Braga (AM), que estaria pressionando Baleia Rossi por essa decisão. Fontes ligadas a Jarbinhas e Dueire afirmam que os outros 11 senadores do partido (são 12 com Dueire), apoiam que Dueire assuma a liderança da legenda em Pernambuco.
Mas fontes ligadas ao grupo de Raul Henry divergem dessa informação e contam com uma carta na manga que ajudaria a manter o secretário à frente do MDB estadual: a participação do prefeito João Campos na negociação. João, disseram em reserva pessoas ligadas a Raul, já teria acionado o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), para que esse conversasse com Baleia Rossi, em favor de Raul.
Resultado: se Baleia Rossi nomear uma executiva provisória com a liderança de Fernando Dueire, desagradará o vice-presidente da República e comprometendo acordos nacionais entre PSB e MDB. Por outro lado, se não nomear e deixar o futuro do partido em Pernambuco por conta da Justiça, vai desagradar boa parte dos senadores da sigla, incluindo o líder do MDB no Senado.
Cangote disputado – Uma fonte “Dueirista” afirmou, ontem (6), a este blog, que “Baleia Rossi tem os 11 senadores do MDB no cangote dele pressionando por uma decisão”. Já uma fonte “Raulzista” disparou: “não acredito que Baleia vá fazer isso (nomear uma executiva estadual sob comando de Dueire). Seria desrespeitar a maioria da atual executiva estadual, que elegeu Raul por meio do voto”.

Defesa na Justiça – Em conversa com este blog, Raul Henry comentou que vai se defender na instância judicial e que não tem previsão de novo encontro com Baleia Rossi. Ressaltou que “tem muita confiança na coerência do presidente Baleia Rossi”. “Nós realizamos uma convenção limpa, transparente e democrática, com a coordenação da executiva nacional por um pedido das duas chapas. A convenção teve um resultado. Cinco meses depois, as pessoas procuraram pretexto para judicializar. Vamos nos defender na Justiça”, declarou Henry.
Adiou – O União Brasil decidiu adiar a reunião do Conselho de Ética que vai avaliar a expulsão do ministro do Turismo, Celso Sabino, do partido, que seria na próxima segunda-feira (10). O encontro foi reagendado para 24 de novembro, às 15h, de forma virtual, segundo a assessoria da legenda. A defesa do ministro pediu a alteração porque a data coincidia com a abertura oficial da COP-30, em Belém (PA). O evento é a principal bandeira e uma vitrine política para o ministro, deputado federal eleito pelo Estado. A escolha do momento foi vista como uma provocação. As informações são do portal Estadão.
Homenagem a José Múcio – A Universidade de Pernambuco (UPE), por decisão do Conselho Universitário, concederá o título de Doutor Honoris Causa, ao Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho. A solenidade está marcada para o dia 19 de novembro de 2025, às 19h30, no Auditório da Escola Politécnica de Pernambuco, no Recife. O reconhecimento é uma homenagem à sua contribuição para a vida pública brasileira, para a educação e os debates políticos, além da sua atuação como deputado federal, Ministro do Executivo e Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Debate importante – O deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE), vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados, presidiu a audiência pública que debateu, na última quarta-feira (5), a interdição abusiva de pessoas idosas: quando familiares ou terceiros tentam, de forma indevida, declarar judicialmente a incapacidade de idosos para controlar seus bens e decisões pessoais. “Casos vêm à tona em que pais e mães lúcidos e ativos são interditados apenas porque filhos, parentes ou terceiros desejam controlar seus bens e silenciar suas opiniões. É uma forma de violência, e o Parlamento precisa reagir a isso com firmeza, pensando alternativas, como aumento de penas e uma fiscalização mais rígida”, afirmou o deputado pernambucano.
CURTAS
ATUALIZAÇÃO EM SERRA – A Prefeitura de Serra Talhada deu mais um passo importante na atualização da política urbanística do município. Em reunião realizada nesta quarta-feira (5), foi apresentada a minuta do Projeto de Lei que institui o Novo Código de Obras Municipal, substituindo a legislação em vigor desde 1996 (Lei nº 891/1996).
CURSOS EM IPOJUCA – O recém-lançado programa Formação para Todos, da Alepe, chega, na próxima segunda-feira (10), em Ipojuca (RMR), com cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de beleza e gastronomia. Serão oferecidas quatro formações nas duas especialidades, seguindo o mesmo padrão do que foi realizado na campanha ‘Juntos Nos Cuidamos – Outubro Rosa, Novembro Azul’, ocasião em que o programa foi lançado.
CORRIDA DA OAB – Neste domingo (9), acontecerá no Recife mais uma edição da Corrida da OAB Pernambuco, que deve reunir centenas de participantes entre advogados, advogadas e o público geral. A largada acontece às 6h, no Shopping Recife, com percursos de 5 km e 10 km pela Via Mangue.
Perguntar não ofende: Baleia Rossi vai preferir desagradar qual dos senhores, na crise interna do MDB de Pernambuco?
Leia menos
















