Jaboatão - Nova UBS PET

18/09


2021

Armazém do Campo celebra centenário de Paulo Freire

Um ato político-cultural no Recife visando à comemoração do centenário de Paulo Freire, considerado uma das maiores referências da Educação do mundo, será realizado amanhã (19). A festividade está prevista para iniciar às 9h, em frente ao Armazém do Campo, na Avenida Martins de Barros, 387, no bairro Santo Antônio, área central da cidade.

Na ocasião, os participantes seguirão em cortejo até o Marco Zero. Lá, grupos de maracatus, cordelistas, religiosos e artistas se apresentarão encerrando com uma ciranda. A iniciativa tem como objetivo realizar um ato de expressões da educação popular com diversos sujeitos sociais que têm se inspirado no legado de Freire.

O ato é uma realização da Campanha Latinoamericana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, que reúne dezenas de organizações sindicais, movimentos populares e organizações não governamentais, que destaca que em diversos lugares do País e do mundo estarão homenageando esse educador.

“Milhares de manifestações serão realizadas no mundo todo, como forma de celebrar a sua memória e defender o seu legado. Apesar das limitações impostas pela pandemia e seus devidos e necessários cuidados, iremos organizar formas para celebrar, comemorar e festejar, bem como alimentar e renovar o nosso compromisso em defesa de suas ideias e práticas em defesa da democracia", afirma um trecho do manifesto lançado pela campanha.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Cabo - Pavimentação e Drenagem

18/09


2021

Baixa Verde expõe roteiro turístico na 28ª Agrinordeste

A Agrinordeste 2021 acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, entre os dias 6 e 8 de outubro. Esta é considerada a maior feira do agronegócio do Norte/Nordeste do país. Dentre os diversos espaços da feira, o turismo rural tem uma grande importância. Graças a uma parceria com a Associação Pernambucana de Turismo Rural e Ecológico de Pernambuco (Aperturr) e o Ministério do Turismo, foram selecionados roteiros turísticos regionais, que vão compor a Feira de Turismo Rural do Brasil dentro da Agrinordeste 2021.

O roteiro "Minha Bernarda de Santa Cruz da Baixa Verde" foi um dos roteiros selecionados para participar da feira por se destacar em responsabilidade ambiental, cultura e desenvolvimento territorial. O objetivo é mostrar vivências com dança, artesanato, gastronomia regional, poesia, música e conexão com a natureza em espaço para contação de histórias ou durante o espetáculo do por do sol.

Segundo a diretora de Turismo do município, Elis Almeida, o roteiro Minha Bernarda será um diferencial da feira. “Vamos apresentar com muito amor e respeito os produtos turísticos criativos e genuínos da nossa Santa Cruz da Baixa Verde. As novas demandas turísticas exigem vivências e processos ativos de imersão na cultura local. O turismo alcança todos os setores da sociedade gerando renda, desenvolvimento e inclusão”, disse. 

Para o prefeito Irlando Parabólicas (PP), o município de Santa Cruz da Baixa Verde ainda será conhecido como um destino turístico no estado e no país: "Temos a consciência do potencial turístico da nossa cidade, porém esse potencial nunca foi explorado. Na Agrinordeste, vamos apresentar uma parte do trabalho que começamos a realizar na minha gestão, com o roteiro da Serra da Bernarda, um lugar encantador que merece ser conhecido por todos que gostam de viajar."

"Nossa Bernarda não deixa a desejar em nada, principalmente na cultura e no pôr do sol, um dos mais belos do país. É apenas o começo, temos muito a fazer. Estamos cuidando da nossa cidade, pois o destino turístico só é bom para o turista se antes for excelente para nossa comunidade”, completou o prefeito.

Sobre a Agrinordeste

A feira é consolidada como o maior evento indoor do Agronegócio do Norte/Nordeste. Ocupa uma área superior a 9 mil metros quadrados, reunindo variados segmentos de negócios. Com abrangência nacional, a mostra registrou, em 2019, a participação de expositores de 12 estados e do Distrito Federal. Este ano, a expectativa é de uma participação maior. O evento é gratuito e aberto ao público.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Petrolina Julho 2

18/09


2021

Vice de Ibimirim denuncia arrombamento de gabinete

O vice-prefeito de Ibimirim, Charles do Paulistão (Podemos), foi à Polícia denunciar que seu gabinete foi arrombado. De acordo com ele, os invasores foram identificados.

"As câmeras já nos ajudaram a identificar os responsáveis. Mas isso não nos impedirá de seguir em frente, lutando pela cidade que queremos para o futuro”, disse.

Na última segunda-feira (13), ele registrou um boletim de ocorrência sobre o arrombamento. Charles relatou que estava há 40 dias sem ir à Prefeitura, quando foi ao prédio para instalar a placa de vice-prefeito em sua sala e encontrou a fechadura danificada, com sinais de violação.

Charles rompeu com o prefeito Welliton Siqueira (PCdoB). Segundo uma fonte, em reserva, o prefeito também se desentendeu com o irmão Edeson Siqueira, antes pré-candidato a deputado estadual.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Sindicontas

18/09


2021

..e eu não quero mais nada

Nel mezzo del cammin di nostra vita Dante Alighieri, A Divina Comédia

No meio do caminho da minha vida eu encontrei você
E eu não quero mais nada.
O sol parou, a lua suspirou, o céu caiu.
Você deteve o próprio passo e me seguiu.
Deu-me a mão e imitou meu passo, pé a pé.
Parecia só, mas estava sossegada.
Tudo o que queria pra mim ganhou sentido.
Brotou uma flor no meio do asfalto
E meu velho coração pulsou sem medo.
É desse jeito a nossa caminhada.
Nunca mais sozinho, você é meus amores.
Sempre é plural, múltiplo de dois, muito, demais.
Eu sou seu cateto, você, minha hipotenusa.
Você me basta, me sossega, me acalma.
Mas você também me excita, me agita, me atrai.
Você largou tudo para vir comigo. E veio ficando.
E eu só tenho paz se roubo a sua.
Você não olhou pra trás e eu sigo em frente.
Nós somos um. E somos todos. Poucos, os dois.
E tantos. Nunca me sacio de você. 
Sempre quero mais, saber mais, amar mais.
Quero amar você como se só houvesse amanhã.
Você é meu desejo, meu abrigo, meu raio de luz.
Sem você não existe o resto nem o texto. 
Eu leio nos teus olhos os mares
nunca dantes navegados,
Os espaços que nunca serão conquistados,
O céu, a terra, e o Éden infinito
Do tamanho do botão de sua blusa.
Nada existe que eu possa lhe dar
Que você já não tenha,
A não ser tudo o que eu quero, 
Com você não saio mais de minha infância,
A seu lado navego minha madureza.
Tudo o que eu tiver de ter virá de tua mão aberta.
Não tenho medo de nada, nem de te perder,
Pois nada há, a não ser o que tiver de te achar.
Sou tua sombra e és minha luz,
Seu abraço é minha força,
Seu beijo, o sabor dos meus sonhos.
O dia em que eu te encontrei nunca acaba,
O galo nunca para de cantar,
Nem a coruja deixa de espiar.
Nossos trens nunca partem da estação,
Nossa rotina é uma chegada que não cessa 
E nossas surpresas nunca admitem retiradas. 
No meio do caminho de nossa vida,
De nossas vidas,
Achei você e não preciso de mais nada.
Quero apenas o calor de seu colo
E a agulha sábia de sua bússola.
Quero ser a areia de sua ampulheta.
Com isso corro o mundo sem sair do lugar.
Nossa vida não cansa, não gasta, não para.
Nosso paraíso é o jardim que nos acolhe
No meio do caminho de nossas vidas
Eu me deparei com você
Você parou pra me ver
...e eu não quero mais nada.

José Nêumanne de Castro Pinto, ano X


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha


18/09


2021

Marília pede e Câmara faz seminário dedicado a Freire

A Câmara dos Deputados realizará, na próxima segunda-feira (20), a  partir das 9h, um seminário em homenagem ao centenário de Paulo Freire. O objetivo do evento, que irá acontecer de maneira remota e durante todo o dia, é debater, ampliar e aprofundar o pensamento e o método de ensino desenvolvido pelo patrono da educação brasileira.

A iniciativa foi proposta pela deputada federal Marília Arraes (PT-PE) e contará com a participação das deputadas federais Luiza Erundina (PSOL-SP), Lídice da Mata (PSB-BA) e do deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE). Marília irá mediar a mesa "A atualidade do pensamento de Paulo Freire", a partir das 15h30.

Os participantes da mesa serão: Agostinho Rosas (professor titular da UPE associado ao Centro de Estudos Paulo Freire); Maria Monica Antunes Sales de Melo (diretora do Instituto Capibaribe); e Sérgio Haddad (doutor em História e Filosofia da Educação pela USP, professor e pesquisador de Paulo Freire).

"É sempre importante e fundamental promover debates sobre Educação, já que é através do conhecimentos que as sociedades se transformam. Diante de tantos ataques contra o pensamento freiriano e do centenário de Paulo Freire comemorado em setembro, tivemos a ideia de realizar esse seminário na Câmara. Não podemos deixar que toda construção realizada por Freire seja diminuída por um governo que não acredita na transformação social", afirma Marília.

Quem foi Paulo Freire?

Paulo Freire foi uma das vozes mais importantes da educação e da filosofia no Brasil no Século XX. Seus ensinamentos, sua produção acadêmica e literária seguem extremamente atuais e alimentam as utopias de grande parte daqueles que lutam por uma sociedade justa. Em vários países, a produção da filosofia educacional freiriana segue ajudando educandos e educadores a compreender a complexidade das relações de poder na sociedade, ao passo que instrumentaliza e constrói os saberes pela educação formal e não-formal.

Paulo Freire, Miguel Arraes e o MCP

A gestão de Miguel Arraes à frente da Prefeitura do Recife, entre 1960 e 1963, foi fortemente marcada pela priorização de ações e projetos estruturadores nas áreas de educação e cultura. Foi na gestão de Arraes, ao lado de Paulo Freire, que a Prefeitura criou o Movimento de Cultura Popular (MCP), que tinha como principal foco a alfabetização e a educação de base.

O MCP tinha por objetivo ajudar na construção de uma consciência política e social entre os trabalhadores e trabalhadores no intuito de tornar a população mais apta para a participação na vida do país. Entre diversas ações, o movimento realizou uma experiência através do rádio, transmitindo programas de alfabetização e de educação de base com recepção organizada em escolas experimentais. Paralelamente, procurou diversificar suas atividades, criando “parques” e “praças de cultura”.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Ipojuca - Microempreendedores

18/09


2021

Raquel vem ao Recife e inicia movimentação para 2022

Blog Cenário

Costumeiramente a deputada estadual Priscila Krause (DEM), que em 2018 foi apoiada por Raquel Lyra (PSDB), em Caruaru, cumpre agenda na cidade. Mas, neste sábado (18), os papéis se inverteram: a presidente estadual do PSDB que foi até a capital pernambucana. A dupla ainda contou com a presença do vereador do Recife Alcides Cardoso (DEM).

Priscila e Raquel possuem uma excelente relação, desde a Assembleia Legislativa, quando Lyra cumpriu dois mandatos de deputada. Não é segredo para ninguém que o sentimento de Krause é que o DEM esteja no palanque da tucana, mas a chegada de Miguel Coelho alterou a conjuntura.

Mesmo que Raquel não assuma publicamente sua pré-candidatura, seus movimentos caminham nesta direção e o compromisso de hoje é uma prova disso. A gestora da principal cidade do interior do estado tem avançado nas conversas e articulações, e pelo que o Blog Cenário apurou, esse é um projeto que não tem mais volta.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Caruaru volta as aulas 2021

18/09


2021

Jornal O Tempo com nova redação em Brasília

Maior grupo de comunicação em Minas Gerais, a Sempre Editora dará passos ainda maiores e, a partir da próxima segunda-feira (20), com a inauguração de sua redação em Brasília e o lançamento de um site, começa um processo que vai transformar O Tempo em um veículo cada vez mais nacional. Com a credibilidade e a isenção jornalística reconhecidas por todo o Estado, que garantiram 902 milhões de visualizações de conteúdo nos últimos 12 meses, os profissionais na capital federal iniciam os trabalhos de cobertura diária dos Três Poderes da República trazendo para o mineiro um conteúdo nacional exclusivo e sem intermediários.

Hoje, 60% dos acessos às plataformas de O Tempo já se originam fora de Minas, o que reforça a vocação para a transformação em um veículo nacional. A nova redação de O Tempo já nasce multimídia, integrada às plataformas digitais, ao jornal Super Notícia e à rádio Super 91,7 FM, com investimento em conteúdo audivisual, entrevistas exclusivas com as principais autoridades do país e a agilidade que já marca a cobertura diária realizada até aqui.

"Somos referência na cobertura política em Minas, sendo o impresso e o portal de notícias mais consumidos no Estado. Enfim, uma fonte de água limpa apra quem deseja se informar de maneira objetiva e autônoma, desinteressado por paixões ideológicas. Com a nossa ida para Brasília, um projeto audacioso em tempos de trovoadas para a imprensa e para os veículos de comunicação tradicionais, O Tempo visa a um processo de nacionalização de sua marca. O território delimitado pelas montanhas mineiras já nos reconhece como publicadores confiáveis e eficientes, mas nossa aspiração é de que, a partir do Planalto Central, a qualidade do jornalismo nascido aqui ganhe novas fronteiras e se expanda para o Brasil, colocando-se como opções de consumo de notícias", explica Heron Guimarães, diretor executivo da Sempre Editora.

Ele ainda acrescenta que essa novidade não chega sozinha e que outros produtos agregarão ainda mais conteúdo ao material produzido: "O jornalismo de O Tempo chega acompanhado de seu braço de análises e de realização de pesquisa, o Instituto DataTempo, que irá acompanhar dia a dia as oscilações desta tão conturbada política nacional. Um grande objetivo, sobretudo em um momento em que as polarizações e se sobrepõem às razoabilidades", completa.

Estrutura

Para o novo desafio, O Tempo passa a contar com uma redação moderna e bem localizada, com equipamentos de ponta, alta capacidade de transmissão ao vivo e uma equipe experiente e bastante antenada.

"Jornalismo profissional e de qualidade está no nosso DNA e, justamente por isso, estamos abrindo nossos horizontes, dando aos mineiros a possibilidade de terem um noticiário nacional sem intermediários. Seremos atuantes na cobertura do Palácio do PLanalto, Congresso, Judiciário, autarquias e importantes setores que influenciam diretamente nas decisões no país", explica Juvercy Junior, editor executivo da Sempre Editora.

"É a oportunidade de os mineiros acompanharem Brasília, sempre com a presença do microfone de O Tempo em importantes coletivas do dia a dia. Em tempos de crise econômica, a Sempre Editora adota o caminho inverso e investe no que ela tem de melhor: a informação de qualidade e com a credibilidade que O Tempo tem há quase 25 anos", completa.

A matéria completa pode ser lida no site de O Tempo.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Serra Talhada 2021

18/09


2021

Brejo começa a vacinar maiores de 18 na segunda

O Brejo da Madre de Deus começa, na segunda-feira (20), a vacinar contra a Covid-19 jovens com idade a partir de 18 anos. A imunização estará disponível nos seguintes locais e datas: Brejo Sede, na Quadra do Maria da Glória, segunda e quarta-feira; em São Domingos, terça e quinta; na quadra da Rua São Marcos e em Fazenda Nova, na Quadra do Epaminondas Mendonça. Todos no mesmo horário, das 8h às 14h.

Para receber a vacina, é necessário realizar o agendamento pelo Vacina Brejo, que está disponível na Play Store e no site oficial da Prefeitura (https://www.brejomdeus.pe.gov.br/). O plano do município é avançar na imunização de adolescentes para o conjunto da faixa etária, e não somente para aqueles com comorbidades. Isso depende, no entanto, da entrega de mais doses, o que é esperado para as próximas semanas.       


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Pousada da Paixão

18/09


2021

Recife inicia dose de reforço para imunossuprimidos

A partir de hoje, um novo grupo prioritário começará a receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na capital pernambucana. Pessoas imunossuprimidas que finalizaram o ciclo (duas doses ou dose única) há, no mínimo, 28 dias poderão receber o reforço da proteção. O agendamento estará disponível no Conecta Recife, desde as 20h de ontem (17).

Estão aptas a receber a dose de reforço, 1.771 pessoas imunossuprimidas. Para isso, o público deverá realizar o agendamento por meio do Conecta Recife, assim como as doses anteriores, e levar no dia escolhido o documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Será válido tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.

As pessoas com alto grau de imunossupressão deverão tomar a dose adicional a partir de 28 dias após a última dose do esquema básico. Neste grupo, de acordo com o Ministério da Saúde, incluem-se os indivíduos (com/em): imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3; uso de corticoides em doses ≥ 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune (ver tabela 1); pacientes com hemodiálise; pacientes com doenças imunomedidas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a dose de reforço será feita, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer, independentemente da vacina aplicada na primeira e segunda doses. A combinação das vacinas é recomendada pelo órgão federal após estudos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comprovarem que a resposta imunológica contra a Covid-19 não é comprometida pela intercambialidade dos imunizantes.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

SESC Agosto 2021

18/09


2021

João Alfredo: Zé Martins entrega Sala do Empreendedor

A Prefeitura Municipal de João Alfredo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Sebrae, inaugurou, no final da tarde de ontem, a Sala do Empreendedor. O espaço funciona na Rua Cel. José Ferreira da Silva, 109, bairro Boa Vista, na área central da Cidade Feliz.

O prefeito Zé Martins (PSB), o vice-prefeito Caboclo (Avante), vereadores e secretários municipais participaram da solenidade de inauguração. “A Sala do Empreendedor é o espaço no município para contato do empreendedor, independentemente de seu porte, com o poder público e entidades pró-empresário a fim de formalizar seu empreendimento em todos os níveis, obter orientações, informações e buscar o conhecimento para o seu desenvolvimento profissional e de seu empreendimento”, frisou o Zé Martins.

O gestor agradeceu ao gerente regional do Sebrae, Alexandre Alves, pela acolhida e atenção quando ele esteve no órgão para firmar a parceria. Alves, por sua vez, reforçou que a força de um povo está relacionada à sua capacidade de empreender.

“Esta é a primeira sala inaugurada no Agreste e na Mata neste ano. Agradecemos ao prefeito Zé Martins pelo seu interesse em ter esta representação do Sebrae neste município. Estamos trabalhando em conjunto com as prefeituras em diversas ações e tem dado muito certo. Esses recursos investidos na Sala do Empreendedor trarão benefícios à população, na ajuda das questões burocráticas”, destacou.

*Com informações do Blog do Dimas Santos


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Bandeirantes Agosto 2021

18/09


2021

O turismo ecológico na Chapada do Araripe

Na ida para Ipubi, saindo de Araripina, fiz o percurso por Serrolândia e quando passei pelo distrito de Serra Branca, debaixo da Chapada do Araripe, fiquei encantado com o belo cenário. Nayla, que é matuta como eu, nascida em Sertânia, também ficou deslumbrada.

Não poderia ser diferente. A Chapada do Araripe é um sítio paleontológico localizado na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, no Brasil. Abriga uma floresta, com área de proteção ambiental  e geoparque. Uma equipe do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro já pesquisou o sítio paleontológico e descobriu diversas espécies de dinossauros, tais como Santanaraptor placidus, Angaturama limai, Irritator e Mirischia asymmetrica.

Já a bacia sedimentar se caracteriza por formar aquíferos, existindo várias fontes de água espalhadas por toda a área da chapada. A fauna local é composta por diversas espécies de répteis, insetos e mamíferos. Já foram catalogadas 290 espécies de aves presentes no livro. Destaca-se o Soldadinho do Araripe, ave que corre risco de extinção e que é encontrada somente na região da floresta do Araripe.

A vegetação predominante é de cerradão. Existem faixas de transição que apresentam traços de mata atlântica, cerrado e caatinga. O turismo ecológico é explorado em trilhas como Pontal da Cruz, Picoto, Belmonte, Serrano e Santo Sepulcro, além dos mirantes, nascentes, rios, cachoeiras e a exuberante fauna e flora dos parques municipais, estaduais e da Floresta Nacional do Araripe.

Para circular pela Chapada do Araripe, o ideal é alugar um carro, para maior comodidade. Assim você poderá curtir o passeio com maior liberdade. Comece seu roteiro pelo Geossítio da Colina do Horto. Fica a 3 km de Juazeiro do Norte, e oferece uma experiência religiosa com uma belíssima vista natural. Você conhecerá a estátua de 27 metros do Padre Cícero, construída em 1969, a Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, o Museu Vivo do Padre Cícero, e a trilha de acesso ao Santo Sepulcro, o túmulo de um dos beatos do homenageado. O acesso à estátua funciona diariamente, das 4h às 21h, e do museu das 8h às 18h.

Depois, visite o Geossítio Pontal da Santa Cruz, 4 km de Santana do Cariri. Sua plataforma de observação tem uma vista de tirar o fôlego, que funciona de terça-feira a domingo, de 11h às 17h. O local ainda conta com uma capela construída no século XX, e um restaurante no topo da chapada. O local também funciona em feriados de segundas-feiras e em eventos sazonais.

Passe também pela Cachoeira de Missão Velha. Seus 12 metros de queda  fica a 3 km da cidade homônima, e já foi moradia de povos indígenas no período pré-histórico. Você encontrará diversas ruínas de construções daquele período durante a sua visita. O local também é um marco para a história da região, já que era um dos únicos pontos de água constante durante todo o ano do estado.

Há, também, o Geossítio Riacho do Meio, a 7 km da cidade de Barbalha, e possui trilhas ecológicas em meio a uma área de preservação de fauna e flora da região. Além das bicas d’água, você também encontrará a Pedra do Morcego, um antigo refúgio de cangaceiros que se denominavam como Bando dos Marcelinos. Aproveite o passeio para se conectar com a natureza e registrar cada cantinho verde que te inspirar.

Por fim, o Geossítio Ponte de Pedra. Com uma formação rochosa em formato de ponte, este geossítio já facilitou muito o deslocamento dos antigos povos que viviam naquela região. Nas proximidades você ainda encontra vestígios arqueológicos pré-históricos, como material lítico, cerâmicas e pinturas rupestres. Para encontrar esta atração, basta se deslocar a 9 km de Nova Olinda, precisamente no Sítio Olho D’água de Santa Bárbara, entre as rodovias CE-292 e CE- 494.

Todas as atrações da Chapada do Araripe podem ser visitadas em um caprichado final de semana. Aproveite cada segundo e não esqueça de registrar todos os ângulos possíveis. Muitas cidades ocupam áreas da chapada, provocando forte impacto no ambiente. Parte considerável da mata original foi desmatada ou destruída por queimadas. O forte potencial econômico da chapada é bastante explorado, entretanto, por indústrias que, muitas vezes, não tomam o cuidado de zelar pelo desenvolvimento sustentável. 

As principais riquezas exploradas são as minas de gesso e calcário, além do extrativismo vegetal, que explora principalmente piqui, carnaúba, mandioca e frutas. O destaque fica para a mandioca, extraída para produção de farinha. Araripina é conhecida como terra da melhor farinha do Nordeste.


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Comentários

Severino souto

Boa tarde. Esqueceste, do Cânion do Rio Poti, macho! Atenciosamente.

Severino souto

Boa tarde. Esqueceste, do Cânion do Rio Poti, macho. Atenciosamente



18/09


2021

Paulo Freire era um democrata

Da coluna de João Alberto

Mario Sergio Cortella destaca os motivos pelos quais Paulo Freire é tão odiado pela direita e tão reconhecido por educadores em todo o mundo. "Há duas questões. Paulo Freire jamais seria contra que alguém contra ele fosse. Ele era um democrata. Acho que em alguns momentos ele até riria, mas levava muito a sério quem tinha argumentos contra ele.”


Faça Login para comentar


Email
Cadastre-se
Esqueci minha senha

Coluna do Blog
Publicidade

Publicidade

Publicidade

TV - Blog do Magno
Programa Frente a Frente

Aplicativo

Destaques

Opinião

Publicidade
Apoiadores
Parceiros