Jaboatão dos Guararapes - Reveillon da gente

“Pergunta de um milhão de dólares”, ironiza Lavareda, ao ser indagado sobre os rumos eleitorais do centrão

Um dos campos políticos que mais cresceu na última década em disputas eleitorais – mesmo sem apresentar candidaturas competitivas – foi o chamado centrão. Ironicamente chamado de “lado sem lado”, o grupo que apoiou Jair Bolsonaro (PL) e hoje ainda figura na base do presidente Lula (PT) é quem garante a governabilidade, por vezes a um alto preço. Para o cientista político Antonio Lavareda, descobrir os rumos do centrão em 2026 é uma pergunta “instigante”.

“A resposta exata vale um milhão de dólares”, (risos). “Nós não temos uma resposta definitiva, como nada no centrão é definitivo. O centrão não é alguma coisa que tenha concretude, materialidade. Como eu digo, o centrão é uma entidade metafísica, é uma maçonaria sem loja. Ninguém jamais ouviu falar de quem é a diretoria do centrão, quem é a comissão dirigente. Não há presidente, não há o maior líder do centrão. As expressões são sempre ‘líderes do centrão’, ‘membros do centrão’, então ele é amorfo, não tem uma definição, e obviamente a marca principal dele é o pragmatismo, que por definição é contextual. Ou seja, a racionalidade se adapta às circunstâncias. E se as circunstâncias mudam, as posições mudam também. Mas acho que, a preços de hoje, se a decisão fosse nesse momento, boa parte do centrão liberará seus diretórios estaduais para apoiarem os candidatos à presidência que lhes convierem”, pontuou Lavareda, em entrevista ao podcast Direto de Brasília.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Circula nos bastidores da política pernambucana que um grupo de apoiadores da Raquel Lyra (PSD) contratou uma pesquisa eleitoral fake para soltar amanhã. Segundo apurei, esse time quer criar uma impressão de que a diferença dela para o prefeito do Recife João Campos (PSB) estaria em um patamar menor do que realmente é. O instituto seria um desses que topam colocar qualquer percentual que o contratante – uma possível rádio de Caruru – indicar.

Neste mês de dezembro, o instituto Opinião é um conjunto de outras empresas sérias divulgaram levantamentos com diferenças que variam entre 25 e 30 pontos percentuais a favor de João. Esse grupo pró-Raquel quer garantir um ânimo final na tropa da governadora antes da virada do ano.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O ano de 2026 começa praticamente dando a largada para a sucessão presidencial. E o atual ocupante da cadeira, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), inicia o último ano de seu terceiro mandato com “discreto favoritismo” para a reeleição, na visão do cientista político Antonio Lavareda. Em entrevista ao podcast Direto de Brasília, o estudioso ressaltou que o pleito ainda não está definido, mas o cenário atual seria vantajoso para o atual mandatário da República.

“Nós vamos para uma eleição no ano que vem na qual deve ser dito: hoje, Lula é o favorito, mas com ele tem um discreto favoritismo. Não é um jogo jogado, a eleição de 2026 ainda não está resolvida. Vai depender de fatores internos da própria campanha, vai depender de escândalos, se a economia vai na direção projetada, se anda de lado ou até descarrila. Não é um jogo jogado, mas o Lula começa o ano com um discreto favoritismo. Vale lembrar que das nove eleições presidenciais que nós tivemos desde 1989, quem termina o ano anterior em primeiro lugar nas pesquisas, que é como o Lula termina hoje, ganhou a eleição em seis ocasiões”, destaca Lavareda.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Anthony Santana – Blog da Folha

A promulgação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 e os atos da presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foram suspensos por decisão liminar expedida nesta terça-feira (30) pelo Plantão Judiciário de 2º Grau do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

A medida assinada pelo desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho foi uma resposta a uma ação movida pelo governo estadual, de acordo com informações do Blog do Elielson Lima. No mandado de segurança, o Executivo questionou a recusa do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), à mensagem de veto à LOA 2026, enviada pela governadora Raquel Lyra (PSD). Além de definir o arquivamento do veto, o chefe do Legislativo promulgou a lei sem os vetos.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

“A divisão faz a força”. É com essa precisão cirúrgica que o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda define a eleição do ano que vem. Embora avalie o presidente Lula (PT) como favorito, o estudioso não vê o campo da direita desarrumado, como pregam alguns analistas políticos, e reforça o potencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-SP), recentemente ungido como candidato do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Flávio é tão competitivo quanto seria o pai se pudesse participar da eleição. O eleitor que votaria em Jair Bolsonaro provavelmente votará em Flávio. Não vejo grandes diferenças. Essa rejeição ao Flávio diminuirá ao longo do tempo, à medida que ficar mais claro para todo o eleitorado bolsonarista que ele de fato é um candidato ungido por seu pai. Então acho que ele terá de 90% a 95% daquele segmento eleitoral que votaria no ex-presidente. Não acho que o Flávio seria inviável. O que vai definir a eleição é a rejeição ao Lula. O candidato que o enfrentar no segundo turno vai ser diretamente beneficiado por essa rejeição. Então a aprovação e rejeição do Lula hoje são as variáveis básicas para a elaboração de qualquer prognóstico que se queira estimar com relação a 2026”, detalhou Lavareda, em entrevista ao podcast Direto de Brasília.

Palmares - Natal Encantado 2025

A Polícia Federal concluiu nesta terça-feira (30) o depoimento de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e iniciou a oitiva de Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB (Banco de Brasília).

Após o depoimento de Costa, o próximo a ser ouvido será o diretor do BC (Banco Central), Ailton de Aquino. A PF começou nesta terça a colher presencialmente os depoimentos de envolvidos no caso Banco Master. As informações são da CNN.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Se o leitor não conseguiu assistir a exibição ao vivo do podcast ‘Direto de Brasília’ com o professor, escritor, cientista político e sociólogo Antonio Lavareda, clique no link abaixo e confira. Está imperdível!

A equipe médica do ex-presidente Jair Bolsonaro informou nesta terça-feira (30) que ele permanece internado em cuidados pós-operatórios após ser submetido a uma nova complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos.

De acordo com os médicos, Bolsonaro apresentou novos episódios de soluços, o que motivou a realização do procedimento adicional. A equipe também comunicou que o ex-presidente será submetido a uma endoscopia digestiva alta na quarta-feira (31), com o objetivo de avaliar um quadro de refluxo gastroesofágico. As informações são da CNN.

O professor, escritor, cientista político e sociólogo Antônio Lavareda será o entrevistado do último podcast do ano Direto de Brasília, hoje. O programa é uma parceria deste blog com a Folha de Pernambuco, com transmissão para 165 emissoras no Nordeste.

Lavareda é pioneiro no Brasil nos estudos teóricos e na utilização de ferramentas de neuropolítica, mestre em Ciência Política e em Sociologia. É também um dos consultores mais bem-sucedidos em campanhas eleitorais no País, craque em pesquisas e análises de cenários eleitorais nacionais e internacionais.

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, afirmou que a possível candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, à Presidência da República em 2026 é, segundo ele, a que reúne melhores condições no campo político fora da polarização entre petismo e bolsonarismo. A declaração ocorre após entrevista de Leite à BBC News Brasil, na qual o governador criticou o protagonismo recorrente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais e avaliou que a ausência de renovação de lideranças é prejudicial à democracia.

Segundo Roberto Freire, o Cidadania trabalha para consolidar o nome de Eduardo Leite como alternativa viável para a disputa presidencial, inclusive avaliando caminhos partidários caso o PSD não viabilize sua candidatura. “Precisamos deixar claro que a candidatura de Eduardo Leite é a que mais chance tem, por ser independente e não pertencer a nenhuma das facções políticas, nem lulopetista nem bolsonarista. Se não puder ser candidato pelo seu atual partido, pode vir a ser por uma federação constituída para garantir sua postulação presidencial, tudo de acordo com a legislação brasileira. Esta é a nossa atual tarefa: consolidar a candidatura de Eduardo Leite e se preparar para a campanha e a vitória”, afirmou Freire.

Primeiro governador reeleito do Rio Grande do Sul em quase cem anos, Eduardo Leite (PSD) não esconde que deseja concorrer à Presidência da República em 2026. Mas, para isso, ele depende de um aval ainda incerto do presidente de seu partido, Gilberto Kassab.

Se essa aposta não vingar, Leite pode disputar uma das duas vagas de senador pelo Rio Grande do Sul, que já são alvo de um duelo acirrado entre candidatos apoiados por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). As informações são da BBC News Brasil.

Em entrevista ao veículo, Eduardo Leite criticou Lula por não reciclar suas lideranças e por, segundo ele, praticar algo que chama de “política do messianismo”.

Por Alex Fonseca – Blog da Folha

O senador Fernando Dueire (MDB) afirmou, em entrevista à Rádio Folha 96,7 FM, que pretende continuar no partido para disputar a reeleição. A declaração foi dada nesta terça-feira (30).

O parlamentar relembrou que o atual mandato foi conquistado pelo ex-senador Jarbas Vasconcelos, de quem foi suplente, pela legenda. Justificou, ainda, que a decisão é pautada pela história do partido.

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) encerrou 2025 com atuação ampliada em todo o estado, somando mais de 20 mil ações de fiscalização em consultórios públicos e privados, clínicas e estabelecimentos de estética. Ao longo do ano, o Conselho esteve presente em 184 municípios, com foco no cumprimento das normas sanitárias, no combate ao exercício ilegal da Odontologia e na orientação sobre o piso salarial da categoria. As ações incluíram interdições por condições insalubres e operações conjuntas com a Polícia Civil, o Ministério Público e a Vigilância Sanitária. “O Conselho avançou de forma concreta em todo o estado, fortalecendo a defesa da categoria e a proteção da sociedade”, afirmou o presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos.

Outro destaque de 2025 foi a atuação institucional que resultou na aprovação da lei que institui a Política Estadual de Saúde Bucal, garantindo orçamento próprio para a Odontologia em Pernambuco a partir de 2026, após audiência pública realizada na Assembleia Legislativa. No período, o CRO-PE também ampliou ações de qualificação profissional e iniciativas sociais, com a capacitação de mais de 4 mil profissionais pelo programa CRO-PE na Estrada e a distribuição de 10.500 kits de higiene bucal. A inauguração da nova sede do Conselho e da Delegacia Regional de Petrolina marcou a expansão da estrutura administrativa e o reforço da presença institucional no interior do estado.

O governo federal liberou cerca de R$ 1,8 bilhão em emendas parlamentares ao longo da última semana, num esforço concentrado para acelerar a execução orçamentária na reta final de 2025 e conter a pressão do Congresso. Com o avanço, o total desembolsado no ano chegou a R$ 31,01 bilhões, segundo dados atualizados do Orçamento, embora uma parcela significativa dos recursos permaneça pendente de pagamento a poucos dias do encerramento do exercício.

A movimentação envolve uma força-tarefa coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI), em articulação com o Tesouro Nacional e ministérios responsáveis pela execução das despesas, com o objetivo de acelerar empenhos, liquidações e pagamentos antes do dia 31 de dezembro. As informações são do jornal O GLOBO.

Por Betânia Santana – Blog da Folha

Em nota divulgada por volta das 11h desta terça-feira, o deputado Diogo Moraes, líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) reclamou que a Casa soube pela imprensa da possibilidade de convocação extraordinária da Casa.

“O ano termina como começou: com mais um episódio de desrespeito do Executivo com a Assembleia Legislativa de Pernambuco. A convocação extraordinária solicitada pela governadora do estado foi informada à Casa pela imprensa”, contestou.

Até o fim da manhã desta terça (30), o documento não havia sido protocolado na Alepe, segundo o parlamentar.

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai atender ao pedido de convocação de reunião extraordinária da governadora Raquel Lyra (PSD) e realizará sessão na próxima sexta-feira (2), às 9h. A Casa soube da convocação por volta das 11h desta terça-feira (30), quando o Estado protocolou a solicitação.

O parlamento está de recesso, mas precisa de dez deputados presentes para abrir a reunião de sexta. Já para apreciar se o pedido de Raquel por extraordinária é pertinente, são necessários 25 deputados presentes no Plenário e no painel da Casa.

Se os parlamentares decidirem que é pertinente, o presidente Álvaro Porto (PSDB) instala a reunião extraordinária para analisar a pauta enviada pelo Poder Executivo. Os projetos, então, são enviados às Comissões temáticas e depois ao Plenário.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (30) que o ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico após novo quadro de soluços.

Bolsonaro passou por duas intervenções para bloqueio do nervo frênico na tentativa de conter os soluços persistentes — no sábado (27), no nervo do lado esquerdo e, nesta segunda (29), no nervo do lado direito. As informações são do g1.