Trump vence debate para maioria dos americanos

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (Republicano) foi considerado por 67% dos eleitores norte-americanos o vencedor do debate presidencial contra o atual mandatário, Joe Biden (Democrata). Segundo pesquisa da CNN divulgada nesta sexta-feira (28), só 33% consideraram Biden o vencedor do embate de quinta-feira (27). As informações são do site Poder360.

O levantamento foi encomendado ao SSRS (redefining research). Foram entrevistados 565 eleitores registrados. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. Apesar de 2/3 declararem Trump o vencedor, o debate não mudou a opinião de grande maioria do eleitoral. Para 81% dos norte-americanos, o embate na CNN não influenciará em seus votos em 5 de novembro. Só 5% disseram ter mudado de ideia, enquanto 14% estão “reconsiderando”.

Em temas mais espinhosos, Trump se saiu melhor ao abordar imigração, economia e política externa, segundo os eleitores questionados. Já Biden se sobressaiu na defesa à proteção federal ao aborto e da democracia.

O saldo total foi negativo para Biden. A visão favorável dos norte-americanos em relação ao democrata caiu de 37% para 31% depois do debate. Já Trump manteve sua avaliação estável –oscilou de 40% para 43%, dentro da margem de erro.

Este 1º debate entre Trump e Biden foi realizado antes da oficialização da candidatura de ambos pelos partidos Republicano e Democrata, respectivamente. Os nomes serão confirmados nas convenções nacionais dos partidos, marcadas para julho e agosto.

Regras

Nos EUA, as regras eleitorais são diferentes do que há no Brasil na hora de definir quem é o candidato a presidente. A lei brasileira dá poder total à legenda para escolher um nome em uma convenção nacional. Já no sistema norte-americano, isso é feito apenas depois de o próprio candidato ter obtido apoios em cada 1 dos 50 Estados.

Pela norma dos EUA, os interessados em concorrer a presidente precisam disputar localmente o endosso nos 50 Estados, por meio de um complexo sistema de eleições prévias locais. Biden já obteve esses apoios para ter seu nome incluído nas cédulas na disputa de 5 de novembro. Isso significa que se torna mais difícil a decisão do Partido Democrata de tentar trocar o candidato a esta altura. Além de ter de convencer Biden a deixar a corrida presidencial, seria necessário reconquistar os apoios estaduais para o novo eventual candidato à Casa Branca.

Uma escolha que poderia parecer natural seria a da atual vice-presidente, Kamala Harris, política liberal de 59 anos e que fez carreira na Califórnia. Só que Harris é vista por parte dos eleitores como excessivamente de esquerda. Tem apresentado em pesquisas uma popularidade menor do que a de Joe Biden. Ou seja, os democratas têm pouco tempo, muitas incertezas e nenhum nome ainda claramente habilitado para ser candidato a presidente no lugar de Biden em novembro.

Veja outras postagens

Acompanhe ao vivo a estreia do Frente a Frente na Rádio Cidade 99.7 FM, de Caruaru, que a partir de hoje passa a retransmitir o programa. Nos estúdios comigo os prefeitos Josafá Almeida, de São Caetano, Joselito Gomes, de Gravatá, e o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia.

Petrolina - Testemunhal

Já estou nos estúdios da Rádio Cidade 99.7 FM, em Caruaru, que passa a retransmitir o Frente a Frente a partir de hoje. Na foto acima, estou ao lado do diretor geral Rodolfo Silva, e dos jornalistas Mário Flávio e Renata Torres para o Frente a Frente com o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, e os prefeitos de São Caetano, Josafá Almeida, e de Gravatá, Joselito Gomes.

Conheça Petrolina

O Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizou uma votação histórica na manhã desta segunda-feira (4). Com foco na paridade de gênero no 2° Grau, duas mulheres foram eleitas ao cargo de desembargadora a partir de listas exclusivamente femininas. As juízas Andrea Epaminondas Tenório de Brito e Ângela Cristina de Norões Lins Cavalcanti passam a compor a Corte pernambucana, que agora conta com quatro magistradas. 

A eleição, presidida pelo chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Ricardo Paes Barreto, ocorreu na Sala de Sessões Desembargador Antônio Brito Alves, localizada no Palácio da Justiça. As magistradas ascenderam ao cargo de desembargadora pelo critério de merecimento e foram eleitas após entrar em vigor a Resolução N° 525/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a paridade de gênero no 2° grau. 

Para as novas desembargadoras, a regra da paridade de gênero é importante para garantir maior representatividade no 2° Grau. “Essas propostas de edital de gênero são exatamente para cumprir uma reparação com as mulheres e é uma medida de efetividade. É o Poder Judiciário reconhecendo e junto com o que a sociedade deseja”, destacou a magistrada Andrea Brito. 

“Nós não somos diferentes, nós somos iguais em capacidade, em tudo que possamos fazer, em todos que possamos ser. Espero que eu venha a pavimentar o caminho para que as passem a integrar a nossa Corte Superior”, reforçou a desembargadora eleita Ângela Cavalcanti. 

Além da promoção das desembargadoras pela regra da paridade de gênero, a atual gestão vem promovendo diversas iniciativas em virtude da equidade de gênero no TJPE. Dentre os principais feitos, está a aprovação inédita da Resolução 530/2024, que instituiu ação afirmativa de gênero para a eleição de integrantes da classe juiz/juíza de Direito, titulares e substitutos(as), que recebem indicação para o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).  

Também houve a aprovação da Resolução N° 529/2024, que instituiu o Prêmio Mulheres que Fazem Justiça, para reconhecer e fortalecer o protagonismo feminino no Poder Judiciário estadual.

“Nós estamos fortalecendo a atuação das mulheres, o movimento pela dignidade das mulheres, pelo tratamento mais paritário, já que até hoje nós só tínhamos duas desembargadoras mulheres em um Tribunal de cinquenta e oito desembargadores. Sempre foi um trabalho da gestão prestigiar a mulher em várias outras ações. O tratamento deve ser igual para as mulheres, melhorando a prestação do nosso serviço”, declarou o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto. 

Para a diretora da Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe) Mulheres, juíza Tatiana Lapa Carneiro Leão, o momento retrata não só a felicidade da magistratura, mas também da sociedade pernambucana. “Porque um Tribunal de Justiça que reflete a participação feminina da sociedade dentro da sua composição, é um tribunal que tem ainda mais legitimidade perante a sociedade, tem mais representatividade, então ganha a magistratura pernambucana, mas ganha também a sociedade de Pernambuco com a composição mais igualitária da Corte”, frisou. 

Por Larissa Rodrigues

Repórter do blog

O secretário de Comunicação de Pernambuco, Rodolfo Costa Pinto, vai ser convocado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ainda esta semana, para prestar esclarecimentos sobre a TV Pernambuco.

A iniciativa é do PSB. Segundo o presidente estadual do partido, deputado Sileno Guedes, o requerimento será apresentado nesta terça-feira (5) à Mesa Diretora.

Se o requerimento tiver o apoio de 25 deputados, o documento é aprovado de forma automática no Plenário da Casa.

A Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC) e a TV Pernambuco fazem parte da Secretaria de Comunicação. Por isso, ao invés de convocar o presidente da EPC e da TVPE, Fúlvio Wagner, a convocação será feita direto para o secretário.

Os deputados querem saber o motivo de a TV Pernambuco não ter exibido o programa Roda Viva com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), no último dia 28.

O ator Marcos Palmeira gravou um vídeo em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú, onde grava um episódio para o Manual de Sobrevivência para o Século XXI, programa do Canal Futura que vai tratar sobre o combate à desertificação no semiárido nordestino.

Confira o vídeo:

O prefeito reeleito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), está em Brasília, onde se reuniu, nesta segunda-feira (4), com o deputado federal Fernando Monteiro (PP) para tratar das demandas da cidade.

“Em Brasília, agora pela manhã, recebi o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. Agilizamos as demandas do município em infraestrutura, na expectativa da construção das quase 1000 unidades de moradias do Minha Casa Minha Vida, das obras de drenagem na cidade, e também no esporte, onde estamos tratando da requalificação do campo de futebol da Boa Vista e de um novo campo em Lajes, 2º Distrito, na Zona Rural de Caruaru”, afirmou Fernando.

A cerca de 20 dias para o início da 120ª Festa do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, a Neoenergia Pernambuco tem intensificado o atendimento aos interessados em solicitar ligações provisórias para o evento religioso. Os comerciantes que desejarem contar com o fornecimento de energia regular durante o período, precisam procurar uma das lojas de atendimento e fazer o pedido com pelo menos cinco dias úteis de antecedência, além de  atender os pré-requisitos para a execução do serviço.

Entre as exigências do setor elétrico para a realização de uma ligação provisória estão a autorização do uso do solo pela Prefeitura, a declaração da carga que será utilizada e o pagamento da taxa única de vistoria, ligação e desligamento. O padrão de entrada e o aterramento do sistema também são de responsabilidades do cliente. É importante ressaltar que o local ainda precisa atender aos critérios técnicos e de segurança.

“Temos a loja de atendimento em Casa Amarela (Rua Armando Gaioso, número 67), que estará pronta para realizar esse atendimento de forma rápida e assertiva. Quanto antes tivermos esses pedidos, poderemos nos planejar e atender no mais curto espaço de tempo possível”, afirmou a supervisora comercial da Neoenergia Pernambuco, Mariana Cordeiro.

A Neoenergia Pernambuco reforça que irá reforçar o contingente técnico para atuação em caso de eventuais ocorrências durante o evento. Nos dias da festa, a empresa irá fiscalizar as ligações elétricas das barracas instaladas nas ruas e avenidas, além de outras estruturas, como palcos e feiras. As fiscalizações têm como objetivo coibir as ligações clandestinas e garantir a segurança de todos que irão participar da celebração.

“Nossa tolerância com ligações clandestinas será zero. Estamos chamando a atenção para o uso indevido da energia, realizado de qualquer maneira, contribuindo de forma decisiva para o risco de acidentes. Não é admissível uma pessoa subir no poste e fazer uma gambiarra em tempo algum, principalmente em um local com grande circulação de pessoas. Qualquer intervenção indevida na rede pode ser fatal”, afirmou o supervisor de recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco, Fábio Muniz.

ATENÇÃO

• São de responsabilidade do consumidor as despesas com a instalação e retirada de rede e ramais de caráter provisório, os custos dos serviços de ligação e de desligamento, bem como os reforços e melhoramentos necessários na rede elétrica;

• O cliente é responsável pela instalação e manutenção do padrão de entrada de energia elétrica;

• O fornecimento de energia elétrica é em baixa tensão, quando a unidade consumidora tiver carga instalada igual ou inferior a 75kW;

•  A carga instalada informada deverá corresponder à carga real instalada na unidade consumidora;

• Cargas especiais devem ser declaradas, tais como: fornos elétricos a arcondicionados, motores com potência igual ou superior a 30 CV, soldas elétricas, entre outras cargas.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) reabre, nesta terça-feira (5), o cadastro eleitoral, que estava fechado desde o dia 5 de maio para a preparação das Eleições 2024. Com a retomada, eleitoras e eleitores de todo o estado podem voltar a acessar serviços da Justiça Eleitoral como emissão do primeiro título, transferência de domicílio, atualização de dados cadastrais, entre outros.

Para quem tem a biometria cadastrada, a maioria dos serviços pode ser realizada remotamente, sem precisar sair de casa, através da seção Autoatendimento do Eleitor, disponível no site do TRE-PE. É necessário que o eleitor fique atento e anexe a documentação requerida para cada tipo de solicitação.

Completada as etapas do Autoatendimento, a eleitora ou o eleitor deve aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral. O processo também pode ser acompanhado pela internet. Basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase.

O comparecimento presencial ao cartório é obrigatório apenas nos casos de alistamento eleitoral (emissão do primeiro título) e atualização biométrica. Para isso, o eleitor deve indicar seu município e agendar a data e o horário do atendimento no site do TRE-PE. 

Atenção, estudantes!

O título de eleitor é documento obrigatório na hora de efetuar a matrícula na universidade. Se você está fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano, aproveite para tirar o título com antecedência e tranquilidade. Em períodos de alta procura, pode haver uma demora maior para o processamento dos dados pela Justiça Eleitoral.

Para tirar o título, é preciso comparecer ao cartório ou unidade de atendimento com: carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou de casamento; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação com o serviço militar para os homens com mais de 18 anos.

Além disso, o alistamento e a regularidade das obrigações eleitorais são condições necessárias para tomar posse em cargo público, emitir passaporte e, no caso de servidores de órgãos públicos, receber vencimentos.

O PCdoB confirmou que a ex-deputada federal Manuela D’Ávila pediu desfiliação do partido. Candidata à vice-presidência na chapa de Fernando Haddad (PT) em 2018, ela militava na sigla comunista havia 23 anos, desde o movimento estudantil, chegando ao partido pela União da Juventude Socialista (UJS).

“Respeitamos, mas lastimamos tal decisão. Ser membro do PCdoB é um ato de liberdade e de convicções”, disse o partido, afirmando ainda estar convicto de que, no PcdoB, Manuela “poderia desempenhar papéis relevantes para a reconstrução do País”.

A ex-deputada havia dito, em entrevista no mês passado, que era uma mulher “sem partido” por “falta de opção”. O PC do B, até o domingo (3), não confirmava a desfiliação.

Da Folha de S. Paulo.

No próximo dia 13, jovens recifenses de 18 a 29 anos se formam no curso de panificação, confeitaria e culinária oferecido pela Fundação Bunge, através do programa “De Grão em Pão”. Após a formação teórica, prática e socioemocional, os recém-formados já começam a atuar em padarias próximas às suas residências, com carteira assinada.

Realizado em Recife, São Paulo e Duque de Caxias, o programa visa qualificar mão de obra para o setor de panificação, atendendo a uma demanda urgente por profissionais no mercado. O curso, que já formou 120 padeiros e confeiteiros, também abre portas para novas turmas em 2025.

A capacitação é uma resposta ao déficit de profissionais qualificados no setor: segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), são 140 mil vagas abertas no país, das quais 2.500 em Recife.

O deputado estadual Izaías Régis (PSDB) solicitou, por meio da indicação Nº 7202/2024, a implantação de uma escola de nível médio na Comunidade Quilombola de Castainho, em Garanhuns.

Em sessão plenária, Izaías direcionou o apelo à governadora Raquel Lyra (PSDB) e ao secretário de Educação e Esportes, Alexandre Alves Schneider, destacando a importância do projeto para as 350 famílias da comunidade.

Para o deputado, a nova escola permitirá que os jovens da comunidade concluam seus estudos sem precisar se deslocar para outras áreas. “O nosso papel é lutar para que todas as comunidades de Garanhuns tenham acesso à educação de qualidade, e isso inclui o ensino médio para a comunidade do Castainho. A educação é o caminho para abrir portas, para transformar vidas”, declarou.