Marqueteiro Edinho Barbosa defende união de Raquel Lyra e João Campos em prol da reeleição de Lula
Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog
O palanque duplo em apoio à reeleição do presidente Lula (PT) em Pernambuco é quase como uma obrigação para os candidatos ao Governo do Estado, este ano. Essa é a opinião do marqueteiro em campanhas eleitorais no Brasil e no exterior, o jornalista e publicitário baiano Edson Barbosa, o Edinho.
Ele ganhou notabilidade como estrategista das eleições do ex-governador Eduardo Campos, pai do prefeito do Recife, João Campos (PSB), e foi o entrevistado de ontem (20) no podcast Direto de Brasília, comandado pelo titular deste blog em parceria com a Folha de Pernambuco.
Leia maisEdinho Barbosa disse que teve no Estado alguns dos seus mestres em ciência política, comunicação e política. “Miguel Arraes, Eduardo Campos, Fernando Lyra e Romeu Batista. Se os quatro estivessem vivos hoje, João e Raquel estariam unidos em apoio ao presidente Lula. Ofereceriam ao Brasil e ao mundo a maior vitória na reeleição do presidente Lula. Cuidariam do Estado e do Brasil juntos, mesmo ambos sendo candidatos a governador, fazendo o debate político, mas em defesa de Pernambuco”, ressaltou Barbosa.
O marqueteiro citou que os quatro políticos sempre estiveram unidos em defesa de Pernambuco e destacou não haver necessidade de confronto entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e João Campos. “Acho que pode haver um bom debate político com inteligência, ou seja, sem discutir o presidente Lula como candidato à reeleição. Lula é a vitória de Pernambuco diante do Brasil e diante do mundo. Pode ser a maior vitória político-eleitoral brasileira diante do mundo”, enfatizou.
Após a vitória do petista na reeleição, Pernambuco seria projetado economicamente, politicamente e socialmente “de maneira extraordinária”, com João ou Raquel comandando o Estado, na visão de Edinho.
Sem oposição – A reeleição de Lula (PT), inclusive, é algo irreversível e sem oposição à altura. “De um para um, não tem ninguém competitivo para encarar uma eleição contra Lula. E digo mais: não tem nenhum nome competitivo para encarar uma eleição contra Lula nem contra o Alckmin, que é o vice do Lula. O Lula é candidatíssimo à reeleição; seu campo de força está robusto e tende a crescer mais. Qual é o campo de força que vai dar sustentação a esse esfacelamento dos candidatos de direita?”, observou.
Questão de honra – A governadora Raquel Lyra (PSD) reagiu, ontem (20), ao pedido de impeachment apresentado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na última segunda-feira (19), pelo deputado Romero Albuquerque (UB). Ao discursar diante de 70 prefeitos e outras lideranças políticas na Assembleia Extraordinária da Amupe, a gestora afirmou que tem um legado de caráter e retidão na família e não tem nenhum receio de discutir qualquer assunto. Mas avisou: “Não se mexe com a honra de uma pessoa honrada”. As informações são do Blog Dantas Barreto.

Romero Albuquerque rebateu – O deputado Romero Albuquerque rebateu a declaração de Raquel. Segundo o parlamentar, a chefe do Executivo segue sem explicar a ausência de fiscalização à empresa de ônibus Logo Caruaruense. Em lugar de dar respostas à sociedade, na avaliação dele, ela tem preferido se esquivar ao fazer apelos emocionais. “Junto aos prefeitos, alguns de regiões afetadas pela operação irregular da Logo Caruaruense, tudo o que a governadora pediu foi para que olhassem nos olhos dela e vissem que ela é uma pessoa honrada. Ninguém está precisando de apelo emocional”, disparou.
Palavra do líder – Já o deputado estadual Cayo Albino (PSB), líder da oposição na Alepe, criticou, ontem (20), a atuação da governadora, que, na opinião dele, tem recorrido frequentemente ao Judiciário para resolver questões internas da Casa. Cayo indagou se ela tomará medidas legais contra a empresa de ônibus do seu pai, o ex-governador João Lyra Neto. Nos últimos três anos, a empresa operou sem as vistorias obrigatórias e sem o pagamento das taxas necessárias. “É preocupante que, enquanto a governadora busca judicializar assuntos da Assembleia, sua própria família esteja operando fora da lei. A EPTI, subordinada ao seu governo, também não cumpriu com a fiscalização necessária”, afirmou.

Relatoria da LOA – A Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Alepe definiu, ontem (20), o deputado Antônio Coelho (União Brasil) e o deputado Diogo Moraes (PSDB), respectivamente, como relator e sub-relator do Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026 para Pernambuco. A relatoria foi definida sem sorteio por conta de decisão regimental. O prazo para o envio de emendas está aberto e vai até o dia 27 de fevereiro. Já a votação em plenário só ocorrerá no dia 10 de março. De acordo com Coelho, presidente do colegiado, o orçamento de Pernambuco já está garantido e aprovado para áreas estruturantes, como saúde e educação.
CURTAS
Lula critica Trump – O presidente Lula (PT) afirmou, em agenda no Rio Grande do Sul, ontem (20), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “quer governar o mundo pelo Twitter”. “No meu gabinete é proibido entrar com celular. Vocês já perceberam que o presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter? É fantástico. Todo dia ele fala alguma coisa e o mundo também fala uma coisa. É possível eu tratar o povo com respeito se eu não olhar na cara de vocês?”. As informações são da CNN.
Flávio x Michelle – O filho de Jair Bolsonaro (PL) pode enfrentar resistência à sua candidatura à Presidência da República se uma ala da direita achar que Michelle (PL), esposa de Jair, como vice de Tarcísio de Freitas (RP) é mais viável. O senador Flávio Bolsonaro (PL) tem tentado se cacifar, mas vai precisar convencer uma parte do próprio grupo político.
Acompanhando de perto – A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), realizou, ontem (20), uma visita de monitoramento à Unidade de Saúde da Família (USF) Bonsucesso II, na Rua Dom Bonifácio Jansen, no Bonsucesso. A agenda integrou a rotina de acompanhamento das ações da prefeitura, com foco no fortalecimento da atenção básica e na melhoria contínua dos serviços ofertados à população.
Perguntar não ofende: Palanque duplo em PE para Lula ainda tem chance?
Leia menos










