A TV Cultura se pronunciou após a saída de Vera Magalhães do comando do programa Roda Viva. A jornalista anunciou nesta terça-feira (6), pelas redes sociais, que deixará a emissora, onde esteve à frente da atração desde 2019. Segundo ela, a decisão partiu do canal, que teria voltado atrás na renovação do contrato para 2026.
Em nota, a emissora afirmou que o Roda Viva sempre adotou um sistema de trocas na bancada e que um novo nome será anunciado para apresentar o programa em 2026. De acordo com a TV Cultura, “um dos sucessos do programa está justamente na rotatividade de seu comando ao longo de décadas”. As informações são do Metrópoles.
Leia maisAo longo de seus 40 anos, o Roda Viva teve 14 apresentadores, entre eles Marília Gabriela, Mario Sergio Conti e Daniela Lima. Vera Magalhães é a terceira que permaneceu por mais tempo no comando, atrás de Paulo Markun, à frente da atração de 1998 a 2007, por nove anos, e de Augusto Nunes, que somou oito anos em dois períodos: de 1986 a 1989 e de 2013 a 2018.
O que seria a sétima temporada de Vera à frente do programa coincidiria com os 40 anos do Roda Viva e com a cobertura eleitoral. Nas redes sociais, a jornalista relatou que a renovação havia sido acertada em reunião realizada em 10 de dezembro de 2025.
“Como uma das mais importantes TVs públicas do país, é da natureza da emissora abrir oportunidade para novos apresentadores, que trazem sua contribuição ao já consagrado formato. A diversidade de jornalistas na bancada, vindo dos mais diversos veículos de comunicação do país, também contribui para o debate público das questões que impactam o Brasil e o mundo”, justificou a emissora.
Vera também relatou que, após ser informada do desligamento, a diretora de jornalismo da TV Cultura, Marília Assef, pediu que ela permanecesse no programa por mais quatro meses. A jornalista recusou a proposta. “Diante da quebra de um acordo já selado presencialmente, optei por me desligar de imediato”, escreveu.
Por fim, o canal de TV agradeceu a contribuição da jornalista ao longo dos últimos seis anos: “A Cultura agradece a Vera Magalhães por sua longa contribuição ao Roda Viva e ao jornalismo público”.
Leia a nota na íntegra:
Em referência ao desligamento da jornalista Vera Magalhães da apresentação do Roda Viva, a TV Cultura ressalta que um dos sucessos do programa está justamente na rotatividade de seu comando ao longo de décadas.
Vera Magalhães esteve à frente do Roda Viva nos últimos seis anos e manteve a relevância do programa durante este período.
Como uma das mais importantes TVs públicas do país, é da natureza da emissora abrir oportunidade para novos apresentadores, que trazem sua contribuição ao já consagrado formato. A diversidade de jornalistas na bancada, vindo dos mais diversos veículos de comunicação do país, também contribui para o debate público das questões que impactam o Brasil e o mundo.
No ano em que completa 40 anos, um dos programas mais prestigiados da televisão brasileira será renovado e dará continuidade ao seu relevante papel, trazendo um novo nome para o time de apresentadores que fizeram a história do Roda Viva.
A Cultura agradece a Vera Magalhães por sua longa contribuição ao Roda Viva e ao jornalismo público.
Leia menos














