Alepe inicia Jornada com debate sobre educação antirracista como política pública

A Alepe iniciou, hoje, a 3ª Jornada Antirracista, evento com extensa programação de debates e atrações culturais que segue até quinta-feira (13/11) no auditório Sérgio Guerra, sede do Legislativo. O primeiro dia contou com a pesquisadora Carla Akotirene que apresentou uma palestra sobre “Educação Antirracista como Política Pública”.

Pós-doutora em Política Antirracista pela Universidade de Brasília (UNB), Carla abordou como o poder público tem condições de fomentar uma política de educação antirracista.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deu início à perfuração de um novo poço profundo no bairro do Janga, em Paulista. O equipamento, localizado na rua Manoel Aquino, conta com vazão estimada em 25 litros por segundo (L/s) e tem previsão de conclusão para janeiro do próximo ano.

Com investimento de R$ 2,1 milhões, o novo poço vai beneficiar cerca de 10 mil moradores do Janga, contribuindo para melhorar a oferta de água no bairro e garantir mais regularidade no abastecimento. A iniciativa faz parte do Programa de Perfuração de Poços da Região Metropolitana do Recife (RMR), um investimento total de R$ 100 milhões do Programa Águas de Pernambuco, do Governo do Estado.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE) celebra, amanhã, às 19h, os 85 anos de fundação com uma missa em Ação de Graças presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. A cerimônia será realizada no auditório principal da instituição, no bairro da Boa Vista, reunindo docentes, estudantes, colaboradores, autoridades e o público em geral.

Fundada pelas Irmãs de Santa Doroteia, a UniFAFIRE consolida, ao longo de oito décadas e meia, uma trajetória marcada pelo compromisso com a formação humana, cristã e acadêmica de excelência. A instituição, que nasceu inspirada nos valores da educadora Paula Frassinetti, mantém-se atenta às transformações da sociedade e às exigências do mercado, sem abrir mão de sua missão pedagógica e social.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O deputado estadual Romero Albuquerque (UB) criticou, hoje, a postura do Governo de Pernambuco diante das recentes operações da Prefeitura do Recife voltadas ao cumprimento da Lei das Carroças. Segundo o parlamentar, o Executivo estadual tem negado apoio da Polícia Militar em ações de resgate e entrega voluntária de cavalos e carroças, o que estaria comprometendo o trabalho das equipes envolvidas.

“Enquanto o Recife age, o Estado se omite. O não comparecimento da força policial não é uma falha operacional, mas uma escolha política. A Prefeitura coordena, organiza e cumpre a lei, o Governo do Estado se esconde atrás de uma secretaria que existe só no papel”, afirmou Romero, em referência à Secretaria Estadual da Causa Animal.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia (SECTI), abriu, hoje, a fase de votação popular do Prêmio Recife de Inovação 2025, que pode ser realizada pelo Conecta Recife (banner em Destaque) ou diretamente pelo link https://conectarecifeservicos.recife.pe.gov.br/votacao-pri/. A etapa permite que a sociedade participe ativamente da escolha das iniciativas que mais se destacam em inovação, reforçando o caráter colaborativo e democrático da premiação. A votação popular segue até o dia 24 de novembro.

Ao todo, 106 iniciativas se inscreveram nesta segunda edição do prêmio. Após a fase de análise de elegibilidade, 97 projetos foram aprovados e seguem para a votação popular. As iniciativas estão distribuídas nos quatro eixos da premiação – Inovação Empresarial, Startups Inovadoras, Inovação Social e Inovação Científica – e concorrem nas 14 categorias que compõem o prêmio, sendo que quatro serão definidas por voto popular.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog

Motoristas da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) estão com os salários atrasados e sem informações de quando terão os pagamentos regularizados. A denúncia anônima que chegou a este Blog, hoje, também diz respeito às diárias de viagens.

Segundo as informações enviadas ao blog, é frequente o atraso nas diárias dos trabalhos realizados no interior. Os valores são destinados para a alimentação dos profissionais, que estariam arcando com os custos das refeições do próprio bolso e sem prazo para ressarcimento por parte da secretaria.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmaram, hoje, que a proposta do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) para combater facções criminosas significa uma “blindagem” ao crime organizado e pode impactar a investigação contra parlamentares.

O projeto antifacção foi apresentado pelo governo após a mega operação da polícia do Rio de Janeiro que deixou 121 mortos. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), escolheu Derrite, secretário de Segurança Pública de São Paulo, para relatar o texto.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco bateu recorde de atendimentos gratuitos na campanha ‘Juntos Nos Cuidamos – Outubro Rosa, Novembro Azul’, que este ano cumpriu a sua terceira edição. Foram 19.288 pessoas atendidas entre os dias 29 de outubro e 7 de novembro numa grande estrutura montada em frente à Alepe, na Rua da União, bairro da Boa Vista.

Entre as especialidades oferecidas para exames e consultas, foram disponibilizadas mastologia, urologia, ginecologia, dermatologia, cardiologia, oftalmologia, proctologia, nutrição e odontologia, além de triagem de catarata, citologia e ultrassonografia (abdome total, tireoide e endovaginal). O atendimento oftalmológico, um dos mais procurados, cumpriu o atendimento de 150 pessoas por dia no serviço de triagem para tratamento de catarata.

“A Alepe segue firme no propósito de cada vez mais se aproximar da população pernambucana, promovendo direitos e dignidade, estimulando a prevenção e oferecendo serviços de saúde. A Casa comemora os resultados, de quase 20 mil atendimentos da campanha Juntos Nos Cuidamos, por entender que o caminho do cuidado é o caminho certo. Fizemos, sem dúvida, uma ação reconhecidamente exitosa”, comemorou o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto.

A Embaixada de Portugal irá sediar o lançamento de uma coletânea de músicas autorais do sexteto Fala Materna. O show vai acontecer na próxima sexta-feira, às 20h, no auditório do Instituto Camões, na sede da Embaixada de Portugal, em Brasília. A entrada é gratuita. O repertório será interpretado pelos músicos Wallace Oliveira, Lucas Trigueiro, Francisco Bandarra, Leander Motta, Rodrigo Salgado e João Lucas. O nome do projeto é “Venha Mais Uma”. Faz referência à genealogia linguística partilhada pelas canções populares de Portugal e do Brasil. 

“Trata-se de um projeto que ambiciona uma identidade expressiva, em que se implicam as singularidades musicais e os universos poéticos de duas tradições culturais distintas, indissociavelmente ligadas, todavia, pela deriva histórica da palavra na diáspora da lusofonia”, diz Francisco Bandarra, vocalista do grupo.

O grupo musical tem dez anos e tem se apresentado nas ocasiões culturais protagonizadas pela Embaixada de Portugal e pelo Instituto Camões. Em 2023, fez o show de encerramento da cerimônia de entrega do Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia.

De 12 a 14 de novembro, das 8h às 12h, na Quadra do Beira-Rio, a Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria de Educação e Juventudes, realiza a VII Mostra de Ciências, Tecnologia e Inovação – INOVA Paudalho 2025, um evento que transforma o município em um grande espaço de criatividade, investigação, tecnologia e empreendedorismo.

A Mostra envolve estudantes de escolas da Rede Municipal, Estadual e Privada, além de turmas da Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Médio/Técnico, valorizando a pesquisa e o protagonismo estudantil em diferentes etapas da formação. A iniciativa acontece em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), fortalecendo a relação entre escola e universidade no desenvolvimento do conhecimento científico.

O evento é também a culminância do Programa de Iniciação Científica Municipal (PICM), que ao longo do ano estimulou o interesse dos estudantes pela pesquisa, pela solução de problemas do cotidiano e pela construção de novos saberes. Durante os três dias, serão apresentados projetos, experimentos e propostas inovadoras produzidas nas escolas, criando um ambiente de troca, descobertas e inspiração.