Wolney Queiroz rebate acusações de Alfredo Gaspar, relator da CPMI do INSS
Por Larissa Rodrigues – repórter do Blog
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT), rebateu as acusações do relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as fraudes no INSS, o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil-AL).
Gaspar foi o entrevistado de ontem (4) do podcast ‘Direto de Brasília’, comandado pelo titular deste Blog em parceria com a Folha de Pernambuco, e fez uma acusação contra Wolney Queiroz.
Leia maisSegundo Gaspar, o ministro se reuniu com o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, após 13 dias do presidente Lula (PT) ter sido empossado para o terceiro mandato.
O “Careca do INSS”, está preso preventivamente desde 12 de setembro e seria um dos principais envolvidos no esquema bilionário de desvios. Wolney Queiroz disse que não há novidade nem revelação alguma de Gaspar.
“Primeiro, não foi o relator que ‘revelou’ isso. Quem publicou a foto da reunião fui eu, nas minhas redes sociais, no dia da referida reunião. Segundo, eu não era ministro quando houve a reunião. Não era sequer secretário executivo. Eu ainda era deputado federal e não havia tomado posse como secretário executivo”, declarou Queiroz.
Durante o podcast Direto de Brasília, Gaspar afirmou: “Não quero imputar conduta a ninguém. Mas Wolney, com 13 dias do presidente Lula empossado, recebeu o Careca do INSS na sala do ministro. O Careca foi lá, levado pelo assessor do pai do ministro Wolney (o ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz)”.
“Todos os diretores do INSS estavam lá, com exceção de duas pessoas que nada tinham relação com o sistema previdenciário, dentre elas o maior criminoso, responsável por desvio de bilhões. Não me recordo se ele foi recebido por Lupi (Carlos Lupi, ex-ministro da Previdência), mas foi recebido pela estrutura do ministério em que Lupi era ministro”, disparou Alfredo Gaspar.
O careca sabe mais – A CPMI do INSS coleciona episódios bombásticos. Já houve três prisões de convocados e diversos personagens ouvidos. Para o deputado Alfredo Gaspar (UB), um dos principais envolvidos é justamente Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”. Segundo Gaspar, o careca não entregou tudo que sabe. “Se o Careca abrir a boca e revelar tudo que sabe, a República cai. Ouça o que eu digo. Ele não falou nada na CPMI, até porque se falasse não sobraria pedra sobre pedra. Se ele quisesse prestar um serviço ao Brasil, a República cairia”, ressaltou Gaspar.

Frei Chico na berlinda – A CPMI do INSS deverá se debruçar em breve sobre a convocação de Frei Chico, irmão do presidente Lula (PT). Ele é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), uma das entidades mais ligadas a desvios no esquema que fraudou aposentados e pensionistas. Para o relator da CPMI, Alfredo Gaspar (UB), ninguém deve ser protegido de depor na comissão.
O que disse Gaspar – “O Sindnapi é a segunda ou terceira maior entidade em termos de volume, que já tem muito tempo detendo acordos de cooperação com o INSS, e que tem na vice-presidência o irmão do presidente Lula. Ele já foi blindado de ser convocado à CPMI, a base governista impediu. Vamos tentar colocar (o nome dele) de novo em votação, tem fatos que precisam ser esclarecidos. Ele não será chamado por ser irmão do presidente Lula, mas porque existem indícios muito fortes e provas já concretas, de desvio de recursos. E como o presidente do sindicato (Milton Baptista de Souza Filho), se calou perante a CPMI, ele (Frei Chico), pela hierarquia, é o segundo da entidade e talvez tenha muito o que dizer”, afirmou Gaspar.
Alô Trump – O presidente Lula (PT) disse, ontem (4), que se as negociações com os Estados Unidos sobre o tarifaço não avançarem até o final da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), vai ligar novamente para o presidente Donald Trump. A COP começa na semana que vem e acaba no dia 24 de novembro. Os dois presidentes se reuniram na Malásia no final de outubro. Foi a primeira vez em que se reuniram após os Estados Unidos anunciarem tarifas de 50% a produtos brasileiros.

Se precisar, Lula vai a Washington – “Eu, quando terminar a COP, se não tiver marcado a reunião entre os meus negociadores e os negociadores do Trump, eu vou ligar para o Trump outra vez, porque ele tem o meu telefone e eu tenho o telefone dele. O interesse é meu de negociar. Então ao terminar a COP, se não tiver tido a reunião, não terei nenhum problema de ligar para o presidente Trump. Não terei nenhum problema de ir a Washington, não terei nenhum problema de ir a Nova York e espero que ele não tenha nenhum problema de vir ao Brasil”, disse Lula.
CURTAS
APOIO PARA 2026 – O prefeito de Afogados da Ingazeira, no Sertão, Sandrinho Palmeira (PSB), anunciou apoio à reeleição do deputado estadual Waldemar Borges (MDB). A parceria foi formalizada com a presença do prefeito do Recife e pré-candidato a governador, João Campos (PSB), ontem.
OS LEÕES DO NORTE – O ex-prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD), foi homenageado durante a 4ª edição do Prêmio Duarte Coelho/Observatório, na última sexta-feira (31), e ganhou o livro “Os Leões do Norte”, de autoria do titular deste blog, de presente. A escolha foi da coordenação do evento, que teve à frente o jornalista Pedro Tinoco, do Portal Rede Observatório.
POR FALAR EM OLINDA – A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), participou do segundo dia do Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio de Janeiro, pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), ontem (4). O tema central foi a reforma tributária e seus impactos diretos nos municípios. A prefeita esteve ao lado do prefeito anfitrião, Eduardo Paes (PSD), e de gestores de diversas regiões do país.
Perguntar não ofende: Quando João Campos vai declarar oficialmente que será candidato a governador de Pernambuco?
Leia menos









