Com duas mulheres em lista do TJPE, Raquel perde oportunidade de nomear uma desembargadora

A governadora Raquel Lyra (PSD) perdeu, na noite de hoje, a oportunidade de colocar em prática o próprio discurso sobre empoderamento feminino. Com a caneta na mão e os nomes de duas mulheres e um homem sobre a mesa, poderia ter escolhido uma desembargadora a partir da lista tríplice indicada à tarde pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Apesar da chance histórica, acabou optando pelo advogado Carlos Gil.

Também estavam no páreo as advogadas Diana Câmara e Adriana Caribé. Diana, aliás, estava empatada no topo da lista com Gil, com 44 votos. Ou seja, embora os chefes do Poder Executivo tenham o hábito de escolher o nome mais votado de uma lista tríplice – uma tradição, mas não uma obrigatoriedade –, nem mesmo esse argumento pode ser usado neste caso, já que uma mulher também aparecia em primeiro lugar na preferência dos desembargadores.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

EXCLUSIVO

Desde que deixou o Palácio do Campo das Princesas, em janeiro de 2023, o ex-governador Paulo Câmara, que foi nomeado para o Banco do Nordeste sem o apoio do seu partido, o PSB, se encontrou, neste final de semana, pela primeira vez depois do afastamento das lideranças da legenda, com o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Na ocasião, foi registrado que os dois tiveram uma longa conversa, o que foi considerado um momento político relevante.

A reconstrução da unidade das lideranças internas do PSB vem sendo trabalhada, há algum tempo, por alguns socialistas. Este grupo considera que a coesão interna do partido é indispensável para trilha de João Campos rumo ao Governo de Pernambuco em 2026, reeditando a estratégia de Eduardo Campos que, antes de iniciar a campanha vitoriosa de 2006, tratou de reconstruir o partido rachado após a derrota de Miguel Arraes, em 1998. O passo seguinte é a reedição da Frente Popular.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Seis vereadores de São José da Coroa Grande, incluindo o presidente da Câmara, Nabuco Lopes, declararam apoio à pré-candidatura de Juliana de Chaparral, primeira-dama de Surubim, à Câmara Federal nas eleições de 2026. Dilson Lins, Vanderson Melo, Beto do Abreu, Cristiano Lemos, Marcondes Enfermeiro e Zé Ramos, anunciara a adesão ao grupo político da pré-candidata no Litoral Sul de Pernambuco.

Além dos parlamentares, importantes lideranças políticas do município também manifestaram apoio ao projeto de Juliana, entre elas Zanza, Goni Barbosa e Dú do Abreu. O grupo conta ainda com os apoiadores Dra. Eduarda Lins, Amigo Nage e João do Cachorro-Quente, que se somam ao movimento de expansão do nome da pré-candidata na região.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Entre os advogados escolhidos e indicados à governadora Raquel Lyra, a gestora escolheu como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) o advogado Carlos Gil Rodrigues. Gil disputou a indicação de Raquel com as advogadas Diana Câmara e Adriana Caribé.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, está, neste momento, em reunião com a governadora Raquel Lyra (PSD), no Palácio do Campo das Princesas, para entregar a lista tríplice dos advogados que concorrem à vaga do Quinto Constitucional, destinada à representação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE). A lista é composta pelos advogados Carlos Gil Rodrigues, Diana Câmara e Adriana Caribé. A governadora deve anunciar ainda hoje o nome escolhido.

Palmares - Natal Encantado 2025

O Sebrae/PE avança, na próxima quinta-feira, mais um passo no fortalecimento econômico e sustentável da Zona da Mata Sul do estado com a realização do quarto fórum do Programa LIDER na região. O encontro marca a conclusão da iniciativa que estruturou o plano estratégico e colaborativo elaborado para fomentar o crescimento do território nos próximos cinco anos. A atividade acontece das 9h às 18h, na Usina de Arte, em Água Preta, município a cerca de 120 quilômetros do Recife. 

O evento reunirá as 49 lideranças dos dez municípios participantes da mobilização: Água Preta, Amaraji, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Palmares, Primavera, Ribeirão e Xexéu. Os representantes incluem gestores públicos, empresários e integrantes do terceiro setor e da sociedade civil organizada, entre outros. 

Olinda - Refis últimos dias 2025

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) convoca a população e os trabalhadores do metrô a participarem do ato político que será realizado amanhã, a partir das 13h, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), localizado no Cais do Apolo, área central do Recife. A mobilização faz parte da greve por tempo indeterminado da categoria e reforça a luta em defesa de um metrô público, seguro e de qualidade.

A caminhada, que seria realizada hoje, precisou ser cancelada após o presidente do Sindmetro-PE e da Fenametro, Luiz Soares, ter sido preso de forma arbitrária pela Polícia Militar. O dirigente ficou detido dentro de uma viatura por cerca de 30 minutos, na manhã de hoje, em frente ao Centro de Manutenção de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseccional São José do Egito realizou, hoje, uma visita institucional à sede da entidade com a presença do coordenador da Polícia Penal responsável pela Região do Pajeú, Luciano Soares de Lima, e do presidente da Comissão de Direito Penal da OAB/SJE, Rodrigo Piancó.

O encontro teve como pauta principal a situação das cadeias públicas dos municípios de Itapetim, Tuparetama e São José do Egito, que integram a jurisdição da Subseccional. Após a reunião na sede da OAB, a comitiva – composta também pela presidente da Subseccional, Hérica Nunes Brito, – realizou inspeções presenciais nas unidades prisionais locais, a fim de diagnosticar as principais necessidades estruturais e operacionais de cada uma delas.

“Nosso propósito é institucional, ético e humanitário. Precisamos unir esforços entre as gestões municipais, a OAB, a Defensoria e o Estado, para garantir não apenas o cumprimento da lei, mas o respeito à dignidade humana e às prerrogativas da advocacia”, destacou a presidente Hérica Nunes Brito. A partir desse diagnóstico, a OAB São José do Egito elaborou o Ofício Conjunto nº 083/2025, que será apresentado ainda nesta semana aos Poderes Executivos de Itapetim, Tuparetama e São José do Egito, propondo uma parceria formal para reativação, adequação e melhoria das cadeias públicas municipais.

O desembargador Francisco Bandeira de Mello foi eleito por aclamação para assumir a presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no biênio 2025-2027. A decisão foi tomada hoje, oficializando a sucessão da atual gestão comandada pelo desembargador Ricardo Paes Barreto.

A nova Mesa Diretora será composta também por Alberto Virgínio, como primeiro vice-presidente; Fausto Campos, na segunda vice-presidência; e Alexandre Assunção, que ocupará a Corregedoria Geral de Justiça.

O Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) definiu, hoje, a lista tríplice de advogados que concorrem à vaga do Quinto Constitucional, destinada à representação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE). As informações são do blog do Mário Flávio.

Os mais votados foram Carlos Gil Rodrigues e Diana Câmara, ambos com 44 votos, e Adriana Caribé, que recebeu 30 votos dos desembargadores. A escolha ocorreu durante sessão plenária do Tribunal, no Recife, e encerrou a etapa de votação interna do processo.