Instituto sergipano admite distorção em pesquisa em Pernambuco

O Instituto França de Pesquisa admitiu, por meio de nota oficial, ter identificado uma distorção pontual nos cruzamentos por faixa etária de sua pesquisa de intenção de voto em Pernambuco. O comunicado foi divulgado após o blog publicar uma análise que apontava dados conflitantes no levantamento.

A matéria, baseada em avaliação de especialistas em estatística e opinião pública, revelou que, embora Raquel Lyra aparecesse com 29,37% das intenções de voto, atrás do prefeito João Campos (43,18%), havia discrepâncias evidentes nos cruzamentos por faixa etária e escolaridade — especialmente nos resultados dos pré-candidatos Eduardo Moura e Ivan Moraes, que destoavam significativamente do total geral apresentado.

Em nota, o Instituto afirmou que a inconsistência foi detectada por sua equipe técnica e que os dados foram prontamente revisados, validados e corrigidos, assegurando a conformidade com seus padrões metodológicos. “Os cruzamentos publicados antes da atualização não correspondem aos dados oficiais e devem ser considerados inválidos para fins de análise ou reprodução”, destacou o comunicado. Os resultados corrigidos já estão disponíveis para consulta e divulgação.

Ainda, o Instituto França destacou ter acertado os resultados das eleições de 2024 em Recife e Caruaru, todas as pesquisas de segundo turno e a disputa presidencial de 2022.

Veja nota de esclarecimento na íntegra:

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Devido ao lamentável ocorrido do desabamento de residências no bairro de Ouro Preto, na manhã deste domingo (19), a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, decretou luto oficial por três dias no município. Desde o momento em que tomou conhecimento do fato, a gestora determinou que várias secretarias da Prefeitura atuassem de forma integrada para garantir o suporte necessário ao caso.

A operação contou com a participação das equipes de Defesa Civil, Segurança, Saúde, Desenvolvimento Social, Proteção Animal e Gestão Urbana. Já a governadora em exercício, Priscila Krause, acionou o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Estadual e as Polícias Civil e Militar para auxiliar em todas as ações de resgate e suporte.

“Com o fim dos trabalhos de resgate, quero expressar minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do desabamento ocorrido na manhã de hoje, em Ouro Preto. Que Deus conforte a todos neste momento tão difícil. Olinda está de luto oficial por três dias”, comentou Mirella.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Jorge Henrique Cartaxo e Lenora Barbo*
Especial para o Correio Braziliense

“Rio de Janeiro, 19 de maio de 1939.

Excelentíssimo Senhor
Doutor Getúlio Vargas
M.D. Presidente da República
RIO DE JANEIRO

Respeitosos cumprimentos.

A construção de Goiânia implicou demorados estudos, pesquisas e experiências baseadas no que já havia sido feito no Brasil e em outros países, em planos, comparações, críticas e, mais do que tudo isso, em lutas vitoriosas contra as dificuldades do meio. Nessas batalhas adquirimos, naturalmente, experiência, tirocínio e capacidade de trabalho que, acreditamos, poderão ser úteis à nossa Pátria, nesta fase em que o ritmo do progresso nacional se acelera intensamente.

São esses fatos, senhor Presidente, que nos trazem aqui para nos colocarmos à disposição de Vossa Excelência. A questão da Nova Capital da República tem sido uma velha aspiração de todo o nosso povo. Sendo assim, pedimos vênia para consultar Vossa Excelência sobre a oportunidade — que nos parece favorável — de tratar do grande problema da Nova Capital Federal.

Caruaru - Super Refis

A Câmara dos Deputados já gastou R$ 3,3 milhões para bancar os gabinetes de parlamentares presos ou fora do Brasil, sem registro de presença em sessões. O levantamento, divulgado pelo Estadão, mostra que o ex-deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), cassado em abril após um ano preso, e os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP), ambos impedidos de receber salário por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), continuam com gabinetes ativos, servidores e despesas pagas pela Casa.

O caso provocou indignação entre parlamentares e reacendeu o debate sobre a blindagem e os privilégios dentro da Câmara, em meio a uma crise de credibilidade do Legislativo. As informações são do portal Congresso em Foco.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) enviou um ofício ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, solicitando a reavaliação da proposta de aumento da alíquota de importação sobre produtos de poliéster.

A iniciativa foi alinhada com o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão, e reflete a preocupação com o impacto econômico e social que a medida pode causar no Polo de Confecções do Agreste Pernambucano, que abrange os municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru — um dos maiores centros de produção de vestuário do país.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Estadão Conteúdo

Com o tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre produtos importados brasileiros, o Brasil corre o risco de perder espaço no maior mercado consumidor de café do mundo a partir das próximas safras e ser substituído por outros fornecedores. O alerta é do diretor executivo do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos.

“O grande receio é perder o maior mercado global, onde estão as principais empresas. É um prejuízo enorme perder o acesso ao maior mercado global para seus concorrentes”, afirmou Matos, em entrevista exclusiva ao Broadcast nas Redes.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou, neste domingo (19), que o grupo radical Hamas “pagará um preço alto”, acusando-o de violar o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, em meio à nova ofensiva israelense sobre o território palestino. Segundo Katz, caso o grupo não entenda a mensagem dos novos ataques, a resposta “será cada vez mais severa”.

O Exército israelense confirmou ter bombardeado Gaza, na área de Rafah, no sul, com a justificativa de “eliminar a ameaça e desmantelar alçapões de túneis e estruturas militares usadas para atividades terroristas”. As informações são do portal Metrópoles.

Ipojuca - Acerte as contas

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, deixou o partido Novo para se filiar ao PSD de Gilberto Kassab. O evento de filiação será no dia 27 de outubro, em um hotel de Belo Horizonte.

Simões concorrerá ao governo mineiro em 2026 com o apoio do atual titular do cargo, Romeu Zema (Novo). Zema deixará o comando do Estado em abril, para disputar as eleições — ele se apresenta como pré-candidato ao Planalto, mas pode seguir outro rumo. O vice, portanto, vai às urnas sentado na cadeira de governador. As informações são do Poder360.

Benjamin Netanyahu (Likud, direita) confirmou ontem (18) que disputará as próximas eleições parlamentares israelenses. O primeiro-ministro afirmou que pretende “vencer” o pleito marcado para outubro de 2026.

O anúncio se deu diante de um impasse no acordo de cessar-fogo com o Hamas, intermediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). Neste domingo (19), Israel lançou um ataque aéreo a Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Netanyahu acusa o Hamas de violar o acordo. As informações são do Poder360.

Em declaração em suas redes sociais neste domingo (19), o deputado estadual Waldemar Borges não poupou críticas à governadora Raquel Lyra, afirmando que ela foi “desmascarada” ao tentar manipular a opinião pública em um movimento estratégico para colocar a população contra a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Segundo Borges, a governadora insinuou que “Pernambuco tinha pressa” para aprovar um empréstimo de R$ 1,5 bilhão, mas a verdade é que os cidadãos estão atentos e não se deixam enganar por discursos vazios e enganosos.

Borges destacou que, enquanto Raquel Lyra buscava justificar a urgência do empréstimo, o que realmente estava em jogo era a falta de transparência do governo. “Pernambuco e os pernambucanos sabem que sempre quisemos informações claras e precisas”, afirmou. Para o deputado, o esforço da governadora para criar um clima de desconfiança contra a Alepe teria ficado claro.

A situação se complica ainda mais ao se considerar que o governo já havia avançado com obras de infraestrutura, como o Arco Metropolitano e a duplicação da BR-232, utilizando recursos que deveriam ser destinados ao novo empréstimo. O deputado ressalta que essa manobra representa um verdadeiro “drible” na população, que merece esclarecimentos sobre a real destinação dos recursos. “A gente avisou! O povo não pode ser enganado”, conclui Waldemar.