Caso Yasmin: Advogado cobra respostas da Secretaria de Defesa Social e alerta sobre clima de medo em Ibitiranga

Por Cláudio Soares*

O advogado criminalista Cláudio Soares, legalmente constituído como assistente de acusação no processo que apura o assassinato da menina Yasmin, de 6 anos, ocorrido no distrito de Ibitiranga, zona rural de Carnaíba, Sertão de Pernambuco, vem a público manifestar profunda preocupação com a ausência de informações oficiais sobre o caso e com o cenário de insegurança que permanece na comunidade.

O crime — de extrema brutalidade — chocou o estado e revoltou o país. Yasmin foi brutalmente assassinada, e há indícios que levantam a hipótese de que ela possa também ter sido vítima de violência sexual, informação que até o momento não foi confirmada nem negada pelas autoridades responsáveis.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta quarta-feira (15) que o inquérito que investiga se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por interferências na PF (Polícia Federal) seja retomado. A solicitação foi feita ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

No pedido, Gonet solicita ao ministro que a PF esclareça possíveis relações entre a investigação do inquérito com outras petições que tramitam no Supremo, como da suposta estrutura paralela montada na Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). As informações são da CNN.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Amanhã chego a Araripina, capital do Araripe, para lançar meu livro “Os Leões do Norte”, às 19h, no auditório do Centro Tecnológico, com apoio do prefeito Evilásio Mateus (PDT). A programação terá um momento especial: uma homenagem ao ex-governador José Ramos, araripinense e personagem da obra.

Mais cedo, o amigo José Ramos — que governou Pernambuco por 11 meses, sucedendo Marco Maciel — enviou a mensagem abaixo, justificando a ausência na homenagem de amanhã:

Caruaru - Super Refis

Um grupo de parlamentares aliados de Jair Bolsonaro acionou nesta quarta-feira (15) a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão consultivo da Organização dos Estados Americanos (OEA), para denunciar supostas violações cometidas pelo Brasil no julgamento da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que fugiu do país para não cumprir pena definida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e acabou presa na Itália em julho passado.

A petição é assinada por 15 bolsonaristas do PL, Novo, PP e Podemos, entre eles o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), primogênito do ex-presidente, e o líder da oposição no Senado Federal, Rogério Marinho (PL-RN). Para os congressistas, Zambelli é vítima de irregularidades processuais que violam a Convenção Americana sobre Direitos Humanos e tratados da ONU e se enquadrariam “nos parâmetros de prisão arbitrária e tratamento desumano e degradante, sob responsabilidade direta do Estado brasileiro”. As informações são do jornal O GLOBO.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso passou mal em Brasília nesta quarta-feira (15) e precisou ir a um hospital, onde passa por exames. A indisposição aconteceu no início da noite.

Barroso anunciou aposentadoria do Supremo na semana passada. A decisão foi oficializada também na noite desta quarta-feira no Diário Oficial da União. As informações são da CNN.

Segundo a assessoria do Supremo, o ministro foi atendido inicialmente no pronto-atendimento. O magistrado está em observação.

Barroso anunciou sua aposentadoria antecipada do STF na semana passada, alegando que “a vida é feita de ciclos”. A decisão foi oficializada no DOU (Diário Oficial da União) desta quarta.

Palmares - Natal Encantado 2025

Por Blog da Folha

Pernambuco se torna o primeiro estado do país a aprovar uma lei específica para coibir e punir a adulteração de bebidas alcoólicas. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta terça-feira (15) e segue agora para sanção da governadora Raquel Lyra.

A proposta foi elaborada em meio ao aumento de casos de intoxicação por bebidas adulteradas, especialmente por metanol, com registros de mortes em diversos estados. A expectativa é que, com a sanção do governo do estado, a lei entre em vigor ainda este mês.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Enquanto os holofotes iluminavam os palcos da tradicional Festa de São Francisco de Assis, no final de setembro, uma sombra de incerteza e desespero se abatia sobre os servidores municipais de Ibirajuba.
Na gestão da prefeita Maria Izalta, dinheiro para contratar bandas famosas como Conde do Brega e Priscila Senna – com cachês que podem variar entre R$ 60 mil e R$ 250 mil – não faltou.

No entanto, o mesmo não se pode dizer do dinheiro para pagar quem mantém a cidade funcionando. Professores, garis, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, motoristas e aposentados estão sem receber seus salários, em um atraso que já ultrapassa 40 dias e viola um decreto da própria gestão.

A situação é caótica e atinge todas as categorias. Os efetivos, que, pelo Decreto Municipal nº 275, de 26 de agosto de 2025, deveriam ter recebido em 10 de outubro, seguem com as contas vazias até esta sexta-feira. A prefeita, que transferiu as datas por lei, é a primeira a não cumpri-la.

Ipojuca - Acerte as contas

O presidente Lula (PT) assinou nesta quarta-feira (15) a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, 67, do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele deixará a corte oficialmente neste sábado (18).

A aposentadoria foi publica em edição extra do Diário Oficial da União, prevendo o afastamento a partir de 18 de outubro de 2025. As informações são da Folha de São Paulo.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, vai assumir o cargo de governador do Estado a partir do dia 24 de outubro, em gesto claro da governadora Raquel Lyra, que estará em viagem internacional.

Também se ausentarão do Estado a vice Priscila Krause e o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto. Como Paes é o próximo na linha sucessória, assumirá o Campo das Princesas. E terá um feito histórico: será o único presidente do TJPE que assumiu a prefeitura do Recife e o Governo do Estado numa mesma gestão, como disse em primeira mão o Blog do Elielson. As informações são do Blog da Roberta Jungman para a Folha de Pernambuco.

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, é o convidado do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o Direto de Brasília, da próxima terça-feira (21). Filiado ao MDB desde 2024, ele vem assumindo protagonismo na reorganização nacional do partido e participando de articulações estaduais para fortalecer diretórios e definir rumos estratégicos. Recentemente, recebeu a missão de coordenar encontros temáticos e preparar o Congresso Nacional da sigla.

Natural de Viçosa (AL), Aldo Rebelo tem longa trajetória na política nacional. Foi deputado federal por São Paulo por cinco mandatos consecutivos, presidiu a Câmara entre 2005 e 2007 e integrou ministérios nos governos Lula e Dilma — como Defesa, Ciência e Tecnologia, Esporte e Coordenação Política. Também já foi ministro-chefe da Secretaria de Coordenação Política, assumiu cargos na administração paulista e migrou entre legendas ao longo dos anos.