Concurso Unificado de Pernambuco: como fica a situação após suspensão por falta de cotas raciais

Do Diário de Pernambuco

Suspensas por não prever cotas raciais, as inscrições para o Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE) ainda não têm data certa para serem retomadas. O governo estadual enviou um projeto de lei (PL) à Assembleia Legislativa, ontem (10), que amplia o Estatuto de Igualdade Racial do Estado, e agora aguarda a aprovação do texto pelos deputados para dar sequência ao certame.

De acordo com o governo, a proposta altera a lei nº 18.202, de 12 de junho de 2023, e inclui no Estatuto a garantia que 30% das vagas oferecidas em concursos públicos serão reservadas para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas. Para concorrer às vagas, será necessária a autodeclaração do candidato no momento da inscrição no certame.

Por Estadão Conteúdo

Após anunciar sua aposentadoria antecipada do Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (9), o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que vê “com gosto” a ideia de uma mulher ser escolhida para ocupar sua vaga na Corte.

A escolha do novo ministro ou ministra é responsabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, a definição deve ocorrer após a viagem de Lula a Roma, onde participará do Fórum Mundial da Alimentação 2025.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), relator do projeto de lei que regulamenta a licença-paternidade, chegou a um acordo com o governo e apresentou um parecer com mudanças no texto. A proposta é de um aumento gradual no período de licença até chegar a 30 dias, e não mais os 60 propostos inicialmente.

A cada ano serão acrescidos cinco dias de licença, até chegar a 30 dias a partir de 2031. Atualmente, a legislação prevê que o pai terá direito a cinco dias corridos de licença remunerada do trabalho para cuidar do filho recém-nascido. As informações são da CNN Brasil.

Caruaru - IPTU 2026

Serra Talhada, Araripina e Garanhuns foram selecionados na primeira fase do programa AmpliAr, do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), que visa transformar a aviação regional em um motor de desenvolvimento socioeconômico no Brasil. A iniciativa prevê investimentos superiores a R$ 5 bilhões para modernizar até 100 aeroportos, melhorando a conectividade entre o interior e as capitais do país.

“O investimento na aviação regional é essencial para garantir desenvolvimento, turismo e criação de oportunidades em todas as regiões do Brasil. Com o AmpliAr, queremos fortalecer aeroportos estratégicos em Pernambuco, conectando o interior ao futuro”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho. A primeira fase do programa contemplará 19 aeroportos em 11 estados das regiões Nordeste e Amazônia Legal, com leilão marcado para o dia 24 de novembro na B3, em São Paulo. As informações são do portal Aeroin.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Do Diário do Centro do Mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mencionou o nome do desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), como possível indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF). As conversas teriam ocorrido nos últimos meses com pessoas próximas ao presidente. Com informações da coluna da Ana Flor, no GloboNews.

Favreto ficou conhecido por conceder um habeas corpus que quase libertou Lula em julho de 2018, quando o então ex-presidente estava preso na sede da Polícia Federal em Curitiba. A decisão foi dada em regime de plantão e revertida poucas horas depois pelo desembargador Gebran Neto, relator da Lava Jato no TRF-4.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será recebido na segunda-feira (13) pelo Papa Leão XIV, no Vaticano. O encontro, confirmado pela Santa Sé, acontece durante a breve passagem do petista por Roma, onde ele participa do Fórum Mundial da Alimentação e de reuniões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Segundo o comunicado do Vaticano, a audiência será realizada enquanto Lula cumpre agenda oficial ligada à Semana Mundial da Alimentação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). A expectativa é que a conversa aborde temas como segurança alimentar, combate à pobreza, desigualdade social e cooperação internacional, áreas de interesse comum entre o governo brasileiro e o Vaticano. As informações são do jornal O Globo.

Esta será a primeira vez que Lula se encontra com o Papa Leão XIV, sucessor de Francisco. O presidente já havia se reunido anteriormente com João Paulo II, Bento XVI e Francisco, em diferentes mandatos e momentos políticos.

Lula embarcou para a Itália neste sábado (11) e deve retornar ao Brasil ainda na noite de segunda-feira. Ao chegar a Brasília, o presidente deve se reunir com a equipe econômica para discutir a derrota da medida provisória do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), rejeitada pelo Congresso nesta semana, e avançar na escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), após o anúncio da aposentadoria de Luís Roberto Barroso.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Morreu neste sábado (11), aos 79 anos, a atriz Diane Keaton. A revista People confirmou a informação com um representante da atriz, mas a causa da morte não foi informada.

Diane nasceu no dia 5 de janeiro de 1946, em Los Angeles, na California, com o nome de Diane Hall. Sua fama no cinema começou depois de aparecer em “O poderoso chefão”, de Francis Ford Coppola, em 1972, no papel de Kay Adams-Corleone, mulher de Michael Corleone, interpretado por Al Pacino. Em 1974 e 1990, ela voltou a interpretar o papel nas partes II e III do clássico. As informações são do jornal O Globo.

Os favoritos para a vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, anunciada na quinta-feira, reúnem diferentes níveis de apoio no Palácio do Planalto, no Congresso e na própria Corte.

O entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que o advogado-geral da União, Jorge Messias, larga na frente pela maior proximidade com o chefe do Executivo, responsável pela indicação. Já o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) tem o endosso de grande parte da Casa que já presidiu, e que tem a tarefa de votar o nome escolhido, e de uma ala forte no STF. As informações são do jornal O Globo.

Do Jornal do Commercio

A cada 100 domicílios em Pernambuco, pelo menos 35 sofrem com insegurança alimentar. O estado figura o 5º lugar no ranking dos piores índices em todo o país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O dado foi divulgado ontem (10), pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, realizada por meio de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Após o anúncio da governadora Raquel Lyra sobre a suspensão temporária das inscrições do Concurso Público Unificado, com o objetivo de corrigir o edital e garantir as cotas raciais, o deputado federal Felipe Carreras aproveitou o momento para reforçar que Garanhuns seja incluída entre as cidades de aplicação das provas. “Se é momento de corrigir erros, essa é mais uma correção necessária. Garanhuns é a nona cidade mais populosa de Pernambuco e não pode ficar de fora”, afirmou o parlamentar.

O edital atual prevê que as provas sejam aplicadas em dez cidades: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Floresta, Palmares, Petrolina, Recife e Salgueiro. Para Carreras, a exclusão de Garanhuns, um dos principais polos do interior, é uma falha que precisa ser revista.