Israel deporta primeiro de 14 brasileiros da Flotilha Global Sumud

Ao menos 137 ativistas internacionais foram deportados por Israel após a interceptação da Global Sumud Flotilla, missão humanitária que seguia rumo à Faixa de Gaza. A ação, considerada ilegal por organizações de direitos humanos, resultou na detenção de centenas de pessoas, entre elas 14 brasileiros, que seguem presos em uma penitenciária em Neguev, no sul de Israel.

O único integrante da delegação brasileira a ser deportado foi Nicolas Calabrese, educador popular no Rio de Janeiro e militante do PSOL. Com cidadanias argentina e italiana, Calabrese foi enviado para a Turquia com apoio do consulado italiano, que arcou com os custos da passagem. Ainda não há confirmação sobre seu retorno ao Brasil. As informações são do Correio Braziliense.

A assessoria da deputada Luizianne Lins (PT-CE) divulgou uma nota nesta sábado (4), afirmando que a parlamentar segue detida na prisão de Ketziot, depois que a Flotilha onde estava foi interceptada pelo governo de Israel.

“No momento, causam preocupação os relatos recebidos por representantes legais de que parte do grupo estaria sendo privado de água, alimentos e medicamentos, em violação a normas internacionais de direitos humanos e ao direito humanitário que protege missões civis e de ajuda humanitária”, informam. De acordo com a nota, Luizianne optou por não assinar um suposto “documento de deportação acelerada” que teria sido oferecido pelas autoridades israelenses. As informações são da CNN Brasil.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comunicou a aliados que decidiu permanecer no governo Luiz Inácio Lula da Silva mesmo em meio ao processo de expulsão aberto contra ele pelo União Brasil. Segundo interlocutores, o anúncio oficial deve ser feito ao presidente Lula na próxima semana, quando Sabino reforçará a escolha de seguir no cargo. A informação foi inicialmente divulgada pelo jornal “Folha de S. Paulo” e confirmada, em seguida, pelo O Globo.

O movimento ocorre após semanas de indefinição. Desde 18 de setembro, quando a Executiva nacional determinou que todos os filiados deixassem os postos na Esplanada em até 24 horas, o ministro vinha postergando sua saída. Chegou a entregar uma carta de renúncia, mas atendeu a um pedido de Lula para permanecer durante a agenda da COP30 em Belém. A demora levou a direção do União a abrir um processo disciplinar. As informações são do jornal O Globo.

Caruaru - IPTU 2026

Por Letícia Lins
Do portal OxeRecife

Meu querido Mucíolo Ferreira costuma me brindar diariamente com pequenas informações sobre o Santo do Dia. Muito católico, ele gosta de curtir aquela “folhinha” (calendário) que nossos avós mantinham nas paredes, e que associa cada data a um santo diferente. Em alguns casos, ele cita até nomes de pessoas que são ligadas de alguma forma aos santos a que se refere.

E deles não escapa nem mesmo o Anjo da Guarda. Nesta semana, Mucíolo me enviou um texto não sobre um, mas sobre vários anjos da guarda – Haiaiel, Lehahiah, Vehuel, Poiel, Lecabel, Damabiah e muitos outros que eu nem sabia dos nomes – junto com referências quanto aos humanos por eles protegidos: políticos, damas da sociedade, jornalistas, artistas conhecidos, jogadores… Acreditam? Para cada anjo, uma pessoa.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O entardecer na belíssima e histórica Juazeiro, na Bahia, cidade-irmã de Petrolina, neste sábado de fim de semana entre terras pernambucanas e baianas. A vida de quem viaja muito é cansativa, mas proporciona momentos inesquecíveis.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Editorial – Gazeta Pernambucana

Nos últimos dias, o Brasil tem assistido a um surto inquietante: bebidas alcoólicas adulteradas com metanol provocaram intoxicações graves, mortes e um estado geral de comoção. As autoridades se mobilizam, fiscais invadem depósitos, bares são interditados, e o noticiário se ocupa, como deve, da tragédia sanitária que se anuncia. Mas é preciso, com serenidade e espírito crítico, perguntar: por que agora?

Não se trata aqui de negar a gravidade do que está diante de nós. Pelo contrário. O que preocupa é justamente a coincidência entre o surgimento repentino do escândalo, sua propagação veloz na opinião pública e o momento político que atravessamos. Com a retórica de antagonismo internacional, que por tanto tempo serviu de moldura para discursos sobre soberania e resistência, perdendo força após encontros simbólicos em tribunas multilaterais, o foco parece ter voltado para dentro. E, como num passe ensaiado, o inimigo muda de endereço: de fora para dentro, da geopolítica para a geografia urbana.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Do UOL

Alguns adultos têm o costume de dormir com pelúcias, outros guardam com cuidado brinquedos que ganharam na infância e há ainda os que assistem a desenhos infantis em momentos de estresse como forma de “conforto”.

Os hábitos são aparentemente comuns, e inofensivos, mas há um grupo de pessoas que os levam a níveis um pouco mais extremos: elas chupam chupeta, mamam na mamadeira e brincam de boneca.

Da Folha de Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, na manhã deste sábado (4), que aumentou para 12 o número de suspeitas de intoxicação por consumo de bebidas alcoólicas adulteradas por metanol no estado.

Três casos estão sendo investigados em Lajedo, no Agreste, sendo dois óbitos e um paciente com sequelas oculares. Em João Alfredo, também no Agreste, um paciente do sexo masculino, de 30 anos, faleceu no dia 30 de setembro.

Outras suspeitas foram registradas nas cidades de Cedro, Recife, Ipojuca, Lagoa do Ouro, Caruaru e Garanhuns. Em Olinda, a SES-PE confirma apenas um caso em investigação. No entanto, a Secretaria de Saúde do município informou, na manhã deste sábado, mais uma possível paciente intoxicada.

O órgão estadual já descartou um caso. O paciente é um homem, de 30 anos e nome não divulgado, morador de Gravatá. Os laudos dos exames realizados não forneceram alterações compatíveis com “intoxicação exógena”, nome técnico para a ingestão de substâncias por meio de alimentos, bebidas, absorção pela pele ou inalação.

A Câmara Municipal de Cotia decidiu, ontem (3), cassar o mandato de Alexandre Frota (PDT), em decorrência de um processo em que foi condenado por calúnia e difamação contra o então deputado federal Jean Wyllys, em 2023.

Na decisão, o presidente da Casa, vereador Osmar Danilo da Silva (Republicanos), justificou que a cassação se baseia na Constituição Federal e na Lei Orgânica do município. “Em razão da condenação criminal por crime doloso, com sentença definitiva e irrecorrível proferida nos autos do processo da Queixa-Crime”, começa. As informações são da CNN Brasil.

Pesquisadores em Campina Grande, na Paraíba, desenvolveram uma forma rápida de identificar a contaminação por metanol. Garantir a qualidade das bebidas destiladas é o foco dos pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba. Eles criaram um método rápido e barato para saber se alguma delas está contaminada com metanol.

O equipamento emite luz infravermelha na garrafa, que pode estar lacrada. A luz provoca uma agitação nas moléculas, e um software recolhe os dados, interpreta as informações e identifica qualquer substância que não faz parte da composição original da bebida, desde o metanol até a adição de água, para fazer o produto render mais. A pesquisa começou analisando cachaça, mas pode ser usada para outros destilados. As informações são do Jornal Nacional