Câmara impõe derrota ao governo, avança com anistia e vai decidir se dá perdão ou reduz penas

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (17) um requerimento de urgência de projeto que anistia os condenados pelos atos golpistas. Os parlamentares discutirão, a partir de agora, se aprovarão um perdão amplo, que envolva até o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ou uma redução das penas, como negociado nos bastidores com alas do STF (Supremo Tribunal Federal).

A aprovação da urgência é uma derrota para o governo Lula (PT), que atuava para evitar o avanço dessa pauta. Com a condenação do ex-presidente pelo Supremo na semana passada, aumentou a pressão de bolsonaristas sobre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para, enfim, pôr o tema para análise do plenário. As informações são da Folha de S. Paulo.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A deputada estadual Roberta Arraes (PP) pediu à governadora Raquel Lyra a instalação do Programa Casa das Juventudes em Araripina, no Sertão do Araripe. Em discurso na Assembleia Legislativa, ela afirmou que o município reúne todas as condições para receber o equipamento, já implantado em outras cidades do Estado. “Araripina é uma cidade polo do Sertão do Araripe, com grande vocação econômica, cultural e educacional. A juventude araripinense é vibrante, participativa e merece políticas públicas estruturantes que transformem sonhos em realidade”, disse.

A parlamentar ressaltou que o município se consolidou como polo educacional com a Autarquia Educacional do Araripe (AEDA), a Faculdade de Medicina e diversos polos universitários que atraem estudantes de toda a região. Ela destacou ainda que a gestão municipal assinou termo de compromisso com o Governo do Estado para garantir a contrapartida necessária.

Roberta lembrou também que o Conselho Municipal de Juventude está ativo e funcionando, em articulação com a Secretaria de Turismo e Juventude. “Investir na juventude é investir no futuro de Pernambuco. Tenho confiança de que a governadora Raquel Lyra e a secretária Yanne Teles darão prioridade a este pleito, que é justo, necessário e urgente para os jovens do nosso Sertão”, concluiu.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) foi marcada, nesta quarta-feira (17), por críticas do deputado Gilmar Júnior (PV) ao governo estadual. Na presença da secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, o parlamentar afirmou que o Executivo precisa dar mais atenção à área e citou problemas recentes em hospitais da rede.

Gilmar, que também preside o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), lembrou o acidente ocorrido no último dia 6, quando um elevador do Hospital da Restauração despencou, deixando uma funcionária ferida. Ele também divulgou em suas redes sociais imagens de um elevador do Hospital Agamenon Magalhães, no Recife, que, segundo ele, estaria em condições precárias.

Na reunião, o deputado disse que a situação da saúde em Pernambuco exige medidas urgentes. “A saúde no Estado de Pernambuco está ruim. Se os senhores acham que está boa, aí o problema está grave”, afirmou, durante sua fala aos integrantes da comissão.

Gilmar Júnior é autor do Projeto de Lei nº 3279/2025, que determina a revisão dos elevadores de hospitais a cada 30 dias e a realização de fiscalização anual obrigatória. A proposta, que tramita na Comissão de Justiça da Alepe, tem como objetivo reforçar a segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

Caruaru - Super Refis

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu pautar a votação da urgência da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 nesta quarta-feira (17).

“Vamos hoje pautar a urgência de um projeto de lei do deputado Marcelo Crivella para discutir o tema. Se for aprovada, um relator será nomeado para que possamos chegar, o mais rápido possível, a um texto substitutivo que encontre o apoio da maioria ampla da casa”, afirmou em uma rede social. As informações são do g1.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), criticou nesta quarta-feira (17) o deputado Federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

A crítica ocorreu durante a sessão do plenário do Senado.

Alcolumbre disse que não dá para um deputado ficar nos Estados Unidos instigando o país contra o Brasil. Afirmou ainda que não dá para “aguentar essas agressões calado”. As informações são do g1.

Palmares - Natal Encantado 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (17) que todo o transporte, deslocamento e escolta do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar, seja realizado exclusivamente pela Polícia Federal ou pela Polícia Penal, conforme a necessidade da situação. A decisão exclui a participação de agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que permanecerão responsáveis apenas pela segurança dos familiares do ex-presidente.

Na segunda-feira, Moraes pediu explicações à Polícia Penal do Distrito Federal, controlada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), aliado de Bolsonaro, explicasse o motivo de Bolsonaro não ter sido transportado de volta de forma “imediata” após ter sido liberado do hospital, onde havia realizado exames. As informações são do jornal O Globo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou nesta quarta-feira, 17, que não pretende concorrer a presidente em 2026. A fala ocorreu durante um evento em Araçatuba, no interior do estado.

— Não, eu pretendo concorrer à reeleição — disse ele.

Apesar de ele já ter declarado inúmeras vezes que não substituirá Jair Bolsonaro (PL) nas urnas, esta é a primeira vez que ele reafirma o compromisso desde a condenação do ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por liderar a “trama golpista”. As informações são do jornal O Globo.

Ipojuca - Acerte as contas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em entrevista exclusiva à BBC News Brasil e à BBC News, que vetará a proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) caso o Congresso Nacional aprove um projeto de lei que tramita no Parlamento e que pode ir a votação nos próximos dias.

“Se viesse pra eu vetar, pode ficar certo de que eu vetaria. Pode ficar certo que eu vetaria”, disse Lula. A entrevista foi concedida na manhã desta quarta-feira (17/9), no Palácio da Alvorada.

A declaração de Lula acontece em meio a uma intensa movimentação no Congresso Nacional organizada pela ala bolsonarista que pressiona o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a colocar o texto em votação. As informações são da BBC News Brasil.

Por Larissa Rodrigues – Repórter do blog

Este blog publicou uma matéria com exclusividade ontem (16), informando que dez funcionários da Companhia de Habitação e Obras de Pernambuco (Cehab) haviam sido demitidos nos últimos dias (veja aqui).

O motivo foi uma suposição da gestão da governadora Raquel Lyra (PSD) de que todos eram infiltrados do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Após a repercussão do texto, pessoas exoneradas procuraram este blog para informar que o número de demitidos é bem maior. Entre 30 e 35 trabalhadores perderam seus empregos.

O Recife Expo Center sedia nesta quinta-feira (18) a 17ª edição do Congresso de Gestão de Pessoas de Pernambuco (Congepe), considerado o maior evento do setor no Estado. Com o tema “Experiência Humana em Transformação: Conectando Tecnologia e Comportamento”, a programação pretende reunir cerca de 800 congressistas, entre gestores de Recursos Humanos, executivos, líderes de equipes e estudantes.

As atividades acontecem das 8h30 às 20h, distribuídas em seis trilhas temáticas: Atração e Seleção, Carreira, Aprendizagem, Saúde Integral, Liderança Inspiradora e People Analytics. Entre os destaques estão a participação da executiva internacional de RH Ana Tomazelli, da presidente da ABRH Brasil, Leyla Nascimento, do CEO da Carvalheira, Victor Carvalheira, e do médico especialista em Medicina do Esporte Eugênio Musakk. À tarde, a psicóloga Mafoane Odara conduz painel sobre liderança e diversidade.

A programação cultural inclui a apresentação do grupo As Sambadeiras na abertura e da cantora Joyce Alane no encerramento. Consolidado como espaço de debates sobre gestão e inovação, o Congepe também funciona como ambiente de networking entre profissionais do setor público e privado.