Ex-secretário Newton César foi encontrado em Olinda

O ex-secretário Newton César, que integrou a gestão de Joaquim Francisco no governo de Pernambuco e de Totonho Valadares em Afogados da Ingazeira, foi encontrado na noite desta quarta-feira (3) em Olinda. Segundo familiares, ele foi encaminhado ao Hospital Português, no Recife, para avaliação médica.

Mais cedo, a família havia informado o desaparecimento de Newton, que havia sido visto pela última vez por volta das 11h30, em uma oficina de carros no bairro da Madalena, no Recife, dirigindo um Creta branco de placa SOQ5B09. A última localização do veículo tinha sido registrada às 15h30, no sentido de Abreu e Lima.

Até o momento, a família não repassou novos detalhes sobre seu estado de saúde.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Acabou há pouco, em São Caetano, no Agreste Central, a noite de autógrafos do meu livro “Os Leões do Norte”, pela editora Eu Escrevo. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores, por iniciativa do prefeito Josafá Almeida (PRD), em parceria com o secretário de Administração e Segurança Pública, Jobson Almeida (pré-candidato a deputado estadual).

Toritama - Tem ritmo na saúde

O presidente Lula (PT) afirmou a integrantes da cúpula do União Brasil que se opõe ao avanço do projeto de anistia para os condenados do 8 de Janeiro no Congresso Nacional.

Em almoço no Palácio da Alvorada nesta quarta-feira (3), com ministros do partido e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP), o presidente pediu empenho contra a aprovação de indulto aos participantes dos atos golpistas que culminaram na depredação das sedes dos três Poderes em 2023.

Ainda segundo relatos, a avaliação foi de que a aprovação do projeto, que beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), significaria uma rendição ao presidente dos EUA, Donald Trump. O governo americano impôs sanções econômicas ao Brasil, alegando ser uma resposta ao julgamento do ex-presidente no STF (Supremo Tribunal Federal). As informações são da Folha de S. Paulo.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (3) projeto que institui o Sistema Nacional de Educação, uma espécie de “SUS da Educação”.

O texto — que estabelece cooperação entre os governos federais, estaduais e municipais na criação e realização de políticas nacionais na educação — volta agora ao Senado Federal.

A matéria é de autoria do senador Flávio Arns (PT-PR) e teve relatoria do deputado Rafael Brito (MDB-AL). Na Câmara, o substitutivo acatado pelo relator foi aprovado por 347 a 89. Os destaques foram rejeitados. As informações são da CNN Brasil.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que enxerga as movimentações por uma anistia aos condenados pelos atos do 8 de Janeiro de 2023 com preocupação. Haddad também criticou o posicionamento do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por ter afirmado não confiar nas instituições do Judiciário.

— Quando você vê que hoje no Brasil tem pessoas que não têm apreço pela democracia, quando você ver o governador do estado de São Paulo dizer que não confia nas instituições, na Justiça, que tem que perdoar quem tentou um golpe de Estado, quando você vê uma mobilização de partidos ultraconservadores no Congresso, você fica preocupado — disse o ministro. As informações são do jornal O Globo.

Palmares - Natal Encantado 2025

O Elevador da Glória descarrilou nesta quarta-feira (3) em Lisboa, Portugal, deixando 15 mortos, disse um porta-voz do serviço médico de emergência.

Outras 18 pessoas ficaram feridas e foram levadas ao serviço médico; cinco estão em estado grave.

O bondinho, capaz de transportar até 42 pessoas, é um dos ícones da cidade, além de ser muito frequentado por turistas. As informações são da CNN Brasil.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ex-secretário Newton César, que integrou a gestão de Joaquim Francisco no governo de Pernambuco e de Totonho Valadares em Afogados da Ingazeira, está desaparecido desde a manhã desta quarta-feira (3), no Recife. De acordo com familiares, ele foi visto pela última vez por volta das 11h30, em uma oficina de carros no bairro da Madalena, dirigindo um Creta branco de placa SOQ5B09. A última localização do veículo foi registrada às 15h30, seguindo no sentido de Abreu e Lima. Segundo a família, Newton não utiliza celular, e informações podem ser repassadas aos filhos Clarissa (81 99954-9808) e Marcelo (81 99103-2700).

A Prefeitura de Olinda empossou, nesta quarta-feira (3), 72 novos professores que passam a integrar a rede municipal de ensino. Com a nomeação, o município ultrapassa a marca de 900 docentes convocados, sendo quase 700 apenas em 2025, na gestão da prefeita Mirella Almeida. Os profissionais chegam em um momento de avanço na educação local: em 2024, Olinda superou as médias estadual e nacional de alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental, com 62,29% dos alunos alfabetizados, contra 60,8% em Pernambuco e 59,2% no Brasil, segundo o Ministério da Educação.

Na mesma data, a gestão municipal entregou a pavimentação da Travessa Sarapião, no bairro do Amaro Branco. A solenidade contou com a presença da prefeita Mirella Almeida, do vice-prefeito Chiquinho, do assessor especial da Casa Civil do Estado e ex-prefeito de Olinda, Professor Lupércio, além da secretária de Obras, Cláudia Peregrino, do vereador Jesuíno Araújo e de Robson Gomes, assessor do deputado federal Túlio Gadelha.

Durante a inauguração, a prefeita destacou os desafios enfrentados pela cidade e a continuidade das obras. “A gente vai estar andando em cada canto da cidade, nos becos, vielas e avenidas principais, para fazer mais e melhor. Passamos por uma quadra chuvosa histórica, mas seguimos com fé, vontade de trabalhar e resiliência para avançar”, afirmou. Já o professor Lupércio lembrou que o termo de serviço da pavimentação foi assinado em sua gestão e ressaltou a importância das entregas nos primeiros meses de governo de Mirella Almeida.

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realiza, nesta quinta-feira (4), às 10h, uma audiência pública semipresencial para discutir a assistência primária no tratamento da obesidade e na prevenção de doenças crônicas. A iniciativa é fruto de requerimento do deputado federal Coronel Meira (PL-PE), membro do colegiado, e tem como objetivo reunir especialistas e representantes da sociedade para ampliar o debate sobre políticas públicas voltadas à saúde preventiva.

Segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), do Ministério da Saúde, cerca de 35% da população brasileira apresenta algum grau de obesidade. Em 2024, o número de pessoas diagnosticadas chegou a 9 milhões. A classificação é feita com base no Índice de Massa Corporal (IMC), calculado a partir do peso e da altura. “A realização desta audiência será oportuna e necessária, para que sejam discutidos os meios de ampliar o acesso ao tratamento da obesidade na atenção primária, reduzindo complicações e os custos de internações e tratamentos de longo prazo”, afirmou Coronel Meira.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou, nesta quarta-feira (3), o deputado federal Aluísio Mendes (Republicanos-MA) para presidir comissão especial que analisa a PEC da Segurança Pública.

Já a relatoria do colegiado, segundo Hugo, fica com Mendonça Filho (União Brasil-PE); ele já havia relatado a proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde se apreciou a admissibilidade do projeto. As informações são da CNN Brasil.