Um gesto de Arraes inesquecível

Com o ex-governador Miguel Arraes, tive uma relação de altos e baixos, embora muitos tenham tentado tumultuar minha relação com ele como fonte e autoridade. Nunca esqueço o gesto dele em visitar a sucursal do Diário de Pernambuco em Brasília, dirigida por mim, no final da década de 80, na companhia do ex-deputado Luiz Piauhylino. O registro é do meu baú.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) denunciou que o estado registrou, no último final de semana, quase 40 homicídios, configurando o período mais violento de 2025 até agora. Os crimes ocorreram em diversas regiões, em grande parte relacionados à disputa entre facções criminosas, que seguem ampliando sua atuação no estado. De acordo com dados oficiais, Pernambuco ocupa hoje a segunda posição no país em número de facções, atrás apenas da Bahia.

Para o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, a situação expõe um colapso da segurança pública e exige medidas urgentes. “O que vimos neste fim de semana não é um episódio isolado, mas o retrato do colapso da segurança pública em Pernambuco. A Polícia Civil continua sendo o elo central para investigar, desarticular facções e prender líderes criminosos. Mas sem condições de trabalho, sem valorização e sem uma Lei Orgânica que modernize a instituição, ficamos enxugando gelo diante do avanço do crime organizado”, afirmou.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Anthony Santana – Blog da Folha

Com presença do presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, a governadora Raquel Lyra (PSD) inaugurou a nova sede da legenda em Pernambuco, no 34º andar do empresarial Charles Darwin, no bairro da Ilha do Leite, no Recife.

Na ocasião, a governadora abonou a ficha de filiação do 70° prefeito da sigla, Dr Evaldo Bezerra, da cidade de Mirandiba, no Sertão pernambucano, que deixou o PSB, partido presidido nacionalmente pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), principal opositor de Raquel Lyra.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

As oito embarcações militares dos Estados Unidos, que navegavam em águas do Caribe a caminho da América Latina, já estão se dirigindo à Venezuela, disse nesta segunda-feira (1º) o presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Ele prometeu que o país entrará em uma “luta armada” se for agredido.

Em uma rara entrevista coletiva concedida à imprensa, Maduro afirmou que os navios de guerra, além de um submarino, “apontam” para o território venezuelano e portam, no total, 1.200 mísseis, também todos direcionados à Venezuela.

Ele chamou o envio das embarcações de “a maior ameaça à América Latina do último século” e afirmou que a Venezuela não se curvará a ameaças. As informações são do g1.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu não comparecer ao julgamento do plano de golpe que começa nesta terça-feira (2), na Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal). A informação foi confirmada pelos advogados Celso Vilardi e Paulo Cunha Bueno.

A defesa diz que o ex-presidente gostaria de ir ao STF, mas as condições de saúde prevaleceram para que ele, que está em prisão domiciliar, decidisse não comparecer às sessões que podem condená-lo a mais de 40 anos de prisão por acusação de tramar um golpe de Estado.

A ida de Bolsonaro ao STF dividiu seu entorno. Advogados, médicos e familiares recomendaram que ele ficasse em casa e assistisse pela TV por causa da saúde. Já aliados políticos defendiam que o ex-presidente comparecesse para passar um recado político. As informações são da CNN Brasil.

Palmares - Natal Encantado 2025

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), negou, nesta segunda-feira (1º), que tenha falado com o presidente Lula (PT) a respeito da cassação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que está autoexilado nos Estados Unidos.

“Tenho uma ótima relação com o presidente Lula. Todas as vezes em que nos encontramos, tratamos de diversos assuntos de interesse do país, mas esse especificamente não foi um assunto tratado entre nós. Até porque, quando o presidente da Câmara encontra o presidente da República, existem outras pautas muito mais importantes a serem tratadas”, disse em evento no Recife ao jornalista Ricco Viana. As informações são da Folha de S. Paulo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Blog da Folha

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) cassou, nesta terça-feira (1º), a liminar que havia determinado o retorno do deputado Diogo Moraes (PSB) à presidência da CPI da Publicidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Com a decisão, a deputada Débora Almeida (PSDB) reassume a liderança do PSDB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Débora Almeida afirmou que recebeu a decisão com alegria. Ela disse esperar que a presidência da Alepe reestabeleça as posições anteriores ocupadas por ela e pelo partido.

Nesta segunda-feira (1º), dia em que o Jornal Nacional comemora seus 56 anos, a edição de aniversário será marcada também pelo anúncio da despedida de William Bonner, o âncora com mais tempo à frente da bancada do JN. São 29 anos como apresentador e 26 anos acumulando também a função de editor-chefe. William ficará no comando do telejornal até 3 de novembro, quando César Tralli assumirá o posto de âncora ao lado de Renata Vasconcellos.

Como editora-chefe do JN, assumirá a atual editora-chefe adjunta do JN e parceira de Bonner há seis anos nesta função, Cristiana Sousa Cruz. E, a partir do ano que vem, William Bonner se juntará à Sandra Annenberg na apresentação do Globo Repórter.

Para estar à frente do Jornal Hoje, foi convidado Roberto Kovalick, e Tiago Scheuer passará a comandar o Hora Um, abrindo o dia com as primeiras notícias. As informações são do g1.

Às vésperas do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos demais réus no caso da trama golpista, que acontece a partir desta terça-feira (2), o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que em breve o Brasil vai “empurrar o extremismo para a margem da história” e viver novo ciclo de maior ponderação na política.

“Na democracia a regra é quem ganha leva, quem perde não fica despojado dos seus direitos e pode concorrer. O que me preocupa é o extremismo. Acho que em breve nós vamos empurrar o extremismo para a margem da história e teremos uma política em que estarão presentes conservadores, liberais, progressistas, como a vida deve ser”, afirmou o ministro nesta segunda (1°), em entrevista a jornalistas após palestra na PGE-RJ (Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro). As informações são da Folha de S. Paulo.

O engenheiro Douglas Nóbrega assumiu, nesta segunda-feira (1º), a presidência da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em substituição ao advogado Alex Campos, que retorna a Brasília para novos desafios profissionais. Campos foi o 21º presidente da estatal desde a sua fundação, há 54 anos, e ocupou o cargo por dois anos.

A transição ocorreu de forma tranquila, já que Nóbrega exercia a função de diretor de Engenharia e Sustentabilidade da empresa. Em sua posse, destacou que manterá o ritmo da gestão anterior, garantindo a continuidade dos projetos em execução.

“Já atuávamos em sintonia sob o comando da governadora Raquel Lyra e de Alex Campos, e vamos continuar assim, com intensidade, mas sem grandes mudanças internas, para que as ações já planejadas não sofram descontinuidade. Vamos seguir acelerando nosso ritmo de trabalho para realizar as entregas que a população precisa, além do desafio da nova Compesa, a partir da concessão parcial dos seus serviços. De Alex, fica um grande legado de trabalho e de integração da equipe”, afirmou Douglas Nóbrega.