Sérgio Colin celebra investimentos anunciados por Raquel para Toritama

Durante a plenária “Ouvir para Mudar”, realizada nesta quarta-feira (27) em Santa Cruz do Capibaribe, a governadora Raquel Lyra anunciou um pacote de ações para Toritama. Entre elas, a autorização para abrir licitação da Seção do Corpo de Bombeiros, orçada em mais de R$ 5 milhões, e a adequação e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), com investimento de R$ 1,7 milhão.

Segundo a Prefeitura, a obra na ETA deve beneficiar cerca de 40 mil moradores, reduzindo o regime de rodízio, melhorando a qualidade da água e enfrentando o colapso no abastecimento em bairros como Deus é Fiel, Colorado, Vila São Benedito, Oncinhas e Antão. A governadora também confirmou a contratação do projeto da Variante de Toritama, considerada estratégica para a mobilidade no Polo de Confecções, com expectativa de lançamento da licitação em setembro.

O prefeito Sérgio Colin (PP) afirmou que as medidas atendem demandas antigas do município e do Agreste. “O Corpo de Bombeiros é um sonho antigo e agora será realidade. A ampliação da Estação de Tratamento de Água vai dar mais qualidade de vida a milhares de famílias. E a confirmação da variante, com previsão de licitação em setembro, é uma notícia que muda o futuro da nossa cidade e do Polo de Confecções”, disse.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Cenas de uma confusão generalizada puderem ser vistas durante intervalo do show de Priscila Senna no Marco Zero. O tumulto foi observado pela reportagem da Folha de Pernambuco na avenida Marquês de Olinda, que dá acesso ao local do evento.

Nas imagens, é possível ver grupos correndo pela via, enquanto policiais militares se movimentam para identificar os causadores. As informações são da Folha de Pernambuco.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O Senado aprovou nesta quarta-feira (27) o projeto sobre a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais, o chamado “PL (Projeto de Lei) da adultização”.

O texto, aprovado com amplo apoio e de forma simbólica, segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A Casa já havia aprovado a proposta no fim do ano passado, mas, por ter sofrido mudanças na Câmara, a matéria retornou para a análise dos senadores. As informações são da CNN Brasil.

Caruaru - Super Refis

A Prefeitura de Paudalho realizou, nesta quarta-feira (27), um dia de atividades para estudantes da rede municipal que integram o público-alvo da Educação Especial. A ação, promovida pela Secretaria de Educação e Juventudes e pela Gerência de Desenvolvimento Educacional (GDE), integrou a programação da Semana da Pessoa com Deficiência e valorizou a inclusão por meio de vivências educativas.

O encontro ocorreu na Fazenda Sol Nascente e, segundo a gestão municipal, ofereceu experiências sensório-motoras, contato com animais e momentos de socialização. As práticas foram acompanhadas por profissionais de apoio escolar, garantindo a segurança e estímulos adequados ao desenvolvimento dos alunos.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), entidade ligada ao irmão do presidente Lula (PT), será alvo de um Procedimento Administrativo de Responsabilização (PAR) da Controladoria-Geral da União (CGU) por causa da “farra do INSS”.

Como mostrou a coluna, a Controladoria se prepara para abrir uma série de Procedimentos Administrativos de Responsabilização (PARs) contra 38 entidades suspeitas de terem realizado descontos indevidos de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). As informações são do Metrópoles.

Palmares - Natal Encantado 2025

No programa A História da Foto, pilotado pelo meu amigo Santana, de Brasília, na TV Gazeta News, de Maceió, um recorte preciso da minha entrevista sobre a euforia do ex-deputado Fernando Lyra quando soube que Marco Maciel havia decidido apoiar a candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República contra Paulo Maluf, em 1985. O relato está na biografia O Estilo Marco Maciel, de minha autoria.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27) a recondução do procurador-geral da República, Paulo Gonet, para mais um mandato de dois anos no cargo.

Gonet assumiu a Procuradoria-Geral da República (PGR) em dezembro de 2023. Seu atual mandato, portanto, duraria até dezembro deste ano. Lula, porém, decidiu antecipar a recondução em alguns meses. As informações são da Agência Brasil.

Ipojuca - Acerte as contas

Por Maysa Sena – Blog da Folha

Em visita à Usina Cucaú, em Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, nesta quarta-feira (27), a governadora Raquel Lyra ressaltou a importância da união entre o governo estadual e os municípios para o desenvolvimento da região.

Durante o discurso, ela afirmou que o trabalho conjunto tem sido prioridade em sua gestão e diferenciou sua postura da de governos anteriores. “O futuro ainda vai ter muita coisa, mas tem muita coisa que já está autorizada agora. É por isso que tem tanto prefeito aqui. Esses prefeitos estão trabalhando junto com a gente. Eu não uso eles para tirar retrato, para sair na televisão, embora eu goste muito disso. Mas o que a gente faz é trabalhar junto, porque eu fui prefeita e eu não tive apoio do governo de Pernambuco”, declarou.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ampliou o prazo para que a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifeste sobre as explicações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação a um possível descumprimento de medidas cautelares e tentativa de fuga.

O prazo, que acabaria nesta quarta-feira (27), agora se estende até a próxima segunda-feira (1º). As informações são da CNN Brasil.

Lideranças do Centrão e do próprio PL minimizaram os impactos que uma eventual candidatura de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) à Presidência pode ter sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

A avaliação predominante é que Tarcísio segue como o nome favorito da direita para disputar o Palácio do Planalto em 2026. Além disso, há a expectativa de que Eduardo esteja inelegível até lá. A leitura é de que o deputado será condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na ação que investiga sua atuação nos Estados Unidos para coagir autoridades brasileiras no contexto da tentativa de golpe de Estado. As informações são do jornal O GLOBO.