Lula acusa Trump de querer acabar com multilateralismo

Com informações da CNN e do Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (3) que os Estados Unidos querem acabar com o multilateralismo e voltar a negociar diretamente com cada país, o que, segundo ele, coloca os mais fracos em desvantagem. Lula ressaltou ainda que não esquece que os EUA “também já ajudaram a dar golpe” no Brasil.

Sobre a relação comercial do Brasil com os EUA e o mundo, Lula disse: “O Brasil, hoje, não é tão dependente como já foi nos Estados Unidos. O Brasil tem uma relação comercial muito ampla, no mundo inteiro. A gente está muito mais tranquilo do ponto de vista econômico. Mas, obviamente, que eu não vou deixar de compreender a importância da relação diplomática com os Estados Unidos, que já dura 200 anos.”

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Da CNN Brasil

A poucos meses do início oficial da campanha presidencial de 2026, pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (3) mostra que o perdão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a seus aliados condenados ou investigados por envolvimento em ações golpistas é amplamente reprovado pela população.

Segundo o levantamento, 61% dos eleitores não votariam em um candidato que se comprometesse a livrar o ex-presidente de punições. Apenas 19% afirmaram que certamente votariam em alguém com essa proposta, enquanto 14% disseram que talvez o fizessem. Outros 6% não souberam responder.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) elevou o tom contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao chamá-lo de “cachaceiro sem vergonha”, durante um ato bolsonarista realizado em Belém (PA) hoje.

Entre os termos usados, ela também classificou o petista como “irresponsável” e “mentiroso”. “Ele [Lula] não é macho para assumir as suas falas”, afirmou. “Lula está mandando nossas riquezas para fora, fazendo aliança com comunistas e ditadores. Isso não vamos aceitar”, discursou Michelle, em cima de um carro de som. As informações são do Jornal do Commercio.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Do g1

Um estudo da Microsoft apontou que profissões que dependem fortemente de linguagem, produção de conteúdo, áreas de computação, matemática, comunicação ou tarefas repetitivas ligadas a informações têm maior probabilidade de serem impactadas por modelos de linguagem de inteligência artificial. Já aquelas que exigem trabalho manual, operação de máquinas ou atividades físicas apresentam um potencial de impacto significativamente menor.

A pesquisa “Working with AI: Measuring the Occupational Implications of Generative AI” (“Trabalhando com IA: medindo as implicações ocupacionais da inteligência artificial generativa”, em tradução livre), focada no mercado de trabalho nos Estados Unidos, foi publicada em 22 de julho como pré-print, quando ainda não houve revisão de outros especialistas.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Estadão Conteúdo

Cumprindo medidas cautelares e sem poder sair de casa, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu 37,6 mil apoiadores na Avenida Paulista neste domingo (3), por meio de aliados que convocaram as manifestações em São Paulo e em várias cidades brasileiras.

A estimativa é do Monitor do Debate Público do Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), que fez o levantamento a partir de fotos aéreas em diversos momentos do ato. A margem de erro é de 12%, o que faz com que o número possa variar entre 33,1 mil e 42,1 mil participantes.
De acordo com estimativa feita pelo Monitor do Debate Público do Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), um total de 37,6 mil apoiadores do ex-presidente Bolsonaro estiveram na Avenida Paulista neste domingo

Palmares - Natal Encantado 2025

Há pouco, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, usou as suas redes sociais para agradecer as manifestações de apoio que recebeu dos diversos segmentos da sociedade pernambucana, diante das pressões do governador do Ceará para afastá-lo. Clique e confira!

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Flávio Chaves*

O que era promessa se confirmou com brilho e emoção na madrugada deste domingo, 3 de agosto. O pernambucano Rafael Câmara, aos 19 anos, escreveu uma das páginas mais marcantes do automobilismo brasileiro ao vencer a corrida principal do GP da Hungria e sagrar-se campeão da Fórmula 3 com uma etapa de antecedência. Um feito gigante, digno de quem carrega no peito o talento nato e, nas veias, o sangue quente do Recife.

Piloto da equipe Trident, Rafael cruzou a linha de chegada em Budapeste com a leveza de quem venceu muito mais do que uma prova: venceu o tempo, os obstáculos, a distância da família, a dureza da estrada — e consagrou uma trajetória construída com suor, persistência e fé no sonho.

Do Correio Braziliense

O recém-empossado presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, afirmou neste domingo (3) que a legenda precisa se preparar para manter seu projeto político mesmo após a saída do presidente Luiz Inácio Lula da Silva das disputas eleitorais. Durante o encontro nacional do partido, em Brasília, que contou com a presença de Lula e de 11 ministros, Edinho disse que a sucessão não se dará em torno de um nome, mas sim da força institucional do PT.

“Essa eleição (de 2026) é de fato a mais importante da nossa vida. Temos a responsabilidade de construir o partido para quando o presidente Lula não estiver mais nas urnas disputando o projeto. Ele nos deixa um legado fundamental, mas sempre disputou eleições em momentos de crise. Após 2026, por direito ao descanso, não teremos mais. O seu substituto não será um nome, mas o PT”, declarou.

Do g1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste domingo (3) que, se estiver com 100% de saúde, disputará a reeleição em 2026. Presidente discursou durante encerramento do evento nacional do PT, em Brasília.

“Para ser candidato tenho que ser muito honesto comigo. Preciso estar 100% de saúde. Para eu me candidatar e acontecer o que aconteceu com Biden, jamais. Jamais eu irei enganar o partido e o povo brasileiro”, disse. “Se eu for candidato eu não vou disputar, eu vou ser candidato pra ganhar as eleições”, afirmou o presidente.

Da CNN Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo que depende mais do Congresso Nacional para governar do que o parlamento depende dele.

A declaração foi feita durante a cerimônia de posse do novo presidente do PT, Edinho Silva, e do diretório nacional do partido, em Brasília. “Eu preciso mais do Congresso do que ele de mim”, declarou.