Alepe publica manifesto em apoio a Danilo Cabral na Sudene

Por Ricco Viana
Do Blog da Folha

Em resposta às movimentações políticas que sugerem a saída do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, do comando da autarquia, deputados estaduais de Pernambuco divulgaram um manifesto público ontem defendendo sua permanência à frente da instituição. A nota foi assinada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), em defesa do que considera uma gestão marcada por resultados concretos e reposicionamento estratégico da instituição.

A reação ocorre um dia após virem à tona rumores sobre articulações envolvendo políticos do Ceará e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), com o objetivo de substituir Danilo Cabral no comando da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Parlamentares e representantes da sociedade civil em Pernambuco passaram a se mobilizar em apoio ao ex-deputado e ex-ministro, nomeado para a Sudene em junho de 2023.

Por André Bolota*

Os constantes ataques à direita e ao conservadorismo tem mostrado algo muito além do que a tradicional e esperada oposição da esquerda. O que temos acompanhado é uma ala de motim e birra do movimento “pseudo-conservador”. Chega a ser difícil de acreditar na divisão que um pequeno núcleo vem causando.

Além de um silêncio ensurdecedor diante dos constantes ataques ao presidente Bolsonaro e a lideranças queridas em todo país, esse grupo demonstra uma das principais características dos traidores: a aproximação por conveniência, até mesmo com opositores, que possam trazer os benefícios desejados. Os ataques gratuitos a alguns nomes verdadeiramente reconhecidos e queridos, parecem ser parte de um cenário de desespero e luta para que os holofotes não se apaguem em suas trajetórias políticas.

Ipojuca - No Zap

Por Andreza Matais
Do Metrópoles

A cúpula do União Brasil bateu o martelo e vai entregar dois dos ministérios que ocupa no governo Lula. O desembarque deve ocorrer já em setembro. Dos três ministros indicados pelo União, apenas Celso Sabino (Turismo) é filiado à sigla. O Metrópoles apurou que, nesse caso, ele será expulso da legenda se permanecer no governo como cota pessoal de Lula.

Outro que terá que entregar o cargo é Frederico Siqueira (Comunicações). Ele não tem filiação partidária, mas só está no ministério por imposição do União. A determinação partidária, contudo, não deve alcançar Waldez Góes (Integração Nacional). Embora filiado ao PDT, o ministro só está no posto porque o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), quer. E ninguém no União Brasil mexe com os cargos de Alcolumbre — nem mesmo o poderoso presidente da sigla, Antonio Rueda.

Caruaru - IPTU 2026

Um ônibus que transportava integrantes de uma torcida organizada do Bahia tombou no Km 138 da BR-101, no município de Ribeirão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. O destino do veículo era a Ilha do Retiro, onde neste sábado (2) ocorreu a partida entre Sport x Bahia, pela Série A do Campeonato Brasileiro.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, que foi acionada para a ocorrência por volta das 14h10, o motorista do ônibus perdeu o controle do veículo e tombou na pista. O condutor do veículos e alguns passageiros ficaram feridos, a princípio sem gravidade. As oito vítimas — sendo duas em estado mais grave — foram socorridas pelo Samu e inicialmente levadas para o Hospital Regional de Escada. As informações são da Folha de Pernambuco.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O presidente da Câmara de Arcoverde, Luciano Pacheco (MDB), convocou, há pouco, pela TV LW, a população para o lançamento do livro “Os Leões do Norte”, na próxima quinta-feira, às 19h, no plenário da Casa.

Durante o anúncio do evento, Pacheco destacou a importância da obra, de minha autoria, que resgata a trajetória de 22 governadores de Pernambuco. “É um livro de cabeceira para quem gosta de política e do social, para conhecer a história de Pernambuco”, completou.

Clica e veja!

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou ontem, durante o 17º Encontro Nacional da legenda, uma carta em que pede ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a suspensão das relações diplomáticas e comerciais do Brasil com o governo de Israel, liderado por Benjamin Netanyahu. O documento expressa solidariedade ao povo palestino e condena a violência na Faixa de Gaza.

A carta, intitulada “Em defesa do povo palestino”, destaca o elevado número de vítimas civis palestinas, em especial crianças, e faz referência a uma declaração feita por Lula em junho deste ano, quando o presidente afirmou que o que ocorre na região “não é uma guerra, mas um genocídio premeditado”. As informações são do jornal O Globo.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Lecticia Cavalcanti
Da Folha de Pernambuco

Antigo ditado popular diz que “Agosto é mês do desgosto”. Talvez por terem tantas tragédias acontecido neste mês. Começou a Primeira Guerra Mundial (1º de agosto de 1914), Hiroshima e Nagazaki foram bombardeadas (6 e 9 de agosto de 1945), Hitler tornou-se líder na Alemanha (2 de agosto de 1934). Aqui no Brasil, morreu o governador pernambucano Agamenon Magalhães (24 de agosto de 1952), Getúlio cometeu suicídio (24 e agosto de 1954) e Jânio Quadros renunciou (21 de agosto de 1961).

Superstição é mesmo crença sem lógica. Vem do latim superstitio – “excessivo receio dos deuses”. Para Câmara Cascudo (em Dicionário do Folclore Brasileiro), “participa da própria essência intelectual do homem, e não há momento na história do mundo sem sua inevitável presença”. Seja, então. E são muitos os que padecem desse mal.

A paralisação dos servidores da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), que estava prevista para ocorrer entre os dias 4 e 8 de agosto, foi suspensa. A decisão foi comunicada hoje pela Associação dos Servidores de Vigilância Sanitária em Pernambuco (AVISAPE), que representa a categoria.

De acordo com a associação, a suspensão se deu após o recebimento de uma liminar do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que proíbe a realização do movimento grevista. A ação foi movida pelo Governo do Estado por meio de uma Ação Declaratória de Ilegalidade e Abusividade de Greve.

Em meio a uma crise sem precedentes no plano internacional, entre o Brasil e os Estados Unidos, a maior potência mundial, com riscos de fechamentos de empresas no Brasil e o fim de milhares de empregos, chega a notícia de que o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, comemora seu aniversário de forma completamente fora de contexto, em Mykonos, na Grécia, com as maiores autoridades.

Que acinte! Quem está pagando essa conta? Rueda e seus convidados ilustres parecem não ter a menor noção da crise que o Brasil vive. De costas para o Brasil real, da fome e da miséria, Rueda dá a exata noção da sua insensibilidade social: é como viver no seu gueto, no seu país de ficção.

Com um agravante sério: Rueda é o único presidente de partido que é um lobista partidário, porque no fundo, no fundo, não tem mandato, nunca teve, sempre questionado pela relação com o próprio Luciano Bivar.

Para ser mais claro: muitos membros do partido parecem se sentir extremamente incomodados, enquanto ele se mostra indiferente, muito a vontade diante deste escárnio. Dá a impressão que ele reina num Brasil da mamata.

Por Vitória Floro
Do Blog da Folha

A possibilidade de substituição do superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral, provocou uma forte reação em Pernambuco. Empresários, deputados, senadores e lideranças políticas de diversos partidos se manifestaram publicamente em defesa do gestor, após rumores de que o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), teria articulado com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sua saída do comando da autarquia.

A articulação teria como pano de fundo a disputa entre os estados cearense e pernambucano pelo traçado e financiamento da ferrovia Transnordestina. Danilo, que é pernambucano, tem atuado com firmeza na defesa da conclusão do trecho da ferrovia que liga Salgueiro ao Porto de Suape, considerado estratégico para a logística regional.