Ninguém está desafiando Trump como o Lula, diz o jornal The New York Times

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil está indignado. Donald Trump está tentando pressionar sua nação de 200 milhões de habitantes, usando tarifas de 50%, disse em uma entrevista. E, no entanto, acrescentou, o presidente dos EUA está ignorando as ofertas de seu governo para conversar.

“Tenha certeza de que estamos tratando isso com a máxima seriedade. Mas seriedade não exige subserviência”, disse o presidente brasileiro. “Trato todos com grande respeito. Mas quero ser tratado com respeito”. As informações são da Folha de S. Paulo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma medida nesta quinta-feira (31) impondo tarifas de 10% a 41% sobre dezenas de países e mudando o início do tarifaço desta sexta (1º) para daqui sete dias, quando as taxas entram em vigor segundo o decreto.

Entre as sobretaxas, estão 41% para a Síria, 39% para a Suíça, 30% para a África do Sul e 15% para a Venezuela. Lesoto, que havia sido ameaçado com uma taxa de 50%, receberá uma tarifa de 15%. Índia e Taiwan receberam uma tarifa de 25%. As informações são da Folha de S. Paulo.

Ipojuca - No Zap

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para um jantar no Palácio da Alvorada na noite desta quarta-feira (31), em um gesto de apoio à Corte e ao ministro Alexandre de Moraes. O encontro ocorre um dia após o governo dos Estados Unidos anunciar sanções contra Moraes, com base na Lei Global Magnitsky, a pedido do presidente Donald Trump.

Além do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, estiveram presentes outros ministros do STF, integrantes do governo e lideranças políticas. O objetivo do jantar, segundo fontes do Planalto, foi reforçar a solidariedade institucional ao Supremo e reiterar a defesa da independência do Judiciário brasileiro diante da ofensiva estrangeira. As informações são do g1.

Caruaru - Quem paga antes, paga menos

A estreia do programa Frente a Frente em Belo Jardim, pela Itacaité FM 88,1, foi um sucesso, marcado por público ao vivo nos estúdios. Entre os presentes estavam o ex-vice-prefeito Dr. Maneco, o ex-vereador Thales Bruno — acompanhado da esposa Lívia e da amiga Jaine —, o jornalista Paulo Muniz, editor do blog O Abelhudo, de Sanharó, e os advogados Uriel e Mauro Jorge. Na equipe técnica, o sonoplasta G. Vila Nova e a estagiária Waleska.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Roberta Soares – JC

Um estudo preliminar conduzido pela Vital Strategies, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto Cordial, iniciado há um ano, trouxe à tona resultados que exigem atenção e cautela na expansão do projeto Faixa Azul para motocicletas em vias brasileiras.

Embora muitos motociclistas relatem maior sensação de segurança, os dados preliminares indicam um cenário complexo e contraditório, especialmente em referência aos sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define, segundo o CTB e a ABNT) e excesso de velocidade.

O levantamento foi motivado pela identificação de que análises importantes não estavam sendo consideradas em relatórios anteriores compartilhados com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), necessitando de métodos mais robustos para essa sinalização inédita no País.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Exu, no Sertão de Pernambuco, vai receber no próximo dia 3 de agosto a edição de 2025 da Festa da Saudade, que marca 36 anos da morte de Luiz Gonzaga. O evento, com entrada franca, será realizado no Parque Aza Branca a partir das 11h e começa com missa solene em homenagem ao Rei do Baião, seguida de uma programação musical centrada no forró pé-de-serra. Estão na escala artistas como Assisão, Joquinha Gonzaga, Henrique Brandão, Monique D’Ângelo, Joãozinho do Exu, Jaiminho do Exu, Andrezza Formiga, Roberto Cruz, Flávio Rodrigues, Lucas do Acordeon, Serginho Gomes, Cosmo Sanfoneiro, Avenida Xote, Mauro Sanfoneiro, Diego Alencar, Tony Monteiro e Los Compadres, além da tradicional Caminhada das Sanfonas.

A realização é da ONG Parque Aza Branca, com apoio do Museu do Gonzagão e de entidades públicas e privadas, entre elas o Governo do Estado de Pernambuco, Fundarpe, Empetur, a Prefeitura de Exu, o deputado estadual Dr. Antônio Moraes, Miranda Center e Click Internet. “A Festa da Saudade é mais que um evento — é um resgate das nossas raízes, uma aula de história viva e uma demonstração de amor à obra de Gonzagão”, afirmou Júnior Parente, presidente da ONG Parque Aza Branca, ao destacar a intenção de manter vivo o legado cultural do artista.

Serviço:

📅 Data: 03 de agosto de 2025

📍 Local: Parque Aza Branca – Exu/PE

⏰ Horário: A partir das 11h

🎟️ Entrada Franca

📢 Realização: ONG Parque Aza Branca e Museu do Gonzagão

Olinda - Refis últimos dias 2025

Nesta quinta-feira (31) o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) arquivou a Notícia de Fato nº 02165.000.206/2024, que investigava a Prefeitura de Serra Talhada por supostos desvios de recursos públicos relacionados à aquisição e uso de combustíveis. A denúncia havia surgido a partir de informações veiculadas em meios políticos e na imprensa local.

Durante o processo de apuração, a Prefeitura prestou total colaboração com o MPPE, encaminhando documentos, relatórios e planilhas detalhadas sobre a frota da Secretaria Municipal de Saúde, além de responder a todas as solicitações dos órgãos de controle. As informações são do Blog do Nill Júnior.

O ex-ministro da Justiça e advogado do Partido dos Trabalhadores (PT), José Eduardo Martins Cardozo, acionou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a Prefeitura de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), por uma invasão denunciada em petição ao STJ de área pertencente à massa falida da GDK. A petição foi protocolada na última segunda-feira (28).

De acordo com o documento, a área, localizada na Zona Portuária de Aratu, tem mais de 110 mil m² e é aforada pela União à GDK, empresa que está em processo de falência desde agosto de 2024. Mesmo com decisões da Justiça Federal e do STJ, em que proíbe a imissão de posse por parte do município, representantes da criação da Companhia Docas de Candeias teriam invadido o local no dia 17 de julho. As informações são do Farol da Bahia.

Na noite desta quinta-feira (31), o salão nobre da Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE) recebe um ato político em defesa da soberania brasileira e das instituições republicanas. Realizado a partir das 18h30, o evento descrito como “apartidário” deve reunir autoridades políticas e jurídicas de Pernambuco, além do reitor e vice da universidade, respectivamente Alfredo Gomes e Moacyr Araújo, e dos diretores da faculdade de direito, os juristas Torquato Castro Júnior e Antonella Galindo. Na ocasião será divulgada uma carta pública assinada por juristas.

Na tarde da sexta-feira (1º), a partir das 15h30, um ato de rua promovido por movimentos populares, partidos políticos e sindicatos promete reunir milhares de pernambucanos. Com o mote “quem manda no Brasil é o povo brasileiro”, a convocatória deixa evidente o tom crítico ao mandatário dos Estados Unidos e também contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, apontado como corresponsável pela medida adotada contra os produtos brasileiros.

As mobilizações são a resposta da sociedade civil à taxação de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos à importação de produtos brasileiros, assinada ontem (30) pelo presidente Donald Trump. Trump atribuiu a “punição” econômica a práticas do governo brasileiro que estariam “prejudicando empresas americanas, violando direitos de liberdade de expressão de cidadãos dos EUA e comprometendo interesses estratégicos do país”, além de uma suposta “perseguição judicial” do Estado brasileiro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Recife se prepara para receber de 20 a 24 de agosto de 2025 mais uma edição do Festival Gastronômico Valores do São Francisco, iniciativa da Gouveia S44 Eventos em parceria com o Instituto do Vinho – VINHOVASF e o Instituto de Cultura, Gastronomia e Economia Criativa do Sertão. Restaurantes como Moendo na Laje do Moinho, Clarice Bistrô e Café e outras referências da capital e da Região Metropolitana foram convocados para criar uma programação que harmoniza os vinhos produzidos em Lagoa Grande (PE) com ingredientes típicos do sertão, em entradas, pratos principais e, opcionalmente, sobremesas exclusivas.

Cada casa participante desenvolverá combinações específicas que promovem uma imersão nos sabores regionais, com ênfase em frutas e vinhos do Vale do São Francisco, destacando a produção local e sua relevância na enogastronomia nordestina. O festival busca aproximar o público urbano desses saberes e sabores, fortalecendo a divulgação da cadeia produtiva regional e o reconhecimento do Vale como polo vitivinícola emergente.