Presidente da Compesa e Mano Medeiros vistoriam obras de esgoto em Jaboatão

O presidente da Compesa, Alex Campos, e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, vistoriaram nesta quarta-feira (30) a segunda etapa do projeto de ampliação do sistema de esgotamento sanitário nos bairros de Candeias e Cajueiro Seco. Com investimentos de R$ 200 milhões já aplicados na primeira e segunda fases, a conclusão prevista para dezembro elevará a cobertura de esgoto no município de 31% para 41%, beneficiando mais de 200 mil moradores de Cajueiro Seco, Prazeres, Barra de Jangada, Candeias e Piedade.

“Essa etapa que estamos executando representa um marco na história do saneamento do município de Jaboatão dos Guararapes e, consequentemente, da região, uma vez que estamos diante do maior investimento da Compesa na RMR. Trata-se de uma ampliação de mais de 10% na cobertura de esgotamento sanitário, um avanço importante dentro do objetivo que vem sendo perseguido pela Compesa, que é o desenvolvimento sustentável das cidades pernambucanas”, afirmou Alex Campos, que durante a visita anunciou mais R$ 200 milhões para a terceira fase do projeto, com início previsto para o próximo ano.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A Justiça Militar determinou a expedição de um pedido de extradição do ex-sargento Manoel Silva Rodrigues, atualmente em liberdade condicional na Espanha, para que ele cumpra no Brasil a pena de 17 anos de prisão a que foi condenado por tráfico internacional de drogas.

O ex-militar foi sentenciado a 17 anos e 5 dias de reclusão em regime fechado, além de 1.362 dias-multa, por envolvimento no transporte de entorpecentes. A condenação transitou em julgado em setembro de 2024, dando início à execução definitiva da pena. A decisão sobre a extradição foi assinada na semana passada por Alexandre Augusto Quintas, magistrado substituto da Justiça Militar.

O caso foi remetido à Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, já que, após deixar a carreira militar, Silva Rodrigues passou a ser considerado civil para efeitos de cumprimento de pena. As informações são da Carta Capital.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A Mesa da Câmara dos Deputados declarou, nessa terça-feira (29), a perda do mandato de sete parlamentares. A determinação é decorrente de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que alterou a regra sobre a distribuição das chamadas sobras eleitorais.

Com a determinação, perdem os mandatos:

  • Gilvan Máximo (Republicanos-DF);
  • Augusto Puppio (MDB-AP);
  • Lebrão (União-RO);
  • Lázaro Botelho (PP-TO);
  • Professora Goreth (PDT-AP);
  • Silvia Waiãpi (PL-AP);
  • Sonize Barbosa (PL-AP).

Com a saída dos parlamentares, outros candidatos que disputaram as eleições de 2022 assumirão os mandatos, após a alteração do critério para a definição dos eleitos, dentre eles, o ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Blog da Folha

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), se posicionou nesta quarta-feira (30) contra o aumento de tarifas imposto pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros. Em publicação nas redes sociais, o gestor classificou como “inaceitável” a decisão da Casa Branca, que prevê a aplicação de 50% de taxação a diversas mercadorias brasileiras exportadas para o mercado norte-americano.

“Taxar o Brasil em 50% por motivações políticas e, ainda impor novas sanções à Suprema Corte, é inaceitável. Mesmo sabendo que parte dos produtos foram isentos das tarifas, como resultado da negociação do Governo Lula/Alckmin, ainda temos muito a avançar. O diálogo sensato, em defesa da nossa soberania, será sempre o melhor caminho”, afirmou o socialista.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que poderá elevar ainda mais as tarifas impostas aos produtos brasileiros caso o Brasil adote medidas de retaliação.

A ameaça está registrada no decreto assinado pelo norte-americano, que confirma a aplicação de tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras para o país.

“Caso o Governo do Brasil tome medidas de retaliação contra os Estados Unidos em resposta a esta ação, modificarei esta ordem para garantir a eficácia das medidas aqui ordenadas”, diz o texto. As informações são da CNN Brasil.

Palmares - Natal Encantado 2025

Brejo da Madre de Deus será a anfitriã do 1º Encontro Pernambucano de Governos Locais pela Sustentabilidade, promovido pelo ICLEI Brasil, entre os dias 12 e 14 de agosto, no distrito Fazenda Nova. “Vamos reunir representantes de governos locais, especialistas e organizações parceiras em torno de um objetivo comum: fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável e à ação climática”, explica a organização do evento.

O encontro integra a série de diálogos preparatórios para a COP30, marcada para 2025 em Belém (PA), e terá como tema central “Economia Circular e Biodiversidade”. A programação inclui painéis, oficinas e mesas de debate para promover cooperação entre municípios, troca de experiências exitosas e incentivar soluções inovadoras aos desafios ambientais.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Transparência Internacional – Brasil divulgou nesta terça-feira uma nota pública em que classifica como “alarmante e inaceitável” o uso da Lei Global Magnitsky pela administração Trump para impor sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A entidade vê motivação política na medida, tomada contra o relator dos inquéritos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e alerta para o risco de instabilidade institucional no país.

“Tal medida apenas fomentará mais instabilidade política no Brasil”, afirma o texto, que critica a aplicação seletiva da legislação americana, originalmente criada para punir violações graves de direitos humanos e atos de corrupção em nível global. A entidade faz críticas ao STF, mas sustenta que nem eventuais excessos do Judiciário brasileiro justificam interferência externa. As informações são do jornal O Globo.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), criticou na noite desta quarta-feira (29) a sanção dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e reforçou o discurso sobre a soberania do país.

Hugo afirmou que “como país soberano não podemos apoiar nenhum tipo de sanção por parte de nações estrangeiras dirigida a membros de qualquer Poder constituído da República. Isso vale para todos os parlamentares, membros do executivo e ministros dos Tribunais Superiores”.

Em postagem no X (antigo Twitter), o presidente da Câmara citou que a democracia brasileira é composta pelos três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — e que as instituições atuam com “independência e harmonia, como estabelece a Constituição”. As informações são da CNN Brasil.

Após o governo dos Estados Unidos oficializar a tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião de emergência com ministros, nesta quarta-feira (30), e afirmou que para ele “hoje é o dia sagrado da soberania”.

“Eu estou saindo daqui completo porque eu vou me reunir ali para defender outra soberania. A soberania do povo brasileiro em função das medidas anunciadas pelo Presidente dos Estados Unidos. Então, hoje, para mim, é o dia sagrado da soberania, de uma soberania de coisas que eu gosto”, disse Lula durante a sanção da lei que veda o uso de animais em pesquisa e testes com cosméticos. As informações são do Metrópoles.

O Sextou desta semana recebe o cantor, compositor e sanfoneiro Novinho da Paraíba, que acaba de lançar o álbum “Novinho da Paraíba Canta Roberto Carlos”, transformando em forró pé‑de‑serra grandes sucessos do Rei, como “Outra Vez”, “Amor Perfeito” e “Ciúme de Você”. Clique no link abaixo e ouça a chamada do programa:

Natural de Monteiro, na Paraíba, Novinho aprendeu a tocar sanfona aos cinco anos, de forma totalmente autodidata, a partir de uma sanfona de oito baixos que ganhou do padrinho. Desde então, mergulhou no universo do forró, acompanhando grupos pé‑de‑serra em feiras livres, e construiu mais de quatro décadas de carreira, com composições como “Estrela Cadente”, “Solidão no Peito” e “O Gemidinho”, que viraram clássicos do repertório nordestino.