PGR pede ao STF condenação de Bolsonaro por trama golpista

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu, há pouco, a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na ação penal que analisa se houve uma tentativa de golpe de Estado. Em alegações finais apresentadas ao Supremo Tribunal Federal (STF), Gonet considerou que Bolsonaro deve ser considerado culpado dos cinco crimes que são atribuídos a ele.

Na manifestação, Gonet, ao falar sobre Bolsonaro, afirma que “as evidências são claras: o réu agiu de forma sistemática, ao longo de seu mandato e após sua derrota nas urnas, para incitar a insurreição e a desestabilização do Estado Democrático de Direito”. As informações são do portal O Globo.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias, publicou, hoje, um artigo no jornal norte-americano New York Times em que critica a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), de impor tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras. Segundo Messias, a medida representa uma tentativa de pressionar politicamente o Brasil e viola princípios do comércio justo.

No texto, o ministro afirma que “nenhum governo estrangeiro tem o direito de interferir ou questionar o funcionamento da Justiça em nosso país”. Diz ainda que a defesa da legalidade e a autonomia das instituições brasileiras são pilares inegociáveis da democracia. As informações são do portal Poder360.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, anunciou, na última semana, uma série de cortes de gastos por conta da redução nos repasses de recursos da União. Segundo o professor, a instituição tem um déficit orçamentário de R$ 23,9 milhões. A medida vai afetar contratos com terceirizadas e editais de pesquisa.

“Nós vamos fazer ajustes para garantir o funcionamento da universidade até outubro deste ano. Depois, vamos fazer um segundo remanejamento para finalizar o ano de 2025. […] Precisamos de um aporte, que nós chamamos de forma técnica de recomposição por suplementação orçamentária, para finalizar o ano de 2025. Essa suplementação, para a Universidade Federal, é na ordem de R$ 23,9 milhões”, afirmou o reitor em entrevista coletiva.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O governo dos EUA voltou a fazer ameaças ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio das redes sociais, hoje.

Em um comunicado publicado na rede social X (foto), o gabinete do subsecretário de Estado para Diplomacia Pública disse que o presidente dos EUA, Donald Trump, “impôs consequências há muito esperadas contra o Supremo Tribunal de (Alexandre de) Moraes e ao governo Lula por seus ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio com os EUA”.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O Sistema Pirapama, localizado no Cabo de Santo Agostinho, a maior unidade produtora de água de Pernambuco, passará por sua primeira manutenção preventiva desde que entrou em operação, há 15 anos, para revisão de todos os seus componentes operacionais com vistas a melhoria da performance operacional do empreendimento.

A paralisação do sistema, que vai durar 72 horas, foi detalhada nesta segunda (14), pelo secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo; o presidente da Compesa, Alex Campos e pelo diretor de Produção e Planejamento Operacional, Flávio Coutinho, em entrevista coletiva na sede da companhia, bairro de Santo Amaro, Recife.

Palmares - Natal Encantado 2025

Serra Talhada, no sertão do Pajeú, será novamente palco de um dos maiores espetáculos teatrais ao ar livre de Pernambuco. Entre os dias 23 e 27 de julho, sempre às 20h, a Estação do Forró recebe a 12ª edição da peça “O Massacre de Angico – A Morte de Lampião”, que este ano também celebra os 30 anos do grupo cultural Cabras de Lampião. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

A montagem revive a epopeia vivenciada pelos cangaceiros liderados por Virgolino Ferreira da Silva, o temido e lendário Lampião, explorando não apenas o embate com as forças policiais que culminou na emboscada de 28 de julho de 1938, na Grota de Angico (SE), como também seus amores, dilemas, medos e paixões. A dramaturgia é assinada por Anildomá Willans de Souza, pesquisador do cangaço e conterrâneo de Lampião.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) marcou presença na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife. Durante participação no evento, um dos mais relevantes do calendário científico nacional, a Autarquia reafirmou o compromisso com a inovação, a produção de conhecimento e o planejamento estratégico como pilares de um novo ciclo de desenvolvimento regional.

Um dos momentos da participação institucional da Superintendência foi a realização de uma mesa-redonda dedicada ao papel histórico da Sudene no processo de desenvolvimento do Nordeste. A atividade, coordenada pelo professor Romilson Marques Cabral, reuniu especialistas que trouxeram diagnósticos e propostas para reposicionar a Região na agenda nacional a partir da ciência, da inovação e de uma nova abordagem territorial integrada.

Duas reuniões com o setor produtivo para tratar da crise provocada pela taxa de 50% anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, foram marcadas para amanhã, praticamente no mesmo momento. De um lado, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, convocou uma reunião em Brasília, marcada para as 10h, na sede do ministério. Do outro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, agendou um encontro às 9h30 no Palácio dos Bandeirantes, também com foco no impacto da medida norte-americana.

A crise foi deflagrada após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos do Brasil, gerando forte reação da indústria nacional. Questionado sobre a existência das duas reuniões, Alckmin disse não ver problema no conflito de agendas, mas afirmou que não foi procurado por Tarcísio. “Não vejo nenhum problema que haja reunião. Importante destacar que nós já vínhamos fazendo diálogo”, disse Alckmin durante entrevista coletiva hoje. As informa

O tenente-coronel Mauro Cid confirmou, em depoimento ao ministro Alexandre de Moraes, hoje, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-assessor Filipe Martins discutiram juntos a redação de uma minuta de decreto golpista. O documento previa medidas como a prisão de autoridades, entre elas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além da convocação de novas eleições.

Segundo Cid, Martins levou o texto ao Palácio da Alvorada já com anotações e fez alterações conforme as sugestões de Bolsonaro, digitando as mudanças em seu próprio computador. O documento foi posteriormente apresentado a comandantes das Forças Armadas, em reunião na biblioteca do Alvorada, da qual Filipe Martins também participou. As informações são do portal G1.

“O documento era composto de duas partes. Uma era os ‘considerandos’, outra era os artigos com determinações a serem tomadas. Os ‘considerandos’ eram sobre interferências do STF e TSE no processo eleitoral. O documento era composto de prisão de autoridades e decretação de novas eleições”, afirmou Cid.

Hoje, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, inaugurou o novo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e a base administrativa do Grupamento de Salvamento Marítimo (GSMAR), em Itapuama. Localizada nas proximidades do pedágio de acesso à praia do Paiva, a nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo às demandas das comunidades da Enseada dos Corais, Itapuama, Pedra do Xaréu e áreas adjacentes.

O equipamento funcionará como um centro integrado de serviços públicos, sob coordenação da Secretaria das Regionais e Serviços Públicos. Lá, a população poderá solicitar serviços como poda de árvores, pintura, manutenção da iluminação pública, capinação, coleta de lixo, varrição, operação tapa-buracos, entre outros. Já a base do GSMAR servirá como ponto de apoio operacional e administrativo para os guarda-vidas que atuam nas praias da região, além de oferecer suporte direto aos banhistas e moradores em emergências e salvamento.

Durante a inauguração, o prefeito Lula Cabral destacou a relevância do novo espaço para o fortalecimento dos serviços públicos no litoral. “Garantir serviços de qualidade e com eficiência é essencial para garantir uma vida melhor à nossa população. Com a criação deste centro, estamos centralizando serviços importantes, promovendo mais eficiência e comodidade para os cidadãos. Nosso compromisso é oferecer soluções que aproximem a administração municipal do cidadão, sempre de olho no que há de mais moderno em inovação e atendimento”, detalhou Lula Cabral.