PGR pede ao STF condenação de Bolsonaro por trama golpista

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã
Petrolina - Destino
Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás
Toritama - Tem ritmo
Palmares - Forró Mares

O tenente-coronel Mauro Cid confirmou, em depoimento ao ministro Alexandre de Moraes, hoje, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-assessor Filipe Martins discutiram juntos a redação de uma minuta de decreto golpista. O documento previa medidas como a prisão de autoridades, entre elas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além da convocação de novas eleições.

Segundo Cid, Martins levou o texto ao Palácio da Alvorada já com anotações e fez alterações conforme as sugestões de Bolsonaro, digitando as mudanças em seu próprio computador. O documento foi posteriormente apresentado a comandantes das Forças Armadas, em reunião na biblioteca do Alvorada, da qual Filipe Martins também participou. As informações são do portal G1.

“O documento era composto de duas partes. Uma era os ‘considerandos’, outra era os artigos com determinações a serem tomadas. Os ‘considerandos’ eram sobre interferências do STF e TSE no processo eleitoral. O documento era composto de prisão de autoridades e decretação de novas eleições”, afirmou Cid.

Hoje, o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, inaugurou o novo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e a base administrativa do Grupamento de Salvamento Marítimo (GSMAR), em Itapuama. Localizada nas proximidades do pedágio de acesso à praia do Paiva, a nova unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo às demandas das comunidades da Enseada dos Corais, Itapuama, Pedra do Xaréu e áreas adjacentes.

O equipamento funcionará como um centro integrado de serviços públicos, sob coordenação da Secretaria das Regionais e Serviços Públicos. Lá, a população poderá solicitar serviços como poda de árvores, pintura, manutenção da iluminação pública, capinação, coleta de lixo, varrição, operação tapa-buracos, entre outros. Já a base do GSMAR servirá como ponto de apoio operacional e administrativo para os guarda-vidas que atuam nas praias da região, além de oferecer suporte direto aos banhistas e moradores em emergências e salvamento.

Durante a inauguração, o prefeito Lula Cabral destacou a relevância do novo espaço para o fortalecimento dos serviços públicos no litoral. “Garantir serviços de qualidade e com eficiência é essencial para garantir uma vida melhor à nossa população. Com a criação deste centro, estamos centralizando serviços importantes, promovendo mais eficiência e comodidade para os cidadãos. Nosso compromisso é oferecer soluções que aproximem a administração municipal do cidadão, sempre de olho no que há de mais moderno em inovação e atendimento”, detalhou Lula Cabral.