Brasil abrirá mercados alternativos aos dos EUA, diz Rui Costa

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse neste domingo (13) que o Brasil buscará abrir mercados com outros países como uma alternativa às taxações dos EUA (Estados Unidos), que impôs tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros vendidos ao país norte-americano a partir de 1º de agosto.

“Vários produtos são chamados commodities, são aqueles produtos padrões. Exemplo de petróleo, café, carne, que facilmente você consegue destinar a outros países. Nós vamos buscar abrir outros mercados de outros países para colocar nossos produtos. E, eventualmente, se essa taxa se mantiver, nós vamos aplicar a reciprocidade com várias medidas. Não serão só apenas taxas, outras medidas serão adotadas”, declarou o ministro durante entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, em Salvador (BA). As informações são do Poder360.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu, neste domingo (13), que a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023 é o caminho para barrar o aumento das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros.

Nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que a decisão de Trump “tem muito mais, ou quase tudo a ver com valores e liberdade, do que com economia”, e que não “se alegra” em ver as sanções econômicas impostas pelo norte-americano. As informações são do portal g1.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Nayara Felizardo
Do g1

Quem ouviu Wesley Safadão cantando “Quatro semanas de amor” em seu último álbum, lançado em junho, também escutou o cantor dizer no meio da regravação uma frase de patrocínio se referindo a uma casa de apostas esportivas.

Safadão é um dos garotos-propaganda mais famosos da Betvip, mas não é o único. Vaqueiros do Nordeste, que há poucos anos só conquistavam prêmios com vaquejadas, passaram a receber dinheiro da empresa e de outras bets que fazem parte dos grupos Pixbet e Betesporte.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Do Estadão Conteúdo

A cabeça por trás da campanha “nós contra eles”, do PT, que usa vídeos feitos com inteligência artificial (IA), é a do jornalista Otávio Antunes, 47, marqueteiro de ascendência metalúrgica de São Bernardo do Campo (SP) que tem se destacado na comunicação política do partido na esteira do espaço deixado por João Santana, saído de cena após a Lava Jato. Procurado, ele não quis dar entrevista.

A estratégia foi classificada como bem-sucedida em pesquisas sobre métricas de alcance e vista por integrantes do partido como politicamente exitosa porque, “pela primeira vez, tirou o PT das cordas” na disputa política digital com o bolsonarismo.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Do g1

Um avião de pequeno porte caiu neste domingo (13) após decolar do aeroporto de Southend, a 56 km de Londres. Uma bola de fogo foi vista no local após a decolagem da aeronave, segundo imagens e vídeos publicados em redes sociais.

A polícia de Essex confirmou que o acidente aconteceu por volta das 16h (horário local, 12h em Brasília) e que os serviços de emergência estão no local.

A aeronave Beech B200 Super King Air tinha como destino a cidade de Lelystad, nos Países Baixos. Ainda não há informações sobre quantos ocupantes estavam no avião ou sobre vítimas do acidente.

As autoridades locais pediram ao público para evitar a região durante o trabalho das equipes de resgate. Um clube de golfe e um de rugby, próximos ao aeroporto, foram evacuados de forma preventiva. O site do aeroporto de Southend mostrava, na tarde de domingo, cinco voos internacionais cancelados após o acidente.

Palmares - Natal Encantado 2025

Meu livro “Os Leões do Norte”, editora Eu Escrevo, já pode ser encontrado também na livraria Leitura, do Riomar, uma das maiores e mais frequentadas pelo público-leitor do Recife. Ocupa o estande dos livros “Mais vendidos”, logo na entrada.

Também está à venda nas livrarias da Rede Imperatriz e Rede Jaqueira. Em Caruaru, na livraria Leitura e outro ponto, este com recorde de vendagens, é o da loja de conveniência do posto Cruzeiro, em Arcoverde, e no restaurante Cruzeiro, em Tacaimbó. Em Serra Talhada, por sua vez, na livraria Universitária, no shopping Serra Talhada.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Do jornal O Globo

A primeira-dama Janja da Silva publicou um vídeo neste domingo (13) em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva colhe e oferece jabuticabas a Donald Trump. Na publicação, Lula diz que a fruta é genuinamente brasileira e dará ao presidente norte-americano contra o mau-humor.

— Eu vim chupar jabuticaba de manhã, porque eu duvido que alguém que chupe jabuticaba fique de mau humor. Eu vou levar jabuticaba para você, Trump — diz o presidente, e depois complementa sobre o tarifaço imposto pelo governo dos EUA sobre o Brasil. — E você vai perceber, sabe, que o cara que come jabuticaba de manhã, num país que só ele dá jabuticaba, não precisa de briga tarifária. Precisa de muita união, e de muita relação diplomática.

Trump enviou uma carta a Lula anunciando uma sobretaxa de 50% aos produtos nacionais, defendendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado, e criticando o Judiciário brasileiro.

A postagem segue o novo roteiro do governo de defesa da soberania, discurso que ganhou fôlego num momento que o petista enfrenta baixa popularidade. Essa semana, os governistas superaram a oposição no embate nas redes sociais sobre a taxação de 50% determinada por Trump. O perfil oficial do governo, por sua vez, lançou uma campanha: “Brasil com S de Soberania”.

Jorge Henrique Cartaxo e Lenora Barbo*
Do Correio Braziliense

“Tem a mais sólida, a mais robusta têmpera essa gente indomável! Os prisioneiros feitos revelam-na de uma maneira expressiva. 

Ainda não consegui lobrigar a mais breve sombra de desânimo em seus rostos, onde se desenham privações de toda sorte, a miséria mais funda; não tremem, não se acobardam e não negam as crenças mantidas pelo evangelizador fatal e sinistro que os arrastou a uma desgraça incalculável.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou hoje, em São Paulo, que as tarifas impostas pelos Estados Unidos prejudica o “consumidor norte-americano”. A declaração ocorre após o governo dos EUA anunciar tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

“Não tem sentido essa tarifa, inclusive ela prejudica o consumidor norte-americano”, disse Alckmin. O vice-presidente ainda afirmou que a resposta à decisão dos Estados Unidos virá por meio do decreto que regulamenta a Lei de Reciprocidade Econômica, que deve ser publicado até terça-feira (15). As informações são da CNN Brasil.

Editorial do Estadão

A direita brasileira que se pretende moderna e democrática, se quiser construir um legítimo projeto de oposição ao governo Lula da Silva, precisa romper definitivamente com Jair Bolsonaro e tudo o que esse senhor representa de atraso para o Brasil. Não se trata aqui de um imperativo puramente ideológico, e sim de uma exigência mínima de civilidade, decência e compromisso com os interesses nacionais.

O recente ataque do presidente americano, Donald Trump, às instituições brasileiras, supostamente em defesa de Bolsonaro, é só uma gota no oceano de males que o bolsonarismo causa e ainda pode causar aos brasileiros. A vida pública de Bolsonaro prova que o ex-presidente é um inimigo do Brasil que sempre colocou seus interesses particulares acima dos do País. A essa altura, portanto, já deveria estar claro para os que pretendem herdar os votos antipetistas que se associar a Bolsonaro, não importa se por crença ou pragmatismo eleitoral, significa trair os ideais da República e arriscar o progresso da Nação.