Haddad defende reglobalização sustentável e taxação de super-ricos

Da Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu, hoje, o que chamou de reglobalização sustentável, “uma nova aposta na globalização, dessa vez baseada no desenvolvimento social, econômico e ambiental da humanidade como um todo”, disse no discurso de abertura da Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Banco Centrais do Brics.

O ministro também manifestou apoio ao estabelecimento de uma Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Cooperação Internacional em Matéria Tributária, ou seja, um acordo tributário global mais justo. “Trata-se de um passo decisivo rumo a um sistema tributário global mais inclusivo, justo, eficaz e representativo – uma condição para que os super-ricos do mundo todo finalmente paguem sua justa contribuição em impostos”, afirmou.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por Marcos Leandro
Do Diário de Pernambuco

“Eu ensinei o Pai Nosso a minha filha, de 12 anos, e tive que aprender de novo a rezar com ela”. Após sobreviver a um Acidente Vascular Cerebral (AVC isquêmico), sofrido no dia 24 de fevereiro deste ano, o jornalista Léo Medrado teve que encarar uma nova rotina: a busca para falar outra vez.

Nesses poucos mais de quatro meses, desde aquela fatídica segunda-feira à noite, a eloquente voz tão usada durante 40 anos de profissão acabou com sequelas. Foi um período difícil, mas que vem sendo superado com uma recuperação extraordinária e muito esforço em sessões diárias de fonoaudiologia. Além, claro, de muito carinho e suporte da esposa Patrícia, da família, dos amigos e da corrente de fé dos que admiram o seu trabalho.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), incluiu na pauta de terça-feira (8) do plenário o projeto de lei que libera cassinos, bingos e jogo do bicho, já aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa.

Alcolumbre e o relator, senador Irajá Abreu (PSD-TO), tentaram votar o projeto em dezembro, mas precisaram recuar por risco de derrota. Na CCJ, a proposta avançou em junho do ano passado com placar apertado de 14 votos sim e 12 não. As informações são da Folha de S.Paulo.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, vai iniciar no dia 9 de julho mais uma edição da Campanha do Agasalho. Sob o lema “Frio passa quando a solidariedade abraça”, a ação visa arrecadar agasalhos, lençóis e cobertores para aquecer a população em situação de rua e as famílias em maior vulnerabilidade social atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

“A solidariedade transforma vidas. Contamos com o apoio de toda a população para fazer a diferença para quem mais precisa. Nosso objetivo é garantir mais dignidade para quem enfrenta o frio sem proteção. Assim que a coleta e a triagem forem concluídas, vamos realizar a distribuição dos itens arrecadados”, destaca o secretário de Assistência Social e Cidadania, Márcio Oliveira.

Os pontos de coleta estão disponíveis na sede da Prefeitura e na Secretaria de Assistência Social. As doações podem ser feitas até o dia 23 de julho. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo WhatsApp (87) 99633-4242.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Banhistas parisienses deram hoje o primeiro mergulho oficial no Sena, o famoso rio da capital francesa que estava proibido para banho desde 1923.

A reabertura foi aprovada pela prefeitura local nesta semana após um processo de limpeza do rio que começou para que Paris pudesse sediar os Jogos Olimpícos de 2024. As informações são do portal g1.

Palmares - Natal Encantado 2025

Um incêndio atingiu um apartamento no Edifício Alicante, localizado na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na tarde de hoje. Os moradores, um casal de idosos, não estavam em casa. Eles almoçavam fora com a filha quando as chamas começaram.

Imagens encaminhadas ao Canal Globo mostram o momento em que o incêndio tomou conta do apartamento. É possível observar um grande volume de fumaça escura saindo pela janela do quarto andar, assim como as chamas. As informações são do portal g1.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Do Metrópoles

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), reagiu de forma negativa ontem à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender os atos do governo e do Congresso sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O parlamentar disse que a decisão do ministro “recairá sobre os mais pobres”, pois afetará o Orçamento do governo.

“A suspensão imediata do decreto agrava uma questão fiscal urgente: sem sua vigência, será necessário contingenciar R$ 10 bilhões, afetando diretamente áreas essenciais como saúde e educação. O custo da indefinição recairá sobre os mais pobres”, declarou Lindbergh na rede social X.

Da CNN Brasil

Em meio aos ataques que vem sendo alvo nas redes sociais, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, usou o seu perfil no Instagram hoje para fazer um balanço da sua gestão na liderança da Casa.

No vídeo, o congressista afirma que o diálogo está vencendo, apesar das posições políticas distintas entre os parlamentares. “Mesmo com pensamentos diferentes, o diálogo está vencendo”, disse Hugo.

Na última quinta-feira (3), a Polícia Civil deflagrou a operação Ovos de Ouro para desarticular uma quadrilha interestadual que atuava em Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Amazonas.

Entre os investigados está Manoel Vieira, sogro de Guiga, ex-prefeito de Vicência. A operação cumpre mandados de prisão, busca e bloqueio de bens. As investigações começaram em 2023 e apontam um esquema milionário de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico.

A ação envolve 60 policiais e apoio das polícias civis dos quatro estados. Mais detalhes devem ser divulgados em breve pela Polícia Civil de Pernambuco.

A jornalista Elisa Veeck fez um desabafo ao vivo na CNN Brasil, ontem, após a exibição de uma reportagem sobre a zona rural do Sertão nordestino. Ela rebateu falas xenofóbicas frequentemente direcionadas à população da região e lembrou a dureza da vida no campo.

“O povo nordestino é um povo que tem que viver ouvindo muitos comentários xenofóbicos, comentários de preconceito, comentários discriminatórios. Por exemplo, de quem diz que o povo nordestino não gosta de trabalhar”, afirmou. Elisa desafiou os críticos a conhecerem de perto a realidade: “Eu gostaria que você fosse até o sertão do Nordeste e cuidasse o dia inteiro de uma roça. (…) Que tivesse calos nas mãos por ficar o dia inteiro com uma enxada, tentando fazer nascer do chão algo para o seu filho comer”.

Ela também destacou a importância da força de trabalho nordestina para o desenvolvimento do Sudeste. “O que você vê de prosperidade no Sudeste, as estradas maravilhosas, aquelas pontes bem feitas, construção civil… você acha que elas foram feitas por quem?”, questionou. “Parte da prosperidade do Sudeste veio da força de trabalho do nordestino”, completou.