Ministro Wolney Queiroz no podcast da próxima terça-feira

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, estará no meu podcast ‘Direto de Brasília’, em parceria com a Folha de Pernambuco, na próxima terça-feira (1º). No comando da pasta desde maio, após a saída de Carlos Lupi, Wolney enfrenta o desafio de reestruturar o INSS em meio ao escândalo dos descontos indevidos em benefícios previdenciários, tema central na entrevista.

Ele também deve falar sobre o avanço das medidas de ressarcimento às vítimas, as mudanças internas no Ministério, a revisão de contratos com entidades de consignados e a sua resposta às críticas da oposição, que questiona sua atuação como secretário-executivo antes de assumir o comando da Previdência.

Outros assuntos esperados incluem a digitalização de serviços, combate a fraudes e o futuro da gestão previdenciária no País, além da posição do PDT, o seu partido, que ficou dividido no apoio ao Governo depois da saída de Carlos Lupi, a quem sucede.

O podcast vai ao ar das 18h às 19h com transmissão pelo YouTube da Folha e do meu blog, incluindo também cerca de 165 emissoras de rádio no Nordeste.

São parceiros do programa a Gazeta News, do Grupo Collor, em Alagoas, a Rede Mais Rádios, com 25 emissoras, na Paraíba, e a Mais-TV, do mesmo grupo, sob o comando do jornalista Heron Cid. Ainda a Rede ANC, do Ceará, formada por mais de 50 emissoras naquele Estado, além LW TV, de Arcoverde. Os parceiros neste projeto são o Grupo Ferreira de Santa Cruz do Capibaribe, a Autoviação Progresso, o Grupo Antonio Ferreira Souza, a Água Santa Joana e a Faculdade Vale do Pajeú e o Grau Técnico.

O cantor Natanzinho Lima usou as redes sociais, na tarde de hoje, para relatar o susto vivido durante a chegada em Caruaru. A aeronave que o trazia precisou realizar duas tentativas de pouso, devido ao mau tempo que atingia a cidade no momento da aterrissagem. As informações são do portal Caruaru Agora.

“Nunca aconteceu comigo”, disse o artista nos stories, logo após desembarcar com segurança no aeroporto de Caruaru. Apesar do susto, tudo correu bem e Natanzinho chegou animado para a apresentação desta madrugada no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, onde é uma das atrações mais aguardadas da noite.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O Google Brasil manifestou preocupação depois que o STF decidiu ampliar a responsabilização das big techs por conteúdos publicados por seus usuários. Em nota à imprensa, a empresa de tecnologia apontou que as mudanças na aplicação da legislação “podem impactar a liberdade de expressão e a economia digital”.

O tom do comunicado do Google foi similar ao emitido pela Meta, dona do Facebook e do Instagram. A empresa de Mark Zuckerberg também afirmou que a mudança traz incertezas jurídicas e consequências para a liberdade de expressão. Antes do julgamento, o Google já havia afirmado que, a depender da decisão da Corte, avaliaria limitar a sua atuação no Brasil.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

A ação penal que apura uma suposta trama golpista para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder mesmo após derrota nas urnas avançou para a fase final no Supremo Tribunal Federal (STF), hoje.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, encerou a chamada fase de instrução processual e determinou a abertura das alegações finais, etapa em que as partes – acusação e defesas – podem apresentar as últimas considerações antes do julgamento.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Marlos Porto*

A eventual prisão de Vladimir Putin no Brasil, a pedido do TPI durante a Cúpula dos BRICS, seria incompatível com a soberania nacional e com princípios do Direito Internacional. Chefes de Estado gozam de imunidade funcional em missões oficiais, reconhecida por normas consuetudinárias e pelo artigo 98.1 do Estatuto de Roma, que impede solicitações que contrariem obrigações internacionais.

No Brasil, a cooperação penal com o TPI carece de regulamentação – o PL 301/2007 segue pendente – e não há previsão legal para cumprimento de mandados sem base normativa, conforme o artigo 5º, LXI da Constituição.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Na próxima segunda-feira, a partir das 9h, será realizada audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O encontro, promovido pelo deputado federal Coronel Meira (PL), vai debater o cumprimento das Leis Orgânicas da Polícia Militar, Bombeiro Militar e da Polícia Civil.

“É muito importante policial, compareça! Convide o seu amigo policial para ir, porque é o momento. Nós estamos fazendo o nosso papel aqui na Câmara Federal. Eu, Sargento Portugal, Capitão Augusto, Cabo Gilberto, todos nós da Segurança Pública estamos empenhados”, destacou o parlamentar.

Desde o final de 2023, a lei orgânica para esses profissionais está em vigor, foi aprovada, mas não está sendo cumprida. Durante o encontro, outras pautas de interesse das categorias serão discutidas.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Rinaldo Remígio*

No coração do Vale do São Francisco, banhada pelo velho Chico e abraçada pela força de um povo destemido, surge imponente e promissora a cidade de Petrolina, conhecida com justiça como “A Terra dos Impossíveis”, como eternizou o saudoso radialista Carlos Augusto. Um título mais do que merecido para uma cidade que desafia o semiárido e transforma sonhos em realizações concretas.

Berço da Agricultura Irrigada, Petrolina é, sem dúvida, um milagre agrícola em pleno sertão. Com suas terras férteis e o uso inteligente das águas do Rio São Francisco, a cidade se consolidou como uma das maiores produtoras e exportadoras de uvas de mesa e de vinho, além das mangas de qualidade premium, tanto para consumo in natura quanto para a indústria de transformação. São frutas que viajam o mundo, levando o sabor e a excelência do Vale aos mercados mais exigentes da Europa, América e Ásia.

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor e compositor Maciel Melo ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

O vereador de Caruaru Anderson Correia (PP) cumpriu agenda no Recife, hoje. Entre os compromissos, o parlamentar caruaruense se reuniu com os deputados Eduardo e Lula da Fonte, líderes do Progressistas em Pernambuco, para alinhar estratégias sobre a sua pré-candidatura a deputado estadual em 2026.

Vereador mais votado de Caruaru (e do interior de Pernambuco) nas últimas eleições, com expressivos 7.310 votos, Anderson se tornou uma das prioridades do partido, ganhando o prestígio da liderança da sigla, que vê no edil perfil com capacidade e habilidade política para representar a Capital do Agreste e toda região na Assembleia Legislativa a partir de 2027.

“Minha gratidão aos meus líderes Eduardo e Lula da Fonte pela confiança depositada em mim. Por acreditarem no trabalho sério e árduo que fazemos não só em Caruaru, mas em toda região, com nossa bandeira animalista e na luta pelas pessoas com câncer. Vamos para o pleito com essa pré-candidatura a deputado estadual por um chamado do povo, que quer ver esse trabalho ser ampliado, chegando em todo o Estado. Obrigado a todos pelo incentivo e seguiremos firmes, lutando por nossa gente nessa missão”, destacou Anderson.

A espera por melhorias no Alto do Cruzeiro, principal ponto turístico de Gravatá, finalmente chegou ao fim, isto porque o local foi contemplado com o aporte de recursos na ordem de R$ 1 milhão, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Waldemar Oliveira, em atendimento ao pleito do vereador Cabritinha, ambos do Avante. Por meio desta iniciativa, o Alto do Cruzeiro receberá importantes intervenções na sua estrutura, acessibilidade, iluminação e áreas de convivência.