Mãe de autista desabafa sobre inércia do Governo Raquel Lyra com a causa

Uma mãe de um adulto autista nível 3 de suporte residente no Recife procurou este blog relatando a completa falta de investimentos de Pernambuco no atendimento às crianças e adultos com autismo em seus três níveis no Estado. A mulher cita, inclusive, o relatório do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) que aponta que apenas R$ 89 mil reais foram gastos pela gestão Raquel Lyra (PSD) até o momento. Esse relatório foi apresentado este ano em audiência na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Segundo essa mãe, que não quer se identificar, mas participa de movimentos e entidades que acolhem pessoas autistas e seus familiares, a estimativa é de que haja 200 mil autistas em Pernambuco e além desses outros 45 mil aguardando diagnóstico e laudo, necessários para buscar direitos e tratamento adequado.

Mas conseguir o laudo na rede pública estadual tem sido uma saga, segundo ela, assim como encontrar tratamentos fundamentais para melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo, de acordo com o relato da mãe que nos procurou. Diante da situação, ela enviou um desabafo de quem acreditou na promessa de campanha de Raquel Lyra de que haveria a criação da Política da Pessoa com Autismo na sua gestão, mas aguarda até o momento por esse anúncio. Veja a íntegra:

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Da CNN Brasil

O secretário de Governo de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou em entrevista a jornalistas, durante o Fórum Esfera 2025, hoje, que a sigla deve ter candidato à Presidência nas eleições de 2026, mas que apoiaria o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso ele optasse por disputar o Palácio do Planalto.

“O partido tem um bom encaminhamento: todos sabem que o governador Tarcísio é candidato à reeleição, se ele não fosse [e concorresse ao Planalto], teria apoio do PSD. E o PSD tem o governador Ratinho [Júnior, do Paraná] em pré-campanha há muito tempo. Mais recentemente, o governador Eduardo Leite [do Rio Grande do Sul] também se tornou pré-candidato”, disse.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Após a audiência de instrução realizada na última terça-feira (3), em São José do Egito, o Ministério Público Eleitoral se manifestou favorável à cassação dos mandatos dos vereadores Patrícia de Bacana, Luiz de Raimundo e Tadeu do Hospital, todos do União Brasil. No parecer assinado pelo promotor Aurinilton Leão Carlos Sobrinho, o MP sustenta que o partido cometeu fraude à cota de gênero ao registrar candidaturas femininas fictícias apenas para cumprir formalmente a exigência legal.

A decisão final caberá à juíza eleitoral Tainá Lima Prado e deve ser proferida ainda nesta semana. Caso a cassação seja confirmada, os parlamentares deverão deixar os cargos de forma imediata, conforme estabelece a Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apesar disso, o processo ainda permite recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, em última instância, ao próprio TSE. Fontes que acompanharam a audiência indicam que o conjunto de provas é consistente e tende a reforçar a tese do Ministério Público.

Caruaru - Super Refis

Do jornal O Globo

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tornou-se alvo de críticas após comparar moradores de rua a carros estacionados em locais proibidos, afirmando haver a necessidade de “guinchá-los”. A declaração foi dada durante entrevista à Jovem Pan, na última quinta-feira (5).

— Temos lá (em Belo Horizonte) moradores de rua ainda. Eu falo que no Brasil nós tínhamos que ter uma lei. Quando você para um carro em lugar proibido, ele é removido, guinchado. Agora, fica morador de rua às vezes na porta da casa de uma idosa, atrapalhando ela a entrar em casa, fazendo sujeira, colocando a vida dela de certa maneira em exposição. E não temos hoje nada no Brasil que seja efetivo. É um problema em São Paulo, Belo Horizonte e em outras cidades — afirmou Zema.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Da Agência Brasil

A proporção de evangélicos na população brasileira continua crescendo, segundo dados do Censo 2022, divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que 26,9% dos brasileiros, ou seja, mais de um quarto da população, se identificavam como seguidores dessa denominação religiosa.

O Censo incluiu no levantamento apenas pessoas com 10 anos ou mais de idade. O grupo dos evangélicos foi o que mais cresceu entre 2010 e 2022 (5,3 pontos percentuais), segundo o IBGE, já que, segundo o Censo anterior, de 2010, eles representavam 21,6% dos brasileiros, um pouco mais de um quinto da população.

Palmares - Natal Encantado 2025

O presidente Donald Trump afirmou que Elon Musk “sofrerá as consequências” caso decida financiar candidatos democratas que desafiem republicanos que apoiem o que ele chama de seu “grande e belo projeto de lei”. As informações são da CNN Brasil.

As declarações foram feitas durante mais uma entrevista telefônica à emissora de televisão NBC. Ontem, Trump já havia concedido entrevistas a Jonathan Karl, da ABC, Dana Bash, da CNN, e Robert Costa, da CBS.

“Se ele fizer isso, terá que arcar com as consequências”, disse Trump à jornalista Kristen Welker, da NBC. “Terá que enfrentar consequências muito sérias se fizer isso.”

Trump também afirmou acreditar que sua relação com Musk chegou ao fim. “Eu presumiria que sim”, declarou à NBC quando questionado a respeito. Embora tenha dito que teria autoridade para cancelar contratos federais com empresas de Musk, Trump afirmou: “Ainda não pensei nisso”.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), não descartou, hoje, a possibilidade de a Casa analisar uma proposta que derruba o decreto que eleva o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Motta avaliou que a decisão final caberá às lideranças partidárias da Casa. Ele espera que o veredito seja tomado ainda amanhã, após uma reunião entre líderes e equipe econômica do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Segundo o deputado, dependendo da decisão do colegiado, o projeto que suspende os efeitos da alta do IOF poderá ser incluído já na pauta da próxima terça-feira (10). “Nós temos um respeito muito grande ao Colégio de Líderes, vamos amanhã, após a apresentação das medidas do governo, decidir sobre o PDL, que pode entrar na pauta na próxima terça-feira. Tudo isso será deliberado após essa conversa de amanhã”, declarou Motta após evento com empresários, em São Paulo. As informações são do portal G1.

Ipojuca - Acerte as contas

Meu amigo Marcelo Tognozzi, jornalista que escreve hoje para o Poder360 aos sábados, cujos textos lúcidos e oportunos sobre o cenário nacional são reproduzidos neste blog, fez o texto da contracapa do meu livro “Os Leões do Norte”, publicado pela ‘Eu Escrevo Editora’, comandada pelo cartunista Samuca.

O lançamento será na próxima segunda-feira, a partir das 18 horas, no boteco bar Porto Ferreiro, na Rui Barbosa, no Recife. Marcelo, que já passou por várias redações, como o JB, O Globo e Estadão, escreve para emocionar. Confira abaixo:

Do jornal O Globo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado que o Ministério da Justiça deve formalizar um pedido de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que está na Itália e foi condenada a 10 anos de prisão. Além disso, mandou comunicar imediatamente a Câmara dos Deputados da perda de mandato dela, que faz parte da condenação, e transformou sua prisão preventiva em definitiva.

Na sexta-feira, a Primeira Turma do STF rejeitou, por unanimidade, um recurso apresentado por Zambelli contra sua condenação, ocorrida em maio. Com isso, a ação penal foi encerrada e Moraes determinou a prisão definitiva de Zambelli e do hacker Walter Delgatti, também condenado na mesma ação, mas a oito anos e três meses de prisão.

A Academia Cristã Brasileira de Escritores e Notáveis (ACBEN) promoveu ontem, no Recife Expo Center, um evento marcado por debates e reflexões sobre política, mídia, educação e espiritualidade. A cerimônia celebrou a posse de 31 novos acadêmicos e reuniu autoridades, intelectuais, lideranças religiosas e representantes da sociedade civil.

O evento começou às 16h com o painel “Mídia e Poder”, mediado pelo titular deste blog, o jornalista e escritor Magno Martins. Ele dividiu a mesa com o empresário Celso Muniz e com o presidente do Solidariedade de Alagoas, Adeilson Bezerra. O público acompanhou atentamente as discussões, que abordaram desde o papel da imprensa até a fragmentação partidária no Brasil.