São João de Araripina começa com recorde de público e programação até o fim de junho

A abertura do São João de Araripina aconteceu no último fim de semana no distrito de Lagoa do Barro e reuniu mais de 12 mil pessoas em três dias de festa. Entre quinta (29) e sábado (31), passaram pelo palco nomes como Priscila Senna, Limão com Mel, Vitor Fernandes e Baby Som, além de artistas locais. Com apoio da Fundarpe, Empetur e do Governo de Pernambuco, o evento foi considerado o maior já realizado na localidade. “Foi uma festa linda, feita com carinho, respeito à tradição e valorizando nossos artistas. E está só começando”, disse o prefeito Evilásio Mateus. O evento também teve apoio da deputada Roberta Arraes (PP).

A programação junina segue espalhada por vários bairros da cidade, começando nesta quinta-feira (5) pelo bairro José Martins, que recebe quadrilhas e atrações de forró pé-de-serra. No fim de semana, o SESC Ler será tomado pelo Beco do Forró, iniciativa feita em parceria com a Prefeitura. A agenda continua no dia 11 com o bairro Cavalete e, no dia 14, no Alto da Boa Vista.

Outro destaque será a Festa da Sanfona, marcada para o dia 18 de junho, com o Arrastão dos Sanfoneiros percorrendo as ruas do centro da cidade. Dois dias depois, no dia 20, acontece o Festival de Quadrilhas, que também integra o circuito oficial de eventos do São João de Araripina.

O encerramento acontece entre os dias 24 e 28 de junho, no Parque Três Vaqueiros, com uma maratona de shows de nomes da música nacional. Estão confirmadas apresentações de Maiara & Maraisa, Wesley Safadão, Nattan, Simone Mendes, Xand Avião, Menos é Mais, Matheus Fernandes, entre outros.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Até amanhã, a população pode participar da consulta pública da Anvisa sobre a regulamentação da Cannabis medicinal no Brasil. A proposta revisa a RDC 327/19 e pretende garantir mais qualidade aos produtos derivados da planta, utilizados por milhares de pacientes no país. Em Pernambuco, leis estaduais e municipais já reconhecem o direito ao acesso gratuito aos medicamentos, mas a regulamentação ainda está pendente para efetivar a política.

Enquanto isso, associações civis de pacientes têm preenchido a lacuna deixada pelo mercado e pelo poder público. Em Olinda, a Aliança Medicinal é a única entidade no estado com autorização judicial para cultivar a planta e produzir o óleo medicinal. Sem fins lucrativos, a organização atende cerca de 10 mil pacientes de todo o Brasil, com prescrição médica, a preços bem mais acessíveis do que os encontrados nas farmácias.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Neste 1º de junho, Dia Nacional da Imprensa, o prelo original do Diário de Pernambuco, jornal mais antigo em circulação na América Latina, ganha destaque como símbolo da história da comunicação. A relíquia, que em 1825 imprimiu a primeira edição do jornal, está preservada no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP), no Centro do Recife, guardião da memória pernambucana e mais antigo instituto histórico regional do país. O espaço está aberto para visitações de segunda a sábado.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Indicado por Lula para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) na última terça-feira (27), o desembargador Carlos Brandão só deve ser sabatinado pelo Senado no segundo semestre de 2024.

De acordo com integrantes da cúpula da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, há uma série de outras sabatinas e propostas na fila do colegiado antes da indicação ao STJ. As informações são do portal Metrópoles.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O deputado federal Felipe Carreras foi anunciado, hoje, como novo secretário especial na Comissão Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O convite partiu do novo presidente nacional da sigla, João Campos, durante o Congresso Nacional do partido, realizado em Brasília.

Filiado ao PSB desde os anos 1990 — seu único partido —, Felipe Carreras carrega uma trajetória marcada pelo compromisso com os ideais socialistas e pelo fortalecimento da legenda. Sua ficha de filiação foi abonada por ninguém menos que Miguel Arraes, uma das maiores referências da história política brasileira. Ao longo dos anos, Carreras já ocupou funções de destaque no partido, como secretário nacional de Juventude e líder da bancada do PSB na Câmara dos Deputados.

O PSB carrega, em sua essência, uma trajetória de lutas históricas em defesa da democracia e da justiça social. Fundado em 1947, o partido foi protagonista em diversos momentos decisivos da história política do Brasil, sempre pautando sua atuação na busca por um país mais igualitário e socialmente justo.

“É uma honra integrar a direção nacional de um partido que sempre fez parte da minha vida, que representa meus princípios e que agora será conduzido, com muita competência, por João Campos, que carrega na sua história a vontade de cuidar das pessoas e o compromisso de uma política feita, sobretudo, para aqueles que mais precisam”, destacou Carreras.

Palmares - Natal Encantado 2025

Aclamado como presidente nacional do PSB, o prefeito do Recife, João Campos, defendeu o protagonismo da legenda na construção do diálogo com quem pensa diferente, tendo em vista a consolidação de uma frente que fortaleça os princípios democráticos nas eleições de 2026. A votação marcou o encerramento do XVI Congresso Nacional do PSB, realizado ao longo do fim de semana em Brasília. A plenária contou com a presença do presidente Lula (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos).

“Vamos botar o PSB para falar para fora dos muros. Vamos derrubar os muros, construir pontes, aproximar quem está desgostoso com a política para perto da gente. Trazer quem pensa diferente, trazer quem quer fazer o bem e não sabe como, fazer uma grande frente política e consolidar uma vitória democrática no nosso país, ao lado do presidente Lula”, declarou João. Ao longo do discurso, o novo dirigente reforçou a aliança que o PSB mantém com o governo do presidente Lula, lembrou a parceria exitosa em 2022 e defendeu o fortalecimento desses vínculos para o pleito do ano que vem.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Jorge Quintino*

O Parque Ambiental Janelas para o Rio é muito mais do que uma nova área verde para Caruaru. É uma janela aberta para o futuro — um futuro de desenvolvimento urbano aliado à preservação ambiental, de qualidade de vida com responsabilidade, de crescimento sustentável com respeito à natureza.

Localizado às margens do Rio Ipojuca, entre os bairros Cedro e Inocoop, o parque ocupa uma área de aproximadamente 6,65 hectares e representa um investimento significativo de R$ 6 milhões, viabilizado através de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Trata-se de uma das maiores iniciativas ambientais e urbanas da história recente de nosso município.

Do portal g1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu, hoje, mais diálogo com o Congresso, e um esforço maior dos partidos de esquerda para eleger parlamentares nas eleições de 2026, durante a participação dele na convenção nacional do PSB, em Brasília.

O governo vem sendo pressionado por parlamentares para revogar o decreto que ampliou a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em meio a um embate com o Congresso, Lula pregou diálogo e fez um aceno ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que também participou do evento. Motta é um dos principais críticos à ampliação da alíquota do tributo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou, hoje, a manifestação do governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, à atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. As informações são do portal g1.

“Você veja que os Estado Unidos quer processar o Alexandre de Moraes, porque ele tá querendo prender um cara brasileiro que está lá nos Estados Unidos fazendo coisa contra o Brasil o dia inteiro”, disse.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a condenar, hoje, os ataques de Israel à Faixa de Gaza, e a expansão dos assentamentos israelenses no território. Segundo o petista, “nem o povo de Israel quer essa guerra” que, segundo ele, se trata de um “genocídio”.

Lula discursou durante encerramento da convenção nacional do PSB, que elegeu o prefeito de Recife, João Campos, como novo presidente da legenda. Durante a fala, ele leu uma nota do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), condenando a expansão dos assentamentos israelenses. As informações são do portal g1.