João Campos reúne chapa eleita para presidir o MDB em Pernambuco e celebra vitória

Por Betânia Santana
Do Blog da Folha

Uma das peças-chave na articulação para compor a chapa encabeçada por Raul Henry para presidir o MDB em Pernambuco, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), reuniu o grupo em um restaurante da cidade. Celebrou a eleição que garantiu a vitória de Henry por 65 votos contra 49 votos do deputado estadual Jarbas Filho.

Horas depois de telefonar para Henry, ainda durante as comemorações na Câmara de Vereadores do Recife, João Campos postou nas redes sociais uma foto ao lado do presidente reeleito para o MDB; Adriana Vasconcelos, filha do ex-senador Jarbas Vasconcelos, e vice-presidente do partido; e do prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda.

Por Bruna Rossi
Do Poder360

Hugo Studart, jornalista, historiador e agora mestre cachaceiro da Casa Studart, lançou a cachaça Doutor Ulysses, uma edição comemorativa pelos 40 anos da transição democrática do Brasil. A escolha de fabricar a bebida para celebrar as quatro décadas do momento histórico foi um “manifesto pela pacificação do Brasil”, diz o empresário.

“Eu tinha vontade de fazer com a minha melhor cachaça uma homenagem pelo processo de transição democrática no Brasil. Eu sou fã do Ulysses [Guimarães, 1916-1992] porque ele conduziu o Brasil para uma transição democrática pacífica. […] Ele agregou todo o Brasil em torno de um projeto pacífico. Hoje, falta um Ulysses”, declarou Studart em entrevista ao Poder360 em 8 de maio de 2025.

Assista à entrevista com Hugo Studart (44min36s):

Ipojuca - No Zap

Um vazamento na tubulação da adutora localizada às margens da PE-74, em Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, motivou denúncia pública dos vereadores Professor Pita (PSB) e Jorge da Chã do Fogo (PSB). Em vídeo gravado no local, os parlamentares cobram a atuação da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), da Prefeitura de Vicência e do Governo do Estado, apontando que o problema persiste há mais de quinze dias sem solução.

“Isso aqui já é rotineiro. Conserta hoje e amanhã já tá quebrado de novo”, criticou o vereador Professor Pita, que afirma já ter formalizado cobranças em diversas instâncias. Segundo ele, o desperdício contrasta com a realidade da população local, que enfrenta falta d’água em casa, mesmo recebendo contas mais altas. “Água na torneira e nas casas não tem, não. Mas para desperdício… a conta chega, afirmou.

O vereador Jorge da Chã do Fogo reforçou a cobrança, direcionando críticas também à gestão municipal e à governadora Raquel Lyra. “É uma vergonha para a governadora, para o prefeito, em não tomar as devidas providências”, disse. “A população sofre e o desperdício continua”, continuou. Os parlamentares pedem medidas urgentes para conter o vazamento e garantir o abastecimento regular da população.

Caruaru - Quem paga antes, paga menos

O ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo (MDB) fez uma série de críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) hoje, por meio de vídeos publicados em suas redes sociais.

As postagens aconteceram um dia após ele protagonizar um embate com o ministro Alexandre de Moraes durante depoimento à Primeira Turma do STF, no processo que apura uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. As informações são da CNN Brasil.

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

Por Rafael Dantas
Da Revista Algomais

O caminho da Reforma Tributária é longo mas as expectativas são promissoras. Décio Padilha, auditor fiscal da Secretaria da Fazenda de Pernambuco e ex-secretário de Administração e da Fazenda do Estado, avalia que “o Brasil será outro a partir de 2033. Ele vai dar um salto”. A projeção foi feita durante o projeto Pernambuco em Perspectiva –Estratégia de Longo Prazo, uma iniciativa da Revista Algomais e da Rede Gestão, com patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal. A expectativa positiva está contabilizada também em cifras: um avanço adicional do PIB entre 12%, em um cenário mais conservador, e 20%, no quadro mais otimista.

O percurso para a aprovação da Reforma Tributária foi narrado por Décio Padilha que, na época, era presidente do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal). Havia décadas de espera por um novo regime que interrompesse o que se convencionou chamar de “manicômio tributário”, o complexo sistema que muda constantemente em cada município e estado do País.

Palmares - Pavimentação Zona Rural

Em sua primeira aparição nas inserções partidárias do Republicanos, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reforçou sua aliança com o presidente Lula e destacou ações do Governo Federal voltadas para o desenvolvimento de Pernambuco. Com tom de prestação de contas associado a imagem do líder petista, a inserção marca um novo momento na trajetória do ministro, que vem se consolidando como um dos principais articuladores do Planalto no Nordeste.

No vídeo, Silvio aparece ao lado de obras e anúncios estratégicos: novos investimentos no Porto de Suape, melhorias nos aeroportos do Recife, Petrolina e Serra Talhada, além do compromisso de tirar do papel o tão aguardado aeroporto de Caruaru. “É Silvio, trabalhando por todos nós”, diz o encerramento da peça, que também convida à filiação ao Republicanos.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Do Blog da Folha

O Diretório Estadual do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Pernambuco escolheu o nome do jornalista Ivan Moraes como pré-candidato ao Governo do estado para 2026. A deliberação foi realizada na manhã de hoje, na Casa Marielle Franco, sede do partido.

O presidente estadual do PSOL, Samuel Herculano, destacou que a escolha de Ivan demonstra a unidade do partido em Pernambuco. “Saímos da reunião com a unidade construída para enfrentar os desafios que se apresentam na conjuntura. A pré-candidatura de Ivan Moraes representa a comunhão do nosso partido no enfrentamento à polarização e à extrema-direita”, defendeu.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou hoje a defesa pela regulação das redes sociais no país e o debate sobre o tema com o Congresso Nacional.

“É preciso que a gente discuta com o Congresso Nacional a responsabilidade de a gente regular o uso das empresas, sabe, nesse país. Não é possível que tudo tem controle menos as empresas de aplicativos. É importante que a gente comece a cuidar do povo brasileiro com um pouco mais de carinho”, afirmou em evento em Campo Verde (MT). As informações são da CNN Brasil.

Do g1

Personalidades parabenizaram o ator Wagner Moura, que venceu hoje o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes 2025, pelo filme “O Agente Secreto”.

É a primeira vez na história que um ator brasileiro ganha esse prêmio no festival. O diretor Kleber Mendonça Filho também foi premiado, levando o troféu de melhor direção — é a primeira vez desde Glauber Rocha que um diretor brasileiro leva o troféu.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mencionou a vitória inédita na categoria de melhor ator e os feitos do filme em um dos principais festivais de cinema do mundo.

Corre a informação de bastidor de que um almoço estava sendo preparado, no Palácio do Campo das Princesas, para celebrar uma possível vitória de Jarbas Filho, o Jarbinhas, para a presidência estadual do MDB. Com a derrota para Raul Henry, aliado de primeira hora do prefeito João Campos, o regabofe, com ares de banquete, foi cancelado de última hora.

A torcida no Palácio pela vitória de Jarbinhas no comando do MDB-PE foi grande, tendo em vista a sucessão estadual em 2026. Caso o filho do ex-governador Jarbas Vasconcelos fosse alçado presidente estadual do MDB, o partido, diz-se nos bastidores, subiria o palanque da governadora Raquel Lyra, que tentará a reeleição, ano que vem.

Contudo, a vitória inconteste de Raul Henry por 65 votos a 49, a governadora Raquel Lyra deu mais uma demonstração de inabilidade política. Perdeu um partido importante para composição de coligação, ano que vem, garantindo tempo de TV e rádio para propaganda eleitoral gratuita. Além disso, a derrota contribuiu para tachar Jarbinhas de sem voto, no meio político.

Vale lembrar que o, hoje, deputado estadual só garantiu um mandato eletivo ao se eleger pelo PSB, num movimento de reconhecimento à história de Jarbas Vasconcelos e o retorno à Frente Popular de Pernambuco. Basta lembrar o fiasco que foi a candidatura de vereador, em 2012, quando sequer conseguiu ficar na primeira suplência.