Em dois anos, Governo Raquel investiu três vezes menos em encostas que João Campos

Apesar de ter um orçamento quase seis vezes maior, o Governo de Pernambuco fez menos de um terço dos investimentos da Prefeitura do Recife em áreas de morro e encostas nos últimos dois anos em todo estado. Além de terem volume menor, os aportes foram voltados a municípios administrados por aliados do Palácio do Campo das Princesas. Nenhum foi direcionado à capital, que é comandada pelo prefeito João Campos (PSB), potencial adversário da governadora Raquel Lyra (PSD) nas eleições de 2026.

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) de Pernambuco indicam que, em 2023, a gestão estadual investiu R$ 58,1 milhões em Jardim Monte Verde, área que concentrou o maior número de mortes pelo deslizamento de barreiras durante as chuvas de maio de 2022. A região fica em Jaboatão dos Guararapes, município governado por Mano Medeiros (PL), aliado de Raquel. Três anos após a tragédia, as obras a cargo do Governo do Estado ainda não terminaram.

Na parte de Jardim Monte Verde que fica no Recife, o Governo Raquel Lyra não fez investimentos. Coube à gestão de João Campos aportar R$ 5,6 milhões na contenção definitiva de duas encostas. As obras foram entregues em janeiro deste ano.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Com o objetivo de continuar acompanhando in loco os serviços da Prefeitura de Olinda na prevenção contra os impactos causados pelas fortes chuvas, a gestora do município, Mirella Almeida (PSD), decidiu cancelar a participação na 26ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília. Um índice pluviométrico de 300 milímetros está sendo esperado para a cidade, até esta terça-feira (20), podendo chegar a 400 na quarta (21).

“A gente está fazendo o trabalho que é necessário e o trabalho não pode parar. Cancelei a ida a Brasília, porque é muito importante estar com o povo, que confia na gente, acompanhando todos os serviços da Prefeitura para prevenção contra os impactos causados pelas fortes chuvas”, afirmou Mirella.

100% das equipes da Defesa Civil, limpeza urbana e drenagem estiveram nas ruas, neste fim de semana. Cerca de 60 imóveis foram interditados, após visita e trabalho de conscientização.

A Defesa Civil segue de prontidão 24h. Em caso de emergência, a população pode acionar o serviço pelos números 0800.081.0060 e 9.9266.5307 (apenas WhatsApp).

Toritama - Tem ritmo na saúde

Com previsão de mais chuvas até a próxima quarta-feira (22), a Prefeitura do Recife ampliou, hoje, a operação de prevenção em áreas de risco da cidade. A força-tarefa, que envolve servidores de diversas secretarias e órgãos municipais, atuou em bairros como Córrego do Tiro, Alto do Capitão, Jardim Monte Verde, Lagoa Encantada e Vila do Sesi. A iniciativa é parte do protocolo do Centro de Operações (COP) para situações de agravamento das condições meteorológicas.

Pelo segundo dia consecutivo, o prefeito João Campos esteve nas ruas para acompanhar o trabalho das equipes. Ele justificou a intensificação da mobilização com base nos altos acumulados de chuva registrados desde a semana passada. “Estamos desde o meio da semana passada com um fenômeno climático severo e acumulados de chuva muito grandes, com perspectiva de mais precipitações até a quarta-feira. Por isso a gente deu um passo a mais na mobilização do COP e está fazendo esse protocolo transversal, que é reforçar as equipes da Defesa Civil com a participação das demais secretarias”, declarou o gestor.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

As festividades planejadas para hoje, encerrando as celebrações pelos 43 anos de emancipação política de Camaragibe, foram canceladas. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Defesa Civil, levou em consideração o alerta da Apac e do Inmet sobre a previsão de fortes chuvas que devem assolar a Região Metropolitana do Recife (RMR) nas próximas horas.

“Nós prezamos pela segurança de todos os cidadãos, adultos e crianças. Programamos uma linda festa para as crianças, mas essa celebração vai acontecer em outro momento. Agora, o foco é ficarmos de prontidão para dar respostas rápidas a possíveis ocorrências”, informou o prefeito Diego Cabral.

Os alimentos que foram preparados para o camarim dos artistas que se apresentariam no palco da Praça de Eventos serão doados a instituições sociais do município.

O comitê de monitoramento das chuvas está reunido para definir as medidas necessárias ao enfrentamento desse momento. As equipes da Defesa Civil estão recebendo informações e chamados de urgência pelos números (81) 2129-9564, 99945-3015 (WhatsApp) e 153 (Central da Guarda Civil Municipal). A pasta reforça que a população também tem um papel fiscalizador em áreas vulneráveis, observando a alteração nas encostas e a intensidade das chuvas.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Na última quinta-feira, postei que estava com enormes dificuldades em localizar parentes dos ex-governadores mais antigos incluídos na miniobigrafia dos 22 ex-governadores no meu livro “Leões do Norte”, que será lançado pela editora “Eu Escrevo”, no próximo dia 9, no Recife.

Já começou a surtir efeito. Veja abaixo! Vou continuar repostando para que a noite de autógrafos seja transformada num grande congraçamento entre familiares de todos os ex-governadores.

Palmares - Natal Encantado 2025

Do jornal O Globo

O narcotraficante Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, foi expulso pela Bolívia e entregue à Polícia Federal em Corumbá (MS), cidade na fronteira com o país vizinho, hoje. Tuta foi encaminhado ao presídio federal de segurança máxima em Brasília. O criminoso já chegou a ser considerado o “número 2” da facção Primeiro Comando da Capital, o PCC.

De acordo com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a transferência do preso para o Brasil, coordenada pela pasta e pelo Ministério de Relações Exteriores, contou com a participação de 50 integrantes da Polícia Federal, incluindo 12 operadores do Comando de Operações Táticas. O transporte da fronteira boliviana para Brasília foi realizado em uma aeronave da PF.

A escolta até a Penitenciária Federal em Brasília contou com 18 homens da Polícia Penal Federal, além do apoio das polícias Militar e Civil do Distrito Federal.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A governadora Raquel Lyra acompanhou hoje o monitoramento das ações emergenciais para enfrentar as chuvas que atingem Pernambuco, principalmente na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. No Centro Integrado de Comando e Controle (CICCE), ela observou a preparação das equipes que apoiam os municípios, diante da previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que indica chuvas de intensidade moderada a forte até terça-feira (21).

“Estamos em mais um dia de acompanhamento das movimentações de massas e chuvas na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste. Priscila Krause já vem desde o primeiro momento trabalhando junto aos municípios, com as nossas forças operacionais da Compesa, Corpo dos Bombeiros e Defesa Civil para atuar na prevenção e cuidar dos que mais precisam. Estamos acompanhando cada nova atualização de perto, em alerta para cuidar de todos os pernambucanos”, afirmou a governadora.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, está em Pernambuco neste final de semana, em visita a comunidades tradicionais do Agreste e do Sertão do estado. A agenda tem como foco o fortalecimento das articulações com os povos originários e o avanço das políticas públicas voltadas à demarcação de terras e à valorização das culturas indígenas.

Em Pesqueira, no Agreste, Guajajara participou da 25ª Assembleia Xukuru de Ororubá, realizada na Aldeia Pedra d’Água, na Serra do Ororubá. O evento reúne lideranças indígenas de diversas regiões do país e é um espaço de troca política e espiritual. “Pude falar sobre os avanços do @minpovosindigenas e sobre a agenda de lutas dos povos indígenas para o avanço na demarcação de terras. Esta assembleia é um grande encontro de diferentes povos e também um espaço de fortalecimento político e da espiritualidade”, escreveu a ministra em suas redes sociais.

A assembleia é uma das principais mobilizações do povo Xukuru e tem papel estratégico na organização política indígena de Pernambuco. Reconhecido por sua resistência e luta histórica pela demarcação, o território Xukuru é símbolo da força dos povos do Agreste.

Hoje, a ministra seguiu para Cabrobó, no Sertão pernambucano, município conhecido por abrigar uma das maiores comunidades indígenas do estado. Lá, visitou a Ilha de Assunção, território do povo Truká, onde conheceu experiências de produção desenvolvidas pela comunidade. Em encontro com lideranças locais, ouviu sobre a urgência na requalificação da PE-510 e a necessidade de uma política nacional de educação escolar indígena. Reforçaram o papel da ministra na articulação com o governo federal e defenderam um modelo educacional que respeite as realidades regionais e envolva as comunidades.

Com a base governista fragilizada, o Palácio do Planalto tem enfrentado dificuldades crescentes para manter o controle político, inclusive entre partidos que compõem o próprio núcleo de apoio. PSD e União Brasil, dois expoentes do Centrão, vivem um embate que se estende da disputa por ministérios à construção de candidaturas para 2026. O governo, atento aos riscos de novos rompimentos — como o do PDT —, tem sinalizado preferência por privilegiar o PSD, numa tentativa de conter o desgaste.

A instabilidade, no entanto, é alimentada por uma mudança nas forças do Legislativo. A federação entre PP e União Brasil, liderada por Davi Alcolumbre, aumentou a influência do bloco no Congresso, ao mesmo tempo em que acentuou as tensões com o PSD. Apesar de Alcolumbre manter uma relação próxima com o governo Lula, ele tem travado a votação de nomes indicados para agências reguladoras e segurado a pauta do Senado, em retaliação a Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia e integrante da cúpula do PSD. As informações são do jornal O Globo.

Na Câmara, os atritos ganham corpo na disputa pelo Ministério do Turismo, atualmente sob o comando do União Brasil. Deputados do PSD apostavam que assumiriam o posto e, inclusive, direcionaram emendas para a pasta. A reforma ministerial prometida não avançou, frustrando expectativas. Ainda assim, lideranças das duas legendas tratam o confronto como pontual. O senador Angelo Coronel (PSD-BA) e o líder do União no Senado, Efraim Filho (PB), minimizam o conflito e sustentam que ele se restringe a figuras específicas.

O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) visitou, neste fim de semana, a jovem Carol, que deu à luz na calçada de uma rua em Brejão, no Agreste de Pernambuco, após ter atendimento negado três vezes no Hospital Municipal Alice Figueira. O parlamentar usou as redes sociais para mostrar o encontro, quando ouviu o relato da mãe e entregou, ao fim, um kit com leite e fraldas, garantindo o fornecimento dos produtos essenciais até o primeiro ano de vida da bebê, Maria Gabriela.

Fernando Rodolfo classificou o episódio como um caso grave de negligência e cobrou responsabilidade da Prefeitura. Segundo o deputado, a gestão do prefeito Saulo Maruim (PP) abandonou a população. “Negaram a ela o direito mais sagrado que existe: o de parir com dignidade”, declarou.

Carol relatou que procurou o hospital três vezes ao longo do dia 14 de maio, mas foi mandada de volta para casa mesmo sentindo contrações. “Eu não sentia ela mexer. Eu até fiquei preocupada. Aí eu disse a ele (ao pai) ‘Tenho medo de perder minha filha’”, contou. Por volta das 2h da madrugada, ao tentar retornar à unidade, a jovem acabou dando à luz na rua, com a ajuda do companheiro, que precisou retirar o cordão umbilical enrolado no pescoço da recém-nascida.