Luciano Bonfim anuncia nova UBS em Triunfo e celebra nascimentos na rede pública

A cidade de Triunfo, no Sertão pernambucano, vai ganhar mais uma Unidade Básica de Saúde. O anúncio foi feito hoje pelo prefeito Luciano Bonfim em vídeo publicado no Instagram. Segundo ele, a oitava UBS do município será construída no bairro da Encruzilhada, com sede própria e previsão de início das obras em até 30 dias.

A declaração foi feita em frente à Unidade Mista Felinto Wanderley, onde o prefeito também celebrou o nascimento de cinco crianças no município, na véspera do Dia das Mães. “Mostramos nosso compromisso com a saúde, cumprindo metas e protocolos. Tudo em gestão é importante, mas a saúde precisa ser prioridade”, afirmou. A unidade também realizou um mutirão com 50 exames de ultrassonografia.

Ainda, Luciano destacou a realização recente do congresso do COSEMS-PE (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), que reuniu cerca de 700 pessoas em Triunfo. O evento discutiu o fortalecimento do SUS, uso de tecnologias no atendimento e estratégias de ampliação da atenção básica. “Vamos ampliar ainda mais nosso sistema de saúde e reafirmar que jamais vamos abandonar o SUS. Viva o SUS e parabéns a todas as mães”, concluiu.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Por Flávio Chaves*

Há beijos que acontecem no escuro das esquinas, há outros que se dão sob as luzes do teatro da vida. Mas existe um tipo raro de beijo — o beijo subversivo — que não se prende a cenário algum, porque ele próprio é uma cena que se recusa a ser espetáculo. Esse beijo não foi dado para aplausos, nem para câmeras. Ele nasceu no silêncio tenso das almas que já sofreram demais para ainda temer o amor.

Belchior e Violeta não se beijaram por impulso. O que houve entre eles foi uma espécie de pacto ancestral, selado no toque dos lábios, mas firmado muito antes — talvez quando um pressentiu o cansaço do outro no modo de caminhar, ou quando o olhar de um enxergou, no outro, a mesma sede de liberdade. Foi um beijo nos lábios que não pediu permissão ao mundo — apenas existiu. E por isso mesmo, abalou mundos.

Violeta era uma mulher marcada. Não por rugas ou mágoas, mas pelas estruturas invisíveis que a sociedade impõe às mulheres fortes demais, belas demais, livres demais. Estivera aprisionada em um casamento com Tibúrcio — um homem bruto, de beiços inchados e coração raquítico. Ele se orgulhava de suas conquistas públicas, mas em casa era um opressor travestido de provedor. Seus gestos duros escondiam um medo ancestral: o de perder o controle sobre uma mulher que começava a despertar.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Neste domingo (11), a partir das 12h, o Manhattan Café Theatro, em Boa Viagem, oferece buffet livre com música ao vivo para quem quiser comemorar o Dia das Mães fora de casa. A proposta é reunir conforto, comida farta e ambiente agradável, sem filas ou espera. As reservas podem ser feitas por WhatsApp através do número (81) 98888-4818.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Passando aqui para reforçar: o convite para o lançamento do meu novo livro “Os Leões do Norte”, como toda noite de autógrafo, é público, aberto a todo e qualquer cidadão que tenha interesse em prestigiar. Será no próximo dia 9, a partir das 18 horas, no Boteco Porto Ferreiro, que fica localizado na Avenida Rui Barbosa, 458, no bairro das Graças, no Recife.

Trata-se de uma contribuição às novas gerações, para que possam conhecer um pouco da história dos últimos 22 governadores de Pernambuco, de Carlos de Lima Cavalcanti, interventor nos anos 30, até Paulo Câmara, que antecedeu Raquel Lyra. A proposta não inclui a atual governadora, porque, claro, está no exercício do seu mandato.

Como escreveu o acadêmico Flávio Chaves, a história não vive apenas nos arquivos empoeirados nem repousa esquecida em bibliotecas silenciosas. Ela pulsa viva na pena dos que ousam resgatá-la com zelo, paixão e compromisso com a verdade.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Do Correio Braziliense

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, neste sábado (10), derrubar parcialmente uma resolução da Câmara dos Deputados que visava suspender toda a ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), no caso da Trama golpista.

A unanimidade da Primeira do Supremo formou-se após o voto da ministra Cármen Lúcia. Com a decisão, Ramagem continuará a responder por três dos cinco crimes pelos quais foi denunciado: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.

Os ministros do STF também julgaram que a parte do processo relacionada a outros dois delitos, que teriam ocorrido após a diplomação de Ramagem como deputado, em dezembro de 2022, ficará suspensa.

Palmares - Natal Encantado 2025

As 47 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Camaragibe funcionaram neste sábado (10) para o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe. A ação tem como foco os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que representam cerca de 11% da população do município — aproximadamente 37 mil pessoas. Segundo a Secretaria de Saúde, 6.741 moradores já foram imunizados desde o início da campanha.

Durante a mobilização, o prefeito Diego Cabral visitou unidades nos bairros Céu Azul e Bairro Novo. “É importante incentivar a população a se vacinar. Todas as nossas unidades estão preparadas para imunizar os grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde”, afirmou. No Bairro Novo, o garçom Diogenes Marques levou os filhos Larissa, de 5 anos, e David, de 4, e destacou a importância da imunização infantil. “Precisamos manter nossos filhos protegidos e evitar a propagação da gripe e de outras doenças”, disse. Em algumas UBS, atividades lúdicas foram organizadas para entreter as crianças enquanto aguardavam atendimento.

A vacinação continua ao longo da semana nas UBS e, aos fins de semana, no posto avançado do Camará Shopping, que funciona das 13h às 18h. Além de idosos, fazem parte dos grupos prioritários crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e da educação, povos indígenas e quilombolas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores dos Correios, portuários, profissionais das Forças Armadas, do transporte coletivo e da segurança, além da população em situação de rua, pessoas privadas de liberdade e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Do Brasil de Fato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao fim da sua viagem a Moscou, criticou hoje o plano de rearmamento da União Europeia (UE), afirmando que os gastos de defesa dos países europeus deveriam ser destinados ao combate da fome no mundo.

“A Europa está voltando a se armar por medo de guerra, o que é uma loucura. A Inglaterra está voltando a se armar. O Japão está voltando a se armar. Ou seja, estarmos gastando trilhões de dólares com armas quando o mundo está precisando que a gente gaste trilhões de dólares com educação, com saúde e com comida para o povo que está passando fome. É esse mundo que a gente quer construir”, afirmou Lula.

O presidente veio à Rússia para participar das comemorações dos 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial. A agenda do líder petista contou com um jantar oferecido pelo presidente russo, Vladimir Putin, aos chefes de Estado e governo; a participação no desfile militar do Dia da Vitória na Praça Vermelha e duas reuniões bilaterais: uma com Putin, outra com o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico. O Itamaraty já havia antecipado anteriormente que um dos objetivos da viagem seria reforçar a independência da política externa do Brasil.

O ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil) usou as redes sociais para protestar contra a ausência de Petrolina no anúncio de novos voos da Azul Linhas Aéreas para o Nordeste. Em vídeo publicado no Instagram ontem, ele cobrou tanto a companhia quanto o governo de Pernambuco, relembrando a promessa feita pela governadora Raquel Lyra (PSD) de que, em abril, seria retomada a segunda conexão diária entre Recife e Petrolina.

“A Azul anunciou que no mês de junho vai operar quatro novos voos para o Nordeste, mas nenhum deles é chegando à Petrolina”, disse Miguel. “Temos um aeroporto internacional, uma das melhores estruturas hoteleiras da região e um São João que movimenta mais de R$ 300 milhões e é considerado um dos melhores do Brasil”, argumentou.

Durante o vídeo, o parlamentar reproduz inclusive a fala da própria governadora: “Agora eu acabei de ter a confirmação que no dia 1º de abril a Azul retoma o segundo voo Petrolina-Recife-Recife-Petrolina, ok?”, diz Raquel Lyra em um trecho recuperado pelo ex-prefeito.

Miguel afirma que, até o momento, o que se vê são passagens “cada vez mais absurdas”, o que encarece a cadeia produtiva local e prejudica a mobilidade da população do Sertão, que tem em Petrolina uma das principais portas de entrada e saída. “Esperamos que a Azul cumpra o que prometeu e que o governo do Estado também olhe para Petrolina com mais atenção”, concluiu.

Da Revista Veja

Certo dia, o chefe do departamento dos Correios responsável pela compra de material foi procurado por dois detetives que se passaram por empresários interessados em fazer negócios na estatal. Sem saber que estava sendo gravado, o servidor disse que estava no cargo por indicação do PTB, partido da base de apoio do governo Lula, e que os contratos assinados em sua repartição eram precedidos por pagamento de propina.

E explicou: “Nós somos três. Os três são designados pelo PTB, por Roberto Jefferson. É uma composição com o governo. Nomeamos o diretor, um assessor e um departamento-chave. Eu sou departamento-chave”. Depois, detalhou como funcionava o esquema: “Quando é pregão com alta concorrência, é coisa pequena, de 3% a 5%. Quando é serviço, 10%. Consultoria é definida antes, a gente senta e conversa”.

Numa demonstração de boa vontade, os “empresários” entregaram R$ 3 mil a ele, que, sem desconfiar da armadilha, pegou o dinheiro e guardou no bolso do paletó. Revelada por VEJA em maio de 2005, a cena foi o fio da meada do célebre mensalão.

Por André Shalders
Do Estadão

A comitiva oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão e ao Vietnã, no fim de março, incluiu ao menos 220 pessoas, além do próprio petista e da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. O grupo gastou na viagem ao menos R$ 4,54 milhões – o valor total ainda é desconhecido, mais de um mês depois do fim da viagem.

Compõem o grupo 11 representantes do Congresso e ao menos 72 pessoas de órgãos ligados à Presidência da República, como o Gabinete Pessoal da Presidência, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Secretaria de Comunicação (Secom), e a Casa Civil.

Procurada, a Secom se negou a fornecer informações sobre o número de viajantes e os gastos totais. Segundo o órgão, a lista de integrantes da comitiva oficial – composta pelas autoridades – foi publicada no Diário Oficial da União. Já as listas de integrantes das comitivas técnicas e de apoio são “classificadas no grau de sigilo reservado”, ou seja, podem ser omitidas por até cinco anos.