STF marca para amanhã análise da decisão da Câmara sobre Ramagem

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para esta sexta-feira (9), às 11h, o julgamento da decisão da Câmara dos Deputados que suspendeu a ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) no caso da trama golpista na qual está envolvido o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O julgamento será realizado no plenário virtual da Primeira Turma da Corte, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin. O encerramento da votação está previsto para terça-feira (13).

A solicitação do julgamento colegiado por feita por Alexandre de Moraes após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), comunicar o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, sobre a decisão tomada ontem (7) pelo plenário da Casa. As informações são da Agência Brasil.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, decidiu deixar o PSDB e se filiar ao PSD, partido comandado pelo ex-ministro Gilberto Kassab.

A filiação do governador gaúcho à sigla está marcada para a sexta-feira (9), às 15h, no gabinete da direção nacional do PSD, na cidade de São Paulo.

Eduardo Leite deixa o PSDB após o enfraquecimento do partido nos últimos anos e depois de a legenda aprovar uma fusão com outro partido: o Podemos.

Ipojuca - No Zap

Por Jornal O Poder

Prestes a assumir o comando nacional do PSB, o prefeito do Recife, João Campos, fez uma espécie de turnê por estados-chave e prestigiou aliados que assumiram diretórios locais do partido. Ele defende que Geraldo Alckmin seja mantido como vice na chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026, em movimento que busca se antecipar a disputas de partidos do Centrão pela vaga. O PSB também já foi comandado pelo pai de João Campos, Eduardo Campos, e pelo bisavô Miguel Arraes.

Humberto concorda

Em entrevista, esta semana, ao prestigiado podcast Direto de Brasília, do jornalista Magno Martins, em parceria com a Folha de Pernambuco, o senador Humberto Costa, atual presidente nacional do PT, também defendeu Alckmin na vice como prioridade.

Em meio às especulações sobre sua saída da chapa presidencial no ano que vem, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) ganhou mais um aliado de peso. O senador e presidente nacional interino do PT, Humberto Costa, avalia que o ex-governador de São Paulo reúne todas as condições para continuar no posto, em especial pela lealdade demonstrada ao presidente Lula (PT). Todavia, Humberto ressalta que a conjuntura será avaliada mais na frente para se concretizar essa decisão.

Caruaru - Quem paga antes, paga menos

O deputado federal Carlos Veras (PT) anunciou, nesta quinta-feira (8), que cerca de 30 novos peritos do INSS serão designados para reforçar o atendimento em Pernambuco a partir do segundo semestre. A informação foi confirmada durante reunião com o ministro da Previdência, Wolney Queiroz. Os profissionais fazem parte do grupo de 500 aprovados no concurso nacional realizado este ano e atuarão em polos que incluem municípios como Afogados da Ingazeira, Araripina e Garanhuns.

Segundo Veras, o novo modelo de atendimento, baseado em polos regionais, busca reduzir os impactos causados pelo esvaziamento de quadros da instituição e melhorar o serviço prestado à população. “Seguimos na luta para garantir mais direitos e avanços para a nossa gente”, destacou o parlamentar. Assista:

Cabo de Santo Agostinho - Hospital das praias

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, celebrou a escolha do Papa Leão XIV em publicação nas redes sociais. Em tom solene, Alckmin destacou o momento como histórico e afirmou que os brasileiros se unem à comunidade católica mundial na expectativa de que o novo pontífice conduza a Igreja com inspiração, promovendo paz, união e esperança à humanidade. Confira:

Palmares - Pavimentação Zona Rural

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, agora Papa Leão XIV, esteve em Campinas (SP) em 2008, na Paróquia Santo Antônio dos Agostinianos, ao lado de Dom Bruno Gamberini, já falecido. O registro foi enviado pelo meu amigo padre Brás, natural de São José do Egito e residente em Brasília, que acompanhou a visita do então bispo agostiniano.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou em 2022 uma medida aprovada pelo Congresso que colocou fim a uma medida que fortaleceria o controle sobre os descontos em benefícios do INSS. Ele poderia apresentar vetos ao texto, mas decidiu dar aval ao conteúdo na íntegra.

Esses descontos estão no centro de um escândalo de desvios que levantam suspeitas sobre dirigentes do INSS no governo Lula (PT).

A oposição tem defendido que Bolsonaro propôs um maior controle nos descontos, o que de fato aconteceu em 2019 quando o então mandatário enviou texto ao Congresso prevendo uma revalidação anual desses abatimentos. Mas a iniciativa foi alterada pelos parlamentares duas vezes até ser eliminada completamente em uma terceira ocasião, e o então presidente aceitou as mudanças sem contestações. As informações são da Folha de S. Paulo.

Fui agraciado, na noite desta quinta-feira (8), com o Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo, concedido pela Câmara Municipal do Recife. A homenagem, recebida com muita honra, partiu de indicação do vereador Gilson Machado Filho (PL) e integra uma das mais importantes distinções concedidas aos profissionais da comunicação na capital pernambucana.

Por estar em Brasília, em virtude da produção do meu podcast em parceria com a Folha de Pernambuco, o Direto de Brasília, a editora-chefe do blog, Ítala Alves, me representou na cerimônia e recebeu a honraria em meu nome. A premiação, instituída pela Resolução nº 2698/2019, reconhece, anualmente, jornalistas, educadores e instituições que atuam na área da comunicação.

No programa de hoje, comentei que a análise do projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais está travada no Senado à espera do retorno de Davi Alcolumbre. O presidente da Casa embarcou para a Rússia na terça-feira (6), acompanhando a comitiva do presidente Lula, e só deve voltar ao Brasil no próximo dia 14. Sem sua presença, os senadores não pretendem avançar no debate, que segue dividindo opiniões. A expectativa é que, mesmo com esforço para acelerar a tramitação, a votação só ocorra no fim deste mês.

Clique aqui e ouça. O Frente a Frente é ancorado por este blogueiro e transmitido pela Rede Nordeste de Rádio para mais de 40 emissoras em Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia.

Ao clicar no link, selecione a opção “ouvir pelo navegador”.

O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, divulgou nota pública nesta quinta-feira (09) em que contesta declaração do presidente da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), Marcelo Gouveia, sobre a proposta de modificação no projeto de lei que autoriza empréstimo de R$ 1,5 bilhão ao Governo do Estado. Sivaldo defende que parte dos recursos seja repassada diretamente aos municípios, de forma institucional e sem critérios políticos, como propõe o substitutivo aprovado pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Confira a nota na íntegra:

Lemos com atenção e surpresa nosso presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, a quem temos grande consideração, afirmar que a mudança no texto do projeto que trata de empréstimo para o Governo do Estado, no valor de R$ 1,5 bilhão, na Comissão de Finanças na ALEPE, quando os deputados defendem destinar metade deste valor de forma democrática institucional diretamente para os municípios, e que, segundo ele, ‘a divisão dos recursos atrapalharia obras benéficas nos próprios municípios’.