Entidades se mobilizam em favor do Memorial da Medicina

Por Diario de Pernambuco

Quase um ano após a queda de parte da cobertura de parte do Memorial de Medicina de Pernambuco, entidades médicas e outras instituições afins sediadas no local ainda aguardam respostas sobre o projeto de restauração e manutenção de outros aspectos do local, que pertence à Universidade Federal de Pernambuco.

O evento será realizado no dia 26 de abril de 2025 – aniversário de um ano do desabamento – às 9h da manhã, em frente ao prédio do Memorial, na Rua Amaury de Medeiros, 206, Derby. “Não é possível que um prédio que guarda toda a história médica do Estado, tanto do ponto de vista da cultura e produção acadêmica quanto do ângulo físico/concreto como é o caso do acervo do Museu da Medicina de Pernambuco (cujo material se encontra danificado e se deteriorando a cada dia), não tenha a célere e adequada restauração”, afirmou em documento a Academia Pernambucana de Medicina, juntamente à outras instituições.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou, durante o julgamento do segundo núcleo da trama golpista, o projeto de anistia dos envolvidos no 8 de janeiro que tramita na Câmara dos Deputados.

O ministro comparou a reação à invasão e depredação dos prédios públicos à invasão de uma residência e questionou se esse crime também poderia ser anistiado.

— Se o que aconteceu para o Brasil acontecesse na sua casa… Se um grupo armado organizado ingressasse na sua casa, destruísse tudo, mas com a finalidade de fazer o seu vizinho mandar na sua casa, ou seja, de afastar você, a sua família, do comando da sua casa. Com violência, destruição, bombas, você pediria anistia para essas pessoas? Se fosse na sua casa? Então, por que no Brasil, na democracia, a tentativa de quebra do estado democrático de direito, tantas pessoas defendem isso? As informações são do Jornal O Globo.

Toritama - Tem ritmo na saúde

A Câmara de Vereadores de São Lourenço da Mata, no Grande Recife, divulgou uma nota de repúdio contra a decisão do Governo do Estado de transferir o 20º Batalhão da Polícia Militar da cidade para o município vizinho, Camaragibe. O texto é assinado pelo presidente do Poder Legislativo local, o vereador Leonardo Barbosa (PSB). Confira a íntegra da nota.

NOTA DE REPÚDIO

A Câmara Municipal de São Lourenço da Mata, no uso de suas atribuições legais e em nome da população lourencense, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio à decisão do Governo do Estado de Pernambuco que decreta a transferência do 20º Batalhão da Polícia Militar de São Lourenço da Mata para o município de Camaragibe.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O deputado federal Pedro Lucas (União-MA) recusou, nesta terça-feira (22), o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o Ministério das Comunicações. O cargo está vago desde 9 de abril, quando Juscelino Filho (União-MA) pediu demissão.

Pedro Lucas é líder do União Brasil na Câmara dos Deputados e reuniu a bancada na tarde desta terça para discutir a questão. O nome do deputado para o posto havia sido anunciado pela ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais.

O parlamentar divulgou uma nota oficial na noite desta terça, pedindo desculpas a Lula e se explicando. “Com espírito de responsabilidade e profundo respeito pela democracia brasileira, venho a público agradecer ao presidente Lula pelo honroso convite. A confiança depositada em meu nome me tocou de maneira especial e jamais será esquecida”, escreveu Pedro Lucas. As informações são do Metrópoles.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Uma fonte denunciou ao blog a contratação da empresa Via Mundo Intercâmbio e Turismo Ltda pelo Governo de Pernambuco para operar na nova etapa do Programa Ganhe o Mundo Professores, mesmo após a empresa enfrentar diversos questionamentos em outros estados e estar em processo de recuperação judicial.

A Via Mundo teve o pedido de recuperação deferido pela Justiça do Maranhão em dezembro de 2024, conforme processo nº 0801121-89.2024.8.10.0113, tramitando na 2ª Vara Cível de São Luís​. No mesmo período, a Secretaria de Educação do Recife relatou, em ofício oficial, que a empresa apresentou comprovantes de pagamento considerados fraudulentos pela instituição English Path, parceira do programa no Reino Unido​. A denúncia motivou diligência formal para apurar as irregularidades.

Palmares - Natal Encantado 2025

Depois de apresentar a carteira de investimentos em infraestrutura portuária e hidroviária a investidores portugueses, com destaque para o túnel Santos-Guarujá — maior projeto do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) —, a comitiva brasileira foi recebida nesta terça-feira (22), em Amsterdã, capital da Holanda, por grupos interessados na operação e gestão de empreendimentos logísticos de transportes no Brasil. O encontro de hoje foi realizado com representantes da Ballast Nedam, empresa holandesa com mais de meio século de experiência no mercado internacional.

Por onde é apresentado, o projeto do túnel que interligará as cidades de Santos e Guarujá, em São Paulo, chama a atenção de potenciais investidores e demonstra a capacidade do Brasil de atrair empresas globais capacitadas para realizar aportes na infraestrutura nacional. Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o sucesso desse projeto está no planejamento e na execução realizados de forma colaborativa.

“Nós estamos tendo o privilégio de tocar esse projeto em parceria entre o Governo Federal e o Estado de São Paulo, uma das obras mais estratégicas do país. O trabalho conjunto tem sido a chave do sucesso para tirar do papel uma obra aguardada por quase um século pelos moradores de São Paulo. Estamos falando de um investimento da ordem de R$ 6 bilhões que, sem dúvidas, será um ganho imensurável para o país”, indicou.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Depois da controvérsia dos ônibus escolares entregues pelo Governo do Estado que teriam adesivos do Governo Federal encobertos, o deputado estadual Waldemar Borges trouxe à tona, na Reunião Plenária desta terça-feira (22), mais uma polêmica. A governadora fez uma postagem falando que está entregando 80 novos ônibus para reforçar o transporte público na Região Metropolitana, mas o parlamentar disse que a ação não é exatamente do Governo do Estado.

“Os ônibus que a governadora diz estar entregando, que, aliás, temos a informação de que são apenas alguns poucos, e não 80, teriam sido comprados pelos próprios empresários. Ou seja, por escassez de entregas próprias, vemos, mais uma vez, o governo querendo surfar em cima de iniciativas dos outros, levando para o Governo méritos que não lhe pertencem”, disse o deputado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (22), não querer uma nova guerra fria nem optar entre Estados Unidos ou China. Ao receber o presidente do Chile, Gabriel Boric, para visita de Estado no Palácio do Planalto, Lula defendeu ainda a integração dos países da América do Sul e a cordialidade nas relações comerciais.

“A nós, brasileiros, não agrada essa disputa estabelecida pelo presidente [dos Estados Unidos, Donald] Trump. Eu acho que ela não é conveniente para os Estados Unidos, não é conveniente para a China e não é conveniente para nenhum país do mundo”, disse Lula.

O presidente brasileiro se referia à política protecionista do mandatário norte-americano, que estabeleceu altas tarifas de importação no país, especialmente para a China, que respondeu com reciprocidade. As informações são da Agência Brasil.

O Salão Negro do Congresso Nacional recebe, a partir desta quarta-feira (23), às 17h30, a exposição “J. Borges: Poesia e Arte”, uma homenagem ao mestre pernambucano da xilogravura e do cordel. A mostra reúne mais de 80 obras, incluindo matrizes, xilogravuras e folhetos, e é a primeira grande exibição dedicada ao artista na Câmara dos Deputados desde sua morte. A iniciativa é do deputado federal Carlos Veras (PT-PE), que anunciou a abertura em vídeo publicado nas redes sociais.

“J. Borges foi um dos maiores mestres da xilogravura e do cordel no Brasil, um artista popular pernambucano que levou as cores, os personagens e os causos do nosso povo para o mundo inteiro. J. Borges é pernambucano em forma de arte”, afirmou Veras. O parlamentar também destacou o simbolismo de realizar a exposição no coração do Legislativo federal: “É a arte popular, é a cultura viva, é o legado de J. Borges, sendo celebrado como merece”.

Na gravação, Carlos Veras convida o público a visitar a exposição, que propõe um mergulho na história, fé e imaginação do povo nordestino. “Como pernambucano e como primeiro secretário da Casa, convido a todas e a todos a visitarem a exposição aqui no Salão Negro do Congresso Nacional”, disse.