Reforma do IR cria constrangimento moral para super-ricos, diz Haddad

A reforma do Imposto de Renda (IR) cria um constrangimento moral para o país, forçando uma discussão na sociedade sobre a desigualdade tributária, disse nesta quarta-feira (16) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil, o ministro disse que o projeto enviado ao Congresso há cerca de um mês baseia-se na justiça social.

Para o ministro, a busca pela redução das desigualdades sociais por meio do pagamento de tributos pelos mais ricos deixa os opositores sem argumento para se contrapor à reforma do Imposto de Renda.

“Acredito que criamos um constrangimento moral no país. O que está sendo dito? O que está errado? A gente está a fim. Dá para melhorar? Óbvio! Você tem uma ideia melhor? Até agora não apareceu”, declarou Haddad, dizendo que o governo está aberto a contribuições que melhorem o projeto. As informações são da Agência Brasil.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Uma família pernambucana de cinco irmãos vem enfrentando um verdadeiro pesadelo desde que um deles desapareceu, há quase um ano. O aposentado Marcus Cisneiros de Albuquerque, de 69 anos (foto à direita), tem diagnóstico de esquizofrenia e câncer. Os parentes não têm informações atualizadas sobre o estado de saúde dele e afirmam estar sem acesso ao idoso. Um dos irmãos de Marcus é o ex-assessor de Jarbas Vasconcelos, Geraldo Cisneiros, filiado ao MDB de Pernambuco e ex-vereador de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Em conversa com este blog, Geraldo Cisneiros (foto à esquerda) relatou que, há cerca de um ano, o irmão o visitava, assim como aos outros familiares, quase toda semana, mas simplesmente desapareceu. Os parentes já procuraram ajuda em cinco delegacias, mas se queixam da ineficiência da Polícia Civil do Estado em ajudar a solucionar o caso. Foi preciso contratar detetives particulares para descobrir algumas informações sobre o paradeiro de Marcus Cisneiros.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O prefeito Paulo Roberto (MDB) mantém altos índices de aprovação em Vitória de Santo Antão ao completar os primeiros 100 dias de seu segundo mandato. De acordo com levantamento do Instituto Opinião, 76,7% da população aprova a gestão municipal, enquanto 17,3% desaprova e 6% não soube responder. A percepção de avanço também é expressiva: 69,7% acreditam que o município está andando para frente, 23% consideram que está parado e apenas 5,3% avaliam que está regredindo. A imagem pessoal do prefeito é considerada positiva por 81,2% dos entrevistados, negativa por 14% e outros 4,8% não opinaram.

A avaliação da administração aponta que 26,3% dos entrevistados a classificam como ótima e 34,9% como boa, totalizando 61,2% de menções positivas. Para 28%, a gestão é regular, enquanto 5,3% a consideram ruim e 4,5% péssima. Ao serem questionados sobre a expectativa para o restante do mandato, 70,4% disseram confiar que Paulo Roberto fará uma boa gestão; 14,3% afirmaram que não confiam, outros 14,3% responderam que depende e 1% não souberam opinar. Os principais motivos citados para a aprovação foram a percepção de que “a cidade está progredindo” (29,1%), os investimentos em pavimentação (17,3%) e os avanços na saúde (3,6%).

Caruaru - Super Refis

O diretor superintendente do Sistema Opinião, Cacá Marthins, anunciou em suas redes sociais, nesta quarta-feira (16), que deixará o cargo após dez anos à frente da emissora. Segundo ele, a decisão foi motivada por um “convite honroso de outro grupo empresarial” para assumir novas funções a partir de maio. Em vídeo publicado no Instagram, Cacá agradeceu aos colaboradores, parceiros, amigos e à família Pinheiro, proprietária do grupo, destacando o trabalho conjunto que contribuiu para o crescimento da empresa ao longo da última década. Ele informou que, em breve, revelará detalhes sobre o novo desafio profissional. Assista:

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Blog da Folha

A governadora Raquel Lyra apresentou, nesta quarta-feira (16), ao Conselho de Administração de Suape (Consad), a indicação do advogado Armando Monteiro Bisneto para assumir a função de diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape. Armando foi recebido pela gestora no Palácio do Campo das Princesas e se comprometeu em ampliar os investimentos no porto com foco no crescimento econômico do Estado.

“Temos o objetivo de fortalecer o Porto de Suape, com a atração de investimentos para gerar ainda mais emprego e renda para toda nossa população. Desde o primeiro momento, temos feito investimentos e os resultados estão postos, com o maior hub de veículos do Norte e Nordeste e o sexto atracadouro público brasileiro em operação de cargas. Então agradeço a Marcio Guiot pelo empenho com que conduziu o Porto de Suape. E, agora, dou as boas-vindas a Armando Monteiro Bisneto, que conduzirá esse complexo portuário da melhor maneira possível”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Palmares - Natal Encantado 2025
Olinda - Refis últimos dias 2025

A exposição “Inventário Verde da Boa Esperança” foi aberta nesta terça-feira (16), na horta da comunidade Caranguejo Tabaiares, no Recife, com uma roda de conversa entre as matrigestoras Maria Lúcia Olivier (PI) e Sarah Marques (PE), além de visita guiada e apresentações culturais. O evento marca a confluência entre as comunidades Boa Esperança (Teresina/PI) e Caranguejo Tabaiares (Recife/PE), com programação gratuita até o dia 30 de abril. A série fotográfica é assinada pelo artista piauiense Maurício Pokémon, que utilizou registros analógicos feitos entre 2017 e 2019 para destacar os modos de vida e as resistências dessas comunidades urbanas tradicionais.

Com curadoria colaborativa, a mostra integra o Circuito Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023 e propõe uma reflexão sobre o cotidiano de comunidades que resistem ao avanço urbano, apostando em redes de solidariedade, turismo comunitário e preservação do meio ambiente. A exposição traz 100 imagens que dialogam com temas como agricultura familiar, identidade cultural e práticas sustentáveis. Na abertura, a força do Afoxé Omô Nilê Ogunjá e a presença da poeta e MC Adelaide deram o tom da celebração.

Além da exposição, o projeto inclui vivências entre coletivos, mutirões e oficinas de fotografia e fanzine com a comunidade. A proposta é fomentar trocas culturais e fortalecer as estratégias de resistência em territórios historicamente marginalizados. O evento é realizado com apoio dos coletivos Caranguejo Tabaiares Resiste, Não Tem Jeito (PE), Estúdio de Baixo (PI) e o Centro de Defesa Ferreira de Sousa (PI).

Ipojuca - Acerte as contas

Com quase 530 mil indígenas, o Nordeste concentra a segunda maior população indígena do Brasil e registra um crescimento expressivo dessas comunidades nas últimas décadas. Entre 2010 e 2022, a quantidade de indígenas na Região mais do que dobrou, enquanto o registro nacional dá conta de um aumento de 89% no mesmo período, atingindo cerca de 1,7 milhão de pessoas. Os dados constam no novo boletim temático lançado nesta quarta-feira (16) Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Atualmente, o Nordeste abriga 238 etnias diferentes, revelando a diversidade cultural presente no território. Apesar do crescimento demográfico, o boletim revela que cerca de 90% da população indígena nordestina vive fora de terras oficialmente reconhecidas, um dos principais desafios para a garantia de direitos e para a preservação das tradições. Em números absolutos, são 631 terras indígenas identificadas em diferentes fases de demarcação, mas apenas 105 já foram oficialmente demarcadas.

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, e o presidente do diretório estadual de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, se reuniram nesta quarta-feira (16), em Brasília, para discutir estratégias de fortalecimento do partido no estado. A principal meta é reestruturar a sigla para montar chapas competitivas nas eleições de 2026, tanto para a Câmara dos Deputados quanto para a Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Segundo Álvaro Porto, o momento é de articulação e renovação interna. “Estamos prospectando quadros, conversando com lideranças e traçando caminhos para revigorar o PSDB no Estado. Neste processo, estamos trabalhando para assegurar o fortalecimento da legenda, reocupação de espaços e crescimento da representatividade”, afirmou o deputado.

Durante o encontro, também foi decidido que o Instituto Teotônio Vilela, responsável pela formação política do partido, e os programas PSDB Mulher, PSDB Jovem e PSDB Afro serão reativados em Pernambuco. A expectativa é que essas frentes contribuam para ampliar a inserção social e a presença da legenda no estado. Além disso, foram discutidas questões administrativas relacionadas à gestão partidária.

A morte da adolescente Maria Jaqueline Cintra, de 16 anos, moradora da zona rural de Sanharó, levanta questionamentos sobre possível negligência médica no Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns. Após passar inicialmente por atendimento em São Bento do Una, a jovem foi transferida para o HRDM, onde deu à luz em parto normal, apresentou febre e mal-estar, mas recebeu alta com a justificativa de que o quadro era emocional. Dias depois, retornou à unidade de São Bento, foi encaminhada para Caruaru e faleceu na segunda-feira passada. A família acredita que houve falha na condução médica, possivelmente por restos de placenta deixados após o parto, o que teria provocado infecção. Com informações do Blog do Roberto Almeida.