Após mais de 11 horas, cirurgia de Bolsonaro é concluída, informa Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro comunicou neste domingo (13) pelas redes sociais que a cirurgia à qual Jair Bolsonaro foi submetido foi concluída com sucesso. O procedimento foi realizado no Hospital DF Star, em Brasília, para liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal, o que durou mais de 11 horas. Em publicação no Instagram, ela agradeceu a Deus e compartilhou detalhes do momento delicado vivido pela família.

“Cirurgia concluída com sucesso! A Deus, toda honra e toda glória!”, escreveu Michelle. Na mesma mensagem, ela informou que estava a caminho da sala de extubação, onde poderia vê-lo após o procedimento. “Em breve, os médicos darão uma coletiva com mais informações”, acrescentou.

Michelle expressou gratidão pelas manifestações de apoio recebidas nos últimos dias. “Meu coração transborda de gratidão a cada um de vocês que tem orado, enviado mensagens e intercedido pelo meu amor”, afirmou. Ela encerrou a mensagem com uma declaração de otimismo: “Seguimos firmes, com fé e esperança!”.

Ainda não há previsão de alta hospitalar. A coletiva dos médicos está prevista para a manhã de segunda-feira.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Do portal Metrópoles

A cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já dura mais de 10 horas, hoje. O procedimento médico começou às 10h, no Hospital DF Star, e tem como objetivo liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal.

Pelas redes sociais, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que os sinais clínicos de Bolsonaro permanecem estáveis e normais. “A cirurgia continua. Os marcadores estão normais e o quadro segue estável. A equipe médica informou que ainda há uma previsão de mais 1 a 2 horas de procedimento. Assim que eu tiver novas informações do centro cirúrgico, compartilharei aqui com vocês”, escreveu Michelle.

Apoiadores fazem vigília em frente ao hospital e oram pela saúde do ex-presidente. A senadora Damares Alves (Republicanos) faz parte do grupo. Bolsonaro está internado em Brasília desde a noite de ontem, depois de ser transferido de Natal (RN), onde precisou ser hospitalizado às pressas na última sexta-feira (11), para tratar um quadro de subobstrução intestinal. A previsão é que ele siga internado após o procedimento operatório.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Em primeira mão, o exemplar número um da revista Mais Nordeste, que recebi, há pouco. Trata-se do meu mais novo desafio editorial e empresarial. A revista, mais um canal de comunicação para colocar em discussão os problemas comuns do Nordeste, nasce pelo grupo SC Comunicação, de Fortaleza, à frente os jornalistas Cláudio Conceição e Arnaldo Santos.

Tem versões on-line e impressa, com correspondentes em todas as capitais do Nordeste. Nesta edição de largada, o primeiro questionamento: o Nordeste estagnou. Nos últimos anos, a participação da Região no PIB, o Produto Interno Bruto do Brasil, estagnou na casa dos 13%. E isso já tem meio século. Tudo por causa de problemas estruturais que se arrastam, aliados a uma conjuntura bastante desfavorável, onde o mercado consumidor se concentra a quilômetros de distância dos principais centros produtivos.

A Região, que concentra mais de 53 milhões de brasileiros, não consegue superar os efeitos da seca com instrumentos adequados. É carente de uma infraestrutura sólida, seu saneamento básico é deficiente, com pouco mais de 30% da população com acesso a redes de esgoto.

Caruaru - Super Refis

Do jornal O Globo

Pela terceira vez consecutiva, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, saiu derrotada do Congresso Nacional da Rede Sustentabilidade. No 6º encontro do partido, realizado neste fim de semana em Brasília, seu aliado Giovanni Mockus perdeu a eleição interna para o grupo liderado por Heloísa Helena. O secretário de Relações Institucionais de Belo Horizonte, Paulo Lamac, foi eleito o novo porta-voz da legenda hoje.

Em entrevista ao GLOBO, Lamac afirmou receber o resultado com “grande responsabilidade” e prometeu trabalhar pela unidade da sigla, marcada por disputas internas nos últimos anos entre os grupos de Heloísa e Marina:

— É um compromisso firmado pela união. Todos vão se empenhar. Essas questões internas são menores diante do trabalho da Rede e das bandeiras que defendemos — disse Lamac.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Roberta Soares

Do Jornal do Commercio

O alerta sobre a precária situação da malha rodoviária já é um velho conhecido dos motoristas e passageiros que pegam as estradas de acesso ao interior de Pernambuco para curtir o feriadão da Semana Santa. Ainda mais em 2025, quando o período será maior pela proximidade com o feriado de Tiradentes (21).

Como faz todos os anos, o JC percorreu as principais rotas rodoviárias que levam ao Agreste pernambucano, principalmente às cidades de Caruaru e Brejo da Madre de Deus, que recebe, no distrito de Fazenda Nova, a 202 km do Recife, o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo.

E, por mais um ano, constatou que os caminhos para o Agreste pernambucano seguem perigosos e degradados, exigindo muita atenção e prudência ao volante dos motoristas e motoqueiros.

Palmares - Natal Encantado 2025

Do jornal do Commercio

A temporada 2025 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, no distrito de Fazenda Nova, no Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, teve início ontem e recebeu um público superior à estreia do ano passado.

Segundo a coordenação do evento, mais de 10 mil pessoas foram assistir ao espetáculo, que acontece na cidade-teatro a 180 km do Recife. A estrutura foi inaugurada em 1968 e reproduz ambientes inspirados na Jerusalém da Antiguidade, de lagos, jardins, palácios e arruados ao imponente Templo.

De acordo com pesquisa realizada pela direção, 73% do público que acompanhou o primeiro dia de espetáculo eram mulheres. Do público total, 58,8% nunca tinham ido ao espetáculo, 12,6% tinham assistido mais de uma vez e 28,6% uma vez. A avaliação da encenação também foi satisfatória para os espectadores e mais de 95% classificaram como excelente ou bom.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Por Ney Lopes

Do Blog do Ney Lopes

A Argentina, após atravessar sérias crises políticas e econômicas, continua a enfrentar desafios como a eliminação de subsídios e a demissão de funcionários públicos. No entanto, a pobreza recuou e o país teve um segundo semestre de 2024 mais positivo.

O maior desgaste se concentra na eliminação de subsídios para serviços básicos, como luz, água e transportes públicos; na demissão de milhares de funcionários públicos; na diminuição do reajuste de salários, aposentadorias e pensões; no congelamento de obras públicas; na desestatização e privatização de empresas estatais; e no “choque econômico” do primeiro semestre de 2024, que fez o PIB argentino cair 1,7% em relação a 2023.

Por outro lado, a pobreza recuou em 2024; no terceiro trimestre, a atividade econômica avançou 4,3%; no quarto trimestre, avançou 1,4%; e a economia do país teve um segundo semestre mais positivo.

Ipojuca - Acerte as contas

Da Folha de Pernambuco

Uma carga com 389 canetas do medicamento Mounjaro, avaliada em aproximadamente R$ 1.000.000 (um milhão de reais), foi retida pela Inspetoria da Receita Federal no Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da Capital, na madrugada deste domingo (13).

A ação foi resultado de trabalho de análise de risco e monitoramento de passageiros, que possibilitou a identificação de um viajante procedente do Reino Unido transportando os itens de forma irregular.

A fiscalização foi realizada no momento da chegada do passageiro, como parte das rotinas de controle aduaneiro e atividades da Receita Federal voltadas ao combate aos crimes de contrabando e descaminho.

A Receita Federal reforça que a importação de medicamentos deve seguir rigorosamente a legislação vigente, incluindo a apresentação de documentos específicos, como receita médica e autorização da Anvisa, quando aplicável.

Por Elio Gaspari

Do jornal O Globo

Está na rede o documentário “Pindorama: Uma História do Brasil Ancestral” dirigido pelo jornalista Marcos Rogatto e produzido por Patrícia Ogando. Com 43 entrevistas de arqueólogos e paleontólogos, bem como visitas a dezenas de sítios históricos e museus, ele conta a vida de Pindorama há milhões de anos. Dura 98 minutos e traz belas lições.

A primeira expõe patrocínios culturais bem direcionados pela prefeitura de Campinas e pelo Ministério da Cultura. Com a segunda, valoriza gerações de cientistas e leva os curiosos da cultura dos povos que viviam nesta terra há uns 18 mil anos. O fóssil de Luzia, achado em Lagoa Santa (MG), tem 11,5 mil anos.

Nesta parte, “Pindorama” expõe, com critério de bom gosto, o vigor artístico das cerâmicas. A peça mais antiga do mundo pode ter sido feita na Amazônia. Hoje, novas tecnologias permitem ver rastros de civilização debaixo da floresta. Já acharam 24 novas estruturas e elas seriam mais de 10 mil.

*Por Bloomberg — Pequim

O governo da China disse hoje que a decisão dos EUA de isentar certos produtos eletrônicos de consumo das chamadas tarifas recíprocas é um pequeno passo para retificar seus erros e pediu a Washington que faça mais para revogar as taxas.

Trump excluiu smartphones, computadores e outros produtos eletrônicos do aumento das tarifas de importação na última sexta-feira (11), reduzindo o escopo de suas tarifas de 125% sobre os produtos da China e uma base de 10% sobre as importações da maioria dos outros países.

“Esse é um pequeno passo dos EUA para corrigir sua ação equivocada de ‘tarifas recíprocas’ unilaterais”, disse o Ministério do Comércio em um comunicado publicado em sua conta oficial do WeChat no domingo. O ministério continuou, pedindo que os EUA “deem um grande passo para abolir completamente a ação injusta e retornem ao caminho correto de resolver as diferenças por meio do diálogo igualitário baseado no respeito mútuo”.

As últimas isenções de Trump abrangem quase US$ 390 bilhões em importações dos EUA com base nas estatísticas comerciais oficiais dos EUA de 2024, incluindo mais de US$ 101 bilhões da China, de acordo com dados compilados por Gerard DiPippo, diretor associado do Rand China Research Center.