Juscelino pode ser condenado a até 38 anos de prisão por crimes denunciados pela PGR

A soma das penas para os crimes citados da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-ministro das Comunicações Juscelino Filho pode variar entre 10 e 38 anos de reclusão, dependendo dos agravantes e da aplicação específica das penas. Juscelino pediu demissão do cargo nesta terça-feira e nega as acusações.

Ao denunciar o antigo titular da pasta, a Procuradoria apontou os crimes de pertencimento a organização criminosa, agravado pelo exercício de comando e majorado pela participação de funcionário público, fraude licitatória, peculato e corrupção ativa. As informações são do Jornal O Globo.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) promove nesta quinta-feira (10), às 18h, na Casa da Indústria, no Recife, uma palestra com o economista e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS, Marcos Troyjo. Com o tema “Cenário Econômico Global: Desafios e Oportunidades para a Indústria”, o encontro integra o programa FIEPE Internacional e tem como foco empresários, gestores e profissionais interessados em compreender os impactos do ambiente internacional na economia brasileira.

O evento contará com moderação de Renato Cunha, vice-presidente da FIEPE e presidente do Sindaçúcar-PE, e pretende oferecer uma análise estratégica sobre as transformações econômicas em curso e suas consequências para o setor produtivo. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link: sympla.com.br/evento/fiepe-internacional-cenario-economico-global-desafios-e-oportunidades-para-a-industria/2831454.

Toritama - Tem ritmo na saúde

O deputado estadual Antonio Coelho (UB) repudiou, nesta terça-feira (8), as invasões promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) em Petrolina, especialmente na Fazenda CopaFruit, no projeto de irrigação Nilo Coelho. Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o parlamentar classificou a ação como arbitrária e prejudicial ao desenvolvimento econômico do município, destacando os riscos à segurança jurídica, à geração de empregos e à atração de investimentos para a região.

Antonio Coelho enfatizou que a propriedade privada é um direito fundamental assegurado pelo artigo 5º da Constituição Federal, e que desapropriações devem ser conduzidas pelo Estado, com justa e prévia indenização, nunca por ações unilaterais de grupos organizados. “A ação do MST é uma agressão ao Estado Democrático de Direito e uma tentativa de usurpar competências exclusivas do Estado brasileiro”, afirmou.

Ao final de sua fala, o deputado apelou à governadora Raquel Lyra para que adote medidas urgentes e mobilize as forças de segurança do Estado a fim de garantir a reintegração de posse. Segundo ele, a omissão do governo em um caso como esse seria “catastrófica” para a economia local. “A segurança pública é dever do Estado, conforme a Constituição, e deve ser exercida para preservar a ordem e os direitos de todos”, concluiu.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

O Tribunal Pleno do TJPE prestará uma homenagem ao desembargador Bartolomeu Bueno de Freitas Morais nesta sexta-feira (11), às 16h. Decano da Corte, Bartolomeu atuou por 42 anos na magistratura pernambucana e decidiu antecipar sua saída do cargo, embora ainda tivesse cinco anos de exercício como desembargador, com todas as prerrogativas do posto. A solenidade será aberta ao público e reunirá colegas de toga, servidores, advogados e representantes da sociedade para celebrar sua trajetória.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Do Jornal O Poder

Um novo gigante deve percorrer lentamente as estradas da Paraíba e provocar novas interdições. Um segundo transformador gigante de energia eólica deverá ser transportado do Porto de Suape, em Pernambuco, até o município de Nova Palmeira, no Seridó da Paraíba, a partir do mês de maio.

O equipamento

O equipamento, que já está em Suape desde o mês de março, também fará parte do Complexo Eólico Serra da Palmeira.

O tamanho

O equipamento tem 250 toneladas e 1,2 metros de comprimento. Também tem 4,2 metros de largura e 4,5 metros de altura. Ele foi produzido na China e transportado ao país pela CTG Brasil, empresa responsável pela construção da subestação no interior paraibano.

Palmares - Natal Encantado 2025

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pediu demissão nesta terça-feira. O auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o décimo ministro a deixar o cargo no atual mandato do petista, mas o primeiro após um caso de suspeita de corrupção. Mais cedo, ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de desvio de emendas parlamentares.

“Hoje tomei uma das decisões mais difíceis da minha trajetória pública. Solicitei ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva meu desligamento do cargo de ministro das Comunicações. Não o fiz por falta de compromisso, muito pelo contrário. Saio por acreditar que, neste momento, o mais importante é proteger o projeto de país que ajudamos a construir e em que sigo acreditando”, escreveu Juscelino na carta de demissão.

Olinda - Refis últimos dias 2025

O ator, pesquisador e arte educador Gilberto Trindade lança nesta quarta-feira (9), às 10h, na Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus, seu livro “O Circo da Viúva: noites no Barcelona”. O evento contará com um bate-papo sobre a obra, que mergulha no universo circense, além da exibição de um curta-metragem inédito que retrata sua trajetória artística. A entrada é gratuita.

Trindade é conhecido por sua atuação na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém e pelo trabalho à frente do projeto Circo da Trindade, criado há 20 anos. O espaço se consolidou como um complexo cultural que integra arte e meio ambiente. A trupe que lidera é composta por artistas de múltiplas habilidades, engajados em atividades nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade.

Os aprovados no concurso da Polícia Científica de Pernambuco tentam abrir um diálogo com o Governo do Estado para que boa parte dos candidatos não seja descartada, após a convocação para o Curso de Formação. Segundo membros da comissão que representa os aprovados, o temor é de que eles tenham desperdiçado um ano de suas vidas se dedicando ao concurso e acabem sem entrar para a equipe da Polícia Científica.

De acordo com a comissão, o edital deixou lacunas e não criou um cadastro de reserva, de maneira que somente os que forem chamados para o Curso de Formação terão oportunidade. Conforme o atual edital, há a previsão de 60 vagas para médicos legistas, 77 vagas para peritos criminais (diversas áreas) e 76 vagas para agentes de Medicina Legal, todas para ocupação imediata. No entanto, não há a previsão de cadastro reserva para os cargos ofertados.

O prefeito do Recife, João Campos, tomou posse como vice-presidente de Relações Institucionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) durante a 87ª Reunião Geral da entidade, realizada ontem (8), em Brasília. Ele integrará a Diretoria Executiva da FNP no biênio 2025-2027, em um movimento que reforça o protagonismo do Recife nos debates sobre políticas públicas e a defesa da autonomia municipal no cenário nacional.

A nova diretoria será presidida pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e contará ainda com nomes como Sebastião Melo (Porto Alegre), na 1ª vice-presidência, Cícero Lucena (João Pessoa) e Rodrigo Neves (Niterói), entre outros gestores de capitais e municípios de médio porte.

A FNP reúne prefeitos de cidades com mais de 80 mil habitantes e atua para fortalecer a presença dos municípios nas decisões federativas e na formulação de políticas públicas. A presença de João Campos na diretoria executiva da FNP é vista como estratégica para ampliar a articulação institucional do Recife em temas como saúde, mobilidade, educação e infraestrutura.

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, foi empossado como vice-presidente temática de Empreendedor Individual, Emprego e Renda da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), durante a 87ª Reunião Geral da entidade, realizada ontem (7), em Brasília. A escolha reconhece o desempenho da gestão municipal no estímulo ao empreendedorismo e na criação de oportunidades de trabalho. A nova diretoria da FNP foi eleita para o biênio 2025/2027, reunindo gestores de diversas regiões do país.

Após a cerimônia, Pinheiro recebeu, no Gabinete Avançado de Caruaru em Brasília, o deputado federal Fernando Monteiro e os vereadores Jorge Quintino e Hugo Chaves, que parabenizaram o prefeito pela nova função e reiteraram apoio à gestão. “Assumo essa missão com muito compromisso, representando nossa cidade e o Nordeste em uma pauta tão importante para o desenvolvimento econômico e social”, afirmou o gestor caruaruense.