Milhares vão às ruas nos EUA contra Donald Trump

Da AFP

Milhares de manifestantes saíram neste sábado (5) às ruas de Washington e outras cidades dos Estados Unidos contra as políticas de Donald Trump, nos maiores protestos contra o presidente republicano desde seu retorno, no final de janeiro, ao poder.

Uma grande faixa que dizia “Tire suas mãos!” se estendia a poucos quarteirões da Casa Branca. Os manifestantes carregavam cartazes onde se lia “Não é meu presidente!”, “O fascismo chegou”, “Parem o mal” e “Tirem suas mãos da nossa Seguridade Social”.

Jane Ellen Saums, de 66 anos, disse que estava aterrorizada com a campanha de redução da administração federal que Trump está conduzindo junto com o bilionário Elon Musk.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Do jornal O Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não escondeu nos bastidores de Brasília o entusiasmo com o sucesso do filme “Ainda estou aqui”, do diretor Walter Salles, vencedor do Oscar 2025 de melhor filme internacional. Assim que o filme ganhou o prêmio, Lula disse a aliados que a trama fez um “embate muito maior” contra a ditadura militar do que a esquerda conseguiu fazer nos últimos 30 anos.

O filme, que entra no catálogo do Globoplay amanhã, retrata o desaparecimento forçado do ex-deputado Rubens Paiva em 1971 e a dedicação de sua viúva, Eunice, para comprovar o envolvimento do Estado em sua morte, além de seus efeitos devastadores na dinâmica da família à época.

Lula tem adotado uma postura ainda mais cautelosa com as Forças Armadas depois dos ataques do 8 de janeiro. O governo petista proibiu manifestações sobre a caserna no aniversário do golpe, além de ter adiado por um ano e meio a reinstalação da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, responsável por emitir pareceres sobre indenizações a familiares e mobilizar esforços para localizar os restos mortais das vítimas do regime militar.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Em nota pública divulgada hoje, o deputado estadual Izaías Régis (PSDB) garantiu que seguirá na base de apoio da governadora Raquel Lyra (PSD), mesmo diante da sinalização de que o PSDB passará à oposição ao Governo do Estado.

O parlamentar reafirmou sua lealdade à chefe do Executivo estadual, destacando sua trajetória ao lado de aliados e sua permanência no partido pelo qual foi eleito.

Confira nota na íntegra:

Caruaru - Super Refis

Do Poder360

Dois aviões da Latam colidiram com pássaros durante aterrissagens neste sábado (5) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A diferença de tempo entre os dois incidentes foi de menos de 50 minutos. Em nota, a companhia aérea afirmou que “as aeronaves pousaram em total segurança”.

Segundo a Latam, foram registrados 513 incidentes como esse no país envolvendo aviões da empresa. Como consequência, voos podem atrasar ou até serem cancelados.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Do g1

O governador Cláudio Castro afirmou à imprensa neste sábado (5) que o Rio de Janeiro está em “estágio de atenção total” após as chuvas que causaram estragos em todo o Estado.

“Dos 470 pontos de monitoramento, não chove em apenas 100. Podemos dizer que está chovendo no estado inteiro”, afirmou Castro. “Estamos com o estado em atenção total”

Segundo Castro, o solo está muito encharcado. “Ainda que a chuva passe, já não precisa mais de um volume grande de chuva pra qualquer deslizamento”, disse o governador.

Palmares - Natal Encantado 2025

Do jornal O Globo

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) voltou a adotar um modelo similar de vídeo em suas redes sociais, usado em janeiro para revogar a fiscalização em transações bancárias como o Pix, para defender o projeto na Câmara que pede a anistia dos condenados pelos ataques golpistas do 8 de Janeiro. O vídeo foi lançado na última quinta-feira, a três dias dos atos bolsonaristas em São Paulo que trazem como mote a anistia, e alcançou 53 milhões de visualizações até o fim da tarde deste sábado.

A publicação que viralizou sobre o Pix, em janeiro deste ano, tem 329 milhões de visualizações. O parlamentar usa o mesmo fundo preto, camisa escura e calça jeans, e em pouco mais de sete minutos defende o projeto de Lei na Câmara, e compara casos da luta antirracista dos Estados Unidos na década de 1950 nos Estados Unidos às pessoas condenadas por depredarem o patrimônio público nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Nikolas cita a ativista Rosa Parks, do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, ao caso de Débora Rodrigues, que pichou de batom a frase “Perdeu, mané” na estátua “A Justiça”. “A injustiça contra uma mulher virou um marco de uma luta coletiva. Lá foi um ônibus, aqui um batom”, diz o deputado ao comparar os casos.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Do Poder360

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera os cenários para as eleições presidenciais de 2026 quando testado contra os principais nomes da direita, diz pesquisa Datafolha realizada de 1º a 3 de abril e divulgada neste sábado (5).

Em simulação estimulada com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o petista teria 36%, contra 30% de seu antecessor – que está inelegível por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A diferença está acima da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Ciro Gomes (PDT), com 12%, Pablo Marçal (PRTB), com 7%, e Eduardo Leite (PSDB), com 5%, vêm na sequência.

Eis os números da primeira simulação apresentada pelo Datafolha:

• Lula (PT): 36%

• Jair Bolsonaro (PL): 30%

• Ciro Gomes (PDT): 12%

• Pablo Marçal (PRTB): 7%

• Eduardo Leite (PSDB): 5%

branco/nulo/nenhum: 9%

não souberam: 2%

Ipojuca - Acerte as contas

Durante a Peregrinação Interdiocesana da Campanha da Fraternidade realizada, neste sábado (5), na cidade de Orocó, o trabalho do deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos) foi reconhecido por reassentados do Sistema Itaparica, que exibiram faixas de agradecimento pelo seu compromisso com a causa dos agricultores. O evento, promovido por seis dioceses de Pernambuco e Bahia, reuniu centenas de fiéis e autoridades em defesa da vida, do meio ambiente e da dignidade das famílias que dependem dos perímetros irrigados para sobreviver.

A mobilização interdiocesana teve como foco a preservação do rio São Francisco e a solidariedade aos cerca de 50 mil atingidos pela barragem de Itaparica, que há mais de 30 anos aguardam soluções definitivas para problemas estruturais dos reassentamentos. Fernando Monteiro é autor do Projeto de Lei 2113/24, que prevê a utilização otimizada, pelos projetos irrigados, do montante energético anual não consumido pelo Projeto de Integração do São Francisco (PISF).

“Os projetos de irrigação do Sistema Itaparica participam muito fortemente da nossa economia, contribuindo com a geração de emprego e renda e impactando nas vidas de mais de 50 mil pessoas”, ressaltou o deputado.

Ao lado de representantes das comunidades, Fernando Monteiro também destacou que acaba de assegurar, por meio de emenda ao Orçamento da União, o montante de R$ 50 milhões destinados a melhorias nos perímetros irrigados do sistema. A iniciativa foi apresentada em parceria com o deputado baiano Mário Negromonte Júnior.

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, afirmou hoje, durante o XVI Congresso Estadual do PSB, que o PSDB estadual promoverá encontros em todas as regiões do estado para escutar a população e discutir os rumos da legenda para 2026. No comando do partido desde a última quarta-feira (2), o parlamentar declarou que, sob sua presidência, a sigla adota uma postura de independência em relação ao governo estadual. “Tenho certeza que a união que vai tirar Pernambuco do atraso vai começar hoje aqui. Não sou dono do PSDB. Vamos sentar na mesa, dialogar e tomar decisões em conjunto”, disse.

Conhecido por adotar posições firmes, Porto reforçou que não ficará “em cima do muro” e que o PSDB está disposto a apoiar o nome mais preparado para enfrentar os desafios do estado. “Independentemente de sigla partidária, a gente vai trabalhar o melhor nome para tirar Pernambuco do atraso que está hoje”, afirmou. Para ele, o momento exige articulação entre diferentes forças políticas. “Temos um longo caminho pela frente, mas o sentimento que observamos em cada canto de Pernambuco é favorável a uma nova mudança.”

O deputado fez críticas à atual gestão estadual, citando problemas na saúde, segurança e educação. Ele mencionou especificamente a situação de estudantes do programa Ganhe o Mundo que ainda vivem em hotéis no Chile por falta de regularização. “O pior exemplo disso são estudantes que estão no Chile e ainda estão morando em hotéis porque não estão regularizados no programa Ganhe o Mundo, criado pelo ex-governador Eduardo Campos”, pontuou.

Álvaro Porto também elogiou figuras da política pernambucana durante o congresso, como o deputado estadual Sileno Guedes, reconduzido à presidência do PSB, e o prefeito do Recife, João Campos. “Tem gente que veio pra ficar na política. Este é o caso de João Campos”, afirmou. Ao final de sua fala, ele destacou a homenagem ao ex-deputado José Patriota, falecido em 2024, ressaltando o legado do político para o fortalecimento do municipalismo em Pernambuco. Disse que mesmo convivendo pouco tempo com Patriota, que também foi prefeito de Afogados da Ingazeira, aprendeu muito com o político.

Do g1

Um avião monomotor precisou realizar um pouso forçado na BR-101 em Garuva, no Norte de Santa Catarina, neste sábado (5). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), havia duas pessoas a bordo, o piloto e o proprietário do avião, e ninguém se feriu.

Vídeo feito por ocupantes de um veículo mostra o avião de pequeno porte pousando em meio a carros e caminhões (assista abaixo). Ele não colidiu com nenhum veículo.

O incidente ocorreu por volta das 11h50 no quilômetro 15 da rodovia, sentido Porto Alegre (RS), segundo a PRF.