Rodrigo Pinheiro deixa o PSDB após intervenção no diretório estadual

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, anunciou nesta quarta-feira (2) sua saída do PSDB, legenda pela qual foi eleito vice-prefeito em 2016, reeleito em 2020 e chegou à Prefeitura no primeiro turno de 2024. A decisão ocorre após a Executiva Nacional do partido intervir no diretório estadual de Pernambuco e nomear o deputado Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa, para chefiar uma comissão interventora. Segundo o PSDB, a medida foi motivada por “ingerência externa e desvios em relação à política nacional da legenda”.

Mesmo em viagem à Colômbia, Rodrigo comunicou a desfiliação ao presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, e à governadora Raquel Lyra (PSD), sua principal aliada política. Ele agradeceu ao partido pelo apoio ao longo da trajetória. “O PSDB sempre me acolheu e deixou as portas abertas. Sou muito grato ao presidente Marconi Perillo e a todos que estiveram comigo nessa caminhada”, afirmou.

Sem anunciar nova filiação, o prefeito disse estar concentrado exclusivamente na gestão municipal. “Estou na Colômbia, buscando avanços, coisas inéditas para a nossa cidade, e não estou pensando em partido. Meu foco, meu maior pensamento, no momento, é a cidade de Caruaru”, declarou. Ele reforçou que segue aliado ao projeto político de Raquel Lyra, com vistas às eleições de 2026.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

O deputado federal Carlos Veras (PT) comemorou, por meio das redes sociais, a aprovação do Projeto de Lei da Reciprocidade Econômica na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a medida representa um avanço na defesa dos interesses do Brasil em negociações internacionais, garantindo ao país o direito de adotar medidas equivalentes quando seus produtos forem alvo de barreiras comerciais no exterior. “É o governo Lula defendendo o que é nosso. O Brasil é dos brasileiros!”, escreveu o parlamentar.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Por Blog da Folha

Paulo Nery chega ao Porto do Recife com o compromisso de aprimorar a operação do ancoradouro e promete fazer uma gestão inovadora e arrojada. Entre suas principais metas estão dobrar o faturamento, investir na capacitação técnica do corpo funcional e fortalecer a captação de novos negócios.

A posse do novo gestor ocorreu nesta segunda-feira (1º), pela manhã, na sede administrativa do Porto, onde foi recepcionado com um coquetel e os cumprimentos dos colaboradores, que marcaram presença para dar as boas-vindas e demonstrar apoio a essa nova fase.

“Chego ao Porto do Recife com boas expectativas. Feliz em abraçar essa missão dada pela governadora Raquel Lyra e certo de que deixarei a marca de uma gestão moderna e inovadora, da qual tenho o reconhecimento por onde passei”, pontua o gestor.

Nery assumiu a missão após passar pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, deixando uma marca de sucesso e grandes resultados. Também foi Superintendente Regional da Caixa Econômica no Nordeste, no Recife, em Alagoas, na Paraíba e na Bahia. Paulo Nery é administrador, Pós-Graduado em Finanças Corporativa e Gestão de Pessoas.

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

A Executiva Nacional do PSDB decidiu intervir no Diretório Regional de Pernambuco e nomeou o deputado estadual Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, para presidir a comissão interventora no estado. A medida, segundo o partido, decorre de ingerência externa e desvios em relação à política nacional da legenda. A comissão terá 180 dias, prorrogáveis, para reorganizar o partido em Pernambuco. Abaixo, a íntegra da nota divulgada pelo PSDB nacional:

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Por Flávio Chaves

Após mais de uma década de debates, diálogos técnicos e mobilizações sociais, o Brasil está prestes a dar um passo fundamental para a proteção dos seus mares e das populações que deles dependem. A votação da tão esperada Lei do Mar está prevista para hoje ou amanhã na Câmara dos Deputados e representa uma vitória histórica para o país, para o meio ambiente e para as gerações futuras.

Relator

O relator do projeto, o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede/PE), tem sido uma das vozes mais consistentes na defesa da pauta ambiental e do ecossistema marinho.

Palmares - Natal Encantado 2025

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou na terça-feira (1º) ao Congresso Nacional um projeto de lei para viabilizar o pagamento do reajuste dos servidores públicos federais, retroativo a janeiro.

O encaminhamento do texto foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (2) e, entre outras medidas, “altera a remuneração de servidores e empregados públicos do Poder Executivo federal, altera a remuneração de cargos em comissão, de funções de confiança e de gratificações do Poder Executivo federal, reestrutura cargos efetivos, planos de cargos e carreiras, padroniza e unifica regras de incorporação de gratificações de desempenho”. As informações são da Agência Brasil.

Olinda - Refis últimos dias 2025

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) reuniu, nesta quarta-feira (2), autoridades federais, estaduais e representantes do setor ferroviário no evento “Diálogos do Desenvolvimento: Transnordestina e Pernambuco”, com o objetivo de destravar investimentos e acelerar a conclusão do trecho pernambucano da ferrovia. O encontro foi marcado por anúncios sobre novos editais, estratégias de financiamento e a criação de uma comissão multissetorial para acompanhar o andamento das obras. O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou que a Transnordestina é estratégica para a infraestrutura, a logística e o desenvolvimento do Nordeste.

O trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape, com 544 quilômetros, já tem 38% das obras concluídas. O Ministério dos Transportes informou que os editais dos lotes SPS 04 e SPS 07 serão lançados ainda em 2025, com início das obras previsto para o primeiro semestre de 2026. A Sudene já investiu R$ 4,2 bilhões no projeto, sendo R$ 400 milhões liberados em janeiro deste ano. Segundo o secretário nacional de Fundos do MIDR, Eduardo Tavares, o governo estuda novos modelos de concessão e acesso a incentivos fiscais e fundos para garantir a viabilidade da obra.

Durante o evento, também foi discutida a integração da ferrovia com a malha ferroviária nacional. A economista Tânia Bacelar e o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, defenderam a conexão com a Ferrovia Norte-Sul, como forma de ampliar a competitividade da produção nordestina. A nova comissão anunciada pela Sudene terá o papel de fortalecer o monitoramento e acelerar a tomada de decisões, com participação de diversos setores.

O governo federal divulgou, nesta terça-feira (2), uma nota oficial em resposta à decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa adicional de 10% sobre todas as exportações brasileiras. A medida, anunciada pelo governo norte-americano, foi classificada como uma violação dos compromissos assumidos junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e recebeu forte reação do Brasil, que estuda recorrer ao organismo internacional e adotar medidas de reciprocidade. A seguir, a íntegra da nota divulgada pelo governo:

O prefeito de São José do Egito participou, nesta terça-feira (2), das comemorações pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo, realizadas na EMEI Maria Madalena e na Escola Municipal Rosa do Prado. As atividades contaram com apresentações dos estudantes e ressaltaram a importância da inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar, promovendo respeito às diferenças e valorização da diversidade.

Durante o evento, o prefeito destacou o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas à acessibilidade e à inclusão educacional. Ele ressaltou que o município tem investido em capacitação de professores, adaptação de materiais e suporte especializado para garantir um ensino de qualidade a todos os alunos. “Nossa missão é garantir oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento, independentemente das particularidades de cada criança”, afirmou.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta quarta-feira (2) contra o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pediu o arquivamento da notícia-crime.

O procurador-geral Paulo Gonet afirmou que a vereadora Liana Cirne (PT), do Recife, que pediu a prisão preventiva, não está em legitimidade para fazer essa solicitação ao Supremo Tribunal Federal (STF) e que não há elementos de prova que justifiquem uma prisão.

“Os relatos dos noticiantes não contêm elementos informativos mínimos, que indiquem suficientemente a realidade de ilícito penal, justificadora da deflagração da pretendida investigação”, afirmou. As informações são da CNN Brasil.