Brasília também tem samba de roda

O Aquilombar, bar de casal pernambucano em Brasília, bota o poder na roda de samba em plena terça-feira:

Jaboatão dos Guararapes - Top 10

Servidores estatutários do Hospital Regional Jesus Nazareno, em Caruaru, denunciaram ao blog uma série de irregularidades e situações de assédio moral durante o processo de transição da unidade para o novo Hospital da Mulher do Agreste (HMA), primeira maternidade de alto risco entregue pela atual gestão estadual. Segundo os relatos, a mudança está prevista para ocorrer entre os dias 22 e 23 de abril, mas os profissionais efetivos afirmam que não foram consultados sobre seus futuros locais de trabalho ou escalas, vivendo uma situação de insegurança e desrespeito por parte da gestão estadual.

Os trabalhadores denunciam que estão sendo tratados como “descartáveis” pela atual administração, sem diálogo ou transparência. De acordo com os relatos, há mudanças na carga horária e nos critérios para concessão de plantões extraordinários, que, segundo eles, deveriam ser prioritariamente destinados aos servidores estatutários, conforme decreto estadual. No entanto, afirmam que a prática tem privilegiado trabalhadores externos sem vínculo com o hospital. O comunicado interno distribuído nesta terça-feira (1º) pela supervisão de enfermagem informa que a partir do dia 23 de abril o hospital funcionará apenas com plantões extras, abertos a qualquer tipo de vínculo, aprofundando o sentimento de exclusão entre os efetivos.

O ambiente, segundo os denunciantes, é de medo e repressão. Relatos apontam casos de perseguição a quem questiona a gestão, incluindo transferência de setor sem aviso prévio como forma de retaliação. Servidores com décadas de casa relatam que já tinham suas vidas organizadas com base nas escalas anteriores, e agora se veem diante de mudanças drásticas, sem qualquer garantia sobre seus direitos. Um grupo de trabalhadores, com apoio do sindicato da categoria, tem tentado diálogo com o HMA, mas reuniões vêm sendo adiadas e a falta de informações alimenta o clima de insegurança.

Petrolina - Destino

Representando mais de 700 famílias que aguardam desde novembro de 2024 um posicionamento do Governo do Estado sobre o programa “Ganhe o Mundo”, uma mãe de aluno revelou ter se sentido afrontada com a viagem de 15 dias que a governadora fez com os filhos para o Canadá, um dos destinos do programa “Ganhe o Mundo” que não vai para frente por estar travado na área de licitações da Secretaria Estadual de Educação. “Ironicamente, Raquel Lyra foi passar 15 dias de férias no Canadá. Isso é uma afronta aos estudantes que estão aguardando desde novembro a sua vez de embarcar. São sonhos. Eles não estão brincando. Eles estão com a saúde abalada, senhor secretário. E os pais também”, disse em depoimento emocionado uma das mães de aluno. Em resposta, Gilson Monteiro culpou a Procuradoria Geral do Estado (PGE), que deu parecer contrário a homologação da licitação conduzida pela Secretaria.

Ipojuca - No grau

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), se reuniu nesta terça-feira (1º) com a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (PSDB), para discutir estratégias voltadas à ampliação da segurança pública no município. O encontro, realizado no Recife, resultou na criação de um grupo de trabalho entre representantes da Prefeitura e do Governo do Estado, com foco em intensificar o patrulhamento, desde o Sítio Histórico até os bairros mais periféricos da cidade.

Durante a reunião, foram abordadas também pautas como mobilidade, controle urbano e cultura. “A segurança tem recebido reforços importantes, como as câmeras de monitoramento, e agora a gente trata com o Governo do Estado do reforço do patrulhamento em todos os bairros”, comentou Mirella.

Priscila destacou a atuação do Estado nas ações de segurança. “Pernambuco tem tido uma grande ampliação no combate à violência e isso está trazendo uma redução significativa nos índices de criminalidade”, afirmou.

Camaragibe - Cidade trabalho 100 dias

Na noite desta terça-feira (1º), a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), emitiu um alerta de chuva com ‘intensidade moderada e pontualmente forte’.

O aviso é válido a partir da noite desta terça-feira (1º) e ao longo da quarta-feira (2) nas seguintes regiões: Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, e Fernando de Noronha.

“Um canal de umidade deverá potencializar a chuva no litoral de Pernambuco. Pancadas moderadas e pontualmente fortes estão previstas, principalmente na madrugada e manhã desta quarta-feira (02/04), na Região metropolitana do Recife, Mata Sul e Mata Norte. Em Fernando de Noronha, a chuva é devido a Zona de Convergência Intertropical”, disse a Apac na publicação.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

O Museu Universo Compesa, no bairro de Santo Amaro, no Recife, recebe até o dia 30 de abril a exposição internacional de fotografia “Água é Vida”, uma iniciativa da Embaixada dos Países Baixos que percorre diversos países com imagens que alertam para a crise hídrica e ambiental no mundo. A mostra foi inaugurada ontem (31) e está aberta à visitação no hall da sede administrativa da Compesa, com agendamento pelo número (81) 99488-5059.

A exposição reúne 19 fotografias produzidas em diferentes partes do mundo, registrando o impacto da escassez e da má gestão dos recursos hídricos. O Brasil está representado por uma imagem do fotógrafo pernambucano José Nunes, que mostra um pescador retirando resíduos plásticos do rio Capibaribe. A mostra também conta com registros de países como Bangladesh, Egito, Filipinas, Marrocos, Moçambique e Tanzânia, entre outros.

“Um novo momento é percebido pelo Museu Universo Compesa que, além das exposições autorais, passa a receber agora mostras de outras instituições. A novidade surge inclusive com uma exposição fotográfica muito significativa, sensivelmente elaborada pela Embaixada dos Países Baixos que, diante do atual cenário mundial, idealizou e produziu a mostra para reflexão”, destacou o presidente da Compesa, Alex Campos.

Caruaru Avança

Durante audiência pública realizada nesta terça-feira (1º) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), vice-presidente da Casa, fez duras cobranças ao secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro Filho. O parlamentar criticou o retorno limitado do programa Ganhe o Mundo, que enviou poucos alunos para o Chile e deixou cerca de 700 estudantes aprovados para intercâmbios nos Estados Unidos e no Canadá sem previsão de viagem, mesmo após dois anos de paralisação do programa.

Outro tema levantado por Farias foi a desapropriação do prédio do Colégio Americano Batista, adquirida em 2023 por R$ 80 milhões. Segundo ele, o governo estadual ainda não apresentou à sociedade qualquer definição sobre o uso do espaço. “Esse é um dos maiores investimentos feitos na educação nos últimos anos, mas até agora ninguém sabe o que será feito lá. O governo precisa dar transparência e explicações concretas”, afirmou.

A audiência foi acompanhada por estudantes, mães e profissionais da educação, que expressaram insatisfação com os rumos da política educacional do Estado. Para Rodrigo Farias, o governo Raquel Lyra tem tratado a área com descaso. “Eduardo Campos tirou Pernambuco dos últimos lugares e fez do nosso ensino o melhor do Brasil. Em dois anos, esse governo tem tratado a educação com descaso e desprezo. Nessa audiência, muitas perguntas ficaram sem respostas. Eu não vou parar de cobrar, porque o futuro dos nossos jovens está em jogo”, disse.

Toritama - Tem ritmo
Palmares - No ritmo do desenvolvimento

A missa de sétimo dia do jurista, escritor e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Marcos Vinícius Vilaça, será realizada nesta sexta-feira (4), às 9h, na Capela Menino Jesus de Praga, localizada na Avenida Conselheiro Aguiar, 1156, no bairro de Boa Viagem, Recife. Vilaça faleceu no último sábado (29), aos 85 anos.

Reconhecido como uma das maiores personalidades da cultura e do direito no Brasil, Vilaça foi homenageado nesta terça-feira (1º) com o decreto de luto oficial pela Câmara Municipal do Recife, por iniciativa do vereador Rodrigo Coutinho. Em seu pronunciamento, o parlamentar lamentou a ausência de homenagens por parte do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife.

“Vilaça levou Pernambuco e o Recife a serem referências nacionais. É nosso dever reverenciar esse brilhante pernambucano, cuja trajetória ilibada foi marcada por inúmeras conquistas. Seu legado precisa ser reconhecido à altura, e sua partida não pode passar em branco”, afirmou.