Eleições 2026: O que muda com Bolsonaro réu?

Por Antônio Lavareda

Da CNN Brasil

No nosso segundo programa mensal, que vai ao ar sempre no último domingo de cada mês às 22h45, analiso os últimos fatos relativos à eleição de 2026, na companhia da jornalista Clarissa Oliveira.

Dois terços dos brasileiros, como se vê no primeiro gráfico acima, entrevistados pelo Ipespe, pouco antes do anúncio da decisão do STF acolhendo a denúncia da PGR e colocando Bolsonaro como réu no processo da “trama golpista”, acreditam que ele será condenado; apenas 29% disseram o contrário.

Uma eventual condenação não mudará sua situação legal do ponto de vista eleitoral, posto que o ex-presidente se encontrava inelegível por decisão do TSE desde junho de 2023, mas certamente consolidará a convicção em muitos dos seus eleitores de que é preciso pensar em alternativas.

Câmara Municial Recife - O Recife que amamos

Do Correio Braziliense

As manifestações contra o projeto de lei que prevê anistia aos presos do 8 de janeiro reuniram 18,3 mil pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, de acordo com levantamento realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). O movimento foi organizado pela Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, e teve o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT).

No entanto, os números divulgados pela USP divergem do Instituto Datafolha, que apontou 30 mil pessoas na manifestação ocorrida neste domingo (30). Já a Polícia Militar do estado, em um post nas redes sociais, informou que foram 400 mil manifestantes.

O movimento na capital paulista ainda contou com o apoio do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e a presença dos parlamentares Guilherme Boulos (Psol-SP) e Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara dos Deputados.

Toritama - Tem ritmo na saúde

Da CNN Brasil

De volta ao Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicano-PB), dedicará a semana para debate o destino do PL da Anistia.

Em viagem à Ásia, o presidente da Casa Legislativa disse a interlocutores que irá começar a discussão nesta semana e pretende tomar uma decisão até o final de abril.

Para isso, Hugo deve ter encontros reservados com os líderes do PL e do PT. O assunto deve ser abordado já na próxima reunião de líderes partidários, marcada para terça-feira (1).

Caruaru - Primeiro lugar no IDEPE

Por Flávio Chaves

Do Blog do Flávio Chaves

Marcos Vinicios Vilaça nos deixou ontem. Mas como aceitar que se vá alguém que sabia permanecer nos afetos, nas ideias e nos gestos? Como dizer adeus a um homem cuja presença iluminava com discrição e elegância os espaços mais diversos da vida brasileira?

Nascido em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, Marcos foi um dos filhos mais ilustres da sua geração. Ministro do Tribunal de Contas da União, imortal da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Letras, escritor, poeta, cronista, pensador. Um homem público de rara envergadura, que mesmo ocupando funções de grande relevo nacional, jamais se desvinculou de suas raízes. Suas palavras sempre voltavam ao chão da infância, aos coqueiros e canaviais, aos silêncios de Nazaré, onde tudo começou.

Marcos Vilaça era, acima de tudo, um homem de alma generosa. Uma figura rara, dessas que nos fazem acreditar que a inteligência pode, sim, andar de mãos dadas com a delicadeza. Sua presença nas causas da cultura era constante, solidária, comprometida. Tive a honra de tê-lo como amigo e confrade na Academia Pernambucana de Letras, de dividir com ele sonhos, lutas e esperanças. Nunca se ausentou quando precisei. Quando tentaram desconstruir os meus passos, lá estava ele, inteiro, ao meu lado, fraterno, firme, como um irmão maior que entendia o peso das batalhas travadas por quem não nasceu com privilégios.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Do Blog da Folha

Próximo de ser escolhido presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o prefeito do Recife, João Campos, anunciou que  deve ir aos estados do Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, para participar dos congressos estaduais da sigla. O objetivo das viagens é consolidar a liderança do político dentro da legenda.

“Vamos ao Ceará, a São Paulo, a Minas Gerais e ao Espírito do Santo, para poder finalizar essa etapa dos congressos estaduais. Em seguida, teremos o Congresso Nacional do partido, que vai ser no final de maio e início de junho. Como candidato a apresentação do partido, tenho que pedir voto. Por enquanto é uma candidatura única, mas mesmo sendo assim, a gente precisa do voto dos filiados”, disse.

O gestor recifense revelou o roteiro em entrevista à Rádio Pajeú FM, de Afogados da Ingazeira, onde acontece neste domingo (30) o Congresso Regional da legenda. Antes, Campos participou do mesmo evento em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, ao lado de líderes de vários partidos da base da sua gestão.

Palmares - Natal Encantado 2025

O prefeito do Recife e vice-presidente nacional do PSB, João Campos, declarou, neste domingo (30), que vai trabalhar para que o PSB seja o maior partido da centro-esquerda brasileira. A declaração ocorreu durante o Congresso Regional da sigla em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. O dirigente disse que o PSB “tem cheiro de futuro” e vai crescer em todo o país, aliando tradição e novos quadros da política com “capacidade de discutir os problemas reais da nossa gente”.

“Esse é um partido que já foi presidido por Miguel Arraes, por Eduardo Campos e que vem tendo uma grande condução pelo presidente Carlos Siqueira. Queremos poder dar continuidade. E podem ter certeza: nós vamos fazer do PSB o maior partido da centro-esquerda brasileira, o partido que vai defender sempre o nosso campo democrático, que vai ter a capacidade de reunir tradição, mas trazendo sempre novos quadros da política. Que vai ter a capacidade de discutir os problemas reais da nossa gente”, disse o prefeito, que deve ser eleito presidente nacional do PSB durante congresso no fim de maio, em Brasília.

João Campos afirmou ainda que o PSB “não tem preço” e que “vai mostrar seu tamanho”. “Quem está nesse palanque sabe disso, que nosso partido não tem preço. Nosso preço é nunca largar a mão do povo e o lado certo da política. É fazer isso de forma reta e mostrar que tem, sim, muito cheiro de futuro para o PSB, não só pelo que nos trouxe até aqui, mas pelo que nos reúne e pelo trabalho que nos move de fazer o partido crescer no Brasil inteiro”, completou João Campos.

Olinda - Refis últimos dias 2025

Do Metrópoles

Uma ala da oposição dentro do Congresso Nacional trabalha para emplacar uma guerra política que mira o Supremo Tribunal Federal (STF) depois que a Primeira Turma tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) réu por tentativa de golpe de Estado.

O grupo político da oposição na Câmara dos Deputados tem três frentes montadas: a busca por apoio ao projeto de lei (PL) da anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro e a proposta de emenda à Constituição (PEC) para acabar com o foro privilegiado, além de uma obstrução nos trabalhos da Casa, que até o momento não ganhou musculatura.

Na próxima terça-feira (1º), o líder do PL, Sóstenes Cavalcante, tem uma reunião marcada com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para pedir providências sobre o andamento do PL da anistia. Sóstenes promete levar outros líderes com ele para demonstrar apoio e fazer com que Motta paute, no colégio de líderes na quinta-feira (3), o debate sobre o andamento da proposta.

O Congresso Regional do PSB, realizado em Afogados da Ingazeira, reuniu lideranças políticas do Sertão e reforçou o compromisso do partido com o desenvolvimento de Pernambuco. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o deputado federal Felipe Carreras, que destacou a importância da união e da política como ferramenta de transformação.

“O último Congresso Regional do PSB, em Afogados da Ingazeira, foi mais do que um encontro de lideranças. Foi a reafirmação de um time compromissado com Pernambuco e que acredita na política como uma ferramenta de transformação”, afirmou Carreras.

O parlamentar destacou o reencontro com aliados da região, entre eles Adelmo Moura, ex-prefeito de Itapetim e pré-candidato a deputado estadual; Aline Karina, prefeita de Itapetim; Chico de Laura, vice-prefeito de Itapetim; Dadá de Adeval, vice-prefeito de Santa Terezinha; Madalena Brito, ex-prefeita de Arcoverde; Arquimedes Machado, ex-prefeito de Itapetim; Gilsinho Duarte, ex-candidato a vice-prefeito de Arcoverde, e Erivânia Camelo, ex-prefeita de Arcoverde.

Carreras também ressaltou o papel do prefeito do Recife, João Campos, na construção de um projeto coletivo para Pernambuco. “Junto com nosso líder, João Campos, estamos construindo um futuro melhor, somando ideias, energia e vontade de fazer mais pelo nosso estado. A caminhada é coletiva, e a história que estamos escrevendo é de trabalho, desenvolvimento e esperança!”, declarou.

A ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB) participa do congresso regional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. O evento, que reúne importantes lideranças políticas da região, conta com a presença do prefeito do Recife e vice-presidente nacional do PSB, João Campos. As informações são do blog do Nill Júnior.

Madalena Britto está acompanhada de uma comitiva, composta pelo ex-candidato a vice-prefeito de Arcoverde, Gilsinho Duarte, além da ex-prefeita Erivânia Camelo. Também integram a delegação os suplentes de vereador Rosinaldo Já Morreu, Ítalo da WI, André Paulo e Professor Edgar, reforçando o compromisso do grupo com o fortalecimento do PSB e a construção de novas estratégias para o futuro da política pernambucana. Também está com ela o deputado federal Felipe Carreras e o deputado estadual Diogo Moraes, ambos do PSB.

Durante o congresso, Madalena destacou a importância do encontro para a articulação política regional e o desenvolvimento do Sertão. “Este congresso é um momento essencial para o fortalecimento do nosso partido e para a construção de um novo Pernambuco. A liderança de João Campos é fundamental nesse processo, pois ele representa a renovação e a continuidade do legado do PSB no estado”, afirmou a ex-prefeita.

O evento tem como objetivo principal promover o diálogo entre as lideranças do PSB e traçar estratégias para o futuro, reforçando o compromisso do partido com o desenvolvimento sustentável do Sertão e a melhoria das condições de vida da população. Além das discussões políticas, a programação inclui debates sobre investimentos, políticas públicas e ações para impulsionar o crescimento das cidades do interior.

O deputado estadual Joaquim Lira foi eleito o parlamentar mais atuante do Sertão do Pajeú no Prêmio Excelência MV4, realizado no Kabbana Recepções, em Afogados da Ingazeira. A premiação, promovida pela Agência MV4 de Comunicação e Marketing, é baseada em pesquisa popular, conduzida pelo site Folha do Pajeú, e destaca personalidades que contribuem para o desenvolvimento da região.