Vergonha alheia

Por Waldemar Borges*

Tinham uns dois ou três xeleléus da governadora que aplaudiam o afastamento da gestão em relação à classe política, enaltecendo essa conduta em nome de uma nova forma de fazer política no estado. Tratava-se, diziam, de um novo tempo que estaria sendo rechaçado por políticos viciados nos velhos métodos de cooptação. Era assim que enalteciam o descaso de um governo fechado e indisposto para interagir com a sociedade.

Gostaria de saber o que esses porta vozes das Princesas estão dizendo agora, depois que a governadora loteou o governo no mais autêntico estilo do velho toma lá-dá-cá. Será que estão decepcionados com o que juravam ser uma revolução nas práticas políticas em Pernambuco, ou já arrumaram um discurso pra justificar a queda impiedosa dessa “nova política”?

*Deputado estadual

Jabotão dos Guararapes - Remédio em casa
Ipojuca - No grau
Petrolina - Destino
Toritama - Tem ritmo na saúde
Camaragibe - Refis 2025

Em uma fala recente, o ex-prefeito de Araripina, Emanuel Bringel, se mostrou surpreso com as declarações de Raimundo Pimentel, que afirmou que a gestão atual havia usufruído de um projeto desenvolvido por ele. Bringel questionou por que Pimentel, se realmente fosse o autor do projeto, não o havia lançado ou executado durante sua gestão, especialmente considerando a necessidade da obra na Avenida Antônio Barros Muniz, uma importante área da cidade.

O ex-prefeito enfatizou que a obra, realizada pela atual gestão, tem sido bem recebida pela comunidade local, destacando sua qualidade e a satisfação dos moradores da região. “É uma obra de alto nível, e todos que estiveram presentes bateram palmas pela sua execução”, afirmou Bringel, lembrando que, se o projeto fosse realmente de Pimentel, ele deveria ter sido implementado no período anterior.

Em uma crítica mais contundente, Bringel também direcionou seu comentário para a postura de Pimentel, sugerindo que ele precisa aceitar que seu ciclo político terminou. Ao reforçar que a administração atual é liderada por Evilásio Mateus e seu filho, Bringel Filho, o ex-prefeito parece tentar proteger e reforçar o papel de seu filho, atual vice-prefeito da cidade, no governo, destacando que a gestão agora conta com o apoio da maioria da população. Ele chamou Pimentel a reconhecer que a vontade do povo foi expressa nas urnas e que a administração de Evilásio e Bringel Filho segue em frente.

A fala de Bringel destacou a necessidade de unidade em prol do bem de Araripina, sugerindo que Pimentel “se acalme” e aceite a realidade das urnas, pois o tempo de sua administração já passou.

Cabo de Santo Agostinho - Vem aí

Ninguém entendeu a decisão do ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, em declarar apoio ao projeto de reeleição do deputado federal Felipe Carreras (PSB). Tudo porque, depois de não ir à reeleição por motivos religiosos, Aragão foi nomeado pela governadora Raquel Lyra (PSD) para representar o Agreste na Adepe, a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco.

Felipe Carreras é hoje um dos principais opositores à gestão de Raquel. Quem esteve presente também no encontro de adesão foi o líder da Oposição na Assembleia, Diogo Moraes (PSB), aliado da candidatura do prefeito do Recife, João Campos, a governador nas eleições de 2026. Do grupo político do ex-prefeito, apenas o vereador Carlinhos da Cohab não declarou apoio ao deputado socialista.

Toritama - Tem ritmo

A fraude à cota de gênero nas eleições tem sido um tema relevante no sertão do Araripe, onde casos de irregularidades estão sendo julgados na Justiça. Em cidades como Araripina e Ipubi, chapas de vereadores foram cassadas por descumprir as regras que garantem a participação feminina na política.

Recentemente, uma decisão em Brejo da Madre de Deus resultou na anulação de uma chapa do União Brasil, com a perda de dois vereadores. Uma decisão mais recente por exemplo no Estado vizinho, Ceará, além de cassar, manteve inelegível por oito anos, o que não ocorreu ainda em Pernambuco, mas que existem inúmeras ações.

A crescente rigidez nas decisões judiciais, especialmente com base em uma súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF), tem dificultado a aprovação de candidaturas fraudulentas. Embora haja resistência em algumas cidades do interior, a jurisprudência tem orientado os magistrados a manter a aplicação rigorosa da legislação.

A mudança na percepção popular sobre o papel da Justiça nas eleições também reflete essa tendência. A atuação da Justiça Eleitoral tem sido decisiva para coibir práticas fraudulentas, dando maior legitimidade às eleições no Estado. Com a pacificação das regras pelo STF, os juízes agora têm maior segurança para cassar chapas que descumpram a cota de gênero.

Palmares - Forró Mares
Olinda - Refis Quitou Zerou

A Polícia Militar prendeu, na manhã deste sábado (22), um homem suspeito de invadir e furtar objetos da antiga residência do percussionista Naná Vasconcelos, no bairro do Rosarinho, Zona Norte do Recife. O crime ocorreu na madrugada da última quarta-feira (19) e foi registrado por câmeras de segurança.

O suspeito foi localizado no bairro de Jardim Brasil, em Olinda, após informações repassadas à equipe do 13º Batalhão da PM. Abordado no local indicado, ele confessou o furto e entregou parte dos objetos levados, incluindo dois porta-retratos e uma bandeja de metal. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia do Varadouro. As informações são do Diário de Pernambuco.

A casa onde Naná Vasconcelos viveu está desocupada há nove anos, mas é preservada. Apesar do furto, a maior parte dos pertences históricos do músico, incluindo instrumentos, segue preservada em um acervo.

Naná Vasconcelos foi um dos maiores percussionistas do mundo, reconhecido pela inovação na música e pela fusão de ritmos como maracatu, jazz e sons africanos. Ao longo da carreira, recebeu oito prêmios Grammy e trabalhou com artistas como Milton Nascimento e Pat Metheny. O músico faleceu em 2016, deixando um vasto legado para a música brasileira e internacional.