Legislativo e Executivo avançam no combate à discriminação racial

Jaboatão dos Guararapes - Conexão Cidadã

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, formalizou a doação de cerca de 600 equipamentos de informática — entre computadores e monitores — para os municípios pernambucanos de Ingazeira, São Lourenço da Mata, Correntes e Lagoa Grande. A assinatura dos termos de doação contou com a presença da ministra Morgana Richa, também integrante da Corte.

Segundo o ministro, a ação faz parte de um projeto permanente do TST, que destina equipamentos substituídos por modelos mais modernos a prefeituras de diversos estados, contribuindo com a modernização da gestão pública. “São aparelhos que continuarão beneficiando a prestação de serviço público e o atendimento à população dos municípios”, destacou Aloysio Corrêa da Veiga.

Petrolina - Destino

Uma fonte do Palácio do Campo das Princesas revelou em primeira mão ao Blog Ponto de Vista que Delmiro Gouveia foi exonerado do cargo de presidente do Porto do Recife. O espaço passará para Paulo Nery, que está de saída do comando da secretaria estadual de Turismo para dar lugar ao deputado estadual Kaio Maniçoba, que assume a SETUR na próxima segunda-feira (24).

As informações são do Blog Ponto de Vista.

Ipojuca - No grau

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) suspendeu a decisão que afastava Léo do AR da presidência da Câmara Municipal de Gravatá e anulou a determinação para novas eleições. O relator do caso, desembargador Paulo Augusto, destacou que a sentença de primeira instância contrariava entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) e continha erros ao considerar válida a eleição de 17 de março de 2021, realizada com base em liminar posteriormente revogada.

A defesa de Léo do AR, composta pelos advogados François Cabral e Luís Gallindo, sustentou que a eleição legítima foi a de 1º de janeiro de 2021, o que, segundo o TJPE, garante que o atual presidente da Câmara teve apenas um mandato após o marco temporal fixado pelo STF, estando apto a disputar a presidência para o biênio 2025/2026. Com isso, a Corte garantiu a permanência de Léo no cargo e reconheceu a legalidade de sua eleição.

De Salgueiro, onde participa do congresso da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), Léo do AR celebrou a decisão. “Sempre confiei na Justiça. Essa vitória é do povo de Gravatá e dos 14 vereadores que me elegeram”, afirmou.

Camaragibe - Refis 2025
Cabo de Santo Agostinho - Vem aí
Caruaru - Agosto Lilás

Se o leitor não conseguiu acompanhar a entrevista com o cantor, poeta e compositor potiguar Amazan ao quadro “Sextou”, do programa Frente a Frente, ancorado por este blogueiro e exibido pela Rede Nordeste de Rádio, não se preocupe. Clique aqui e confira. Está incrível!

Toritama - Tem ritmo

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), elogiou a retomada do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Conderm), destacando a importância do diálogo entre os municípios para ações integradas nas áreas de saúde, mobilidade e infraestrutura. Em entrevista que vai ao ar neste sábado (22), na Rádio Jornal, ela ressaltou que o comitê permitirá uma melhor organização dos serviços, especialmente nas regiões limítrofes entre cidades.

“Vamos discutir a realidade de cada município, mas também garantir que temas tão importantes sejam tratados de maneira conjunta”, afirmou Mirella, destacando que serviços como recolhimento de lixo, atendimento em postos de saúde e oferta de vagas em escolas poderão ser mais bem definidos com a atuação do Conderm. Ainda nesta sexta-feira (21), a gestora realizou uma vistoria em obra de pavimentação na Rua Joaquim Antônio de Medeiros, em Casa Caiada.

Palmares - Forró Mares

Os delegados de polícia de Pernambuco reafirmaram, nesta sexta-feira (21), sua confiança na atual direção da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe), reelegendo Diogo Victor como presidente e Claudia Molina como vice-presidente para o triênio 2025-2028. A eleição, que também confirmou Guilherme Tell como segundo vice-presidente, garantiu 54,78% dos votos à chapa, totalizando 355 votos, em um processo que destacou o respaldo da categoria à gestão atual.

Diogo Victor agradeceu a recondução e afirmou que seguirá atuando com foco na valorização da classe, defendendo os interesses dos delegados e promovendo o fortalecimento da entidade. “Queremos construir pontes e garantir que as demandas da categoria sejam ouvidas e atendidas”, declarou. Claudia Molina também celebrou a continuidade do trabalho, destacando o compromisso com escuta ativa e avanços concretos para a carreira.