‘Goiana merece e continuará sendo governada por Eduardo Batista’, destaca Sebastião Oliveira

O Avante oficializou o apoio à candidatura de Eduardo Batista para a Prefeitura de Goiana nas eleições suplementares de maio. Durante visita ao município neste domingo, o presidente estadual do partido, Sebastião Oliveira, afirmou que a eleição do candidato é uma das prioridades da sigla. “Goiana é uma das cidades mais importantes do Estado e precisa ser governada por quem já mostrou competência e sabe entregar resultados”, declarou.

Com mais de 30 anos de vida pública, Eduardo Batista destacou sua experiência e conhecimento das demandas do município. “Tô pronto, preparado e testado. Conheço cada canto de Goiana, suas virtudes e desafios, e sei que agora é o momento de unir esforços”, afirmou o candidato.

Batista conta com o apoio da maioria dos vereadores da Câmara Municipal e defendeu a continuidade de obras e a melhoria dos serviços públicos. “Temos que garantir o futuro de Goiana, fazer as obras que precisam ser feitas, melhorar o que tá bom, arrumar o que tem pra ajustar e fazer o que nunca foi feito”, disse.

A convenção partidária que confirmará a candidatura de Eduardo Batista está marcada para o dia 17 de março.

Do Brasil 247

A crise humanitária na Faixa de Gaza atinge níveis alarmantes, com mais de dois milhões de palestinos em necessidade extrema de alimentos e produtos essenciais. A denúncia foi feita pela emissora Al Jazeera neste sábado (9), destacando que 2,3 milhões de pessoas enfrentam uma escassez crítica de comida, medicamentos e suprimentos básicos devido ao bloqueio total imposto por Israel às entregas humanitárias na região.

De acordo com a emissora, além da falta de mantimentos, a situação se agrava pela interrupção no fornecimento de combustível, essencial para a geração de energia e o aquecimento das residências. Nos últimos sete dias, não houve qualquer entrega de combustível a Gaza, aprofundando ainda mais as dificuldades enfrentadas pela população.

Sem recursos para reconstrução e sem meios de subsistência, moradores da Faixa de Gaza recorrem a materiais encontrados entre os escombros para tentar erguer abrigos improvisados. “Eles buscam qualquer material disponível nos destroços”, reportou a Al Jazeera, evidenciando a precariedade extrema vivida pelos palestinos sob o cerco israelense.

A crise em Gaza se intensificou nos últimos meses com os ataques israelenses e a total obstrução das rotas humanitárias. Organizações internacionais alertam para o risco iminente de fome em larga escala e para o colapso dos serviços médicos, diante da escassez de insumos básicos e da destruição de hospitais e infraestruturas essenciais.

Da Agência Brasil

Anunciadas na última quinta-feira (6) pelo Banco Central (BC), as novas medidas para elevar a segurança do Pix estão sendo alvo de fake news. Entre as mentiras difundidas, estão a de que quem deve impostos ou está com o nome sujo terá a chave bloqueada. Na verdade, as mudanças abrangem poucos usuários e buscam evitar golpes financeiros.

Segundo o próprio Banco Central, criador e administrador do sistema Pix, o principal objetivo da mudança é evitar que fraudadores insiram um nome diferente numa chave Pix do nome registrado na base de dados da Receita Federal. Essa situação, que ocorre por erro das instituições financeiras, tem sido usada por criminosos para dificultar o rastreamento.

A mudança, que entra em vigor em julho, afetará apenas 1% das chaves Pix cadastradas. Código identificador de uma conta, a chave Pix permite registrar a origem e a destinação no sistema de transferências instantâneas. Ela pode estar vinculada a um CPF, CNPJ, número de telefone, e-mail ou um código aleatório composto por letras e números.

Tire as principais dúvidas sobre as novas regras do Pix:

De quem foi a decisão? Da Receita Federal ou do Banco Central?

O reforço na segurança do Pix foi decidido pelo Banco Central, que criou e administra o sistema de transferências instantâneas.

Quem terá a chave excluída?

Entre as pessoas físicas, as chaves CPF na seguinte situação (1% do total):

•     4,5 milhões: grafia inconsistente

•     3,5 milhões: falecidos

•     30 mil: CPF suspenso (cadastro com informações incorretas ou incompletas)

•     20 mil: CPF cancelado (CPF suspenso há mais de cinco anos, com duplicidade de inscrição ou cancelado por decisão administrativa da Receita ou decisão judicial)

•     100: CPF nulo (com fraude ou erro grave no cadastro).

Entre as pessoas jurídicas, as chaves CNPJ na seguinte situação:

•     984.981 com CNPJ inapto (empresa que não apresentou demonstração financeira e contábil por dois anos)

•     651.023 com CNPJ baixado (empresa oficialmente encerrada)

•     33.386 com CNPJ suspenso (empresa punida por descumprir obrigações legais)

•     Banco Central não informou a quantidade de CNPJ nulos (sem validade)

Quando as chaves serão excluídas?

Segundo o BC, a exclusão está prevista a partir de julho.

Como se dará a exclusão?

As instituições financeiras e de pagamento deverão verificar o cadastro sempre que houver um procedimento relacionado a chaves Pix, como registro, mudança de informações, pedido de portabilidade ou reivindicação de posse. Caso seja constatada alguma das irregularidades acima, a chave deverá ser excluída.

Quem deve impostos terá chave excluída?

Não. O BC esclareceu que a inconformidade nossa dados cadastrais de CPF e de CNPJ não tem relação com o pagamento de tributos, apenas com a identificação cadastral do titular do registro na Receita Federal.

Quem está com o nome sujo deixará de fazer Pix?

Não. Esta é uma fake news que passou a ser espalhada nos últimos dias. As medidas só abrangem quem tem problemas cadastrais na Receita Federal.

O que mudará nas chaves aleatórias?

Pessoas e empresas que usam chaves aleatórias (combinação de letras e números) não poderão mais alterar informações vinculadas a essa chave. Agora, o usuário precisará excluir a chave aleatória e criar uma nova, com as informações atualizadas.

O que mudará nas chaves vinculadas a e-mails?

A partir de abril, a chave do tipo e-mail não poderá mais mudar de titular. Não será mais possível migrar a chave de um dono para outro.

Haverá mudanças nas chaves vinculadas a número de celular?

Não. As chaves do tipo celular poderão mudar de titular e de conta. Segundo o BC, a possibilidade de alteração foi mantida por causa da troca frequente de números de telefone, principalmente de donos de linhas pré-pagas.

Qual o principal objetivo das medidas?

Aumentar a segurança no Pix, ao inibir o uso de chaves com nomes diferentes da base de dados da Receita Federal, no caso do CPF e do CNPJ e impedir a transferência de chaves para terceiros, no caso de chaves aleatórias e de e-mails.

Haverá limite para devolução de qualquer valor dos dispositivos não cadastrados?

Desde novembro de 2024, caso uma conta transferisse para uma outra conta existente sem chave Pix criada, a devolução seria limitada a R$ 200. BC retornou a norma antiga e retirou o limite para esse tipo de transação.

É possível verificar se o CPF está em situação regular?

Sim. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal, na aba “Comprovante de situação cadastral”.

É possível regularizar o CPF?

Sim, mas apenas por quem está com o CPF suspenso. A regularização pode ser feita na página da Receita Federal, preenchendo um formulário. A Agência Brasil publicou um passo a passo para consultar e resolver pendências no CPF.

Do portal Paraíba Business

O Villamor Tambaba Resort, localizado na praia de mesmo nome, no município do Conde, Litoral Sul da Paraíba, está em fase de construção.

Trata-se de um resort liberal, a primeira propriedade de alto luxo do Brasil voltada à prática do swing, com investimento milionário e geração de 300 empregos diretos, movimentando bastante a economia da região. A previsão de inauguração do empreendimento é para o verão de 2026.

Do Blog da Folha

Depois de focar no Carnaval do Recife, da noite de abertura na quinta-feira (27) até a noite dedicada ao brega, na última sexta (7), o prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB), aceitou o convite do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), para mostrar que também tem samba no pé. Prestigiou, na Marquês de Sapucaí, o desfile das escolas campeãs, na noite de sábado.

Nas redes sociais, o prefeito de Recife misturou um dos mais fortes ritmos pernambucanos ao tradicional samba do Rio de Janeiro. “Muito frevo e muito samba no pé. Aqui a gente veste a camisa da cultura brasileira pra fazer bonito antes, durante e depois do Carnaval”, registrou.

“O desfile é das campeãs, mas estamos juntos e misturados pra celebrar a força de uma tradição que diz muito sobre o nosso país”, reforçou o pessebista em postagem conjunta com o prefeito do Rio.

O encontro aconteceu dois dias antes de a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, sair do PSDB e filiar-se ao partido de Paes, o PSD. O evento está programado para segunda-feira (10), à noite, no Recife Expocenter, no bairro de São José, Centro da capital.

Provocações

Desde o fim de 2023, o prefeito João Campos provocou Eduardo Paes pelas redes, registrando que o réveillon do Rio de Janeiro é o maior do Brasil, mas que o Recife está chegando junto.

“Bora fazer uma virada histórica! Um abração, meu velho!”, escreveu, ao anunciar a programação da virada de ano na capital pernambucana, e marcando o prefeito do Rio. Paes respondeu dizendo que sonhar não custaria nada.

A brincadeira continuou este ano no Reinado de Momo. O prefeito do Recife afirmou, durante o café da manhã do Galo da Madrugada, que capitais como São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro se esforçam para fazer a melhor festa. 

“A turma até tenta, mas tem uma dificuldade grande em passar o Recife”, projetou João Campos

Na noite do último sábado, João Campos estava com a namorada, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), e Eduardo Paes, com a primeira-dama do Rio, Cristine Paes. Portelense de coração, o prefeito do Rio desfilou mais uma vez na Terça-Feira Gorda (4). A escola este ano homenageou o cantor e compositor Milton Nascimento.

Da Agência CNM de Notícias

As prefeituras brasileiras irão receber nesta segunda (10) o repasse do primeiro decêndio do mês do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor creditado é de R$ 5.631.873.840,16, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 7.039.842.300,20.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que o primeiro decêndio sofre influência da arrecadação do mês anterior, uma vez que a base de cálculo para o repasse é dos dias 20 a 30 do mês anterior. Esse primeiro decêndio, geralmente, é o maior do mês e representa quase a metade do valor esperado para o mês inteiro. De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o primeiro decêndio de março de 2025, comparado ao mesmo decêndio do ano anterior, apresenta crescimento de 0,99%. 

A CNM orienta os gestores municipais que sempre mantenham cautela e atenção no uso dos repasses neste ano. O mês de março, tradicionalmente, apresenta os menores volumes mensais de repasse. Por esse motivo, a Confederação elaborou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que propõe o adicional de 1,5% do FPM para o mês de março. A pauta aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

Um assaltante morreu neste domingo (9) após ser baleado durante uma tentativa de roubo no bairro de Pau Amarelo, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Polícia Militar, ele foi atingido por um disparo efetuado por uma suposta vítima que reagiu ao assalto.

Ferido, o suspeito obrigou um motorista que passava pelo local a socorrê-lo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio Doce, em Olinda. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde.

A Polícia Militar informou que a motocicleta utilizada no crime foi apreendida por policiais do 17º Batalhão da PM. Já a arma que estava com o suspeito foi encontrada na UPA e apreendida por equipes do 1º BPM.

A vítima que efetuou o disparo não foi localizada. O caso foi encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investigará as circunstâncias do ocorrido.

Por Salma Freua

Do jornal O Tempo

Na próxima quarta-feira (12), a ministra Maria Elizabeth Rocha assumirá a presidência do Superior Tribunal Militar (STM), sendo a primeira mulher eleita para o cargo em 217 anos de história do órgão. Mineira de Belo Horizonte, ela se define como feminista e adiantou, em entrevista exclusiva a O TEMPO, que seu discurso de posse será, também, em defesa das mulheres.

“Meu discurso terá um tom pró-equidade, feminista — que sou assumidíssima — em favor das mulheres, das minorias e de todos nós que, de alguma forma, ainda somos alijados em espaços que são pré-estabelecidos numa sociedade que não tem mais espaço para isso”, disse a futura presidente do tribunal. A entrevista completa será exibida no programa Café com Política de segunda-feira (10), às 9h, no Youtube de O TEMPO.

Equidade

Segundo a ministra, o discurso dará o tom de como será a sua gestão à frente do STM no biênio 2025-2027. “Hoje, a democracia exige que as minorias sejam ouvidas e respeitadas e que a voz da maioria as contemple também dentro dos espaços de poder, dos discursos e das políticas governamentais. Então, todo meu discurso será nesse sentido, em favor da inclusão, da alteridade e pró-equidade, que é o que eu pretendo desenvolver na minha presidência”.

Maria Elizabeth afirmou também que pretende desenvolver uma gestão transparente: “é um dos pilares sobre os quais eu vou fazer questão absoluta de nortear a minha gestão”, além da “defesa do Estado Democrático de Direito”.

A entrevista para O TEMPO foi concedida na sexta-feira, 28 de fevereiro, véspera de Carnaval. A ministra também comentou sobre o que achou do filme “Ainda Estou Aqui”, defendeu a democracia e disse o que pensa sobre as denúncias de tentativa de golpe envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e sobre suas raízes mineiras (assistam no Canal de O TEMPO no Youtube, na segunda (10), às 9h.

“Já estou em Brasília há muitos anos, mas nunca perdi contato com Minas Gerais. Meus pais são mineiros: meu pai é da Zona da Mata, minha mãe é do Sul de Minas, de Caxambu, e eu nasci em Belo Horizonte. Tenho família em Belo Horizonte e também no interior, mas mais em BH”, contou a ministra, ao se lembrar também do Clube da Esquina.

“A minha trajetória em BH foi uma trajetória cheia de boas lembranças, cheia de memórias felizes, do Clube da Esquina, que eu acompanhei sentada nos muros do Sacré-Couer, onde eu estudei. Então, eu realmente tenho um apreço muito grande por Minas Gerais”, afirmou. 

A ministra afirmou que “sufragistas morreram para que hoje eu pudesse me sentar nessa cadeira” e destacou a importância de ter uma mulher no cargo.

A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), foi uma das convidadas do almoço organizado pelo empresário Jorge Petribu, neste domingo (9), para receber o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Esta é a primeira agenda da semana do pessedista em Pernambuco.

Mirella e Kassab também participarão, amanhã, do ato de filiação da governadora Raquel Lyra ao PSD. O evento acontecerá às 18h55, no Recife Expo Center, e terá, ainda, a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), da vice-governadora Priscila Krause (PSDB) e do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), que estiveram presentes no almoço. 

Mirella comemorou a decisão tomada por Raquel. “A ida de Raquel para o PSD significa um fortalecimento para o partido. A governadora tem sido uma grande parceira para Olinda e essa aproximação vai garantir um alinhamento ainda maior para que a cidade tenha novas obras e siga o ritmo de crescimento”, afirmou a gestora.

Também participou do almoço o prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros (PL), além de lideranças políticas e empresários de Pernambuco.

Da CNN Brasil

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, no último sábado (8), por maioria, aceitar a denúncia contra três deputados do Partido Liberal (PL), por organização criminosa e corrupção passiva, por meio de emendas parlamentares.

As investigações se iniciaram em 2020, quando o então prefeito de São José do Ribamar (MA), Eudes Sampaio, resolveu denunciar uma cobrança de 25% do valor de emendas que o município recebeu para a saúde.

Veja quem são os deputados:

  • Josimar Maranhãozinho (PL-MA)

De acordo com a investigação, o deputado do PL, Josimar Maranhãozinho, junto dos outros três parlamentares, estava “no topo” de uma organização criminosa voltada para a negociação de valores.

Segundo a denúncia, há elementos que comprovam a troca de mensagens entre Josimar e os demais deputados envolvidos, com informações sobre dados bancários para o depósito de vantagens obtidas.

“Numa delas, Josimar demonstra, inclusive, preocupação com o fato da conta indicada estar em nome de Pastor Gil e de não de terceiro”, escreveu o vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand.

Os investigadores concluíram que ele era o líder e tinha, como responsabilidade, controlar a destinação das emendas e também os recursos dos demais deputados.

Ele, que é empresário, natural de Várzea Alegre, já atuou na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, além de ter sido titular na Bancada Negra da Câmara.

  • Pastor Gil (PL-MA)

A investigação da Polícia Federal (PF) aponta que o desvio de emendas incluía também ameaça a prefeitos, afirmando que alguns chefes do Executivo municipal chegaram até a fugir de medo, o que é constatado em uma troca de mensagens de Pastor Gil com Josimar Maranhãozinho.

Alguns prefeitos, de acordo com a PF, resistiam em aceitar o pagamento da propina, por meio de agiota, em troca de emendas aos municípios. Nesses casos, os parlamentares entravam em cena.

“A partir de então, os deputados federais Josimar Maranhãozinho e Pastor Gil passam a agir pessoalmente para convencer o prefeito”, relatou a denúncia.

Pastor Gil é natural de São Luís e integra a Bancada Negra da Câmara dos Deputados, além de já ter sido titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da Comissão de Educação, da Comissão de Saúde e da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.

  • Bosco Costa (PL-SE)

Ainda de acordo com o processo da PF, o trio teria atuado para “comercialização” de pelo menos R$ 7 milhões em emendas. O deputado Bosco Costa estava junto de Pastor Gil e Josimar Maranhãozinho “no topo” da organização criminosa.

Por meio de nota, a defesa alegou que o deputado “não foi autor de nenhuma emenda parlamentar destinada ao município de São José do Ribamar (MA), o que pode ser facilmente comprovado por meio de análise documental do processo. […] Bosco Costa reafirma seu compromisso com a verdade e coloca-se a inteira disposição da justiça para todos os esclarecimentos”, afirmou.

Bosco Costa é da cidade de Itabaiana e também integra a Bancada Negra da Câmara dos Deputados. Também já foi titular de diversas comissões, como a de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Política e Mobilidade Urbana; de Reforma Administrativa; e outras.

A CNN tenta contato com a defesa do PL e também dos parlamentares e aguarda retorno.